Voces Teem A Mesma Opiniao?


joe faria

Recommended Posts

Ola,

 

Comecei o bichinho da aquariofilia quando tinha cerca de 10 anos... todo o tempo livre que tinha passava-o numa lojinha de animais, a admirar os peixinhos que o Sr Manuel tinha na loja, fazendo perguntas e tentando convencer os meus pais a darem-me um aquario.

 

Todos os folhetos informativos da Sera, Tetra e JBL disponiveis apanhava-os todos... Folhetos esses que ainda mantenho com muito gosto.

 

Fui crescendo e fui comprando livros... actualmente tenho 15 livros sobre o assunto e mais de 80 revistas.

 

Nao querendo fazer publicidade a entidades mensalmente compro e quando disponivel:

Tropical Fish Hobbyist

Bioaquaria

 

Nos tempos em que fui emigrante no Reino Unido:

Practical Fishkeeping

Tropical Fish

Tropical Fish Hobbyist

 

Livros e deixando referencia para alguns:

 

Setting up a Tropical Aquarium week by week - Stuart Thraves

Encyclopedia of Aquarium Plants - Peter Hiscock

Ecology of the Planted Aquarium - Diana Walstad

Encyclopedia of Exotic Tropical Fish - Glen S. Axelrod & Brian M. Scott

Aquarium Plant Paradise - Takashi Amano

Nature Aquarium World I - Takashi Amano

Nature Aquarium World II - Takashi Amano

Nature Aquarium World III - Takashi Amano

Guia dos Peixes Tropicais - Dick Mills

ABC do Aquario - Peter Stadelmann

Segredos da Natureza Peixes de Aquario - Dick Mills

Guia do Aquario - Brian Ward

O Grande Livro do Aquario - Peter W. Scott

Freshwater Aquarium Fish - Geoff Rogers & Nick Fletcher

 

Sou rapaz novo, mas prefiro quanto a muito, uma boa leitura num livro ou revista... em relacao a net.

E voces?

 

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prefiro os livros para informação.

Alguns sites e fórums na net, para fotos.

Informação na net é cada um diz o que quer. Não confio.

O livro vai ser sempre o que mais confio.

 

;)

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na net há muitos disparates (facto provado pelo facto de eu estar aqui a mandar bitaites)

 

Gosto de livros, porque se forem bons dão informação completa e correcta.

 

O primeiro livro que eu li de aquariofilia é um livro clássico dos anos 70/80, alemão, que se chama qualquer coisa como "100 segredos para aquariofilistas", e que é fantástico. Claro que tem muita coisa desactualizada, porque o conhecimento da altura era outro. Mas os fundamentos estão todos lá! Muitas das perguntas e dúvidas que vejo aqui estão lá respondidas, eu diria uns bons 80% se não contarmos as coisas tecnológicas sobre balastros electrónicos e filtros UV.

 

Depois li de fio a pavio

 

Tropical Fishlopaedia: A Complete Guide to Fish Care

by Mary Bailey

 

que é a mesma coisa, mas actualizado. Muito bom! Praticamente não tem fotos, é mesmo conhecimento e mais nada.

 

Para ter as fotos dos bichinhos comprei o

 

Dr. Axelrod's Atlas of Freshwater Aquarium Fishes

by Glen S. Axelrod, Herbert R. Axelrod, Warren E. Burgess

 

Tenho mais uns quantos mas menos importantes

 

A net, fica para tirar dúvidas e conversar um bocadinho! E actualizar conhecimentos.

 

No fundo, são as duas coisas importantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que está em desuso é as pessoas informarem-se antes de se iniciarem neste caso na aquariofilia, mesmo com acesso há informação é mais fácil os outros procurarem (em alguns casos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O problema dos livros não é só ficarem desactualizados em pouco tempo, se formos a ver, grande parte dos e-books que por aí circulam são de 1980, onde o conhecimento era outro tal como as técnicas, mas também de haver poucos livros em português, é muito mais fácil encontrar livros em inglês e quem realmente quiser tem duas opções, ou aprende inglês ou então fica anos há espera de uma tradução. Na internet também se passa muito má informação, têm razão quando dizem que cada um diz o que quer, mas também há boa informação, só é preciso saber procurar.

Editado por barros.rodolfo
tiagodovale2dbdjpgej2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o crescente interesse na net e na leitura fácil,hoje em dia e na geração da minha idade e mais jovem,há um desinteresse inquietante pela leitura,descurando a grande importância que ler um simples livro tem.

 

Sou um devorador de livros,todos os dias durmo menos umas 3/4 horas porque as passo a ler na cama.

 

Agora livros de aquariofilia não tenho nem um que seja,é engraçado...Li um que trouxe da biblioteca um dia.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Ola,

 

Comecei o bichinho da aquariofilia quando tinha cerca de 10 anos... todo o tempo livre que tinha passava-o numa lojinha de animais, a admirar os peixinhos que o Sr Manuel tinha na loja, fazendo perguntas e tentando convencer os meus pais a darem-me um aquario.

(...)

Sou rapaz novo, mas prefiro quanto a muito, uma boa leitura num livro ou revista... em relacao a net.

E voces?

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

Boa Noite , estava aqui ás voltas e chamou-me a atençao seres da Trofa , somos quase vizinhos eu moro em Vermoim na Maia e vou muitas vezes a S. Romão . Também tenho essa paixão para alem de gostar de peixinhos também devoro os livros que posso . Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas José Faria,

 

Estou interessado neste dois livros:

 

Guia do Aquario - Brian Ward

O Grande Livro do Aquario - Peter W. Scott

 

Lembras-te onde os compraste? Na internet não encontro nenhuma indicação de como os adquirir.

 

Cumps.

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Faria,

 

Estou interessado neste dois livros:

 

Guia do Aquario - Brian Ward

O Grande Livro do Aquario - Peter W. Scott

 

Lembras-te onde os compraste? Na internet não encontro nenhuma indicação de como os adquirir.

 

Cumps.

Nuno

 

Comprei o "Guia do Aquário" numa Bertand.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ser jovem nunca ter sido levado muito para a leitura de livros, em relação à aquáriofilia gosto de ler em livros. recolho muita informação dos livros. Na internet é mais para retirar duvidas que não vêm em livros, como por exemplo experiencia, etc. para estar "junto" de pessoas do mesmo mundo "aquariofilo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando era mais novato estava sempre a ir à biblioteca municipal buscar livros e 90% desses livros eram sobre peixes. Desde livros de plantas a livros de guppies, tudo, cheguei a ler alguns umas quantas vezes. Tambem penso que para isso contribuia o facto de ainda não ter internet em casa mas nos pc´s da biblioteca tambem era sempre a ver coisas sobre peixes. Bons tempos, não sou muito dado à leitura, apenas leio os livros que tenho que ler em português mas aqueles lia sem qualquer tipo de problema e podia passar o dia inteiro a ler sempre com o mesmo gozo e aprendendo cada vez mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...