Água Muito Etsranha E Jacintos A Morrer


Recommended Posts

Caros amigos, tenho por aí outro tópico, acerca do meu lago. Estava tudo a correr bem, sem as tartarugas, só que, de repente, a água começou a ficar toda verde muito baça e os jacintos começaram a ficar muito amarelos. Felizmente só lá tinha dois, os restantes estão em aquários. Alguem me sabe dizer de que se trata? É que ja vazei e voltei a encher e não resultou... Voltou a ficar assim em apenas um dia ou dois. O estranho é que os jacintos murcham mas os peixes~continuam bem! Eu resolvi tirá-los por precauçãoi, mas parecem plenamente bem de saúde!!

 

Que me aconselham?

 

Cumps,

Gonçalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Que sistema de filtro tens?

Tens filtro UV?

 

Cumps

 

Não tenho electricidade lá perto. Estava a tentar que o filtro fossem apenas plantas, mas tenho muitos poucas, só jacintos, ia ver se colocava (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] para ver qual se dá melhor... E estou a tentar comprar plantas, os viveiros aqui em Setúbal não têm quase nada de plantas aquáticas, está-se a tornar um pesadelo encontrar plantas para o lago!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o mesmo acontece com o meu pequeno lago, ate a valisneria está a morrer, penso que seja da exposição solar, infelizmente também n tenho plantas de superficie, mas comprei um filtro agora (não Uv) para ver se resulta...toda a ajuda é vem vinda!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à água verde deve-se a exposição solar, são algas e apenas os filtros UV acabam com elas...

 

Em relação às plantas tenta procurar ribeiros e apanha algumas plantas, é uma solução devido a dificuldade de encontrares plantas por ai.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à água verde deve-se a exposição solar, são algas e apenas os filtros UV acabam com elas...

 

Em relação às plantas tenta procurar ribeiros e apanha algumas plantas, é uma solução devido a dificuldade de encontrares plantas por ai.

 

Cumps

 

O pior é que ribeiros também são muito no meio da Serra e~os mais à mão devido à força da água têm poucas plantas. Mas hei-de encontrar, com boa vontade de alguns amigos vamos arranjar. Se alguem conseguir arranjar ou quiser vender, avise-me!!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pior é que ribeiros também são muito no meio da Serra e~os mais à mão devido à força da água têm poucas plantas. Mas hei-de encontrar, com boa vontade de alguns amigos vamos arranjar. Se alguem conseguir arranjar ou quiser vender, avise-me!!

 

Cumps

 

 

Pois realmente parece que é dificil, eu tenho a sorte de ter um ribeiro a passar ao fundo do jardim XD... Por acaso aqui no Porto arranja-se com facilidade plantas para lagos.

Dei-te a dica das plantas de ribeiro pois são resistentes e grátis. Uma planta mais fácil de arranjar é a Nymphaea lotus (nenúfar).

 

Pergunta aqui no forúm se alguém conhece algo ai para esses lados onde possas arranjar plantas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca Egeria Densa, que ela absorve muitos nutrientes da água pelas folhas e oxigena a água. Eu tenho um tanque num terraço e antes de ter filtro tinha problemas com algas em suspensão. Coloquei vários pés de Egeria Densa e a água deixou de ficar verde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca Egeria Densa, que ela absorve muitos nutrientes da água pelas folhas e oxigena a água. Eu tenho um tanque num terraço e antes de ter filtro tinha problemas com algas em suspensão. Coloquei vários pés de Egeria Densa e a água deixou de ficar verde.

 

 

Sim essa planta é boa para colocar e fácil de arranjar, mas quanto à eliminação das algas depende da capacidade do lago e da quantidade de luz que recebe diáriamente, quando montei o meu lago colocei Egeria Densa, elas cresceram imenso mas a água continuou sempre muito verdinha e não melhorou.

Editado por Sílvia Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim essa planta é boa, mas depende da capacidade do lago e da quantidade de luz que recebe diáriamente, quando montei o meu lago colocei Egeria Densa, elas cresceram imenso mas a água continuou sempre muito verdinha e não melhorou.

 

Pois mas não custa experimentar. Vou então a uma loja de animais comprar egeria densa, pode ser que funcione!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carissimos, os jacintos não estão a morrer. O que se passa é que ainda está frio e o jacinto é uma planta de climas tropicais. Com esta temperatura e com o vento, não estando protegida, fica escura e parece que morre. Mas não esté morto. Com o calor volta a rebentar.

 

A (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], essa sim, morre com o frio. Só aguenta o Verão.

 

Se precisarem de plantas para os vossos logos contactem comigo pois tenho muitas que posso oferecer.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma planta muito boa para acabar com a água verde é a Lemna minor, porque rápidamente cobre a superfície de lago. Depois é preciso é ir tirando, senão não vês nada para dentro de água e as outras plantas não se desenvolvem. mas é fácil de apanhar com um passador der rede ou uma rede de peixes. As tartatrugas gostam de comer aquilo, as ampulárias também e é óptimo para pôr nos vasos, absorve muitos nitratos.

 

Se não encontras por aí, basta um bocadinho nalgum jardim público ou fontanário, eu mando-te um saquinho pelo correio (1€ correio verde (com alguma egeria tem que ter mais embalagem 2€))

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então os jacintos estão apenas num tipo de "hibernar é isso"? Posso então deixá-los lá? eu por precaução vou manter uns nos aquários... Obrigado João, estou extremamente interessado na egeria e na lemna e Severum, diz-me que plantas tens e quanto custam!!

 

Cumps,

Gonçalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então os jacintos estão apenas num tipo de "hibernar é isso"? Posso então deixá-los lá? eu por precaução vou manter uns nos aquários... Obrigado João, estou extremamente interessado na egeria e na lemna e Severum, diz-me que plantas tens e quanto custam!!

 

Cumps,

Gonçalo

 

Sim, em principio não estarão mortos. Só feiosos.

 

Todas as plantas de superficie são oferta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, em principio não estarão mortos. Só feiosos.

 

Todas as plantas de superficie são oferta.

 

Pois também já li sobre isso. É interessante, mas uma boa parte das plantas de superficie hibernam. O Jacinto e o nenúfar são uns deles, são plantas perenes que hibernam até aparecer os primeiros dias mais quentes e solarengos, logo, dificilmente morrem, só se os dias forem de neve!

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opah! Hoje fui ver outra vez os jacintos e estão completamente castanhos... Eu acho que aquilo não é hibernar! Vou deixar aquele lá para ver o que acontece, mas acho que está mesmo a morrer... Deve ser da chuva!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opah! Hoje fui ver outra vez os jacintos e estão completamente castanhos... Eu acho que aquilo não é hibernar! Vou deixar aquele lá para ver o que acontece, mas acho que está mesmo a morrer... Deve ser da chuva!

 

Cumps

 

Eles só morrem se o frio for muito, mas mesmo muito, por estarem numa zona muito ventosa, por falta de nutrientes ou por algum problema com a água.

 

Tens um filtro uv certo? Quem sabe não será isso que mata as plantas por falta de nutrientes?

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles só morrem se o frio for muito, mas mesmo muito, por estarem numa zona muito ventosa, por falta de nutrientes ou por algum problema com a água.

 

Tens um filtro uv certo? Quem sabe não será isso que mata as plantas por falta de nutrientes?

 

Cumps

 

Não eu não tenho filtro uv, não tenho seuqer filtro, visto que não tenho electricidade lá perto, e ainda não tive tempo de passar tubagem por baixo da terra.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não eu não tenho filtro uv, não tenho seuqer filtro, visto que não tenho electricidade lá perto, e ainda não tive tempo de passar tubagem por baixo da terra.

 

Cumps

 

Então só pode ser muito frio, muito vento, ou falta de nutrientes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opah! Hoje fui ver outra vez os jacintos e estão completamente castanhos... Eu acho que aquilo não é hibernar! Vou deixar aquele lá para ver o que acontece, mas acho que está mesmo a morrer... Deve ser da chuva!

Aqui nas terras tropicais (Brasil) os jacintos (aguapés) não são muito chegados a águas duras e alto pH. Os sintomas são semelhantes ao que está citando e eles morrem e o pior é que durante a sua decomposição ele vai estragando a água.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da ultima vez que analisei o pH, estava com valores normais. Mas vou voltar a ver, visto que a água é do furo e mudei-a recentemente pode ter sofrido alterações de pH.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eles ficam assim por causa do frio, eu na minha casa não tenho esse problema pois tenho muos grandes

mas num tanque dum amigo , que sofre de geadas no inverno eles ficam todos castanhos, mas vltam no verão

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Caro gonga

 

Tenho muitas Lemna no meu lago e posso dispensar algumas na boa...basta uma pequena quantidade que elas multiplicam-se a uma velocidade espantosa.

Sem querer parecer aproveitador troco por uns jacintos...se puderes ceder alguns...

 

Saudações

Saudações!

PeteHunttoons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na horto de Fernão Ferro costumam ter (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e salvinia que quando coloquei na água passado algum tempo deixou de estar verde. Tb tenho nenufares, jacintos, valisnéria e outras mas a água estava verde na mesma.

Cuidado com plantas recolhidas na natureza mesmo depois de desinfectar com medicamentos comprados nas lojas apareceram sanguessugas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais