Discus


Rui Santos

Recommended Posts

Boas,

 

Agradeço ajuda, tal como o tópico diz tenho dois Discus com as pontas das barbatanas esbranquiçadas, sem mais nenhum sinal aparente e os demais estão normais. Alguem tem uma ideia do que poderá e porque poderá ser?

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz uma TPA na segunda-feira, não tem nenhuma matéria filtrante nova e os testes estão bem (nitritos, amónia) o Ph está um pouco acima de 7,2. Não tenho os testes de Gh nem kh.

 

A avaliar pelo PH, a agua está um pouco dura, eu tentava amaciar um pouco a agua com turfa.

 

cump.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SeaL e vitorfranco, pelas vossas respostas era o que eu suspeitava! No que diz respeito às TPA faço dia sim dia não 45l (aqua: 120x50x70 = 370l reais), há dias que falho mas no mínimo duas TPA por semana.

Portanto concordo na má qualidade da água (para Discus) no que diz respeito à dureza.

Muito obrigado pelas dicas!

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SeaL e vitorfranco, pelas vossas respostas era o que eu suspeitava! No que diz respeito às TPA faço dia sim dia não 45l (aqua: 120x50x70 = 370l reais), há dias que falho mas no mínimo duas TPA por semana.

Portanto concordo na má qualidade da água (para Discus) no que diz respeito à dureza.

Muito obrigado pelas dicas!

Cumprimentos

 

TPA's dia sim dia não só podes fazer no caso de teres agua pré tratada, caso contrario nunca consegues ter os niveis da agua estabilizados.

Eu tenho um aqua de 400 litros e apenas faço TPA's uma vez por semana com dois jerricans de 25 litros cada, que encho e deixo em repouso de uma semana para outra e tenho turfa no filtro.

Assim, consigo ter o PH entre 6,6 e 6,8.

 

Cump.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só não tenho a Turfa posta por falta de tempo, vou ver se neste fim-de-semana limpo o filtro (Eheim 2028) e se ponho a Turfa. De agora em diante é que vou poder fazer menos TPA's, pois o Aquário foi montado há pouco mais de 1 mês. E não faço TPA's com águas de Osmose nem nada disso.

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto concordo na má qualidade da água (para Discus) no que diz respeito à dureza.

 

Pois eu não concordo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :(

 

Várias situações podem provocar isso....acidose, o que não me parece ou OSCILAÇÃO de ph o que, numa TPA de 10% + - é dificil de acontecer.

Falou-se aqui em Ph=7,2 e "àgua muito dura"....uma coisa não tem nada a ver com outra.

Podes obter ph de 7,2 em àgua "destilada" ou ph baixo em àgua "dura"...

....adiante....

....e quem disse que 7,2 é muito para discus....de "aviário" ??????????? :sad2:

JPM

 

Ps-> Quando falas em valores de amónia e nitritos "normais" presumo que te refiras a 0outro valor qualquer é ANORMAL!

Deverás testar o Kh e o Gh da tua Àgua, da torneira, para, pelo menos, saberes o que te sai d'el cano.

O que se gasta em testes poupa-se em peixes.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá tb ser um ataque bacteriano ou uma guerra entre Discus!

 

Pelo sim, pelo não, faz Azul de Metileno!

 

 

Concordo com o Regal. Isso deve ter sido provocado apenas por porrada com outros discus ou algum peixe que aí tenhas que lhe deu para dar umas dentadinhas.

Deixa passar uns dias a ver se melhora.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passou-se o mesmo com os meus oscares, todos os outros peixes do aqua estavam bem, mas os oscares começaram a ficar com as barbatanas brancas, depois começaram a ficar ratadas, o branco começou a cair como se apodrece se, o mais estranho é que eles comiam normalmente, andavam bem, tirando o promenor das barbatanas tudo corria ás mil maravilhas.

 

Fiz o tratamento BAKTOPUR da SERA, como bem escrito na embalagem, mas cada vez que adicionava as gotas, mudava 30% da água, e depois de acabar o tratamento andei 3 dias a fazer TPA"s, para retirar os restos do BAKTOPUR.

 

Porta-te e boa sorte !!!

Editado por P-Mota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais