consumo dos aquarios


Recommended Posts

agora que te vou asustar (mas não muito)

 

os termoestactos = 300w (mas não estão sempre ligados) assim podemos fazer uma estimativa de 4 horas ao dia------> 300x4(horas)x30(dias)-40% = 14,4 kw x 0,24 = 3,45 EUROS/mes

 

NOTA: se no fim do ano pagas + 100€, então porque não pedes para pagar mais 8€ do que já pagas por mes(33+8=41€) e no fim do ano o acerto é melhor.

 

 

Não me assustaste muito!!!

 

Vou fazer isso, aliás, andamos para o fazer há algum tempo, mas nem sempre nos lembramos. Vou aumentar para 40euros/mês e depois logo se vê.

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Certo! Gasta 150Watts por hora. Durante 7 horas por dia, perfaz um total de 1050 Watts, ou seja, 1.05 Kw. Ao fim de um mês com 30 dias, são 31.5 Kw. Traduzindo em euros, dá 3,50 € sensivelmente. Sozinha, não gasta realmente muito, mas acho que não é só uma lâmpada que temos nas nossas casas.

Uma coisa é consumo, "Watts", outra é potência, "Amperes". De que nos vale ter muito consumo, se a potência que contratamos não é a suficiente? Por isso às vezes os disjuntores vão abaixo. Consumimos mais energia do que aquela que eles nos dão. Contas simples de fazer. Exemplo: os meus aquários consomem 3000Watts/hora, se estiver tudo ligado. 3000Watts / 230 Volts = 13.04. Preciso de um disjuntor de 16 Ampers para aguentar com tudo ligado, assim como tenho de ter um contrato, no mínimo de 3,3KVa. E o resto? Frigoríficos, micro ondas, máquina de café, placa vitrocerâmica, arca máquinas de louça e roupa, secador de roupa, Pc's constantemente ligados, as Tv's espalhadas pela casa que a garota teima em deixar acesas, e mais aquelas coisa que "não" gastam nada. Tenho 30 Ampers contratados, e mesmo assim já foi abaixo umas quantas vezes.

 

Resumindo: uma lâmpada HQI não gasta muito, é verdade, mas há mais coisas a gastar.

Cumps.

 

Não me devo ter explicado bem :

 

Os meus disjuntores nao vao abaixo, tenho o suficiente, so que o problema é a potência da zona, se ligo por exemplo a bomba da água do poço nota-se a luz mais fraca das lâmpadas, o mmo acontece qdo aqueço no microondas alguma coisa principalmente por volta das 20:00 preciso do dobro do tempo que seria necessário se fosse as 15:00. A minha dúvida - Será que gasto o dobro da energia nessa altura? ou so gasto o mesmo porque o microondas esta a trabalhar a meio gás?

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não me devo ter explicado bem :

 

Os meus disjuntores nao vao abaixo, tenho o suficiente, so que o problema é a potência da zona, se ligo por exemplo a bomba da água do poço nota-se a luz mais fraca das lâmpadas, o mmo acontece qdo aqueço no microondas alguma coisa principalmente por volta das 20:00 preciso do dobro do tempo que seria necessário se fosse as 15:00. A minha dúvida - Será que gasto o dobro da energia nessa altura? ou so gasto o mesmo porque o microondas esta a trabalhar a meio gás?

 

Deves gastar sensivelmente o mesmo. Só gastas é mais tempo e "dás" desgaste aos aparelhos, porque têm de trabalhar abaixo do seu normal.

Arranja um multímetro, se possível digital porque a leitura é mais fácil, e vai vendo ao longo do dia qual a voltagem que tens nas tomadas. Tudo o que seja abaixo dos 180Volts é prejudicial para qualquer aparelho eléctrico. A EDP tem por obrigação de colocar no mínimo 230 Volts, que o estipulado no contrato. Se não tens esse valor, ou perto, o problema é deles, mas tu é que ficas com as consequências. Televisores a funcionar com essa tensão é meio caminho andado para avariarem, já sem contar com outros aparelhos.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o pessoal que tem contas de EDP superiores a € 100,00 mês se calhar estava na altura de pensarem num kit de energia solar

eu não me queixo das minhas contas, mas gosto sempre de aprender algo mais.

 

sabes algum sitio que venda isso? sites? lojas em Lisboa?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o pessoal que tem contas de EDP superiores a € 100,00 mês se calhar estava na altura de pensarem num kit de energia solar

 

No meu caso é um pouco mais complicado, porque tive de pagar mais de 5000€ para postes e cabos e só consegui ter energia a "vinha", que está a frente de casa e por isso não me posso queixar muito, a minha factura bimensal ultrapassa quase sempre os 200€ mesmo com tarifário bi-horário das 22:00 as 8:00 com as maquinas a funcionar nesse horário. Não percebo como existem pessoas que gastam metade...

 

Tenho 2 paineis solares de aquecimento de águas sanitárias e estou mesmo interessado em saber mais desses kits que dá para vender depois energia a EDP. Pelo que li o investimento ronda os 20 000€ e o retorno faz-se em 8 anos, mas essa informação é só de boca.

 

Gostava de ter alguma forma de fazer testes de viabilidade e saber mais e em pormenor. Alguma informação de links ou paginas será bem vinda.

 

Ainda vou formar uma associação anti-edp. :puppydogeyes:

Editado por Joao Pedro Faria

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso é um pouco mais complicado, porque tive de pagar mais de 5000€ para postes e cabos e só consegui ter energia a "vinha", que está a frente de casa e por isso não me posso queixar muito, a minha factura bimensal ultrapassa quase sempre os 200€ mesmo com tarifário bi-horário das 22:00 as 8:00 com as maquinas a funcionar nesse horário. Não percebo como existem pessoas que gastam metade...

 

Tenho 2 paineis solares de aquecimento de águas sanitárias e estou mesmo interessado em saber mais desses kits que dá para vender depois energia a EDP. Pelo que li o investimento ronda os 20 000€ e o retorno faz-se em 8 anos, mas essa informação é só de boca.

 

Gostava de ter alguma forma de fazer testes de viabilidade e saber mais e em pormenor. Alguma informação de links ou paginas será bem vinda.

 

Ainda vou formar uma associação anti-edp. :puppydogeyes:

calma com isso....há 2 tipos de paineis solares:

- uns dão para "vender" o excesso de energia produzida.

- os outros não.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso é um pouco mais complicado, porque tive de pagar mais de 5000€ para postes e cabos e só consegui ter energia a "vinha", que está a frente de casa e por isso não me posso queixar muito, a minha factura bimensal ultrapassa quase sempre os 200€ mesmo com tarifário bi-horário das 22:00 as 8:00 com as maquinas a funcionar nesse horário. Não percebo como existem pessoas que gastam metade...

 

Tenho 2 paineis solares de aquecimento de águas sanitárias e estou mesmo interessado em saber mais desses kits que dá para vender depois energia a EDP. Pelo que li o investimento ronda os 20 000€ e o retorno faz-se em 8 anos, mas essa informação é só de boca.

 

Gostava de ter alguma forma de fazer testes de viabilidade e saber mais e em pormenor. Alguma informação de links ou paginas será bem vinda.

 

Ainda vou formar uma associação anti-edp. :puppydogeyes:

 

Olá.

Tens aqui uma casa que também estou a questionar. VerdeSolar

Eles têm na página um doc que mostra 2 case-Studies para teres uma ideia.

Nunca esquecer que temos que conseguir colocar os paineis orientados a SUL e com uma inclinação de mais ou menos 40 graus em relação ao solo.

Não esquecer também que só podemos vender até ao limite de metade da potencia que temos contratada (com o valor máximo de 15 Amperes (3,45 KW) acho eu). Ou seja, se tiverem 20 Amperes (4,6KW) contratados, só podem vender uma potencia de 10Amperes (2,3 KW)

 

Fica bem.

Editado por Tigre1973

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Só agora li este tópico, que parece que já está um pouco "adormecido"...

 

Queria apenas acrescentar uma coisa ao que já aqui foi dito e foi muito...

 

Se tiverem aquários Tropicais (agua aquecida), façam um bem à vossa carteira e peçam à EDP para vos instalar (é gratuito) o contador Bi-Horário. :idea:

 

 

Porquê o contador Bi-horário?

  • A diferença no aluguer mensal do contador (cerca de 2 €), recupera-se em 4 ou 5 dias de consumo (o resto é ganho)

  • Porque no período "normal" (8H..22H) pagamos a energia ao preço "normal" (como se tivéssemos o contador simples), não existe nenhum agravamento!

  • Porque no período "económico" (22H..8H) pagamos a energia "significativamente" mais barata e sempre são 10H por dia, não nos podemos esquecer que temos equipamentos a funcionar 24h por dia (filtros, bombas, aquecedores, etc..)

  • A economia maior é ao nível do aquecimento, porque é durante a noite (normalmente com as luzes do aquário apagadas) que existe uma maior necessidade de aquecimento.

  • A economia não se limita ao aquecimento dos aquários, pois durante o inverno quem tem aquecimentos eléctricos em casa (incluindo Ar Condicionado), também vai ter uma agradável surpresa com a instalação do contador Bi-Horário.

Dou-vos apenas um exemplo (que é o meu), tenho 3 aquários permanentes (200L, 60L e 40L) e não tenho grandes aquecimentos eléctricos, sabem qual o efeito no meu consumo mensal em €€€€?

 

Consigo, poupar mais de 15€ por mês em electricidade (média anual).

 

 

p.s. - para os fanáticos da bola, já dá para justificar a instalação da Sport-Tv lá em casa, não?

 

Um abraço a todos os membros do fórum

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só agora li este tópico, que parece que já está um pouco "adormecido"...

 

Queria apenas acrescentar uma coisa ao que já aqui foi dito e foi muito...

 

Se tiverem aquários Tropicais (agua aquecida), façam um bem à vossa carteira e peçam à EDP para vos instalar (é gratuito) o contador Bi-Horário. ;)

Porquê o contador Bi-horário?

  • A diferença no aluguer mensal do contador (cerca de 2 €), recupera-se em 4 ou 5 dias de consumo (o resto é ganho)

  • Porque no período "normal" (8H..22H) pagamos a energia ao preço "normal" (como se tivéssemos o contador simples), não existe nenhum agravamento!

  • Porque no período "económico" (22H..8H) pagamos a energia "significativamente" mais barata e sempre são 10H por dia, não nos podemos esquecer que temos equipamentos a funcionar 24h por dia (filtros, bombas, aquecedores, etc..)

  • A economia maior é ao nível do aquecimento, porque é durante a noite (normalmente com as luzes do aquário apagadas) que existe uma maior necessidade de aquecimento.

  • A economia não se limita ao aquecimento dos aquários, pois durante o inverno quem tem aquecimentos eléctricos em casa (incluindo Ar Condicionado), também vai ter uma agradável surpresa com a instalação do contador Bi-Horário.

Dou-vos apenas um exemplo (que é o meu), tenho 3 aquários permanentes (200L, 60L e 40L) e não tenho grandes aquecimentos eléctricos, sabem qual o efeito no meu consumo mensal em €€€€?

 

Consigo, poupar mais de 15€ por mês em electricidade (média anual).

p.s. - para os fanáticos da bola, já dá para justificar a instalação da Sport-Tv lá em casa, não?

 

Um abraço a todos os membros do fórum

 

Muito bem !!!!!

Excelente post !!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Deves gastar sensivelmente o mesmo. Só gastas é mais tempo e "dás" desgaste aos aparelhos, porque têm de trabalhar abaixo do seu normal.

Arranja um multímetro, se possível digital porque a leitura é mais fácil, e vai vendo ao longo do dia qual a voltagem que tens nas tomadas. Tudo o que seja abaixo dos 180Volts é prejudicial para qualquer aparelho eléctrico. A EDP tem por obrigação de colocar no mínimo 230 Volts, que o estipulado no contrato. Se não tens esse valor, ou perto, o problema é deles, mas tu é que ficas com as consequências. Televisores a funcionar com essa tensão é meio caminho andado para avariarem, já sem contar com outros aparelhos.

Cumps.

 

Desculpem la mas pode não ser bem assim, se não me falha a memoria mantendo a potencia e abaixando a tenção aumenta o consumo.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas, estou a ponderar adquirir um 120x40x50 e onde espero vir a ter um aquário comunitário, o problema é exactamente este.. consumos!

 

Tenho em casa um termoacumulador de 100L um PC que está muitos dias seguidos a sacar com uma fonte de 700W... algumas tv's que por vezes ficam em stand-by (até desligo a luz do stand-by em quase tudo) electrodomésticos normais, placa de indução, forno não é utilizado, frigorífico, máquina de lavar roupa só é ligada em horário nocturno (tenho Bi-horário) e a conta ao final do mês dói..

Considero-me poupado pois tenho sempre a luz ligada apenas na divisão onde estou e não utilizo muito aquecimento.

 

E sinceramente considero o aquário um luxo, mas que pretendo ter uma vez que a vida não é só trabalhar ahah e portanto se tiver que optar por um mais pequeno.. não me importo.

 

Não pretendo ter muitas plantas, portanto a iluminação talvez não tenha de ser tão forte contudo quero ter um aquário em condições, qual acham que seria mais ou menos o consumo mensal +/- de um aquário destas dimensões (120x40x50)?

 

Cumprimentos

Editado por Sagres86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem la mas pode não ser bem assim, se não me falha a memoria mantendo a potencia e abaixando a tenção aumenta o consumo.

 

O consumo electrico... é calculado pela potencia, ou seja, watts... que é resultado entre a multiplicação da corrente pela tensão

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou a ponderar adquirir um 120x40x50 e onde espero vir a ter um aquário comunitário, o problema é exactamente este.. consumos!

 

Tenho em casa um termoacumulador de 100L um PC que está muitos dias seguidos a sacar com uma fonte de 700W... algumas tv's que por vezes ficam em stand-by (até desligo a luz do stand-by em quase tudo) electrodomésticos normais, placa de indução, forno não é utilizado, frigorífico, máquina de lavar roupa só é ligada em horário nocturno (tenho Bi-horário) e a conta ao final do mês dói..

Considero-me poupado pois tenho sempre a luz ligada apenas na divisão onde estou e não utilizo muito aquecimento.

 

E sinceramente considero o aquário um luxo, mas que pretendo ter uma vez que a vida não é só trabalhar ahah e portanto se tiver que optar por um mais pequeno.. não me importo.

 

Não pretendo ter muitas plantas, portanto a iluminação talvez não tenha de ser tão forte contudo quero ter um aquário em condições, qual acham que seria mais ou menos o consumo mensal +/- de um aquário destas dimensões (120x40x50)?

 

Cumprimentos

 

Depende um pouco dos equipamentos, mas nos plantados o que gasta mais electricidade é mesmo a iluminação, o que tb depende das horas do fotoperiodo..

Eu uma fez fiz as contas e o meu aquario "high-Tec" gastava cerca de 10 a 12€ por mês... filtros potentes, iluminação potente, 400LT a 30ºc ... etc etc

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Venho expor o meu caso.

Tenho contador Bi-horário, e tenho dois aquários com um total de 300 L, tenho a iluminação dos aquários para acender só apartir das 22H ( quando é mais barato), o resto do equipamento não dá para fazer nada porque tem de estar ligado 24 horas/dia , mas quem tem muitos aquários com calhas potentes é capaz de resultar nuns euros a mais em caixa no fim do mes, para alem de as máquinas de lavar louça, roupa e secar e o ferro de passar só trabalhar nas horas de vazio.

Cumprimentos

Ricardo Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende um pouco dos equipamentos, mas nos plantados o que gasta mais electricidade é mesmo a iluminação, o que tb depende das horas do fotoperiodo..

Eu uma fez fiz as contas e o meu aquario "high-Tec" gastava cerca de 10 a 12€ por mês... filtros potentes, iluminação potente, 400LT a 30ºc ... etc etc

Obrigado pela resposta Godlike , mas 300 Lt com filtros e iluminação potente e só 12€ mensais?

É que num topic que eu criei para me ajudarem na escolha dos meus equipamentos indicaram-me que para as medidas que estava a pensar (120x40X50 - salvo erro.. é a medida standart) que teria gastos diários sem Bi-horário de cerca de 2€.

Passo a citar:

 

"Imaginando que optas pelo biótopo Africano, os tais "Ciclistas Africanos", dois filtros Eheim 2217 seria o mínimo aconselhável, um aquecedor Jagger 200Watts, iluminação 2x39Watts T5. Contas por alto, os filtros ligados 24 horas por dia, 20wattsx2filtrosx24horas=960watts/dia; aquecedor 8 por dia, 1600Watts/dia; Iluminação 8 horas por dia, 624 watts/dia. Tudo somado dá 3184watts dia. A preços actuais, dá 2,08€/dia. Claro está que este valor é meramente exemplificativo! Se tiveres tarifa bi-horária podes reduzir a este valor até 45%."

 

Por estas contas mesmo que tivesse bi-horário (que é o caso) nunca pagaria menos de 30€ com um aqua de cerca de 240Lt salvo erro.

Acerca dos consumos já ouvi várias "versões" e não sei com o que contar..

 

Estou bastante confuso nesta questão dos consumos e é uma situação que irá condicionar a minha escolha de dimensões do aqua..

 

Alguém me pode dar mais exemplos reis de consumos e que configuração têm? Agradecia que me ajudassem pois é uma questão essencial para a escolha do meu aquario.

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então fiz as contas como o sugerido aqui, e deu-e uma media de 0.33€ por dia.

Num setup deste género:

 

Filtro 2.5W

Aquecedor 50W

Iluminação 11W

 

Não parecendo são 11 euros por mês... Ou seja por ano 133 euros a mais que se paga... ora bem será que neste caso a tarifa bi-horária compensa? tenho motores de rega que só podem ser operados de dia, 2 maquinas de lavar, 2 frigoríficos, 4 Tv's, etc etc...

 

Até que ponto estes cálculos são correctos? Eu efectuei com base nos cálculos apresentados pelo amigo Sagres86.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então fiz as contas como o sugerido aqui, e deu-e uma media de 0.33€ por dia.

Num setup deste género:

 

Filtro 2.5W

Aquecedor 50W

Iluminação 11W

 

Não parecendo são 11 euros por mês... Ou seja por ano 133 euros a mais que se paga... ora bem será que neste caso a tarifa bi-horária compensa? tenho motores de rega que só podem ser operados de dia, 2 maquinas de lavar, 2 frigoríficos, 4 Tv's, etc etc...

 

Até que ponto estes cálculos são correctos? Eu efectuei com base nos cálculos apresentados pelo amigo Sagres86.

 

 

Cumps

 

Vamos lá esclarecer algumas dúvidas:

 

Não podem simplesmente somar as potências dos equipamentos. Algum do equipamento existente nos aquários não está ligado permanentemente como por ex. os aquecedores ,as lampadas e alguns filtros de ar/CO2.

 

 

A única maneira de aferir correctamente os gastos médios é colocar um contador na saída da tomada e medir mensalmente o seu custo e aí efectuar a sua média mensal.

 

E atenção que os valores consumidos variam conforme:

- a temperatura a que deseja manter o aquário; quanto mais alta se deseja, maior o consumo.

- As variações de temperatura durante as estações; durante o Verão o aquecedor raramente liga enquanto que durante o Inverno liga mais regularmente.

- Se tapamos ou não o aquário com uma tampa de forma a manter a temperatura.

- A frequência de mudas de água e a temperatura a que a colocamos.

- O isolamento do compartimento onde se encontra o aquário, proximidade de janelas, etc

- A intensidade calorífera das lampadas.

- O rendimento efectivo desse equipamento (ex. consumir 100W para produzir 90W de calor)

 

Em jeitos de conclusão, diz-se que não é possivel aferir os gastos de electricidade "por olhometro".

 

 

Tenho em casa um termoacumulador de 100L um PC que está muitos dias seguidos a sacar com uma fonte de 700W...

 

O facto de ter uma fonte de alimentação de 700W não indica que gaste 700W mas sim é o máximo de carga que aceita. O consumo de um PC com o monitor desligado varia muito mas as médias rodam os 200W-250W. Um portátil tem valores que rondam os 50W-100W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então fiz as contas como o sugerido aqui, e deu-e uma media de 0.33€ por dia.

Num setup deste género:

 

Filtro 2.5W

Aquecedor 50W

Iluminação 11W

 

Não parecendo são 11 euros por mês... Ou seja por ano 133 euros a mais que se paga... ora bem será que neste caso a tarifa bi-horária compensa? tenho motores de rega que só podem ser operados de dia, 2 maquinas de lavar, 2 frigoríficos, 4 Tv's, etc etc...

 

Até que ponto estes cálculos são correctos? Eu efectuei com base nos cálculos apresentados pelo amigo Sagres86.

 

 

Cumps

 

 

Supondo , 24 horas para filtragem , 12 horas para aquecimento ( estimativa ) , 12 horas para iluminação

 

2.5 * 24 horas = 60w = 0,06 Kw

 

50 * 12 horas = 600w = 0,6 Kw

 

11 * 12 horas = 132w = 0,132Kw

 

 

0,06+0,6+0,132 = 0,792 kw / dia

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas apenas uma questão numa possível configuração de aquario com:

 

dois filtros Eheim 2217 , um aquecedor Jagger 200Watts, iluminação 2x39Watts T5. Contas por alto, os filtros ligados 24 horas por dia, 20wattsx2filtrosx24horas=960watts/dia; aquecedor 8 por dia, 1600Watts/dia; Iluminação 8 horas por dia, 624 watts/dia. Tudo somado dá 3184watts dia

 

Pelo que estive a ver na minha potencia contratada pago 0,1143 € por cada kWh sem bi-horário (tenho Bi-Horário, mas fazendo as contas sem ele) ficaria diariamente 3,184 kWh * 0,1143 (preço por kWh) = 0,364 € / por dia

 

3,184 kWh diários * 30 dias = 95,52 kWh mensais * 0,1143 € por cada kWh = 11€ (arredondados)

 

 

Estas contas foram sem Bi-Horário, estarão correctas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Desculpem lá meter a colher,mas acho que convém explicitar correctamente alguns conceitos, uma vez que anda aí muita confusão - assim;

potência = [W] isto é, [Joules/s], ou kilo, mega, giga, etc.(e os respectivos sub multiplos..)

a potência de um aparelho (aka nominal) é a quantidade máxima de energia (Joule) que ele pode fornecer.

 

Consumo é que é Wh ou seja, usando o tal exemplo da hqi de 150 W, se ela estiver ligada uma h, teremos gasto 150Wh, ou 0,15 kWh (a unidade de facturação mais comum da EDP)

 

NUNCA, e repito NUNCA se deve escrever W/h, pois isso dava uma esquisitice dimensional sem qualquer significado científico; se não reparem: se W é J/s, ao fazer W/h, ficaria algo como (J/s)/3600s = ie, (1/3600)*J/s^2 !!!! o que básicamente é um cagal** em 3 actos!

A malta teima em fazer a analogia com velocidade, em que aí é que é distância percorrida POR unidade de tempo - metros por segundo, ou km por hora.

Potência é energia por unidade de tempo; daí que só energia (e é a energia que é facturada, é de grosso modo, a potência multiplicado pelo tempo (é o integral em ordem ao tempo, etc, etc.)

por exemplo 3600 kJ = 1 kWh porque 1h = 3600s.

 

Num desabafo à parte destas questões mais "matemáticas" como tanta gente lhe chamou, a mim pessoalmente, preocupa-me ter uma porrada de lâmpadas ligadas não sei quantas horas por dia, indepedentemente do que pago ao fim do mês (por isso é que só ponho anubias e plantas que não requeiram 1W/l e mais...)

Julgam que a electricidade vem de onde?

Em Portugal a maior parte da electriciade produzida provém da queima de carvão e combustíveis fósseis, tais como o gás natural

Por ultimo, depois de terem as vossas contas todas feitinhas aos kWh gastos ao fim do mês, pensem que para se ter produzido essa quantidade de energia, em média, se libertou para a atmosfera 0,5 kg de CO2; multipliquem então isso pelos 12 meses de ano para se começarem a aperceber do impacto, que ao fim ao cabo todos temos, claro que eu incluído. Não olhem só para os €'s

Não estou aqui a tentar armar-me em heroi do ambiente ou a tentar dar liçoes de moral, só gostava de ver a malta mais esclarecida nestes assuntos, que infelizmente tanta relevância têm nos dias de hoje.

 

Abraço e desculpem qqr coisinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá meter a colher,mas acho que convém explicitar correctamente alguns conceitos, uma vez que anda aí muita confusão - assim;

potência = [W] isto é, [Joules/s], ou kilo, mega, giga, etc.(e os respectivos sub multiplos..)

a potência de um aparelho (aka nominal) é a quantidade máxima de energia (Joule) que ele pode fornecer.

 

Consumo é que é Wh ou seja, usando o tal exemplo da hqi de 150 W, se ela estiver ligada uma h, teremos gasto 150Wh, ou 0,15 kWh (a unidade de facturação mais comum da EDP)

 

NUNCA, e repito NUNCA se deve escrever W/h, pois isso dava uma esquisitice dimensional sem qualquer significado científico; se não reparem: se W é J/s, ao fazer W/h, ficaria algo como (J/s)/3600s = ie, (1/3600)*J/s^2 !!!! o que básicamente é um cagal** em 3 actos!

A malta teima em fazer a analogia com velocidade, em que aí é que é distância percorrida POR unidade de tempo - metros por segundo, ou km por hora.

Potência é energia por unidade de tempo; daí que só energia (e é a energia que é facturada, é de grosso modo, a potência multiplicado pelo tempo (é o integral em ordem ao tempo, etc, etc.)

por exemplo 3600 kJ = 1 kWh porque 1h = 3600s.

 

Num desabafo à parte destas questões mais "matemáticas" como tanta gente lhe chamou, a mim pessoalmente, preocupa-me ter uma porrada de lâmpadas ligadas não sei quantas horas por dia, indepedentemente do que pago ao fim do mês (por isso é que só ponho anubias e plantas que não requeiram 1W/l e mais...)

Julgam que a electricidade vem de onde?

Em Portugal a maior parte da electriciade produzida provém da queima de carvão e combustíveis fósseis, tais como o gás natural

Por ultimo, depois de terem as vossas contas todas feitinhas aos kWh gastos ao fim do mês, pensem que para se ter produzido essa quantidade de energia, em média, se libertou para a atmosfera 0,5 kg de CO2; multipliquem então isso pelos 12 meses de ano para se começarem a aperceber do impacto, que ao fim ao cabo todos temos, claro que eu incluído. Não olhem só para os €'s

Não estou aqui a tentar armar-me em heroi do ambiente ou a tentar dar liçoes de moral, só gostava de ver a malta mais esclarecida nestes assuntos, que infelizmente tanta relevância têm nos dias de hoje.

 

Abraço e desculpem qqr coisinha

 

exacto, por isso se tiverem oporetunidade económica estudem bem as hipoteses de adquirir paineis solares :) (embora caros o investimento compensa SEMPRE ;) )

 

obrigado

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto, por isso se tiverem oporetunidade económica estudem bem as hipoteses de adquirir paineis solares :D (embora caros o investimento compensa SEMPRE :) )

 

obrigado

 

cumps

 

Boas,

 

Será que compensa? Há uns tempos atrás andei a pesquisar e não me pareceu assim tão viável, preço, média de duração do equipamento etc.

Se falarmos da maneira como funciona a parte dos incentivos então era mesmo para esquecer.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.