Ajuda Com Discus


Rujorome

Recommended Posts

Antes de mais, boa noite a todos. Já ando neste hobbie á alguns anos (quase 10 anos, contando com os anos que era puto e tinha peixes que na altura pareciam que morriam sem razão), mas desde o começo do vício até os dias de hoje, estive uns tempos "desligado" deste mundo. Á bem pouco tempo atrás encontrei este forum, o qual me fez regressar a este hobbie tão especial. Desde a minha entrada no forum até ao momento, possuo um aquário bem pequeno (20 litros) plantado, e que está tudo 5 estrelas (até porque não dá praticamente trabalho nenhum).

 

Acontece que, já antes de voltar a este "Mundo", estive sempre a ler artigos sobre discus (peixes que me fascinam imenso, e graças aos quais descobri este forum), mas como estive algum tempo "ausente", não poderia voltar logo para uns peixes tão sensível, e que muito cuidado precisam. Agora, e após ter passado tanto tempo a ler sobre estes peixes, e os cuidados a ter com eles (ph, tpa's, iluminação, corrente de água, etc etc), decidi que está na altura de provar a mim mesmo que sou capaz deste desafio de ter discus, e para o qual, conto bastante com a vossa ajuda.

 

Como isto é algo para ser feito com cabeça, e durante o tempo que for necessário até ficar da forma que eu quero, vou dar um passo de cada vez, e tentar recolher o maior número de informações possíveis de quem tem experiência.

 

Para começar, vou utilizar um aquário de cerca de 80 litros REAIS (um 60*35*40). (De momento não posso arranjar outro, com muita pena minha, logo, não vale a pena tentarem recomendar um maior, porque até eu queria, mas de momento é impossível. Talvez para o fim do verão).

 

Quanto a termostato, estava a pensar comprar um de 100w, regulado para uns 26, 27ºC, e quanto á filtragem, gostaria de saber a vossa opinião, pois sei que os discus não gostam muito de correntes e quero saber o filtro que devo comprar para ter uma filtragem qb. Quanto á iluminação, também gostaria de saber a vossa opinião (vai estar ligada durante 12 horas, em principio das 8h da manha ás 8h da noite).

 

Quanto ao resto do aquário, estou a pensar meter uns troncos que já tenho tratados (de videira), algumas pedras e meter um tapete de eleocharis parvula, e algumas outras plantas, que ainda irei decidir.

 

Quanto aos acompanhantes dos discus, irei meter cardinais (adoro rasboras acrelim, mas não sei se combinam muito com os discus), e ainda estou na dúvida se meto camarões (red's), ou então corydoras, ou mesmo red's e cory's, apesar de achar que ao estarem juntos, pode haver falta de comida para eles.

 

Mais uma coisa, quanto a CO2, é mesmo necessário? Se sim, estou a pensar fazer aquela tal receita caseira.

 

Dêem as vossas opiniões, pois quero fazer isto com pés e com cabeça. Conto com a vossa ajuda.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

1º - 80 litros dá para teres 1 discus por isso esquece pois não é bom manter um peixe de cardume sozinho

2º - Acho que devias pesquisar mais um pouco pois a temperatura ideal para os discos é entre os 28 e 30ºC

3º- Com 12h de luz os discos até saltam!!!! No maximo 6/8H e de preferência de pouca itensidade ou senão tens de deixar zonas mais escuras para eles!!!

4º - Quanto a fauna se 80litros já é curto para teres 2 discos quanto mais companhia!!! Os red são um bom petisco para os discos

 

Como tu proprio disseste "isto é algo para fazer com cabeça" aconselho-te a esperares pelo fim do verão e compra um aquario no minimo com 150/200 Lts para poderes meter 3/4 Discos!!!

 

Desculpa a frieza nas respostas mas com os Discus não se pode brincar!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

1º - 80 litros dá para teres 1 discus por isso esquece pois não é bom manter um peixe de cardume sozinho

2º - Acho que devias pesquisar mais um pouco pois a temperatura ideal para os discos é entre os 28 e 30ºC

3º- Com 12h de luz os discos até saltam!!!! No maximo 6/8H e de preferência de pouca itensidade ou senão tens de deixar zonas mais escuras para eles!!!

4º - Quanto a fauna se 80litros já é curto para teres 2 discos quanto mais companhia!!! Os red são um bom petisco para os discos

 

Como tu proprio disseste "isto é algo para fazer com cabeça" aconselho-te a esperares pelo fim do verão e compra um aquario no minimo com 150/200 Lts para poderes meter 3/4 Discos!!!

 

Desculpa a frieza nas respostas mas com os Discus não se pode brincar!!!!

 

 

Estava a pensar meter dois discus no aquário, porque ao falar com várias pessoas, sempre me disseram para fazer uma média de 25 litros de água para um discu. Agora não sei, fiquei confuso. Espero mais opiniões quanto a isso.

 

 

Quanto ao que disseste da luz: os discus vêem de zonas tropicais, certo? Logo, nas zonas onde eles vêem, apanham luz do dia durante cerca de 12h, daí eu estar a pensar meter 12 horas de tempo de luz. Mas espero mais opiniões, e se fôr necessário reduzir, reduzo. Quanto aos red's, ja percebi que estão fora de questão, restando apenas ter cory's para limpeza e cardinais, para companhia dos dois discus.

 

E não precisas de pedir desculpa David... Isto é ir andando e aprendendo.. Estou aqui para isto mesmo, ouvir opiniões, e depois decidir consoante a vossa opinião. Qualquer opinião é bem vinda.. =)

 

Cumprimentos a todos.. =)

 

Fico á espera de mais respostas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o colega anterior. Com 80 litros podes ter um discu, mas eles são animais de cardume, o bicho vai stressar.

 

Se estiveres disposto a mudar mais de 20 litros de água por dia podes ter um casal num aquário só com vidro, um filtro e aquecedor. E assim que eu faço para os meus casais procriarem!

 

Podes fazer o seguinte: compras 5 discus pequenos, mudas muita água todos os dias. Até ao Verão tens de montar um aquário maior pelo menos 300 litros. Com sorte daqui a um ano tens um casal formado e então usas o aquário de 80 litros para fazeres unas criações.

 

 

25 litros por disco eu acho pouco, eu faço contas para pelo memos 50.

 

Os discus vivem na amazonia a água é muito escura e eles não vivem na superficie, estão a alguns metros de profundidade. Eles vivem com muito pouca luz!

Editado por Pires
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o colega anterior. Com 80 litros podes ter um discu, mas eles são animais de cardume, o bicho vai stressar.

 

Se estiveres disposto a mudar mais de 20 litros de água por dia podes ter um casal num aquário só com vidro, um filtro e aquecedor. E assim que eu faço para os meus casais procriarem!

 

Podes fazer o seguinte: compras 5 discus pequenos, mudas muita água todos os dias. Até ao Verão tens de montar um aquário maior pelo menos 300 litros. Com sorte daqui a um ano tens um casal formado e então usas o aquário de 80 litros para fazeres unas criações.

 

Agora andam a me deixar muito na dúvida. =/ O meu aquário é de 84 litros, mas reais, penso que serão apenas cerca de 80, e sempre me disseram que dava para meter 2 discus sem problemas. E agora, já ando a pensar se devo ir para a frente com isto ou não. Ainda por cima queria tanto começar nos discus. =/

 

Esperar por mais uma opinião ou outra, e em seguida decidir o que fazer... :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te deram... não foram é as que queres ler. :)

 

Lamento, mas partilho da mesma opinião. Dava para colocares 1 Discu mas eles são peixes de cardume, 3 no minimo dos minimos.

 

Além de que não te sobra espaço para acompanhantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

já tive 2 discus (inicialmente teriam uns 5 cm) durante aprox 1 ano num aquário de 100 L sem nenhum problema. Plantado e com tetras, neons. Terás é de ter cuidado com as mudanças de água (realizava 20% semanais).

Um bom sistema de filtragem é necessário.

Não penses desistir desde já, visto que tens condições mínimas. No entanto, compra discos pequenos nesta fase.

 

Cumprimentos,

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém dá opiniões?? :D

 

Boas, os discus sao peixes muito bonitos e que crescem muito. o aquario que tu tens, podes achar bom, mas mais tarde ou mais cedo vais ter problemas. Vai pelo que te dizemos, é o mais certo. Tens a alternativa escalares... posso-te arranjar 2. Acho que é a alternativa ideal para esse aquario.

 

Mete-te na pele de um discu com 15 cm, e pensa se te conseguirias mexer nesse aquario...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

já tive 2 discus (inicialmente teriam uns 5 cm) durante aprox 1 ano num aquário de 100 L sem nenhum problema. Plantado e com tetras, neons. Terás é de ter cuidado com as mudanças de água (realizava 20% semanais).

Um bom sistema de filtragem é necessário.

Não penses desistir desde já, visto que tens condições mínimas. No entanto, compra discos pequenos nesta fase.

 

Cumprimentos,

 

João

 

Viva,

 

A norma é 50 lts de agua por discus!!!

Facilmente um disco passa de 5cm para 10cm ou até 14cm depende da alimentação e da frequencia de Tpa´s!!!

Por isso desaconlho-te cmcndsc pores discos nesse aquario!!!!

O que te vai acontecer é que daqui a 6 mêses/1 ano se calhar nem tanto o discus fica sem se poder mexer e acaba por stressar e eventualmente morrer!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A norma é 50 lts de agua por discus!!!

Facilmente um disco passa de 5cm para 10cm ou até 14cm depende da alimentação e da frequencia de Tpa´s!!!

Por isso desaconlho-te cmcndsc pores discos nesse aquario!!!!

O que te vai acontecer é que daqui a 6 mêses/1 ano se calhar nem tanto o discus fica sem se poder mexer e acaba por stressar e eventualmente morrer!!!

 

 

boas, o aquario nao é meu. lol é de outro user, eu tenho 3 discus num plantado de 240lts brutos, mas tou a pensar arranjar mais um discu.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"e sempre me disseram que dava para meter 2 discus sem problemas."

 

em 80 litros até podes ter 10 discus! Mas pensa se eles se conseguem mexer! Nas lojas, é comum estarem muitos dentro do mesmo aquário. Mas só porque é uma situação temporária.

 

 

Lembra-te, o ideal para estes peixes é quanto maior melhor. São os tais 50 litros por peixe.

Eu mantenho os meus num rácio de 35litros/peixe, sei que não é o ideal. Mas faço TPAs de 20 litros diariamente.

E uma coisa te digo... Se queres que crescam...TPA´s é o principal.

Opta por fazer diária ou dia sim sia não com pouca água ao invés de semanal com maior percentagem.

Há menos riscos de flutuação de parametros e a água está sempre renovada.

 

Os meus antigos discus ficaram em adultos com cerca de 12-14 cms quando fazia TPA´s semanais.

Desde que faço diárias, estes meus novos discus já têm 13 com cerca de 8 meses!

A diferença é notória!

 

Muita comida e muita água limpa.

 

Quanto ao teu aquário:

Podes até manter 2 ou 3 discus juvenis na ordem dos 6 cms.

Mas já sabes que não se vão desenvolver como suposto e se tiveres o azar do dominante arriar porrada nos outros...em 80 litros não podem fugir muito.

 

Quantos maior melhor e quantos mais discus melhor.

 

Se realmente pretendes iniciar-te com qualidade nos discus, podes até iniciar nesse aquário, mas prepara para breve (6 meses ) a aquisição de um aquário bem maior.

Pelo menos o dobro dessa litragem.

 

Senão, podes ter apistogramas, Ramirezis, escalares ou outras espécies, se bem que escalares também agradecem um áqua grande e profundo.

 

Abraço. Não desanimes. Se tiveres possibilidade, tenta manter esse aquário.

Se tiveres ainda mais possibilidade, compra um maior e podes usar esse para um casal que eventualmente se forme um dia e para aquario hospital.

Se tiveres limitações como eu em termpos de euros, opta mesmo por transformá-lo num hospital.

Não te esqueças que os discus não precisam de muita luz, e apenas precisam de boa filtragem.

O resto...

 

 

Neste fórum encontras bons negócios no mercado de aquários usados.

 

Abraço

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Vim desenterrar este tópico porque arranjei um bom aquário (100x40x40 = 160litros), e já estou á cerca de 2 meses a o preparar para pequenos discus... De qualquer forma, quando tiver mais novidades, meto aqui o link =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais