Casal De Bettas Desavindo


ricabatista

Recommended Posts

Maus Caros

 

Tenho um aqua de 50 l com plantas e introduzi um casal de bettas e outro de coridosras. O Betta macho está constantemente a perseguir a fêmea, não a pode ver à frente que avança logo contra ela. Esta esconde-se ente as plantas. Será que há alguma possibilidade de eles atinarem os dois? Ou devo tirar um deles do aquário. Sou novato na aquarófilia ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também não conhecia muito os bettas quandot ive um casal, a rapariga entrou em depressão e morreu... melhor desapareceu, não cheguei a encontrar o rasto dela, o macho também andava sempre doido atrás dela.. acho melhor separa-los!

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

uma femea so ..e pouco pois o macho ta constantemente a querer brincadeiras com ela banana rock

e isso vai causar stress e desgaste na femea.(e umas mordidelas)

deverias ter no minimo 3 femeas com o macho.

pois assim nunca ira atras da mesma .

agora so uma ate a pode matar.

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Para começar deixa-te dar as boas vindas a este "nosso" fórum!

 

Bem, creio que para começar neste hobbie começas-te um pouco pelo meio (acho eu), porque partiste do princípio que basta adquirir um casal de uma expécie qualquer para eles começarem logo a procriar.

Na maior parte das espécies é mais ou menos isso que acontece, mas no caso dos Bettas não é bem assim.

 

Eu poderia ficar aqui a explicar-te o melhor que possa sobre Bettas, o seu acondicionamento alimentação e reprodução, mas acho que com estes link's ficas bastante elucidado, caso os leias, claro.

 

APBettas

 

Betta Madeira

 

Faq's

 

Para além de procurares aqui neste sub-fórum, tens bastante informação de muita gente que ao longo dos anos aqui foi deixando a sua experiência, não custa nada ler.

 

Espero que tenha ajudado

Cumps

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Fiquei fascinado com os Bettas e acabei por não lhes resistir. Mas não sei onde estava com a cabeça quando pensei num casal. A ideia, era para o macho ter companhia pois sei que a procriação é difícil e podie vir a ser um problema.

 

Entre eles, a coisa mudou, ela agora vai ter com e ele enrosca-se nele a rodopiarem, quando desfazem o enlace, ela sai como se ficasse a boiar anestesiada, depois volta a nadar e tudo acontece de novo. Obrigado pelos links. Vou ler!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Fiquei fascinado com os Bettas e acabei por não lhes resistir. Mas não sei onde estava com a cabeça quando pensei num casal. A ideia, era para o macho ter companhia pois sei que a procriação é difícil e podie vir a ser um problema.

 

Entre eles, a coisa mudou, ela agora vai ter com e ele enrosca-se nele a rodopiarem, quando desfazem o enlace, ela sai como se ficasse a boiar anestesiada, depois volta a nadar e tudo acontece de novo. Obrigado pelos links. Vou ler!

 

 

 

por acaso nao tens bolhinhas no topo da agua do aqua?

 

e que esse rodopiar e o acto de reproduçao deles hehe

normalmente faz a desova nesse acto segundo me consta

 

nao tenho experiença a nivel de reproduçao de bettas.

mas por o que ja vi penso que nao estou enganado..se tiver que me corrijam.

 

obrigado

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já não tenho dúvida estão mesmo a procriar. É igualzinho ao que tinha visto num vídeo. Depois de ela sair de beira dele, quase desmaiada e a boiar começa a largar ovos e ele apanha-os com a boca e vai pô-los à vbeira de umas bolhinhas que tem num dos cantos. Incrível! O que é que eu faço ...?!

Estava a pensar fazer uma TAP hoje e já nem sei se deva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já não tenho dúvida estão mesmo a procriar. É igualzinho ao que tinha visto num vídeo. Depois de ela sair de beira dele, quase desmaiada e a boiar começa a largar ovos e ele apanha-os com a boca e vai pô-los à vbeira de umas bolhinhas que tem num dos cantos. Incrível! O que é que eu faço ...?!

Estava a pensar fazer uma TAP hoje e já nem sei se deva.

 

 

e como eu disse nao tenho experiença na reproduçao dos bettas.

mas por aqui no forum deves ter alguns topicos com os procedimentos que deves ter.

por o que eu penso ,,ja nao me lembro bem acho que em principio os pais nao os vao comer.acho que o perigo vem sim de outros peixes que possas ter no aqua. esses sim podem comer os ovos.

 

vai ate a cena dos bettas..la ves como deves fazer.

 

um abraço e boa sorte banana rock

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já não tenho dúvida estão mesmo a procriar. É igualzinho ao que tinha visto num vídeo. Depois de ela sair de beira dele, quase desmaiada e a boiar começa a largar ovos e ele apanha-os com a boca e vai pô-los à vbeira de umas bolhinhas que tem num dos cantos. Incrível! O que é que eu faço ...?!

Estava a pensar fazer uma TAP hoje e já nem sei se deva.

 

 

Olá

Agora é só esperar que a femea pare de desovar, demora +-2 horas após o inicio (isto varia de casal para casal). Notas logo uma mudança de comportamento no macho que a volta a perseguir como no inicio. Nesta fase retiras a femea e deixas o macho com o ninho e os ovos.

Boa sorte

Cump

 

Obs.: o titulo do post está errado. Devia ser "Casal de Bettas a safar-se" surprised:popcorn:

Editado por antlou
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheh

agora tem calma. pesquisa um pouco .

por o que eu ja vi ,podes ir esquecendo o tpa :popcorn:

acho tambem que deves fazer com que nao haja corrente de agua ..

 

o melhor mesmo e teres calma e ires pesquisar bem sobre isso .

ou entao pode ser que alguem experiente na reproduçao de bettas te diga como deves fazer as coisas.

 

 

espero que te tenha ajudado

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!

Hoje de manhã lá estava o macho de plantão a proteger as bolhinhas que são cada vez mais. Estou mortinho por chegar a casa e ver como está. Acho que vou utilizar o meu "método" até agora. Não fazer nada e esperar ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que te vais dar mal, mas ainda assim tu é que sabes.

O mais certo é o macho perseguir a fêmea por tudo quanto é sítio, esquecendo-se de cuidar dos ovos nessa fase, o que é mais importante, já que eles necessitam constantemente de atenção quer quando são ainda ovos (oxigenação), quer quando eclodirem sendo aí o trabalho muito mais intenso devido ao facto de eles estarem a cair constantemente do ninho e o macho a tentar coloca-los de volta.

Junta a isto um aquario pelo que me parece com uma coluna de água bastante elevada, mais a fêmea, mais os alevins a cair, isto para algum lado vai dar torto (tenho a impressão que será para o lado dos alevins), mas ainda assim tu é que sabes.

Quem avisa teu amigo é, e não podemos estar todos errados (ou certos).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rchoças,

 

Obrigado pelos teus conselhos. Não pretendo acertar em nada antes pelo contrário. Sou completamente inexperiente e quando adquiri um casal de Bettas foi a pensar que a reprodução seria quase impossível e logo ao terceiro dia acontece-me isto. Para falar a sério , estou num dilema, não queria nem terei condições para mais peixes bettas, embora esteja a admirar o fenómeno da reprodução e me sinta seu responsável, também.

 

Ora bem, para onde é que eu tiro a fêmea se eu só tenho um aquário? Ela aguenta a temperatura ambiente?

 

Neste momento é como dizes, o macho está sempre à beira do ninho e não deixa ninguém aproximar. Vai recolocando os ovos que caiem, de facto. E perseguindo a fêmea de vez em quando, é verdade. Ele parece muito bem preparado para a função, eu é que não ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

senao me engano os bettas podem estar em aguas com 21 a 30 graus.(penso que seja assim,convem te informares melhor)

e.. tens de fazer como o nosso amigo falou ,a altura em que tens a agua e muito alta .vais ter de descer o nivel de agua no teu aqua.(talves no minimo para metade)

e essa agua que sair coloca noutro aqua, pois assim a temperatura ira ser identica ,e vai descendo lentamente.fazendo com que a betta nao sofra um choque de mudança de temperatura.

se a meteres nun sitio pequeno convem fazeres tpas (30/c)1 dia sim 1dia nao ou todos os dias consuante a sujidade em que fique a agua.

mete sempre muito pouco comer (tenta so meter aquilo que ela vai comer ,para nao ficar restos no aqua)

 

bem se nao tiver correcto que me corrijam por favor.

e tambem como ja te tinha dito ,pesquisa no forum sobre isso.

 

 

um abraço e boa sorte pos putos

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rchoças,

 

Obrigado pelos teus conselhos. Não pretendo acertar em nada antes pelo contrário. Sou completamente inexperiente e quando adquiri um casal de Bettas foi a pensar que a reprodução seria quase impossível e logo ao terceiro dia acontece-me isto. Para falar a sério , estou num dilema, não queria nem terei condições para mais peixes bettas, embora esteja a admirar o fenómeno da reprodução e me sinta seu responsável, também.

 

Ora bem, para onde é que eu tiro a fêmea se eu só tenho um aquário? Ela aguenta a temperatura ambiente?

 

Neste momento é como dizes, o macho está sempre à beira do ninho e não deixa ninguém aproximar. Vai recolocando os ovos que caiem, de facto. E perseguindo a fêmea de vez em quando, é verdade. Ele parece muito bem preparado para a função, eu é que não ...

 

Não tens nada que agradecer, eu também não sabia muito sobre bettas (e ainda não sei), antes de saber deste fórum.

Tudo o que sei aprendi aqui, com a ajuda de muita gente, isto é apenas uma maneira de eu poder retribuir.

 

Quanto ao teu problema em sí, que são vários (não tenhas receio ao princípio é sempre assim)

Para além de não teres um aquario para colocar a fêmea, não tens um outro para depois colocar o macho, findo que está o seu árduo trabalho de cuidar dos alevins, no início da sua vida. Já que despois de eclodirem, o que será dentro de algumas horas (senão foi já), e de eles começarem a nadar mais ou menos na horizontal, vais ter que retirar o macho, para ele~não os comer.

Logo aí tens dois problemas.

Depois pelo que me parece, não tens comida pronta para os alevins, o que é muito importante para eles sobreviverem (microvermes, nauplios de artémia salina, infusórios, etc)

 

Realmente existe quem coloque os seus Bettas a temperaturas ambiente, eu desaconselho, já que os Bettas são peixes pecilotérmicos, ou seja de sangue frio e quanto mais alta for a temperatura da água, mais alto será o seu metabolismo.

Logo a temperatura ideal, ronda os 23º a 28º, mais alto do que isso serve apenas como complemento para qualquer tratamento, mais baixo e o peixe parecerá quase morto sem vivassidade.

 

Como podes er a reprodução de Bettas não é em sí difícil apenas requer algum conhecimento.

 

P.S. Desculpa o testamento.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado, desculpa insistir no agradecimento, mas eu como iniciante na aquariofilia só tenho é de agradecer. É como eu disse eu nem pensei a sério na reprodução, pensei numa companhia da mesma espécie.O meu aqua dá para 49l, mas com uma pedra, tronco e algumas plantas terá cerca de 40l. A água está a 25 e o aqua é tapado. Luz de 15 w de 12 em 12h.

Acho que fiz mal em começar pelos Betta dado que são demasiado territorialisttas. Eu queria era uns peixinhso todos a nadar em paz e harmonia. Tinha pensado nos guppy mas desaconselharam-me. Agora, nem sei se introduza mais uma fêmea ou se retire a que tenho e deixe o macho sozinho. Tendo em conta que ainda queria introduzir mais alguns peixes. Alguma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de fazer o report: já passaram mais de 48h depois do acasalmento. O ninho de bolhas e o macho está lá sempre de plantão a arranjar aquilo e recolocar os ovos que caiem (por quanto tempo?) - já estou convencido de que não vai dar nada. Mas o macho continua lá ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Tinha pensado nos guppy mas desaconselharam-me. Agora, nem sei se introduza mais uma fêmea ou se retire a que tenho e deixe o macho sozinho. Tendo em conta que ainda queria introduzir mais alguns peixes. Alguma sugestão?

 

 

Olá

Agora é a minha vez de "desenconselhar" não coloques mais nenhuma femea e se os dois "aguentaram-se" juntos no processo antes/durante/ depois do acasalamento deixa-os estar. MAs vigia-os...

 

"já estou convencido de que não vai dar nada. Mas o macho continua lá ..."

O nascimento acontece +- 48 horas depois da postura.

 

Eu se fosse a ti (dado que as condições não são as melhores para a reprodução deles e nem estavas preparado) apreciava ao maximo o que estava acontecer: a dedicação do macho aos ovos, a continua construção do ninho, etc.

O que vier por acrescimo....é bem vindo ! :) nem que seja o "bichinho" dos bettas :cool2:

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antlou,

 

Antes de mais, obrigado pelo desaconselho :puppydogeyes: , é sempre bom ouvir quem é muito mais experiente nesta arte.

Mas se eu estava indeciso entre tirar a fêmea que tenho ou colocar outra, agora junta-se a hipótese que tu me sugeres.

Porque razão não me aconselhas a pôr outra fêmea se tenho lido que com mais do que uma o macho não as persegue tanto?

Eu só posso ver o aquário à noite, durante a semana. O macho continua de plantão junto ao ninho e a compor-lo. Quando a fêmea está por perto ele persegue-a. Mas ela é mais rápida e como tenho plantas tem onde se esconder. Mas de vez em quando é cada cabeçada.

Além do casal de Bettas tinha outro casal de corydoras. Tinha porque ontem morreu a fêmea. Depois disso reparo que a corydora macho está agora a ser perseguida pela betta fêmea (deve ser para se vingar da perseguição do betta macho) e o betta macho também o faz agora. Estou com medo que este corydora também morra embora ele pareça safar-se muito bem sendo muito mais rápido que os perseguidores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Os bettas são peixes territoriais tanto as femeas como os machos. Como é lógico os machos são mais qdo começa a reprodução ( e até antes..alguns :cry: ) Se tu pões outra femea tanto a femea como o macho vão perseguir a "intrusa". Se quizeres ir por ai,tens que alterar a decoração do aquario para establecerem novos territorios. Depois vai se formar uma escala:1º o macho (em principio... :rolleyes: ),2º a femea dominante e em 3º a outra femea. Já sabes quem leva mais é a 2ª e depois a 3ª de todos ! chainsaw

Em relação a cory, eu pessoalmente nunca tive sorte ao juntar as duas especies...

Na minha opinião se a femea sobreviveu até agora eu não alterava nada. Dificil é ter um casal que se "entenda" e não chegue a um ponto em que se tenha de separar os dois.

Só se fosse a cory e colocava se pudesse mais plantas. Há um membro do forum consegue manter o casal junto e a reproduzir.Por isso não é uma "missão impossivel" :smile2:

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antlou,

 

Obrigado pela resposta. De facto, não queria que o meu aquário se tornasse num filme de perseguições entre peixes constante, mas é o quem acontecido. A ideia da segunda fêmea era a ver se o macho deixava a primeira em paz. Mas vou esperar que passe esta fase da reprodução. Cá para mim, que sou leigo, ele vai ficar sempre debaixo do ninho de bolhinhas à espera dos filhos que nunca vão chegar. :rolleyes:

Quanto às corys, também, não estava a pensar em reprodução mas em companhia. Na info que pesquisei diz que são peixes de cardume e portanto acho que não devia manter a minha cory macho sozinha uma vez que a fêmea já morreu :cry: e ainda por cima a ser perseguida pelo casal de Bettas a toda hora. Não morrerá de stress?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antlou,

 

Obrigado pela resposta. De facto, não queria que o meu aquário se tornasse num filme de perseguições entre peixes constante, mas é o quem acontecido. A ideia da segunda fêmea era a ver se o macho deixava a primeira em paz. Mas vou esperar que passe esta fase da reprodução. Cá para mim, que sou leigo, ele vai ficar sempre debaixo do ninho de bolhinhas à espera dos filhos que nunca vão chegar. :rolleyes:

Quanto às corys, também, não estava a pensar em reprodução mas em companhia. Na info que pesquisei diz que são peixes de cardume e portanto acho que não devia manter a minha cory macho sozinha uma vez que a fêmea já morreu :cry: e ainda por cima a ser perseguida pelo casal de Bettas a toda hora. Não morrerá de stress?

 

Muito provavelmente a corry não pode estar muito segura !! tens filtro nesse teu aquário ? tens que ter em atenção a oxigenação, eu tentei colocar octos num aquário de bettas sem filtro o que aconteceu é que passadas horas os octos tinham morrido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José Garcia,

 

Tenho um filtro que já vinha com o aquário, com esponja, que julgo ser fraquito e que está ligado.

O que posso fazer para salvaguardar a cory?

Grato.

 

Se o Betta andar a perseguir a corry é criares esconderijos de mameira que a corry se consigua defender dos ataques do Betta .

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais