Doença do Buraco-ajuda!


Tiagonv

Recommended Posts

Boas!

Reparei que esta doença não é muito falada no forum,mas acho que talvez fosse bom falar dela.

As principais causa para o seu apareçimento são a má nutrição ,má qualidade da água,falta de espaço entre outras.

Os meus Oscares apanharam esta doença, e pelo que li é de fácil cura.

Após várias pesquisas na net,tirei uma "receita" que dizia para efectuar TPA's de 3 em 3 dias,deitar 3 colheres de sal de cozinha e baixar a temperatura do aqua. Para além disso comprei também um medicamento (Octozin).

Tive algumas melhorias,mas ainda não me consegui ver livre destes malditos protozoários Flagelados.... :wink:

Alguem me pode ajudar?

Aquele abraço de sempre

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente, também um dos meus peixes está atacado por essa doença, mas a forma que estou a usar para a sua cura é totalmente diferente da tua.

Estou a usar um medicamento com o nome Flagyl (compra-se nas farmácias), uso 3 comprimidos por dia durante 3 dias, e antes de colocar os comprimidos faço TPA de 30%. Os comprimidos estão dentro de uma meia de vidro para que se dissolvam lentamente, e faço sempre a introdução dos novos comprimidos à noite.

Quanto à sua viabilidade no combate desta doença, estando no último dia do tratamento noto uma real melhoria, nomeadamente no apetite e na extenção da lesão.

 

Espero ter ajudado

 

Abraços,

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

Explica-me duas coisas:Todos os dias fazes TPAs de 30%?

Para comprar esses comprimidos é preciso receita médica?

 

Os meus Oscares continuam com apetite e levam uma vida normal,é só mesmo as marcas visiveis que não há meio de sairem. :wink:

Aquele abraço de sempre

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, não precisas de receita médica.

 

Segundo me disseram o Flagyl ao fim de umas horas deixa de fazer efeito. Quando usava (ainda bem que não tenho usado :wink: ) flagyl para tratar os discos fazia TPA's de 50% de 8 em 8 horas repondo sempre medicamento. Usava 1 comp. para 40lt (+/-).

Sempre obtive bons resultados.

 

Outro aspecto importante quando se tenta "curar" esta doença (que é um efeito secundário de outros problemas) é a utilização de vitaminas na água bem como tentar manter a água o mais limpa possível.

Como o buraco "é uma ferida aberta" o mesmo fia sujeito a infecções de bactérias/fungos.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alem de ao fim de umas horas perder o efeito, com a luz tambem perde rápidamente o efeito, por isso é que se deve adminitrar quando as luzes se apagarem. Tal como o nunomiguel disse, não é preciso receita médica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã vou então comprar uma embalagem desse medicamento.

Já agora durante quanto tempo se deve fazer o tratamento?Uma caixa do medicamento chega?

Esqueçi-me de referir na minha mensagem de abertura do tópico que também dou as vitaminas diariamente.

Aquele abraço de sempre

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu já não me recordo de quantos comprimidos tem a embalagem.

A embalagem está lá em casa mas nem lhe tenho tocado. Deve rondar os 20/25. São 2 "carteiras" de comprimidos.

 

Se chega ou não depende da quantidade de água que estás a usar. Mais água = mais medicamento.

 

Faz o tratamento durante 5 dias. Tenta renovar o mais possível a água e o medicamento.

Junta também algum Flagyl desfeito á comida que estás a dar. Assim consegues combater mais eficazmente os parasitas que estão no intestino.

Se não estou em erro (corrijam-me se tiver enganado) coloca-se 1comp. por cada 100gr de comida.

Eu cá fazia sempre a olho. :D

 

Se pretenderes fazeres TPA's diárias aconselho-te a desfazeres e diluires os comprimidos antes de os colocares no aquário. Quanto mais diluído melhor.

 

Depois diz se houve melhoras significativas. :D

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

SÓ PARA CONTRARIAR :)

eu tive o mesmo problema e usei uma receita muito radical com o meu Oscar, ora vejão:

1 º coloquei numa bacia 5 litros de água destilada e 50gr de sal de laboratório.

2 º retirei o oscar e com a ajuda de um cotonete desinfectei a zona infectada com Betadine.

3 ºColoquei o Oscar na solução aquosa durante 15 min a 25ºc.

4 º retirei-o da água e a seguir polvilhei o buraco com pó de solfamidas.

Após este tratamento de choque, voltei a colocalo dentro do aquario e para a infecção não persistir coloquei 1 gota de betadine por cada 5 litros de água.

O tratamento durou 1 semana tirando 15l de água diarios e repondo-os com as ditas gotas de betadine.

No final da semana o buraco tinha sido ocupado por tecido novo, embora com uma coloração um pouco diferente.

Atenção o Betadine é o amarelo e não o vermelho pois este contem detergente.

 

Abraço

FLECHANEGRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A doença do buraco ,tradução do inglês " hole in the head disease " não é uma doença mas sim uma manifestação clínica ( quando muito poderiamos chamar síndrome ) do stress crónico a que os peixes ,nomeadamente ciclídeos ( especialmente Discus e outros sulamericanos )e anabantídeos ( especialmente Gouramis) sejam sujeitos .

Na água salgada a doença equivalente chama-se erosão da cabeça e da linha lateral e é frequente nos acanturídeis ( peixes cirugião )

Este " stress crónico " pode ser provocado por :

- má nutriçaõ ( nomeadamento carências de algas/minerais )

- sobrepopulação

-má qualidade da água

- parasitismo intestinal ,nomeadamente flagelados intestinais como o Hexamita e Spironucleus ( espoliam nutrientes e provocam má absorção intestinal )

- infecções bacterianas crónicas

- carência de vit. C ( no caso dos peixes marinhos )

 

Por este motivo quando queremos tratar esta "doença" devemos intervir de modo a controlar todas estas causas e não apenas em tratar o Hexamita.

Devo também referir que o princípio activo metronidazol é comum ao Flagyl , ao Octozin , e geralmente a vários medicamentos para peixes de aquário indicados para Hexamita.

Ña minha opinião o sal , bem como o betadine e as sulfamidas não

têm qualquer interesse no tratamento desta " doença ".

A dose do metronidazol na comida é de 1% logo 1 gr ( 4 comprimidos de flagyl )por 100 gr de comida.

O Flagyl não é inactivado pela luz como por exemplo a tetraciclina . Esta sim decompõe-se e pode mesmo tornar-se perigosa .

De facto a sua actividade ( concentração terapeutica eficaz ) não ultrapassa as 24 horas, tal como a maioria dos antibioticos ,devendo para tal ser renovada diariamente , idealmente mudando 30% da água entre tratamentos .A mudança de água serve para melhorar a qualidade da água , e diluir possiveis restos de metabolitos do medicamento e do seu excipiente .

Muitos casos quer em água doce quer em água salgada curam-se simplesmente melhorando a qualidade da água e da nutrição .

" Os buracos " resultam de feridas abertas por falta de imunidade local e défice de cicatrização e de substancias ( carentes na alimentação, espoliadas por parasitas ou não absorvidas devido á inflamação da parede intestinal )necessárias para essa cicatrização , e nãopor uma qualquer acção "escavadora " de parasitas flagelados .

 

Cumprimentos

Rui

 

PS :Espero ter usado uma linguagem pouco técnica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Caro Rui Ferreira de Almeida, o mencionar deste tratamento com o sal e o betadine foi apenas para demosntrar uma das soluções para este tipo de problema, claro que o stres não fica resolvido e para isso deveremos actuar por forma de neutralizar esse sintoma.

O tratamento serve apenas para curar a "frida" que se persistir provocara ainda + stres devido a dor e mau estar que provoca no dito animal.

Quanto a medicação para o stres pessoalmete e isto é a minha opinião não gosto muito do flagyl, caso seja uzado com uita frequêcia deixa de fazer o efeito desejado, volto a repetir que isto é uma opinião pessoal.

Eu utilizo algo mais natural e que isiste em abundancia nas zonas naturais dos meus ciclideos americanos"GUARANA EM PÓ"

guaraná é um produto elaborado a partir das sementes de Paullinia cupana, planta originária do Amazonas, cujas propriedades já são bastante conhecidas pelos indígenas brasileiros como afrodisíaco, tônico e estimulante geral. É a planta com a maior concentração de cafeína, acima de 4%.

 

As principais ações do guaraná no organismo devem-se às metilxantinas, especialmente a trimetilxantina ou cafeína, as quais conferem propriedades cardiotônicas e estimulantes do sistema nervoso central (SNC), devido a ação pronunciada destas substâncias sobre o metabolismo celular O guaraná, devido ao seu elevado teor de cafeína, que estimula a SNC, aumenta sobremaneira o poder de concentração, por isto é bastante utilizado por estudantes. É também ideal como estimulante nos casos de cansaço, fraquezas em geral, indisposições, stres físico e mental, prisão de ventre, eliminação de gases digestivos, problemas geriátricos e como preventivo do envelhecimento precoce.

Estão a reconhecer estes sintomas, pois é os nossos amigos tambem os têm.

 

Desculpem o tamanho da mensagem.

Abraço

FLECHANEGRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Flechanegra, desculpe mas sinceramente não entendi nada do que escreve!

 

Quanto a medicação para o stres pessoalmete e isto é a minha opinião não gosto muito do flagyl

 

O que quer dizer com isto???

O Flagyl agora é antidepressivo??

 

Em relação ao Guaraná...olhe nem sei que dizer porque não conheço, mas pelo que descreve não me parece que ajude contra o BNC.

Já agora peixes em tratamento devem ter um metabolismo mais baixo para não perderem energia na recuperação...até você usa sal...

Porquê dar cafeína?!?!?!?

Sabe se o peixe a absorve via Osmótica?

 

Abraço

[/url]

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Flecha

Também não consigo entender....

 

O tratamento serve apenas para curar a "frida" que se persistir provocara ainda + stres devido a dor e mau estar que provoca no dito animal.  
Tenho as minhas duvidas que esse tratamento feche as ulceras ,e se o fizer será apenas temporariamente ,além de em si mesmo o tratamento ser "ultrastressante" para o peixe .

 

Quanto a medicação para o stres pessoalmete e isto é a minha opinião não gosto muito do flagyl

 

Eu nunca afirmei que o Flagyl curava o stress ( se não haveria muita gente no mundo a tomá-lo), mas sim que servia para controlar os flagelados intestinais que podem ser um das várias causas que concorrem indirectamente para o aparecimento destas lesões.

 

Viva Hugo

 

Não concordo quado dizes:

Já agora peixes em tratamento devem ter um metabolismo mais baixo para não perderem energia na recuperação...até você usa sal...  

 

Embora pareça lógico à primeira vista , o aumento do metabolismo também incrementa o sistema imunitário ,a actividade do peixe e o apetite; geralmente é por este motivo que se eleva a temperatura da água embora erradamente as pessoas pensem que ela é necessária para que o Flagyl actue por ser usado nos humanos que têm uma temperatura corporal mais elevada . Isto é um mito porque o flagyl até se usa nos répteis que tem uma temp. corporal bastante mais baixa.

 

O stress , em termos simplistas , provoca um aumento da secreção de adrenalina , que por sua vez faz aumentar a secreção de cortisol . A elevação prolongada da concentração dev cortisol faz dimnuir a resposta do sistema imunitário do peixe . Logo o segredo é identificar as causas de stress e eliminá-las . Como eu já referi ,na maioria dos casos basta dar-lhes uma casa mais limpa , com mais assoalhadas ,melhores vizinhos e alimentá-los melhor, ou seja o que todos nós precisamos .

Quanto ao Guaraná só faltava mesmo chegar aos peixes .....tavez funcione nos casos em que os donos atafulham o aquário em comida e os peixes estão tão gordos que mal se mexem :);) :D :!:

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ALguem que tenha usado flagyl em aquarios com camaroes? É que estive a procura de medicamentos para estas doenças e alguns deles tinham a contra-indicação de não usar em aquarios com presença de invertebrados.

 

Obrigado

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Olá Rui, fiquei algo indignado e por isso expliquei-me mal.

O que queria dizer efectivamente era sobre o uso do sal e a sua importância na diminuição de energia no controlo osmótico do peixe sendo que essa suposta poupança enérgética será utilizada pelo peixe no "vector" Cura.

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Semi-Offtopic curioso :) :

 

 

O Flagyl (Metronidazol) é um antibiótico relativamente forte que serve para matar vários tipos de infecções provocadas por bactérias.

 

É engraçado, porque não sou muito experiente em aquariofilia mas também não sou própriamente maçarico :? e nunca tinha ouvido dizer que se poderia usar o Flagyl em aquariofilia.

Mas o que é engraçado mesmo é que o tenho aqui há minha frente, pois tenho Doença de Crohn e tenho que andar a tomá-lo.

 

Só espero é que os peixes não se toldem porque o "gaijo" tem uns efeitos secundários lixados, quer ao nivel do sistema nervoso central e periférico quer ao nivel do esófago e estômago.

Por isso tenham cuidado com as doses e o tempo que o utilizam.

 

 

Ah... já agora informo que não sou nenhum Ciclideo, e que não tenho nenhum buraco na cabeça...hahahaha... :)

 

 

Bem... fiquem bem, e que a coisa se resolva bem.

 

Pedro

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o que é engraçado mesmo é que o tenho aqui há minha frente, pois tenho Doença de Crohn e tenho que andar a tomá-lo.

 

Eu podia jurar que não se conhecia o agente causador da doença de Crohn... Se isso é verdade, qual o objectivo de se usar um antibiótico...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tafinho.

 

Infelizmente tenho que dizer que a Doença de Crohn, não é uma doença linear, como muitas outras que andam para aí, ou seja, ela não se restringe a uma bactéria ou virus que depois causa estrago e que depois se tenta matá-la com um antibiótico, que muitas das vezes nem muito forte é.

 

É pena.

 

Infelizmente a Doença de Crohn é muito mais complicada do que isso, quer em relação á sua causa (o que ainda não se sabe realmente o que é que a origina, e podem ser até várias coisas ao mesmo tempo), quer em relação á doença em si, assim como em relação aos seus efeitos colaterais no organismo.

Aliás os efeitos colaterais da doença dão muitas vezes mais "dores de cabeça" do que o próprio estrago que ela provoca no aparelho digestivo.

 

A juntar a tudo isto temos ainda os efeitos secundários de alguns medicamentos, mais precisamente do grupo dos antibióticos e dos corticosteroides.

 

Ou seja... é só saúde :)

 

Infelizmente estou a tomar o Flagyl (Metronidazol) apenas para tentar acabar com alguns efeitos secundários da dita doença. É lixado, tanto mais que a dose não é pequena e tenho que andar a gramá-lo durante 6 semanas (ainda só passaram 2 semanas), e já me anda a lixar o esófago e o estômago, para não falar no sistema nervoso central e periférico.

 

Para além disso estou ainda a tomar outro antibiótico (que também não é fraquinho) assim como um corticoide que só por si também já é um bocado forte.

 

Mais uma vez pus aquele post, porque achei engraçado ver aqui falarem num medicamento que eu estou a tomar, e que apesar de já ter alguns anitos de aquariofilia nunca tinha visto ser referenciado como possivel de ajudar alguns peixes a melhorar a sua saúde. Ás vezes acontecem destas.

 

:)

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Peter

 

A doença de Crohn é de facto lixada . Não se sabe a causa mas sabe-se que é imunomediada ou seja que por alguma razão se formam complexos antigénio - anticorpo que se depositam na mucosa ( camada que reveste ,neste caso o intestino, contactando com os alimentos )do colon ( intestino grosso )e desencadeiam ulceras . Por esta razão utilizam-se corticoides e outros anti-inflamatorios como a mesalazina e também o flagyl que além de ser anti-protozoário e um bom antibiotico contra bacterias anaerobias ,tem também propriedades imunomoduladoras sendo por isso util na doença de Crohn.

Força para enfrentares essa doença !

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais