Peixe Paraiso Muito Doente - Ajuda


Tiaago

Recommended Posts

Olá!!

 

Tenho 3 peixes paraiso no meu comunitário, e o mais velho (que comprei com outro que morreu já hà alguns meses) parece-me estar com dificuldades a nadar e está o tempo quase todo no fundo do aquario escondido. o que comprei com este e que morreu há alguns meses apresentou os mesmos sintomas antes de morrer, mas manteve-se assim por uns 2 meses. Eu estive o fim de semana fora e este foi o unico que apresentou problemas. os outros dois estão bem.

 

Visto que este é o 2º peixe com os mesmos sintomas (todos os outros estao bem), gostaria de saber se é normal acontecer este tipo de problemas? qual o tempo de vida destes peixes? o doente está comigo há cerca de 18meses...

 

Obrigado desde já pela ajuda.

 

Abraço, Tiago

Editado por Tiaago
DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Tenho 3 peixes paraiso no meu comunitário, e o mais velho (que comprei com outro que morreu já hà alguns meses) parece-me estar com dificuldades a nadar e está o tempo quase todo no fundo do aquario escondido. o que comprei com este e que morreu há alguns meses apresentou os mesmos sintomas antes de morrer, mas manteve-se assim por uns 2 meses. Eu estive o fim de semana fora e este foi o unico que apresentou problemas. os outros dois estão bem.

 

Visto que este é o 2º peixe com os mesmos sintomas (todos os outros estao bem), gostaria de saber se é normal acontecer este tipo de problemas? qual o tempo de vida destes peixes? o doente está comigo há cerca de 18meses...

 

Obrigado desde já pela ajuda.

 

Abraço, Tiago

 

Olá Tiago

 

O Peixe paraíso é um peixe bastante resistente e com uma longevidade superior a 10 anos em aquário.

 

A descrição que apresentas embora pouco vaga indica que a sem duvidas a existência de algo de anormal com o esse exemplar.

 

Com os factos aqui apresentados eu inclinar-me ia para um parasita provavelmente mas guerlas.

 

Mas o meu concelho é fazeres uma boa observação ao peixe tentando identificar algo de anormal.

 

No que descreveste e como não há um setup completo do aquário a dois aspectos que me chamam a atenção o facto de referires a existência de 3 Paraísos e o facto de teres estado de fim-de-semana fora.

 

O primeiro por não referires se os Peixe Paraíso são machos ou fêmeas e por outro por não saber o tamanho do aquário.

 

O segundo por não saber se ao ir de fim-de-semana alteraste alguma das rotinas de manutenção do aquário principalmente no que se refere a alimentação.

 

 

 

Boa Sorte

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Durante o fim de semana que foi bastante comprido, os peixes nãoi foram alimentados. estiveram de 4ª feira a domingo sem comerem.

 

O peixe que está doente, é o mais velho dos 3. Tenho-o há cerca dce 18meses e ou outros 2 tenho`há uns 2 meses. O mais velho é um Macho (fez ninho de bolhas) quando coloquei lá os peixes mais novos. Um dos dois peixes novos deve ser femea já que o mais velho fez-lhe " a corte" e é mais pequena, com a cauda mais arredondada.

 

Em relação ao setup do aquario é um comunitario plantado com cerca de 450L, com os 3 paraiso, 5 escalares pequenos, 6 corys, 1 pleco, 6 neons, 1 betta macho e 2 femeas.

 

O outro macho que comprei junto deste antes de morrer apresentava os mesmos sintomas que este. sempre no fundo, com o corpo torto, é um pouco estarnho ate. Ele tem a cabeça direita (na vertical) e a zona da cauda esta torta, deitada na horizontal. O outro apresentava os mesmos sintomas e acabou por morrer junto de muitos outros peixes quando um familiar que me estava a tomar conta do aquario desligou o filtro durante alguns dias...

 

Se for um parasita nas guelras, como se trata? o tratamento é agressivo para outros peixes?

 

Ele está um pouco pior, pelo que agradecia que me ajudassem com urgencia...

 

Obrigado desde já, Tiago.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiaago...

 

Olha se tem paraisos em um plantado, com estes problemas diria que é envenenamento por Co2.

 

Veja que é uma suposição pois você disse que é um plantado, e geralmente em plantados a injeção de Co2 é comum.

 

E no caso tanto dos Paraiso como os Betas, a necessidde de coleta de ar junto à superficie é muito constante, e o Co2 fica muito tempo acima do espelho d´água antes de sua dissipação para o ambiente. E fatalmente o labirinto é preechido por este gás e aos poucos minando o sistema deles...

 

Eu tenho paraisos em caixas externas

paraiso.jpg

e se reproduzem muito mesmo...

Aqui adultos e alguns dos filhotes...

paraiso-1.jpg

 

Mas em plantados fica complicado criar anabantídeos como Betas e Pairaiso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago

 

No teu caso sou levado a concordar com a opinião do membro Eliziario, e parecer mais um caso de envenenamento.

 

As deformações que aparecem ou a torção dos corpos são muitas vezes sinal desse factor. E realmente o Co2 pode ser o causador assim como picos de amónia ou variações rápidas de pH.

 

É provável que se for esse o caso o Paraíso mesmo que sobreviva não consiga recuperar totalmente.

 

O único concelho que te posso dar é o de o removeres para um outro aquário com um nível de agua mais baixo por forma a facilitar a respiração e ires fazendo trocas de agua diárias e ver se o consegues recuperar. O facto de ser o único peixe com esse sintoma pode-se dever somente ao facto de na altura estar mais sensível que os restantes.

 

Até hoje nunca tive qualquer problema com a utilização do Co2 nos aquários mas todos os meus aquários tem uma boa caixa-de-ar entre a água e o vidro.

 

Em relação a manter os paraísos em lago é realmente possível com a diferença que eles cá só se irão reproduzir no verão.

 

 

 

Cumprimentos,

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, no caso dos paraiso, eu só posso ver vantagens nestes animais em lagos. Tenho alguns com 10anos já e outra vantagem de te-los reproduzindo de acordo com a época do ano é que dá um descanso para as fêmeas.

Eles estão no grupo dos anabantídeos que sobrevivem a baixas temperaturas.

 

E como aqui é um país tropical, dificilmente temos temperaturas constantemente baixas chegando muitas vezes no inverno a 28º graus.

 

Como sendo tropical, temos muitos problemas com mosquitos que fazem dos lagos um habitat perfeito para sua reprodução e os paraiso são o máximo no controle e eliminação destas pragas, por isso, além de adorar estes peixes não posso ficar sem te-los...

 

Agora em plantados a longevidade deles é sempre diminuida, e o relato do Tiaago, não é estranho devido a muito mais vezes, às técnicas de indução de gás que usamos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia e obrigado pela ajuda.

 

Eu não tenho injecção de CO2 constante. Coloco (não regularmente) umas pastilhas para o efeito da Sera. De facto, a razão parece-me válida, até porque o espaço entre a coluna de agua e as tampas é muito pouco.

 

Mas eu, com esse receio de haver pouco ar dentro do aquario (já que as tampas ficam mto bem fechadas por causa da humidade) coloquei uma bomba de ar, mas parece não ser suficiente...

 

A unica coisa que acho estranha agora, é que, tal como disse antes, este é o segundo exemplar com o problema, e quando aconteceu o mesmo ao outro, o aquario não tinha tampas e não estava a usar nenhum tipo de CO2, já que as plantas eram poucas.

 

Vou tentar logo à noite tirar umas fotos (tentar porque não tenho maquina e tenho que pedir emprestada e também o modelo tem que "estar a disposição" ).

 

Como não tenho outro aquario, vou tentar coloca-lo num balde com aquecimento e filtro interno.

 

Outra coisa é que o Paraiso me pareceu com a barriga um pouco dilatada, mas fiquei na duvida se advem do problema ou não porque ele continua a comer bem, não como antes, mas na hora da comida vem ate ao cimo do aquario comer...

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago

 

A almofada de ar tem como objectivo permitir a recolha de ar a superfície assim como diminuir o impacto da variação de temperatura do ar aquando da abertura do aquário para alimentação ou limpeza, este factor só é realmente importante quando se esta a tentar a reprodução e existem crias com idade inferior a um mês no aquário.

 

Outro factor que podes ter em conta e como foi referido pelo Eliziario é que o Macropodus Opercularis pode perfeitamente subsistir a temperaturas mais baixas embora não tanto como o Macropodus Ocellatus.

 

Uma temperatura relativamente mais baixa tem algumas vantagens como o facto de o oxigénio dissolvido na água ser maior.

 

Em relação ao primeiro paraíso que morreu embora os sintomas sejam os mesmos o factor pode ser diferente como disse anteriormente a vários factores sendo os picos de amónia o mais comum.

 

Em relação a dilatação da barriga deves verificar se não tem escamas levantadas ou algum tipo de dificuldade em nadar, se apesar do achares gordo não houver qualquer comportamento estranho pode ser perfeitamente normal, "até pode ser a fêmea com ovas".

 

 

 

Deixo aqui uma foto dos meus pequenos:

 

P1010129.jpg

 

 

Escolhim esta foto porque dá para ver perfeitamente a barriga da fêmea que esta na vertical.

É uma femea ainda jovem mas que já esta a começar a encher.

Este aquario está agora maioritariamente povoado por Paraisos tendo os mais velhos cerca de quatro meses e os mais novos quase dois meses.

 

Cump.

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiaago...

 

Vamos ver as fotos que fica mais facil. A quanto tempo está montado o aquário?

 

Ten-se que levar em consideração também que os animais podem ter vindo já com problemas, e estes apenas evoluiram depois de colocados no sistema.

 

Paulo, estão lindos os paraiso.

Se tiver elódeas no aquário, estas vão fazer um emaranhado na superficie, o que ajuda a manter estável o ninho de bolhas, além de manterem altos níveis de oxigenação na água, os alevinos precisam de altos níveis até que o labirinto esteja desenvolvido.

Os Albinos sem conjunto com os comuns, dão um visual muito agradável e preenchem bem o aquários com as cores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não consegui tirar as fotos. =(

 

No primeiro Post tinha referido que ele tem dificuldades a nadar. Parece que não consegue abanar apenas a cauda, precisa de mexer o corpo todo para nadar... parece confuso o nadr dele, não é fluido como o dos outros.

 

Para além disso parece ter a barriga inchada, mas não me parece que seja de ter ovos. Não está assim tão grande como o das fotos... está um pouco dilatado. Em relação às escamas, não encontro anormalidades.

 

Uma coisa que notei também é que a cauda que costuma estar sempre fechada, desde que se deu este problema que está sempre aberta, não completamente, mas está bem mais aberta que o normal.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola novamente.

 

Não consegui tirar as ditas fotos, mas hoje la consegui parar um pouco, ja depois das 23h e arranjei, um filtro (garrafao com algumas materias filtrantes, + bomba) ,um reservatorio que usualmente serve para TPAS e fiz a proxima "casa" para o paraiso. Não é o ideal, mas para fazer um eventual tratamento, vai ter que servir.

 

Coloquei agua da torneira com aquasafe da tetra no reservsatorio e depois, enchi metade do garrafao com agua do outro aquario e mais algumas materia filtrante que ja se encontravam no outro aquario. Vai ficar ate amanha a circular agua que também já tem resistencia para não haver choque.

 

Agora, em relação ao peixe, hoje pareceu-me pior, até quase "de pes para o ar" o vi encostado a uma planta.

 

Reparei (não sei se é novo sintoma) que está com uma respiração ofegante e que a barbatana superior (não é bem uma barbatana) me parecia estar um pouco branca. mas pelas fotos parece-me normal. Parece-me cada vez mais não ter controlo sobre ele mesmo...

 

Amanha ja o vou colocar no novo aquario improvisado e a pergunta que faço, é... começo a tratar o paraiso para que problema? Como deverei proceder? Que medicamentos comprar???

 

Agradeço a vossa resposta para ver se consigo safar este exemplar que ainda por cima é o favorito da minha mulher...

 

Abraço e obrigado desde já.

Editado por Tiaago
DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago

 

Pelo que descreves parece mesmo que a situação se agravou, mas neste momento é difícil de indicar um tratamento que possa resolver o problema pois como ele está debilitado a já algum tempo é natural que possa ter alojado outros agentes infecciosos que se aproveitarão do facto do paraíso estar enfraquecido.

 

Provavelmente a utilização de um antibiótico de largo espectro seja o mais adequado como medicamento mas realmente não sei se vai funcionar, tenta se possível manter a agua nos padrões ideais, e se não houver outra indicação por parte do medicamento que usares tenta fazer pequenas trocas de agua diariamente mantendo as melhores condições de agua possíveis.

 

Nas mudas de água tenta evitar choques térmicos fazendo as mudas muito lentamente ou aquecendo previamente a agua que vais usar.

 

Boa Sorte

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais