600 L (150c X 50l X 80a


Recommended Posts

Ola amigos,

 

Tenho um aquário (chamado singelamente de "A Criança") com a seguinte configuração:

 

150cm de comprimento

50cm de largura

80cm de altura - Pretendo colocar uns 7-10cm de cascalho para plantas e na parte superior existe uma tampa que entra uns 7 cm no vidro, portanto de área livre tenho uns 65cm.

 

litragem bruta: 600l

 

Filtragem: duas bombas com capacidade de filtragem de 2500 l/h.

 

Montei o aquário com vidro de 10'' com travas francesas inferiores e superiores e centrais (2), espero que com isso esteja bem protegido. Alem das travas o aquario entra uns 7-10cm na base do movel e ainda a tampa superior entra no vidro do aquário uns 7 cm.

 

Observação: O vidro da base tinha 5 furos (2 entrada de agua e 2 saida de agua, e mais um para retirada total da agual), ocorre que esse vidro rachou, pois aperteu muito uma das tubulações e acabei substituindo por um vidro temperado de 10'',

 

 

Gostaria da opinião de voces a respeito dessa configuração?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n sei nada sobre aquários feitos em casa... mas posso dizer-te duas coisas:

 

1) Isso é um MONSTRO de tamanho e necessidade de filtragem, prepara-te para gastares em dois filtros e dois termostatos do mais potente que houver.

 

2) furos no vidro???? Nunca ouvi falar em nada disso!

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos,

 

Tenho um aquário (chamado singelamente de "A Criança") com a seguinte configuração:

 

150cm de comprimento

50cm de largura

80cm de altura - Pretendo colocar uns 7-10cm de cascalho para plantas e na parte superior existe uma tampa que entra uns 7 cm no vidro, portanto de área livre tenho uns 65cm.

 

litragem bruta: 600l

 

Filtragem: duas bombas com capacidade de filtragem de 2500 l/h.

Gostaria da opinião de voces a respeito dessa configuração?

Boas,

Esse débito de 2500 l/h pode ser mais que suficiente mas fica-me a dúvida: que matérias filtrantes tens dentro dos filtros?

O débito não é tudo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falas em bombas referes-te a filtros ou SUMP?

 

Tudo depende do que queiras colocar dentro do aquário.

 

Eu tenho um aquário semelhante plantado com uma bomba de 2500l/h (numa SUMP) e já acho que é demais. Tenho de lhe reduzir o caudal se não causa muito movimento na água.

Se for para usar como aquário comunitário creio que uma bomba só já chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos de hobby e de duvidas,

 

Obrigado pelas respostas.

 

Quanto ao sistema de filtragem são bombas, se for necessário mais filtros utilizarei um aquario de uns 200l como SUMP. mas isso é para o futuro.

 

Quanto ao material filtrante, utilizarei o de sempre: carvão, cerâmica, esponja, etc. etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou um expert na matéria, mas se já tens o aquário para a SUMP, já tens o mais caro. Só te falta dividí-lo para colocares os materiais de filtragem. Na minha opinião é mais fácil colocar a bomba na Sump e aumentas a estabilidade do Ecossistema.

Relativemente ao carvão acho que o devias retirar porque te vai remover os nutrientes que são esperados existir na água dum aquário plantado. Em vez do carvão põe antes cerâmica porosa ou outro material de filtragem biológica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vidro temperado? Sempre ouvi dizer que o risco é maior pois este quando parte estilhaça todo e pode mandar com pedacinhos de vidro em todas as direcções devido à pressão que é exercida.

 

 

Pois sim, sempre ouvi essas mesmas reclamações sobre vidro temperados. Ocorre que, o único vidro temperado que tenho no aquário é o vidro da base, e por estar apoiado na base do aquário imagino não ter problema algum.

 

É esperar para ver o que acontece.

 

Dúvidas novas: Como diminuir as "possíveis" interferências da base do aquário nesse vidro? alguem utiliza isopor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou um expert na matéria, mas se já tens o aquário para a SUMP, já tens o mais caro. Só te falta dividí-lo para colocares os materiais de filtragem. Na minha opinião é mais fácil colocar a bomba na Sump e aumentas a estabilidade do Ecossistema.

Relativemente ao carvão acho que o devias retirar porque te vai remover os nutrientes que são esperados existir na água dum aquário plantado. Em vez do carvão põe antes cerâmica porosa ou outro material de filtragem biológica.

 

 

Obrigado pela dica. tratarei de atendê-la.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois sim, sempre ouvi essas mesmas reclamações sobre vidro temperados. Ocorre que, o único vidro temperado que tenho no aquário é o vidro da base, e por estar apoiado na base do aquário imagino não ter problema algum.

 

É esperar para ver o que acontece.

 

Dúvidas novas: Como diminuir as "possíveis" interferências da base do aquário nesse vidro? alguem utiliza isopor?

 

Boas Emilio,

 

Sim o método mais utilizado é o esferovite (Isopor).

 

Eu uso uma variante do esferovite, que é um material usado na construçao chamado "RoofMate". Na realidade é esferovite (isopor) prensado com cerca de 3cm.

Editado por norby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.