Possivel carencia


Murkas

Recommended Posts

Boas,

recentemente inseri esta planta no meu aqua e como nunca a mantive antes não sei se será uma carência ou se é natural isto poder acontecer com a planta em questão...

 

O que observo é que as folhas mais novas estão a ficar um pouco amareladas, pelo que li a unica carencia que se verifica no novo crescimente e desta maneira é a carencia de ferro... (poderá ser outra coisa?), o que estranho bastante pois além de fertilizar com micros (1ml por dia, o que dá sensivelmente o dobro da dose recomendada na embalagem), ainda fertilizo diáriamente com Ferro da HA cerca de 0,5ppm.

Carências de NPK estão praticamente excluidas á partida pois fertilizo em separado cada um deles de modo a manter parametros aceitaveis (NO3:5-10ppm PO4:0,5-1,5ppm K adicino diáriamente cerca de 6 a 8 ppm).

 

Outra coisa de que me lembrei é que poderá ser a planta a caminho de avermelhar um pouco...

 

O aqua tem cerca de 25lts reais

30W 6500K

CO2 de botija

e as fertilizações são as acima descritas.

 

Segue uma foto dscn0140ir9.jpg

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas,

 

Já tive essa planta e não fui bem sucedido com ela, é uma planta bastante exigente em termos de nutrientes e luz, penso que tenha tido mais a ver com os parametros de água que tinha na altura.... adiante, atenção à fertilização de micros em excesso que pode dar origem ao aparecimento de algas!!!!

 

1 abraço

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas,

 

Já tive essa planta e não fui bem sucedido com ela, é uma planta bastante exigente em termos de nutrientes e luz, penso que tenha tido mais a ver com os parametros de água que tinha na altura.... adiante, atenção à fertilização de micros em excesso que pode dar origem ao aparecimento de algas!!!!

 

1 abraço

 

Olá indian_joe,

Até agora não tenho tido grande problema com algas... tive um surto de diatomaceas no inicio da montagem mas já está quase erradicada, bem como um incio de filamentosas que se deveu a algum desleixo da minha parte no controlo dos fosfatos... portante de momento só algumas greenspot e aquelas verdes nos vidros (não mais do que o normal).

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Só uma observação: se tiveres 10ppm de NO3, deves colocar 20ppm de K. Se colocares apenas 6 a 8 ppm é possível que o NO3 não seja assimilado pela planta na quantidade necessária à mesma. A falta de azoto deixa também as plantas amareladas!

É apenas a minha opinião!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Só uma observação: se tiveres 10ppm de NO3, deves colocar 20ppm de K. Se colocares apenas 6 a 8 ppm é possível que o NO3 não seja assimilado pela planta na quantidade necessária à mesma. A falta de azoto deixa também as plantas amareladas!

É apenas a minha opinião!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

Olá Carlos,

eu não fertilizo com 10 ppm de NO3, apens mantenho esse nível constante ou seja fertilizo com NO3 conforme seja necessario... (o que acontece aí uma ou 2 vezes por semana e nunca com mais de 5ppm)

E a seguir ás TPA's a primeira fertilização de K é com 20 ppm.

 

Já agora e não sei se o que vou dizer está totalmente correcto mas as carências de NO3 não se manifestam no crescimento novo mas si nas folhas mais velhas das plantas...

 

Obrigado pela ajuda

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Francisco!

 

Mantive essa planta durante muito tempo ( é uma planta que tenciono introduzir novamente no futuro, muito bonita). O que estás a presenciar pode, realmente, ser a mudança para o laranja/vermelho característico da planta. No entanto, na foto que colocaste, dá-me mais a sensação de ser uma carência de ferro ( palidez da folha com o feixe vascular principal bem delineado a verde mais escuro). Também pode ser da foto...

 

Em qualquer das situações, podes ( na segunda situação, deves) aumentar a fertilização de ferro.

 

Estas fotos são de uma montagem passada:

 

24.jpg

 

26.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

De facto depois de teres falado nisso fui ver com mais atenção no aqua e de facto o veio central de cada folha está verde, estando apenas o resto da folha a amarelar...

 

Pois carregue-se no ferro então a ver se a recupero e se a consigo avermelhar (bem como á rotala wallichii).

 

Obrigado pela ajuda!

 

PS: essa tua didiplis está com umas cores 5 estrelas! como tods as plantas vermelhas que costumas manter :tongue:

 

Abraço

 

PS2: Já agora aproveito para esclarecer uma dúvida. Juntamente com o aumento da dose de ferro acham que também seria de aumentar um pouco a dose de micros?

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

PS2: Já agora aproveito para esclarecer uma dúvida. Juntamente com o aumento da dose de ferro acham que também seria de aumentar um pouco a dose de micros?

 

 

Eu aumentaria apenas a dosagem de ferro e esperaria pelos novos crescimentos. Só depois, caso não notasse diferença, é que pensaria em aumentar a dosagem de micros. O ideal é controlares uma variável de cada vez... :silly:

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu aumentaria apenas a dosagem de ferro e esperaria pelos novos crescimentos. Só depois, caso não notasse diferença, é que pensaria em aumentar a dosagem de micros. O ideal é controlares uma variável de cada vez... :Fade-color

Abraço

 

Ok, André essa ideia de controlar uma de cada vez faz todo o sentido!

 

Uma vez mais obrigado pela ajuda :)

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais