Como fazer as TPAs sem molhar o chão


Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Não sei se este será o sitio correcto, mas aqui fica.

A minha ideia era conseguir fazer as TPAs sem molhar nada e sem grande estardalhaço de mangueiras pela casa fora.

A ideia foi:

Montagem.jpg

 

Explicação:

No tubo de tomada de água do aquário, colocamos uma torneira simples e depois desta um Tê. O Tê deve estar "deitado" de forma que a água que passa do tubo de sucção para o filtro não tenha resistência (ou seja não faz uma curva de 90 graus).

Na outra perna do Tê colocamos uma ponta de mangueira e uma torneira dupla (das que se desmontam).

No estado de funcionamento normal, a torneira simples está completamente aberta e a torneira dupla está fechada. Temos um circuito fechado do aquário e do filtro.

Quando queremos retirar àgua do aquário, ligamos a segunda metade da torneira dupla com uma mangueira (e eu tenho uma curva a 90 graus). A ponta da mangueira vai para dentro de um balde. Abrimos totalmente a mangueira dupla, e a agua do aquário sai por gravidade para o balde (mesmo com o filtro a trabalhar). Quando o balde está cheio, fechamos a torneira dupla e convém não deixar desferrar este tubo de descarga (o truque é colocar a ponta do tubo num outro balde que tenha alguma água).

Deitamos a água do balde fora e repetimos a operação as vezes necessárias. Eu uso um balde de 15 litros.

Depois, para repor a água que tirámos, basta colocar o mesmo balde no chão, enchemos-o de água nova e metemos o tudo que usámos para retirar a água previamente. Depois, fechamos mais ou menos 50% da torneira simples (de modo a limitarmos a água que sai do aquário) e abrimos completamente a torneira dupla. O que acontece é que como a torneira simples (que controla o volume de água que sai do aquário para o filtro) está 50% fechada, o filtro vai provocar uma sucção e retira a água do balde para dentro do aquário. Com práctica, conseguimos regular a velocidade com que a água é reposta, ou seja, podemos levar tipo 10 minutos para repor a água, o que ajuda a que não haja oscilações na temperatura do aquário. Á medida que o balde vai ficando vazio, basta ir deitando mais com 1 garrafão.

 

Espero ter conseguido explicar o esquema.

Se tiverem dúvidas, digam que eu tento explicar.

Fiquem bem.

Editado por Tigre1973

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia.

Assim matas as bactérias do filtro com a diferença de temperatura.

 

esse esquema funciona com uma simples bomba sem usar o filtro.

Mas se eu colocar a água nova mais ou menos à temperatura do aquário, não me parece que existam problemas... Ou estou errado?

Claro que basta uma simples bomba, mas isso é mais um artigo a ter que comprar e não fica tão integrável no existente...

 

 

ou aplicar isso na saida...

Perrmite-me discordar, pois se aplicares isto na saida do filtro, como usas a própria turbina do filtro para retirar a água do balde e a colocar no aquário? E além disso, a água que vais deitar fora na TPA não precisa de passar no filtro, sem podes poupar a matéria filtrante a esse trabalho....

 

 

Muito obrigado pelas vossas notas.

Aguardo mais comentários, especialmente para saber se de facto as bactérias correm perigo ou não. Eu penso que o maior problema será se elas não aguentarem com o cloro da água nova, mas por isso é que eu levo mais de 30 minutos a repor 30 litros (ou seja, o filtro retira a àgua do balde muito lentamente).

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se adicionares "anti-cloro" à água nova dentro do balde, escusas de repô-la lentamente. Fazê-lo lentamente apenas contribuirá para não cair água fria directamente no aquário. Os meus nunca se queixaram dessa entrada de água mais fria (nem íctio nem outra doença qualquer; alguns até procuram a água mais fresca e nadam nela à medida que entra).

 

Tanto quanto sei as bactérias não se ressentem com diferenças bruscas de temperatura. De qualquer forma a mistura das 2 águas atenua essa diferença.

 

Também podes pôr isso à saída. Estando tudo ferrado é indiferente a turbina estar a "sugar" a água ou a "empurrar" a água do balde. A água que passa no tubo de saída do filtro suga a água que vem do balde. mais uma menos uma passagem pelas matérias filtrantes não me parece importante.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se adicionares "anti-cloro" à água nova dentro do balde, escusas de repô-la lentamente. Fazê-lo lentamente apenas contribuirá para não cair água fria directamente no aquário. Os meus nunca se queixaram dessa entrada de água mais fria (nem íctio nem outra doença qualquer; alguns até procuram a água mais fresca e nadam nela à medida que entra).

 

Tanto quanto sei as bactérias não se ressentem com diferenças bruscas de temperatura. De qualquer forma a mistura das 2 águas atenua essa diferença.

 

Também podes pôr isso à saída. Estando tudo ferrado é indiferente a turbina estar a "sugar" a água ou a "empurrar" a água do balde. A água que passa no tubo de saída do filtro suga a água que vem do balde. mais uma menos uma passagem pelas matérias filtrantes não me parece importante.

Cumps.

 

 

Olá.

Só não entendo como é que voces dizem que se eu ligar o balde à saída do filtro, ele depois consegue retirar a água do balde e eleva-la para dentro do aquário...

 

Nota de edição: Não será prejudcial adicionar o anti-cloro? É que no fundo, trata-se de um quimico. Ou estou errado?

Editado por Tigre1973

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Só não entendo como é que voces dizem que se eu ligar o balde à saída do filtro, ele depois consegue retirar a água do balde e eleva-la para dentro do aquário...

 

Tambem nao entendo, alias penso que na saida do filtro o mais provavel é sair agua para o balde, e nao do balde para o aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qer-me parecer que, sendo a turbina e o motor os mesmos, o que interessa é o peso total da água a movimentar. Este é invariável quer o balde esteja antes ou depois do filtro.

A água que passa no tubo de saída do filtro em direcção ao aquário, ao passar pelo T suga a água do balde.

 

É este o princípio do sifão que uso para aspirar os meus aquários e fazer as suas TPAs em simultâneo. Há um T que se enrosca na torneira. Na parte lateral desse T há um tubo (7,5 metros)que liga ao sifão dentro do aquário. Liga-se a torneira e a passagem da água no T da torneira para o ralo do lavatório suga primeiro o ar e depois a água proveniente do aquário (vamos lá a ver se consegui não atabalhoar muito as explicações). Faço aspiração e TPA ao mesmo tempo. É prático e não é barato (é caríssimo: € 65,00, mas desde que não lhe ponha o pé em cima dá-me para muitos e bons anos).

Para encher o aquário fecho a saída directa torneira/ralo e a água vai então para o aquário.

 

Parece-me ser isso que se vai passar no teu caso. Mas apenas parece. Se experimentares e inundares a casa toda porque o ruileote tinha razão, avisa que eu auto-flagelo-me :microwave: O que prevalece é o peso total de água a movimentar. O efeito de sucção dá-se tanto à entrada como à saída.

 

Isto apenas para explicar porque acho que tanto dá antes ou depois. O teu método, como está, é funcional.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só agora reparei na tua edição.

 

O anti-cloro não é 1 mas vários químicos. Não te assustes, não vão provocar nenhuma maré negra no aquário. Pelo contrário, vão neutralizar, cloro (tóxico) ou cloramina (tóxico e não evapora com o tempo) e metais pesados (também não evaporam com o tempo). É de uso imprescindível para oferecer condições óptimas para a vida no aquário, sobretudo às bactérias.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qer-me parecer que, sendo a turbina e o motor os mesmos, o que interessa é o peso total da água a movimentar. Este é invariável quer o balde esteja antes ou depois do filtro.

A água que passa no tubo de saída do filtro em direcção ao aquário, ao passar pelo T suga a água do balde.

 

É este o princípio do sifão que uso para aspirar os meus aquários e fazer as suas TPAs em simultâneo. Há um T que se enrosca na torneira. Na parte lateral desse T há um tubo (7,5 metros)que liga ao sifão dentro do aquário. Liga-se a torneira e a passagem da água no T da torneira para o ralo do lavatório suga primeiro o ar e depois a água proveniente do aquário (vamos lá a ver se consegui não atabalhoar muito as explicações). Faço aspiração e TPA ao mesmo tempo. É prático e não é barato (é caríssimo: € 65,00, mas desde que não lhe ponha o pé em cima dá-me para muitos e bons anos).

Para encher o aquário fecho a saída directa torneira/ralo e a água vai então para o aquário.

 

Parece-me ser isso que se vai passar no teu caso. Mas apenas parece. Se experimentares e inundares a casa toda porque o ruileote tinha razão, avisa que eu auto-flagelo-me :( O que prevalece é o peso total de água a movimentar. O efeito de sucção dá-se tanto à entrada como à saída.

 

Isto apenas para explicar porque acho que tanto dá antes ou depois. O teu método, como está, é funcional.

Cumps.

 

Nada como experimentar...

A primeira vista parece-me diferente, ja que antes do filtro, a agua e puxada pelo filtro.

Depois do filtro, a agua é "empurrada", logo e isto foi o meu primeiro pensamento, a agua iria sair para o balde.

 

Agora estou curioso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tá fixe esse sistema! Mais simples não podia ser e parece ser realmente muito mais pratico. Para vazar eu uso o sifão agora para voltar a encher vou passar a utilizar esse metodo (mas com o T antes do filtro) :)

 

Obrigado pela dica ;)

Editado por DiogoT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Boa noite.

Antes de mais, obrigado pelos vossos comentários.

 

Eu de facto achava que a ideia era boa, por isso a quis partilhar.

Agora o que gostava era de saber mais opiniões de quem percebe, pois a minha grande dúvida é mesmo se estarei a fazer mal à colónia de bactérias do filtro com a introdução de água desta maneira.

 

Por isso é que gostava que se pronunciassem sobre:

1 - O que acontecerá às bactérias se a água do balde for mais fria do que a do aquário?

2 - O que acontecerá às bactérias se a água do balde estiver à temperatura da do aquário?

3 - O que acontecerá às bactérias se a água do balde for mais quente do que a do aquário?

4 - Deverei adicionar o anti-cloro no balde quando estou a repor a água que tirei? É que eu uso a água directamente da torneira sem a deixar repousar.

5 - Outras observações que achem pertinentes.

 

Muito obrigado a todos por participarem.

Fiquem bem.

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Boa noite.

Antes de mais, obrigado pelos vossos comentários.

 

Eu de facto achava que a ideia era boa, por isso a quis partilhar.

Agora o que gostava era de saber mais opiniões de quem percebe, pois a minha grande dúvida é mesmo se estarei a fazer mal à colónia de bactérias do filtro com a introdução de água desta maneira.

 

Por isso é que gostava que se pronunciassem sobre:

1 - O que acontecerá às bactérias se a água do balde for mais fria do que a do aquário?

2 - O que acontecerá às bactérias se a água do balde estiver à temperatura da do aquário?

3 - O que acontecerá às bactérias se a água do balde for mais quente do que a do aquário?

4 - Deverei adicionar o anti-cloro no balde quando estou a repor a água que tirei? É que eu uso a água directamente da torneira sem a deixar repousar.

5 - Outras observações que achem pertinentes.

 

Muito obrigado a todos por participarem.

Fiquem bem.

 

Eu sei que queres outras opiniões mas deixa-me dar o mote, já agora: :mrgreen:

 

1) - 3) Nada. As diferenças de temperatura não afectam as bactérias como afectariam os peixes. Claro que não falamos de temps extremas.

2) - Pecisas mesmo que te respondam?

4) - :excl: Aqui sim! Tens um grave problema se não acrescentares o anti-cloro. Os desinfectantes da água da torneira são mortais para as bactérias. São precisamente usados como bactericidas. No teu esquema a entrada directa de cloro ou cloramina para o filtro mata-te tudo. E para os peixes também são nocivos. Se nunca trataste a água estás a fragilizar os peixes e a encurtar-lhes a esperança de vida. Estamos a falar de um produto barato que se aplica, regra geral, na concentração de 10 ml por 40 litros de água.

 

5) - Acho que vou dar a palavra a outros.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que queres outras opiniões mas deixa-me dar o mote, já agora: :oops:

 

1) - 3) Nada. As diferenças de temperatura não afectam as bactérias como afectariam os peixes. Claro que não falamos de temps extremas.

2) - Pecisas mesmo que te respondam?

4) - :wink: Aqui sim! Tens um grave problema se não acrescentares o anti-cloro. Os desinfectantes da água da torneira são mortais para as bactérias. São precisamente usados como bactericidas. No teu esquema a entrada directa de cloro ou cloramina para o filtro mata-te tudo. E para os peixes também são nocivos. Se nunca trataste a água estás a fragilizar os peixes e a encurtar-lhes a esperança de vida. Estamos a falar de um produto barato que se aplica, regra geral, na concentração de 10 ml por 40 litros de água.

 

5) - Acho que vou dar a palavra a outros.

Cumps.

 

 

Eu coloquei o ponto 2 precisamente para que se podesse dizer que seria o ideal se utilizar o anti-cloro. Mas se me disserem que posso inserir a água a 10 graus como a que sai da torneira no inverno, ainda poupo uns eurozitos em gás...

 

Muito obrigado pela resposta.

Editado por Tigre1973

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloquei o ponto 2 precisamente para que se podesse dizer que seria o ideal se utilizar o anti-cloro. Mas se me disserem que posso inserir a água a 10 graus como a que sai da torneira no inverno, ainda poupo uns eurozitos em gás...

 

Muito obrigado pela resposta.

 

 

A temperatura da água se for muito diferente da do aqua vai matar algumas bactérias, se alguém tiver dúvidas, experimente lavar o material filtrante com água fria (da torneira) mas tratada com produtos anti-cloro e verá os resultados dos testes do aqua ...

 

Basta quem tiver interessado fazer a experiência ! Por alguma razão se escreveu, e se chama a atenção que a limpeza das matérias filtrantes deve ser feita com água do aqua e não com outra e sempre com a mesma ou aproximada temperatura.

 

Tenho dito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

10º ? Nunca imaginei. Desculpa, mas calculei que fossem 18-20º como na minha torneira, mesmo de inverno. Aí já estamos a falar de temperaturas mais extremas. É melhor aqueceres um pouco.

 

Do meu conhecimento ,não lavar as matérias filtrantes com água da torneira tem a ver com o cloro dessa água e não com a temperatura. Há sempre novidades. O cloro e outros desinfectantes são bactericidas. Claro que com 10º já o caso pode mudar de figura. Mesmo misturando com a água do aquário. Por precaução, eu aqueceria a água.

Cumps.

 

P.S.: vou fazer a experiência, só por curiosidade, claro. Eu trato da saúde da amónia quando ela aparecer. Tenho feito :angel:

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olhem, eu sou novo aqui, mas quando é para tirar a água do aquário eu costumo tirá-la com apenas um tubo

 

ponho uma parte do tubo dentro do aqua e a outra parte no balde. puxo um pouco do ar que está lá dentro e deixo a água escorrer para o balde :angel: .

 

quando é para parar, ponho o dedo na ponta do tubo.

 

nunca molhei o chão a fazer isto!!!

...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olhem, eu sou novo aqui, mas quando é para tirar a água do aquário eu costumo tirá-la com apenas um tubo

 

ponho uma parte do tubo dentro do aqua e a outra parte no balde. puxo um pouco do ar que está lá dentro e deixo a água escorrer para o balde :) .

 

quando é para parar, ponho o dedo na ponta do tubo.

 

nunca molhei o chão a fazer isto!!!

 

 

Sim, é uma maneira.

Mas eu tiro em média 30 a 45 litros (e há quem tire bastante mais).

Assim tens que estar sempre a ferrar e a desferrar a mangueira.

Como eu digo, é automético, basta abrir e fechar uma simples torneira.

Mas também eu só disponibilizei para quem ache interessante. Ninguém é obrigado a usar este esquema...

Portem-se.

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é uma maneira.

Mas eu tiro em média 30 a 45 litros (e há quem tire bastante mais).

Assim tens que estar sempre a ferrar e a desferrar a mangueira.

Como eu digo, é automético, basta abrir e fechar uma simples torneira.

Mas também eu só disponibilizei para quem ache interessante. Ninguém é obrigado a usar este esquema...

Portem-se.

 

Eu achei muito interessante, já guardei a pag para quando montar o meu aqua montar um esquema igual, ou muito parecido!

 

Não é um sistema automático, mas é um sistema muito mais pratico do que se fosse 100% manual.

 

Depois quando montar se tiver feedback meto por aqui. banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

banana rock

 

 

Aquário 18 litros (escolhi este por se desestabilizar mais rápidamente).

1 Betta - 6 néons

Amónia 0

Nitritos 0

Nitratos 10

Fosfatos 0,25

Temp. 26,5º C

 

Matérias filtrantes todas lavadas em água tratada com anti-cloro - temp. 18ºC. Diferença de temps 8,5ºC.

 

2 horas depois: amónia 0,1

Há minutos (9 horas depois): amónia 0,05.

 

Tinhas razão. A diferença brusca de temperatura dá cabo da colónia de bactérias. Tanto ou tão pouco que até nem interessa mencionar. Para a próxima vez, quando tiveres muitas certezas, apresenta resultados concretos, nem que sejam pontuais como este. Ou para além de me atribuires este epíteto :lol: também vais por em dúvida estes valores?

 

Há muita coisa que eu dei como adquirida ao longo dos meus anos neste hobby, mas perante provas admiti que estava errado. Também admiti que poderia estar errado no que concerne às variações de temp. e a sua influência nas bactérias. Simplesmente sou curioso. Não desconfiado: curioso. É esta minha natureza que me levou a não engolir de mão beijada muitas "verdades". Não digo que seja o teu caso. Mas ao menos explicasses em que te baseaste para afirmares tão categóricamente que a diferença brusca de temp. mata as bactérias a ponto de recomendares aquecer a água neste sistema.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 horas depois: amónia 0,1

Há minutos (9 horas depois): amónia 0,05.

 

Tinhas razão. A diferença brusca de temperatura dá cabo da colónia de bactérias. Tanto ou tão pouco que até nem interessa mencionar. Para a próxima vez, quando tiveres muitas certezas, apresenta resultados concretos, nem que sejam pontuais como este. Ou para além de me atribuires este epíteto :twisted: também vais por em dúvida estes valores?

 

Claro que não ponho em dúvida esses valores, nem sequer coloquei o 'epíteto' de forma a ser considerado ofensivo, se assim o entendeste, as minhas desculpas estão em ordem.

 

Existem diversos tópicos neste forum que referem e defendem repetitivamente que as matérias dos filtros devem ser lavadas sempre com água das TPA's e à mesma temperatura.

 

Concordo que faças a experiência para experimentar, mas em meu entender qualquer traço de amónia é um mau indicador por mais pequeno que seja !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Talvez eu tenha mal interpretado o "boneco" que me atribuíste e me tenha precipitado, e sendo assim as minhas desculpas. É impossível reconhecer o "tom" em que as pessoas "falam", por escrito. E pronto o ciclo (dos mal-entendidos) foi completado. :twisted:

 

Concordo plenamente que qualquer traço de amónia é mau sinal. Mas não é forçosamente perigoso ou mesmo stressante em níveis tão baixos. Pode ser que já saibas, mas não custa relembrar, que a amónia se transforma em NH3 (altamente tóxica) quanto mais alto for o pH e em NH4 quanto mais baixo. A este respeito já tenho visto vários valores. A saber:

a um pH de 6,0 todo o NH3 já se transformou em inofensivo NH4+.

a um pH de 6,5 todo o NH3 já se transformou em inofensivo NH4+.

a um pH de 7,0 "só" 99% do NH3 já se transformou em NH4+.

Qualquer que seja o verdadeiro, e tendo em conta que o meu pH, neste nano, é de 7,0 estou à vontade para dizer que os peixes não sofreram. Pelo menos apetite não perderam. É preciso não esquecer que esta experiência foi conduzida debaixo de controle apertado. Apenas mencionei 2 resultados, mas fiz testes horários. Se um principiante tiver 0,1 de amónia é bom preocupar-se e perguntar o que fazer. Sem sobranceria nenhuma, pois também já fui principiante, nós já sabemos como proceder.

 

Nos meus outros aquários nunca lavo a cerâmica. Quando lavo é só metade e deixo as esponjas e outros intocados o que me permite manter bactérias em número suficiente após a lavagem. Daí eu não prestar atenção à temperatura da água da lavagem.

 

A propósito, hoje: amónia 0, nitritos 0 e nitratos 10. Tudo como dantes. Não houve imprevistos durante a noite que afectassem os peixes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o controle que faças.

 

No entanto e sempre na tentativa de ajudar os iniciados, tenho por hábito apresentar as minhas ilações relativamente ao que devem e ao que não devem fazer.

 

Neste caso específico desaconselho totalmente este sistema de reposição de água, porque nunca podemos saber qual a diferença efectiva de temperatura que cada um dos membros poderá ter entre o aqua e a água de reposição, bem como os valores dos aquas.

 

Fico feliz de ficar resolvido o desentendimento :)

Editado por Jota-T
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico feliz de ficar resolvido o desentendimento :)

 

:)

 

Só mais uma coisa de que me lembrei ao ler o teu post. Quando digo que amónia a pHs mais baixos se torna menos perigosa não quero dizer que se torne inofensiva por completo. O valor de amónia máximo a ter como objectivo é sempre 0. Até porque nunca se sabe se o pH não sobe por qualquer motivo, por ex. uma TPA em que a água da torneira saia mais alcalina.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.