Fertilizante - Cloreto de potássio


frelip

Recommended Posts

Boas...

recebi os "ingredientes" da horizonte aquatico e estou a fazer as misturas segundo a calculadora de chuck

 

o meu aqua é de 180L, e para o KCL estou a fazer 171gr de KCL em 500 ml de agua destilada e obtenho uma solução com 1ppm por cada ml para 180L

 

acontece que ainda so adicionei uma pekena parte do KCL à agua, e enquanto disssolvia esse bocado, agitando, a água começou a ficar gelada...

Não sou conhecedor destes assuntos... isto é normal ? posso adicionar o resto do KCL com segurança ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

recebi os "ingredientes" da horizonte aquatico e estou a fazer as misturas segundo a calculadora de chuck

 

o meu aqua é de 180L, e para o KCL estou a fazer 171gr de KCL em 500 ml de agua destilada e obtenho uma solução com 1ppm por cada ml para 180L

 

acontece que ainda so adicionei uma pekena parte do KCL à agua, e enquanto disssolvia esse bocado, agitando, a água começou a ficar gelada...

Não sou conhecedor destes assuntos... isto é normal ? posso adicionar o resto do KCL com segurança ?

É normal que a temperatura baixe, não te preocupes com isso. (aliás, é um processo que se usa muitas vezes para conseguir temperaturas inferiores a 0ºC... coloca-se gelo e um pouco de água (+- 0ºC) e depois adiciona-se um sal desse tipo... com "sorte" consegue-se chegar a -4 ºC...

 

Agora acho difícil é que consigas dissolver os 171g nesse volume de água (é que esse é o limite de solubilidade à temperatura ambiente).

 

Caso não consigas, tens a hipotese de duplicar o volume de água, caso queiras manter as contas +- "certas" (0,5 ppm).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... é normal que com a dissolução de KCl em água esta fique ligeiramente mais fria.

E não, não há qualquer problema quanto a isso... já agora, não sei é se vais conseguir dissolver isso tudo, pois a solubilidade do KCl puro a 15º C é de 360 gramas por litro de água destilada pura. Ora tu estás muito perto da solubilidade máxima (342 gramas por litro). E como nem a água nem o sal devem ser ultra puros, aconselho-te vivamente que diminuas a concentração disso...

 

Usa 0,5 ppm/mL que além de ser mais fácil de fazer, é muito mais seguro em termos de erros...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... é normal que com a dissolução de KCl em água esta fique ligeiramente mais fria.

E não, não há qualquer problema quanto a isso... já agora, não sei é se vais conseguir dissolver isso tudo, pois a solubilidade do KCl puro a 15º C é de 360 gramas por litro de água destilada pura. Ora tu estás muito perto da solubilidade máxima (342 gramas por litro). E como nem a água nem o sal devem ser ultra puros, aconselho-te vivamente que diminuas a concentração disso...

 

Usa 0,5 ppm/mL que além de ser mais fácil de fazer, é muito mais seguro em termos de erros...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Ok

Vou alterar os calculos, pois ainda so adicionei um pouco.

thankx pela ajuda

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora, aproveito para perguntar: a solução de KCl tem que ser mantida no frio ou guardadinha na prateleira debaixo do aquário chega perfeitamente?

 

Obrigado.

Cumprimentos,

 

Diogo Rombo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... é normal que com a dissolução de KCl em água esta fique ligeiramente mais fria.

E não, não há qualquer problema quanto a isso... já agora, não sei é se vais conseguir dissolver isso tudo, pois a solubilidade do KCl puro a 15º C é de 360 gramas por litro de água destilada pura. Ora tu estás muito perto da solubilidade máxima (342 gramas por litro). E como nem a água nem o sal devem ser ultra puros, aconselho-te vivamente que diminuas a concentração disso...

 

Usa 0,5 ppm/mL que além de ser mais fácil de fazer, é muito mais seguro em termos de erros...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Luis, já agora, aproveitava para colocar outra questao relacionada...

Dado que alterei as medidas assim um bocado á bruta... ja tinha adicionado uma parte, mas n sei quanto exactamente...

Agora, com a solução preparada para as 86g de KCL (n sei se tem exactamente as 86)... há alguma forma de eu saber, ou confirmar, se esta solução vai mesmo adicionar 0,5ppm ?

isto é, alguma medição q se possa fazer ao fertilizante q acabei de fazer, q nos leve a deduzir se fiz bem ou se fiz mal ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora, aproveito para perguntar: a solução de KCl tem que ser mantida no frio ou guardadinha na prateleira debaixo do aquário chega perfeitamente?

 

Obrigado.

Cumprimentos,

 

Diogo Rombo

Cloreto de potássio é estável. Na prateleira debaixo do aquário serve perfeitamente.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, já agora, aproveitava para colocar outra questao relacionada...

Dado que alterei as medidas assim um bocado á bruta... ja tinha adicionado uma parte, mas n sei quanto exactamente...

Agora, com a solução preparada para as 86g de KCL (n sei se tem exactamente as 86)... há alguma forma de eu saber, ou confirmar, se esta solução vai mesmo adicionar 0,5ppm ?

isto é, alguma medição q se possa fazer ao fertilizante q acabei de fazer, q nos leve a deduzir se fiz bem ou se fiz mal ?

Olá de novo.

 

O que devias ter feito era adicionar todo o sal à água já existente, e depois deitares um volume de água adicional igual ao do início.

 

Ou seja, já tinhas dissolvido x gramas de KCl nos 500 mL... adicionavas o resto das 171, mesmo não se dissolvendo, e voltavas a adicionar mais 500 mL de água de forma a dissolveres 171 gramas de KCl em 1000 mL de água destilada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

O que devias ter feito era adicionar todo o sal à água já existente, e depois deitares um volume de água adicional igual ao do início.

 

Ou seja, já tinhas dissolvido x gramas de KCl nos 500 mL... adicionavas o resto das 171, mesmo não se dissolvendo, e voltavas a adicionar mais 500 mL de água de forma a dissolveres 171 gramas de KCl em 1000 mL de água destilada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

pois, isso seria o mais óbvio... mas como estava ap or tudo em recipientes de 500ml... tive q dividir o KCL e n dobrar na água...

Não tenho maneira nenhuma de verificar ?

se n acertei nas 86g, tb n há-de ter sido por um erro mto grande... mais 10g menos 10g ...

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cloreto de potássio é estável. Na prateleira debaixo do aquário serve perfeitamente.

 

Cumps

 

já agora aproveito também para confirmar os outros fertilizantes...

KH2PO4 ?

KNO3 ?

Ferro 2+ ?

Micros ?

 

tudo pode ficar guardado no movel do aqua ? ao algum precisa de frigorifico ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não podes verificar pois não há testes de potássio nem de cloreto disponíveis no mercado...

 

Bem, há uma maneira, mas só funciona se o aparelho tiver boa sensibilidade... que é medir a conductividade de ambas as soluções. Quanto mais concentrada a solução, maior a conductividade...

 

Mas ao invés de estarmos aqui a magicar maneiras de medir isso, porque não pegas numa garrafa de 1,5 litros de água mineral vazia. Despejas para lá o conteúdo de ambos os frascos, agitas para misturar, e voltas a encher os frascos novamente? Assim garantes o que disse no tópico anterior, e não tens soluções com concentrações diferentes... simples e eficaz...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais