Serial Killer


Marta Carvalhal

Recommended Posts

quando montei o meu aquário (100 litros) de cilclideos, os 1ºs peixes que introduzi foram 2 psuedotropheus elongatus ou zebra (?), 2 blue venustus, 1 tropheus duboisi e 2 plecostomos. já introduzi vários joia e labidochromis caeruleus, chagando a ter 19 peixinhos. pois acontece que um dos psuedotropheus elongatus ou zebra (?) tomou conta do aquário e dá "coça velha" nos outros, começando assim a matança (já só tenho 9) :snipersmile: alguns começam por ficar com as barbatanas ratadas e outros escondem-se debaixo das pedras acabando por morrer. nem os plecostomos resistem.

recentemente introduzi uma pedra nova com bastantes esconderijos na parte direita do aquário na esperança que os outros pudessem ter alguma protecção, mas o que aconteceu foi que o implacavel tomou posse da metade direita do aquário, encostando todos os outros para a esquerda.

já me apeteceu ter uma atitude radical e mandá-lo pela sanita abaixo, mas não sou capaz. o quê que eu posso fazer para tentar controlar esta agressividade? cabecadura

recentemente também apareceram no vidro e rochas umas manchas castanhas, que saiem facilmente com uma escovagem, que eu penso serem algas. no entanto voltam a parecer ao fim de 1 semana. o que me sugerem que façam? já li que não as deveria remover pois estas têm um ciclo de 21 dias, periodo ao fim do qual desaparecerão. será que tenho pouca luz (1 lâmpada de 30 w durante 12 horas)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando montei o meu aquário (100 litros) de cilclideos, os 1ºs peixes que introduzi foram 2 psuedotropheus elongatus ou zebra (?), 2 blue venustus, 1 tropheus duboisi e 2 plecostomos. já introduzi vários joia e labidochromis caeruleus, chagando a ter 19 peixinhos. pois acontece que um dos psuedotropheus elongatus ou zebra (?) tomou conta do aquário e dá "coça velha" nos outros, começando assim a matança (já só tenho 9) :snipersmile: alguns começam por ficar com as barbatanas ratadas e outros escondem-se debaixo das pedras acabando por morrer. nem os plecostomos resistem.

recentemente introduzi uma pedra nova com bastantes esconderijos na parte direita do aquário na esperança que os outros pudessem ter alguma protecção, mas o que aconteceu foi que o implacavel tomou posse da metade direita do aquário, encostando todos os outros para a esquerda.

já me apeteceu ter uma atitude radical e mandá-lo pela sanita abaixo, mas não sou capaz. o quê que eu posso fazer para tentar controlar esta agressividade? cabecadura

recentemente também apareceram no vidro e rochas umas manchas castanhas, que saiem facilmente com uma escovagem, que eu penso serem algas. no entanto voltam a parecer ao fim de 1 semana. o que me sugerem que façam? já li que não as deveria remover pois estas têm um ciclo de 21 dias, periodo ao fim do qual desaparecerão. será que tenho pouca luz (1 lâmpada de 30 w durante 12 horas)?

Boas.

 

O problema não é o pseudotropheus, mas sim o espaço. (se o bicho desaparecer outro dominará). O aquário não é adequado para esse biótopo, ainda mais com tanto peixe e sem aparente estudo das espécies menos problemáticas. (por exemplo, se o venustus é quem eu estou a pensar que é, claramente um peixe para aquários acima de 500 litros...)

 

Em suma, não compres mais peixes e tenta ver se podes comprar um aquário maior.

 

Quanto ao resto, há que saber o setup do aquário para opinar melhor.

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe não é um serial killer. Tu é que criaste uma bomba relógio ao colocar peixes sem qualquer critério num aquário desse tamanho...

 

Acho que devias retirar os peixes e ir lendo mais sobre ciclídeos africanos antes de voltar a povoar o aquário, pensando em qual o biótopo que queres ter e se o aquário que tens o permite. Mesmo com um aquário muito maior tens aí espécies incompatíveis (em comportamento, alimentação e características da água).

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O problema não é o pseudotropheus, mas sim o espaço. (se o bicho desaparecer outro dominará). O aquário não é adequado para esse biótopo, ainda mais com tanto peixe e sem aparente estudo das espécies menos problemáticas. (por exemplo, se o venustus é quem eu estou a pensar que é, claramente um peixe para aquários acima de 500 litros...)

 

Em suma, não compres mais peixes e tenta ver se podes comprar um aquário maior.

 

Quanto ao resto, há que saber o setup do aquário para opinar melhor.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O problema não é o pseudotropheus, mas sim o espaço. (se o bicho desaparecer outro dominará). O aquário não é adequado para esse biótopo, ainda mais com tanto peixe e sem aparente estudo das espécies menos problemáticas. (por exemplo, se o venustus é quem eu estou a pensar que é, claramente um peixe para aquários acima de 500 litros...)

 

Em suma, não compres mais peixes e tenta ver se podes comprar um aquário maior.

 

Quanto ao resto, há que saber o setup do aquário para opinar melhor.

 

Cumprimentos

 

O aquário de 100 litros foi uma oferta, assim como todo o equipamento. Quanto a adquirir um maior, é pouco provável uma vez que não tenho espaço. Resta-me tentar optimizar o que tenho. A opção pela compra destes peixes foi mesmo comprar o que a loja tinha para me oferecer, mas neste momento estou com 9 peixes. tenho 2 pseudotropheus + 2 blue venustus (segundo informação da loja) + 1 joia + 2 labidochromis caeruleus+ 2 (?) e o único problemático é um dos pseudotropheus, porque todos os outros cohabitam razoavelmente bem. Estou numa de esperar e ver o que vai dar, não comprando mais peixes. Não posso despachar os bichos...

Quanto ao setup do aquário penso que queres saber as caracteristicas e o equipamento... tens de me explicar como se eu fosse muuuuiiiito burra... ou não seja eu uma principiante. espero ser correcta:

 

1 filtro interno Aquael de 450l/h

1 filtro externo Prime 10 da Hydor de 300l/h, com sera siporax

1 lâmpada Daylightstar F30w/5000k com ciclo de 12 horas

1 Aquecedor Aquael de 200w, com temperatura média de 26 -28ºC

pH de 7,6

areia para ciclídeos (granulada branca)-não siei o nome

3 rochas

não tenho vegetação

 

desde já agradeço as dicas. até à próxima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe não é um serial killer. Tu é que criaste uma bomba relógio ao colocar peixes sem qualquer critério num aquário desse tamanho...

 

Acho que devias retirar os peixes e ir lendo mais sobre ciclídeos africanos antes de voltar a povoar o aquário, pensando em qual o biótopo que queres ter e se o aquário que tens o permite. Mesmo com um aquário muito maior tens aí espécies incompatíveis (em comportamento, alimentação e características da água).

 

 

Agradeço a resposta e peço desde já as minhas desculpas ao peixinho.

A escolha dos peixes foi baseada no que a loja tinha para me oferecer e na opinião de quem mos vendeu!!!!! no entanto fico sem saber o que fazer. mas penso que a melhor opção será aguardar e ver o que isto vai dar. pois não me posso desfazer dos peixes... ou posso? se retirar os 2 Pseudotropheus que são os mais agressivos, será que consigo resolver o problema?

comprar um aquário maior está, neste momento, fora de questão pela falta de espaço.

 

até à próxima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário de 100 litros foi uma oferta, assim como todo o equipamento. Quanto a adquirir um maior, é pouco provável uma vez que não tenho espaço. Resta-me tentar optimizar o que tenho. A opção pela compra destes peixes foi mesmo comprar o que a loja tinha para me oferecer, mas neste momento estou com 9 peixes. tenho 2 pseudotropheus + 2 blue venustus (segundo informação da loja) + 1 joia + 2 labidochromis caeruleus+ 2 (?) e o único problemático é um dos pseudotropheus, porque todos os outros cohabitam razoavelmente bem. Estou numa de esperar e ver o que vai dar, não comprando mais peixes. Não posso despachar os bichos...

Quanto ao setup do aquário penso que queres saber as caracteristicas e o equipamento... tens de me explicar como se eu fosse muuuuiiiito burra... ou não seja eu uma principiante. espero ser correcta:

 

1 filtro interno Aquael de 450l/h

1 filtro externo Prime 10 da Hydor de 300l/h, com sera siporax

1 lâmpada Daylightstar F30w/5000k com ciclo de 12 horas

1 Aquecedor Aquael de 200w, com temperatura média de 26 -28ºC

pH de 7,6

areia para ciclídeos (granulada branca)-não siei o nome

3 rochas

não tenho vegetação

 

desde já agradeço as dicas. até à próxima

Foste mal aconselhada... infelizmente! Muitas vezes quem está nas lojas percebe menos do que os clientes (mas vamos fazendo a selecção...)

 

Olha, eu não conheço o blue venustus, nem sei se existe, mas se for o que eu penso, o Nimbochromis venustus, cresce a mais de 20 cm, é predador, bonito e possante, vê aqui. (eu estive quase para introduzir um casal no meu aquário, qualquer dia ainda perco a cabeça...)

 

A tua filtragem pode ser indicada para esse aquário (depende do volume de massas filtrantes), porque pelo menos ao nível da circulação deve ser suficiente.

 

Como dizes que não tens plantas, podes fazer uma experiência: colocas umas valisnerias a fazer tipo "parede" (a funcionar como barreira visual) entre a zona do "mauzão" e o resto do aquário - assim pode ser que ele dê um pouco de descanso. No outro lado podes fazer o mesmo, para quebrar e ajudar a terminar com as perseguições. (deve haver alguém que te dê algumas - as valisnérias no aquário são sempre uma mais-valia, pois ajudam também na qualidade da água e são plantas fáceis)

 

Tenho lido que às vezes alterar a decoração (layout) também ajuda.

 

Uma boa solução, caso estas não resultem (as hipóteses não são altas) é vender / dar pelo menos um dos pseudo.

 

A loja podia/ devia ter-te aconselhado a não comprar Malawi´s... mesmo assim, dentro destes, há espécies muito mais pacíficas do que algumas das que tens aí! (Pseudotropheus sp. "Acei", Iodotropheus sprengerae...)

 

Cumprimentos

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foste mal aconselhada... infelizmente! Muitas vezes quem está nas lojas percebe menos do que os clientes (mas vamos fazendo a selecção...)

 

Olha, eu não conheço o blue venustus, nem sei se existe, mas se for o que eu penso, o Nimbochromis venustus, cresce a mais de 20 cm, é predador, bonito e possante, vê aqui. (eu estive quase para introduzir um casal no meu aquário, qualquer dia ainda perco a cabeça...)

 

A tua filtragem pode ser indicada para esse aquário (depende do volume de massas filtrantes), porque pelo menos ao nível da circulação deve ser suficiente.

 

Como dizes que não tens plantas, podes fazer uma experiência: colocas umas valisnerias a fazer tipo "parede" (a funcionar como barreira visual) entre a zona do "mauzão" e o resto do aquário - assim pode ser que ele dê um pouco de descanso. No outro lado podes fazer o mesmo, para quebrar e ajudar a terminar com as perseguições. (deve haver alguém que te dê algumas - as valisnérias no aquário são sempre uma mais-valia, pois ajudam também na qualidade da água e são plantas fáceis)

 

Tenho lido que às vezes alterar a decoração (layout) também ajuda.

 

Uma boa solução, caso estas não resultem (as hipóteses não são altas) é vender / dar pelo menos um dos pseudo.

 

 

A loja podia/ devia ter-te aconselhado a não comprar Malawi´s... mesmo assim, dentro destes, há espécies muito mais pacíficas do que algumas das que tens aí! (Pseudotropheus sp. "Acei", Iodotropheus sprengerae...)

 

Cumprimentos

 

 

 

o blue venutus não é o que pensas. mas eu acho que é um Pseudotropheus elongatus

ok. obrigado pelas dicas. vou tentar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marta,

 

Blue venustus não é nome de espécie nenhuma. Vá-se lá saber que peixe tens aí...

Pseudotropheus elongatus também é muito vago...existem muitos, e diferentes.

Resumindo, o teu aquário não é nada adequado para ciclídeos do Malawi (existem outros biótopos com peixes muito bonitos que se adequam a esse aquário).

Tens duas hipóteses: ou ficas a assistir à morte e agonia dos peixes, ou devolves/vendes os peixes e começas de novo.

No Porto existem lojas de confiança. Nessa a que foste, não deves comprar mais peixes...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marta,

 

Blue venustus não é nome de espécie nenhuma. Vá-se lá saber que peixe tens aí...

Pseudotropheus elongatus também é muito vago...existem muitos, e diferentes.

Resumindo, o teu aquário não é nada adequado para ciclídeos do Malawi (existem outros biótopos com peixes muito bonitos que se adequam a esse aquário).

Tens duas hipóteses: ou ficas a assistir à morte e agonia dos peixes, ou devolves/vendes os peixes e começas de novo.

No Porto existem lojas de confiança. Nessa a que foste, não deves comprar mais peixes...

 

 

Olá Paulo,

mais uma vez agradeço a tua ajuda. Sem dúvida, que retirar quase todos os dias peixes mortos do aquário não é propriamente a minha maior diversão :Fade-color . Quanto a devolver os peixes à loja não me parece ser viável. Vou seguir a sugestão do AGA e colocar umas plantas a meio do aquário, na tentativa de criar uma barreira ao mauzão.

Se alguém me puder dar contactos de lojas no Porto, fico agradecida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marta,

 

Podes sempre por mais pedras de maneira a criar refugios aos coitados, plantas não te vai resolver o problema, possivelmente nem as pedras, mas em caso de perseguição, ja se refugiam melhor.

Aconcelhava-te assim que puderes a trocar de aquário por um 120 ( minimo aconselhável) de frente, pois como já te foi dito esse Aquário com essas medidas não serve para Malawi.

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto a dizer, esse aquário (quais são as medidas exactas?) não serve para malawies. Mesmo com muito esconderijos, o máximo que conseguirás será ter os peixes todos escondidos, com pavor do dominante.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto a dizer, esse aquário (quais são as medidas exactas?) não serve para malawies. Mesmo com muito esconderijos, o máximo que conseguirás será ter os peixes todos escondidos, com pavor do dominante.

 

as dimensões do aquário são: 100x35x30, mas como já disse foi uma oferta. vou tentar colocar fotos dos peixes para me ajudarem na identificação.

até breve e obrigada.

 

marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Como tinha falado aqui estão as fotos dos meus pxinhos. peço a vossa ajuda para os identificar.

1 exemplar:

gallery_20608_492_4312.jpg

Este é o/a companheiro/a do mauzão:

gallery_20608_492_7421.jpg

2 exemplares (não consugui ainda foto do outro/a):

gallery_20608_492_11321.jpg

Este/a é o serial killer, mais conhecido por mauzão:

gallery_20608_492_11116.jpg

E este é o meu preferido, batizado de bigodes (vá-se lá saber porquê...):

gallery_20608_492_10399.jpg

 

Ainda tenho um sobrevivente labidochromis caeruleus.

 

Também gostaria de saber se estes são incompatíveis, como vocês me deram a entender, para estarem juntos no meu aquário de 100 litros:

 

Dimensão: 100x35x30

1 filtro interno Aquael de 450l/h

1 filtro externo Prime 10 da Hydor de 300l/h, com sera siporax

1 lâmpada Daylightstar F30w/5000k com ciclo de 12 horas

1 Aquecedor Aquael de 200w, com temperatura média de 26 -28ºC

pH de 7,6

areia para ciclídeos (granulada branca)-não sei o nome

3 rochas

não tenho vegetação, mas penso introduzir valisnérias e fetos java

Fundo em verde e azul, com uma aurora boreal

Até à próxima, marta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como já te foi dito, há o tal problema da dimensão do aquário, problema grande! (só estou a referir isto novamente pois esse deve ser o principal problema).

 

Quanto às outras características parecem não ser problemáticas (essa rocha vermelha - deve ser lava - não é muito habitual, mas não deve existir problema... poderá se tiverem arestas cortantes)

 

Quanto à identificação: o primeiro parece-me um macho Aulonocara, eventualmente Rubencens. (nota que eu sou novato em CA´s e não fui confirmar imagens, logo, se te disserem o contrário, considera essa opinião, pelo menos na análise).

 

Ora Aulonocaras só se devem manter com Mbunas pacíficos e em aquários grandes... agora já tens mais um problema... esse macho, que está muito bonito, ficava bem era no meu aquário :D (não, não é o aquário que vem em rodapé... é o de CA´s)

 

Quanto à identificação dos outros, o melhor é deixar para quem sabe...

 

Bem, vamos lá a ver se o mauzão se acalma... talvez se lhe deres um aquário novo :evil:

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Eu tenho um peixe parecido com o da segunda foto.Mas segundo me venderam, faz parte de um casal de metriaclima hongi

Aqui vai a foto do casal. Corrijam-me, caso esteja enganado.

 

Esta é a fêmea

2447607034_c63bde9e5a.jpg?v=0

 

Este é o macho

2446783845_7212ef5d56.jpg?v=0

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá anibal, parece que o pessoal da "pescaria sofre todo de insónias" ;)

 

agradeço desde já a tua resposta. quanto a ceder-te o meu macho Aulonocara, pois temos um problema ... de 350 km.

 

o mauzão está ligeiramente mais sociável. digo isto porque esta semana não tive mais vitimas. não sei se se deve ao facto de este se ter enamorado. nos últimos dias tem exibido uma espécie de dança tremeliqueira com o outro exemplar.. só espero que sejam de sexos opostos, senão bem possso esperar sentada a sua procriação. :smile2:

 

cumprimentos e até um próximo contacto

marta carvalhal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, agradeço a tua resposta.

pelo que percebi a fêmea tem uma coloração mais acentuada (cores mais vivas), logo o mauzão é afinal uma mazona, o que explica tudo... :smile2: quem leva no pêlo é o macho... isso quer dizer que terei um casal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá anibal, parece que o pessoal da "pescaria sofre todo de insónias" ;)

 

agradeço desde já a tua resposta. quanto a ceder-te o meu macho Aulonocara, pois temos um problema ... de 350 km.

 

o mauzão está ligeiramente mais sociável. digo isto porque esta semana não tive mais vitimas. não sei se se deve ao facto de este se ter enamorado. nos últimos dias tem exibido uma espécie de dança tremeliqueira com o outro exemplar.. só espero que sejam de sexos opostos, senão bem possso esperar sentada a sua procriação. :smile2:

 

cumprimentos e até um próximo contacto

marta carvalhal

Olá!

 

Pois, insónias até nem tenho, mas entusiasmo-me com isto dos peixes e vou ficando... o pior é que amanhã o despertador toca às 7:00... :wink:

 

Quando falei que o macho Aulonocara ficava bem no meu aquário, estava apenas a fazer uma "graçola", mas que ele é bonito, lá isso é!

 

Tenho visto dessas danças por aqui... uma delas resultou em 15 alevins que já estão ali num aquário à parte, outra vai resultar num fiasco, dado que não posso aproveitar os alevins, e a de hoje é (foi) um casal de Astatotilápia Calliptera - ainda bem pequenos, experiência = 0, não deve chegar ao fim, mas a fêmea já está sem comer... outras danças que tenho tido ainda não deram em nada.

 

Já agora, em relação ao post que fizeste a seguir, eu também tenho aqui uma fêmea que dá com força no macho... por isso nada de estranhar. (também é esta vivacidade que me faz gostar deles...)

 

Vamos lá a ver se os teus se portam um pouco melhor...

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Olá. Como tinha falado aqui estão as fotos dos meus pxinhos. peço a vossa ajuda para os identificar.

1 exemplar:

gallery_20608_492_4312.jpg

Este é o/a companheiro/a do mauzão:

gallery_20608_492_7421.jpg

2 exemplares (não consugui ainda foto do outro/a):

gallery_20608_492_11321.jpg

Este/a é o serial killer, mais conhecido por mauzão:

gallery_20608_492_11116.jpg

E este é o meu preferido, batizado de bigodes (vá-se lá saber porquê...):

gallery_20608_492_10399.jpg

 

Ainda tenho um sobrevivente labidochromis caeruleus.

 

Também gostaria de saber se estes são incompatíveis, como vocês me deram a entender, para estarem juntos no meu aquário de 100 litros:

 

Dimensão: 100x35x30

1 filtro interno Aquael de 450l/h

1 filtro externo Prime 10 da Hydor de 300l/h, com sera siporax

1 lâmpada Daylightstar F30w/5000k com ciclo de 12 horas

1 Aquecedor Aquael de 200w, com temperatura média de 26 -28ºC

pH de 7,6

areia para ciclídeos (granulada branca)-não sei o nome

3 rochas

não tenho vegetação, mas penso introduzir valisnérias e fetos java

Fundo em verde e azul, com uma aurora boreal

Até à próxima, marta.

 

 

=============

 

O 2 primeiros são aparentemente aulonocaras, os 2 mauzões poderão ser Metriaclima lombardoi ainda sem coloração adulta, o bigodes é um synodontis

Socio APC 124

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

=============

 

O 2 primeiros são aparentemente aulonocaras, os 2 mauzões poderão ser Metriaclima lombardoi ainda sem coloração adulta, o bigodes é um synodontis

 

 

O mauzão é um Hongi e não lombardoi, mas o outro parecido deve ser uma femea lombardoi

Socio APC 124

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora pelas fotos nem sempre nos dão certezas, mas estas dão-me algumas:

 

Os peixes são todos hibridos! Quanto aos Metriaclima hongi, parece-me mesmo isso: Metriaclima ??? x Lanidochromis hongi! :rolleyes:

 

Nomes para esses peixes só mesmo Pseudotropheus sp. hibridae

 

Quanto ao bigodes não tarda a não caber no aquário! :tongue:

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora pelas fotos nem sempre nos dão certezas, mas estas dão-me algumas:

 

Os peixes são todos hibridos! Quanto aos Metriaclima hongi, parece-me mesmo isso: Metriaclima ??? x Lanidochromis hongi! :Fade-color

 

Nomes para esses peixes só mesmo Pseudotropheus sp. hibridae

 

Quanto ao bigodes não tarda a não caber no aquário! ;)

 

abraço

 

João:

Tens a certeza que o mauzão é um hibrido de hongi?

Afinal, tu és o supra sumo da ciclidagem :)

Socio APC 124

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho a certeza, como disse atrás, pelas fotos não dá para termos certezas, estas nem sempre reproduzem com fidelidade a realidade! Agora que a cabeça não me parece de um Labidochromis, isso é um facto! Relativamente à companheira, o corpo é de afra e os olhos de aulonocara! LOL

 

Só há uma forma de termos certezas quando as dúvidas são muitas: compramos a espécie verdadeira e colocamos junto! Aí bastanos ser bons obervadores! :)

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais