Plecos e Discos


Duarte

Recommended Posts

Oi, eu queria que alguém me dissesse se tem plecos com discos sem ter problemas.

è que eu tenho um pleco de 3/4 cm num aqua de 45L por causa das algas, e quando montar o meu de 200l, como lá vou por discos, gostava de saber se posso por o pleco, pois ele é adorável, e eu não quero dá-lo para uma amiga como já fiz com outro pleco de 10cm( agora tem 20cm).

Gostava que descrevessem as vossas experiências ou de amigos vossos com plecos e discos (e já agora o aqua tb vai ter néons e coris)

Uma coisa que me espantou foi ler que os plecos gostam do muco dos discos, mas o discos não ficam com o muco só na época de reprodução?

Desculpem a minha ignorância. :D

 

Fico á espera das respostas

 

Um abraço

 

Duarte :?:

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte

 

Como sabes tenho discus a pouco tempo. Como as algas começaram a ter preponderancia sobre as plantas optei pela solução mais facil que foi comprar um pleco. Na loja tive o cuidado de escolher dos mais pequenos. Até ao momento ele tem-se estado a portar bem. As algas já desapareceram e agora já se está a habituar a vir à comida que dou aos discus e isso não me agrada muito. Também já me parece maior. Também comprei comida da JBL propria para plecos para por no aquario a noite pois penso que é à noite que mais incomoda os discus.

O muco todo o peixe tem mas penso que se o pleco estiver bem alimentado não deve implicar com os discus ( pelo menos enquanto for pequeno)

Relato apenas a minha experiencia.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já agradeço a rapidez das respostas.

eu acho que vou pensar um pouco sobre o pleco, no entanto gostava de "ouvir" mais experiências.

 

Um abraço

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para os plecos nao precisas de comida especial pois podes darlhes de tudo

desde coraçao de boi a artemia minhocas tudo que eles comem quanto ao seu tamanho eu tenho um com mais de 30 cm e dois com 20cm.

eles sao muito emgraçados e o unico senao e as plantas que eles arrancam com a maior facilidade como tambem conseguem mover troncos e ate mesmo algumas pedras com as suas cabeças osudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte!!

 

Mais um pergunta com resposta relativa! Já tive um pleco que se colava-se aos Discus e não os deixava. Encomendava-os tanto que um dia um Discu saltou do aquário (morreu). Esse pleco enkt jovem era um óptimo comedor de algas mas quando cresceu tornou-se um óptimo comedor de platys.

Actualmente tenho um pleco que n é tão eficaz quanto as algas e tb já o vi agarrado aos discus mas kd eles fugiram ele n foi atrás dele como o outro.

 

 

Olá Duarte

Também comprei comida da JBL propria para plecos para por no aquario a noite pois penso que é à noite que mais incomoda os discus.

O muco todo o peixe tem mas penso que se o pleco estiver bem alimentado não deve implicar com os discus ( pelo menos enquanto for pequeno)

Brotas

 

Brotas, com essa comida boa o teu pleco não vai comer nem uma alga!!! E se lhe das comida para ele n atacar os discus mais vale n teres o pleco.

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Brotas, com essa comida boa o teu pleco não vai comer nem uma alga!!! E se lhe das comida para ele n atacar os discus mais vale n teres o pleco.

 

Pois é Nuno, mas como ele agora já fez o trabalho dele tenho medo que começe a ter fome e me destrua a plantação ou se comece a atirar aos discus. Só me faltava essa para aquilo ser um filme de terror. Estou de facto numa encruzilhada. Se dou comer é porque não come algas mas se não dou... Bom se calhar vou deixar de lhe dar comida e esperar que ele não se começa a portar mal.

 

Cumps

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que, por vezes, os plecos desenvolvem um gosto muito particular pelo mucos dos discus :oops:

 

Eu já desisti dos plecos e de mais uma ou outra espécie de limpa vidros por causa disso...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com os escalares tive sempre plecos grandes, sem problemas.

 

Mas também acabei por desistir deles porque, ao tentarem comer as algas, acabam por estragar as plantas.

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

humm nao sei muito da especie mas pelo que tenho lido e experiencias de amigos meus so posso aconcelhar uma coisa informate mais pk acho que nao seja muito boa ideia normalmente os discus stressao se muito com alguma reaçoes dos plecos.

 

mas informate.

 

abraços !!! :oops:

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sujestões, o meu pleco de 5 cm gosta mais de fazer companhia as coridoras do que comer algas(anda quase sempre com elas e elas chocam contra ele, passam por cima e ele não se importa).

Mas vejo-o muitas vezes nas plantas e nos vidros . a crise de algas ele resolveu em 4 dias, só não comia muitas algas do musgo de java, mas acho que o pleco gosta mais de plantas de plástico do que naturais, pois eu tenho tres de plastico para fazerem sombra pras coris, pois as naturais são ainda um pouco pequenas, excepto o feto de java.

digo isto, pq quando pus o pleco no aqua durante a crise de algas, as algas desapareceram primeiro das plantas de plástico.

Só juntando pleco e discos é que sei, não é?

 

Um abraço

 

Duarte :evil:

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os plecos comem mais facilemte as algas das plantas de folha larga pois precisam de fazer ventosa para as chuparem. É por isso que podem incomodar os discus. E normal ele não ter comido as algas do musgo pois não tem possibilidade disso.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho um Pleco com 10cm que para além de me comer as partes mais tenras das cabombas e Valisnérias, também me dezenterrou uma Anúbia e comeu-lhe a raís! :evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!!

 

Acabei de recolher estas fotos:

 

pleco1.jpg

 

pleco2.jpg

 

pleco3.jpg

 

Não foi nada de preocupante pois os Discus rapidamente se libertavam do pleco e ele não ia atrás.

Contudo, se ele começar agora com esta tendência vou ter de me livrar dele pois como já disse em cima desconfio que a causa de um disco me ter saltado do aquário durante a noite tenha sido um pleco.

 

Abraços!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais