Blyxa A Crescer...mas Amarela...


commendatore

Recommended Posts

Boas. Tenho blyxas à cerca de 2 meses. Estavam lindas. Verdes e têm mantido o crescimento, mas agora estão a dar rebentos amarelos!

Perderam o verde e as folhas estão frágeis e finas.

 

Faço injecção caseira de Co2 e tenho cerca de 0,9W/l

Não tenho substrato fértil. É areão negro com as "7 bolas da JBL"

 

Será que é falta de Ferro?

Esta planta absorve os nutrientes pelas folhas certo?

 

Se sim, o melhor é um fertilizante líquido em vez das pastilhas de ferro junto à raiz...

 

Espero que me possam dar umas luzes.

Mantenho uma série de plantas, mas esta está a deixar-me um bocado despaontado e não queria que morressem.

 

 

Abraços a todos.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém me pode ajudar?

 

Sugestões para marcas de fertilizanrtes?

experiências? Possíveis causas para o amarelecimento da planta?

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... não compreendo o porquê de tanto silèncio após 50 visualizações deste tópico.

 

Peço à moderaçao que o apague então visto não servir para nada.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... não compreendo o porquê de tanto silèncio após 50 visualizações deste tópico.

 

Peço à moderaçao que o apague então visto não servir para nada.

Calma amigo,por certo as 50 pessoas que viram o tópico não tinham como te ajudar.

 

Regressando ao tópico. As plantas precisam de nutrientes,e absorvem-nos quer pelas raizes,quer pelas folhas.Um substrato fértil é importante visto que dá o ''boost'' inicial que as plantas precisam para ficarem saudáveis,e um aqua com plantas saudáveis é menos propenso a algas.

 

Não tens um substrato fértil,mas tens as bolas,o que já não é mau. Agora tens de começar a fertilizar na coluna de água.As plantas precisam de Macro nutrientes - Potassio (K) ; Nitrogénio (N) ; Fósforo (P), Macro nutrientes secundários - Magnésio(Mg) ; Calcio(Ca) e Micro nutrientes,sendo Ferro(Fe) o principal e uma data de outros que vêm todos juntos.

 

Potássio (K)- de Compra na farmacia Cloreto de Potassio e dissolve 200gr em 1L de água destilada.Cada 1ml desta solução aumenta o K em 1ppm por cada 100L de água do aquário. O nivel ideal de K é 20 a 30ppm. Para teres uma ideia eu coloco 10ml/dia no meu aqua 112L, densamente plantado c/ injecção de CO2 e 110W de luz.

 

Nitrato (NO3)- O aqua produz naturalmente este nutriente através da transformação da Amonia por parte das bactérias,arranja testes de modo a perceberes se precisas ou não de fertilizar com Nitrogénio (N).Caso precises tens de ir a uma loja especializada comprar este fertilizante.Segue as instruções e se através dos testes vires que precisas de aumentar a dose fá-lo.

 

Fosfato (PO4)- O aqua também o produz naturalmente através da comida que damos aos peixes.Teste também essencial. Caso precises de fertilizar dissolve 100gr de Fosfato Mono-Potassico (KH2PO4) em 700ml de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o PO4.O nivel ideal de PO4 é 0.5 a 1ppm.Caso não arranjes na farmacia vai a uma loja especializada e compra Fósforo (P).

 

Ferro (Fe) - O Ferro deve ser fertilizado individualmente e diariamente. Tens mesmo de ir a uma loja e arranjar Ferro,há muitas marcas.Segue a indicação da embalagem e se vires que é necessário mais aumenta.O nivel ideal é entre 0.25 a 0.70ppm.

 

Micros - Num daqueles fertilizantes comuns,de fertilização semanal encontras os Micros que necessitas. Ou então procura fertilizante de elementos traço-Segue as indicações à risca.Vê se contem Magnésio,caso não tenha:

 

Magnésio(Mg) - Arranja na farmacia sulfato de Magnésio(MgSo4+7h2O). Dissolve 100gr em 350ml de água.Cada 1ml desta solução aumenta em 0.30ppm +- por cada 100L de água do aqua.

 

Calcio (Ca) - Se vires que a tua água não tem muito calcio compra ''Decalcit'' na farmacia.Lá dentro vem uma colher,cheia trata 500L/semana.

 

Basicamente as plantas só permanecerão belas e viçosas se tiverem todos os nutrientes que precisam,e uma fonte e carbono(CO2). Os Nitratos e os Fosfatos o aqua produz naturalmente (ou não),e o Magnésio e o Cálcio estão presentes na água da torneira(embora possa haver carências se não fertilizarmos)

 

O Potassio,Ferro e Micros temos mesmo de fertilizar.N e P só se for necessário.Mg individual se não vier nos Micros e Ca por mera prevenção.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Acho que o facto de não teres substrato fertil não é o motivo! eu tenho akadama que é quase inerte e tenho Co2 e fertilizo com ferro( de momento nao tenho mais nada). Tenho blixas que já vieram com algas , e ela agora tá a criar novos rebentos com folhinhas bem verdes! secalhar será mesmo do ferro não? abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma amigo,por certo as 50 pessoas que viram o tópico não tinham como te ajudar.

 

Regressando ao tópico. As plantas precisam de nutrientes,e absorvem-nos quer pelas raizes,quer pelas folhas.Um substrato fértil é importante visto que dá o ''boost'' inicial que as plantas precisam para ficarem saudáveis,e um aqua com plantas saudáveis é menos propenso a algas.

 

Não tens um substrato fértil,mas tens as bolas,o que já não é mau. Agora tens de começar a fertilizar na coluna de água.As plantas precisam de Macro nutrientes - Potassio (K) ; Nitrogénio (N) ; Fósforo (P), Macro nutrientes secundários - Magnésio(Mg) ; Calcio(Ca) e Micro nutrientes,sendo Ferro(Fe) o principal e uma data de outros que vêm todos juntos.

 

Potássio (K)- de Compra na farmacia Cloreto de Potassio e dissolve 200gr em 1L de água destilada.Cada 1ml desta solução aumenta o K em 1ppm por cada 100L de água do aquário. O nivel ideal de K é 20 a 30ppm. Para teres uma ideia eu coloco 10ml/dia no meu aqua 112L, densamente plantado c/ injecção de CO2 e 110W de luz.

 

Nitrato (NO3)- O aqua produz naturalmente este nutriente através da transformação da Amonia por parte das bactérias,arranja testes de modo a perceberes se precisas ou não de fertilizar com Nitrogénio (N).Caso precises tens de ir a uma loja especializada comprar este fertilizante.Segue as instruções e se através dos testes vires que precisas de aumentar a dose fá-lo.

 

Fosfato (PO4)- O aqua também o produz naturalmente através da comida que damos aos peixes.Teste também essencial. Caso precises de fertilizar dissolve 100gr de Fosfato Mono-Potassico (KH2PO4) em 700ml de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o PO4.O nivel ideal de PO4 é 0.5 a 1ppm.Caso não arranjes na farmacia vai a uma loja especializada e compra Fósforo (P).

 

Ferro (Fe) - O Ferro deve ser fertilizado individualmente e diariamente. Tens mesmo de ir a uma loja e arranjar Ferro,há muitas marcas.Segue a indicação da embalagem e se vires que é necessário mais aumenta.O nivel ideal é entre 0.25 a 0.70ppm.

 

Micros - Num daqueles fertilizantes comuns,de fertilização semanal encontras os Micros que necessitas. Ou então procura fertilizante de elementos traço-Segue as indicações à risca.Vê se contem Magnésio,caso não tenha:

 

Magnésio(Mg) - Arranja na farmacia sulfato de Magnésio(MgSo4+7h2O). Dissolve 100gr em 350ml de água.Cada 1ml desta solução aumenta em 0.30ppm +- por cada 100L de água do aqua.

 

Calcio (Ca) - Se vires que a tua água não tem muito calcio compra ''Decalcit'' na farmacia.Lá dentro vem uma colher,cheia trata 500L/semana.

 

Basicamente as plantas só permanecerão belas e viçosas se tiverem todos os nutrientes que precisam,e uma fonte e carbono(CO2). Os Nitratos e os Fosfatos o aqua produz naturalmente (ou não),e o Magnésio e o Cálcio estão presentes na água da torneira(embora possa haver carências se não fertilizarmos)

 

O Potassio,Ferro e Micros temos mesmo de fertilizar.N e P só se for necessário.Mg individual se não vier nos Micros e Ca por mera prevenção.

 

 

 

Boas pessoal,

 

Grande tutorial Zogli ! :wub:

 

 

Assim sem grandes cálculos, diria que a planta carece de micros.. é simples: se a planta continua a crescer mas amarela significará numa primeira impressão que tem P e K para consumir (macros responsáveis pela formação da estrutura da planta); o amarelado será assim sintoma de falta de micros, responsáveis pela fotossíntese e processamento de alguns macros. Caso seja este o caso, e a planta careça de micros tipo Mg e Ca, poderás ver na parte interna das folhas das plantas pequenas manchas brancas que são precisamente acumulações destes dois nutrientes, resultantes de um processo chamado descalcificação biogénica - isto é facilmente entendido se pensarmos que em caso de escassez destes nutrientes, a planta vai buscá-los directamente à àgua, reduzindo assim a sua dureza total (GH), quer a sua dureza em carbonatos de cálcio (KH).

 

Se não tens grande experiência com pózinhos e fertilizações em separado, controlando as doses dos nutrientes em PPM´s, arranja micros líquidos nutrafin ou sera e faz por manter as concentrações aproximadas recomendadas dos nutrientes - 0,5 mg/L para o ferro, por exemplo.

 

Espero ter auxiliado em algo

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.... eu apenas uso ferro da JBL, bolas de adubo da JBL, e co2 caseiro....

td ok com as plantas !

apenas noto q elas crescem mais lentamente do q as dos aquas de amigos meus q têm sistema de co2 a serio.....

o resto dos parametros nao controlo. mas num futuro proximo espero vir a controlar qd tiver possibilidades....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos e a ti Zogli em particular.

Já me tinha apercebido que és o salvador aqui da malta que tem poucos ou nenhums (no meu caso) em fertilização e química.

 

Obrigado pela ajuda.

Estive a medir os parâmetros para os quais tenho testes.

 

É um aquário com Discus e cardinais bem como a habitual equipa de limpeza.

 

pH = 6,8

NH3/NH4 Amónia = 0mg/L

NO2 <0,1 acho mesmo estar a zero.

 

O Kh e o Gh irei medir amanhã

 

Não tenho teste nem de Po4 nem de nitratos.

Apenas o de nitritos que já indiquei em cima.

 

Vou ver se trato de ir à farmácia comprar o que me indicaste.

 

A ver se hoje ou amanhã ainda coloco algumas fotos do meu aquário.

 

 

Obrigado a todos pelas respostas.

Abraços.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sem grandes cálculos, diria que a planta carece de micros.. é simples: se a planta continua a crescer mas amarela significará numa primeira impressão que tem P e K para consumir (macros responsáveis pela formação da estrutura da planta); o amarelado será assim sintoma de falta de micros,

Apesar de o teu raciocínio ser correcto,não tenho a mesma opinião. Porque pelo que percebi,a única fertilização que as plantas têm actualmente são as bolas da JBL,que são constituidas principalmente por Micro-nutrientes.

 

Se ele não ferteliza com Potássio,eu penso as plantas devem estar sobretudo com falta deste nutriente,e de Ferro também.

 

Se ele não faz tpa's semanais,as plantas podem estar carentes de Magnésio e Cálcio,mas por outro lado se ele as faz,uma tpa por semana pode ser o suficiente para minimamente as plantas não necessitarem urgentemente destes 2 Macros secundários.

 

Existem 2 tipos de fertilização: a semanal e a diária. A semanal muitas das vezes apenas consegue fazer a manutenção minima das plantas em aquários de metabolismo lento,de modo a que elas não morram (o que muitas das vezes não acontece e morrem mesmo).Pois este tipo de fertilização geralmente é feita com fertilizantes que têm muitos micros,mas pouco Potassio e pouco Ferro.Também não têm Nitrogénio nem Fosforo,mas isso é outra história.

 

Depois há a fertilização diaria,esta com uma margem de erro menor,as plantas têm todo um leque de nutrientes para crescer e fazer a sua multiplicação.Com luz suficiente e CO2 os resultados serão melhores,com plantas mais sadias,simplesmente porque não lhes falta nada. As doses é que variam de acordo com o aquário em questão e o tipo/quantidade de plantas envolvidas,para não haver sobras.

 

Não custa nada:Potassio e Ferro diariamente e Micros(Magnésio incluido) semanalmente. Depois o Nitrogénio e o Fósforo só quando houver testes que nos dêem total segurança.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de o teu raciocínio ser correcto,não tenho a mesma opinião. Porque pelo que percebi,a única fertilização que as plantas têm actualmente são as bolas da JBL,que são constituidas principalmente por Micro-nutrientes.

 

Se ele não ferteliza com Potássio,eu penso as plantas devem estar sobretudo com falta deste nutriente,e de Ferro também.

 

Se ele não faz tpa's semanais,as plantas podem estar carentes de Magnésio e Cálcio,mas por outro lado se ele as faz,uma tpa por semana pode ser o suficiente para minimamente as plantas não necessitarem urgentemente destes 2 Macros secundários.

 

Existem 2 tipos de fertilização: a semanal e a diária. A semanal muitas das vezes apenas consegue fazer a manutenção minima das plantas em aquários de metabolismo lento,de modo a que elas não morram (o que muitas das vezes não acontece e morrem mesmo).Pois este tipo de fertilização geralmente é feita com fertilizantes que têm muitos micros,mas pouco Potassio e pouco Ferro.Também não têm Nitrogénio nem Fosforo,mas isso é outra história.

 

Depois há a fertilização diaria,esta com uma margem de erro menor,as plantas têm todo um leque de nutrientes para crescer e fazer a sua multiplicação.Com luz suficiente e CO2 os resultados serão melhores,com plantas mais sadias,simplesmente porque não lhes falta nada. As doses é que variam de acordo com o aquário em questão e o tipo/quantidade de plantas envolvidas,para não haver sobras.

 

Não custa nada:Potassio e Ferro diariamente e Micros(Magnésio incluido) semanalmente. Depois o Nitrogénio e o Fósforo só quando houver testes que nos dêem total segurança.

 

 

 

 

Boas. estou a elaborar um tópico na secção de fotos onde irei colocar o meu setup bem como algumas fotos ( as possiveis ) e onde irei dizer como faço a manutenção nomeadamente as TPA´s.

Passem por lá. Talvez possam esclarecer-se melhor bem como a mim.

Uma vez mais obrigado pela ajuda.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As blyxas com excelente luz até avermelhadas ficam...

 

Mas sem testes...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As blyxas com excelente luz até avermelhadas ficam...

 

Mas sem testes...

 

Exacto Ricardo. Eu tenho uns 2´pés num áqua pequeno de 18 litros com uma lampada de 11w Pll.

Os rebentos novos nascem avermelhados devido a ter tanta luz. Não é por ser mais qunatidade de Watts por litro mas por ter apenas 25cm´s de altura.

Recebem muito mais luz e o perling é notório.

 

 

Vou iniciar uma fertilização cuidada para ver se há melhorias.

Abraço a todos.

 

 

JÁ AGORA: passem pela secção de Fotos e videos e comentem o meu aquário.

"Modena"

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=89630

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto Ricardo. Eu tenho uns 2´pés num áqua pequeno de 18 litros com uma lampada de 11w Pll.

Os rebentos novos nascem avermelhados devido a ter tanta luz. Não é por ser mais qunatidade de Watts por litro mas por ter apenas 25cm´s de altura.

Esse teu aqua de 18L até nem tem muita luz.Tenho um igual ao teu (20L brutos) em que tenho 30W.Em aquas pequenos a relação W/L deve ser muito maior, tipo 1.5W/L,ou mesmo 2W/L.

 

Mas se as tuas plantas se dão bem com os 11W não há razão para mudares.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais