O meu primeiro aqua, e logo plantado


bowlixeiro

Recommended Posts

Boas

 

Em primeiro, os meus parabéns por este forum, onde se aprende realmente muito. Pois é, sempre gostei de ver aquarios e agora com 37 anos resolvi que era altura de também ter um. Claro que tive um membro aqui do forum (ajvctrindade, meu colega) que me meteu o bichinho, a quem muito agradeço pela dicas, ajuda no layout e escolha das plantas.

 

Setup

 

Aquário: 100x40x50

 

Substracto:

-JBL Proflora Start

-Akadama Especial

 

Iluminação: Calha de 3*39W com 10000K+6400K+4200K

 

Filtro: Fluval 305 de 300L com media Fluval Clearmax Phosphat em substituição do carbono activo

 

Aquecimento:

1Fluval Tronic 200W

1 Jagger 200W

 

CO2: Nutrafin CO2 Natural System

 

Flora:

-Cabomba Caroliniana

-Blishia Japónica

-Echinodorus Thenelus

-Rotala Rotundifólia

-Rotala Green

-Valisneria Tiger

-“Cuba”

-Uma à frente que não sei qual é

-Ammania Gracilis

-Hygrophila polysperma

-HZ

 

Fauna:

2 Comedor de Algas Siamês - S.A.E. (Crossocheilos Siamensis)

4 Otos (Otosinclos sp)

1 Betta Combatente

4 FalsoNariz Bêbado (Petitela Georgiae), para já pois acabou de ciclar.

 

Montei o aqua no final de Janeiro. Fica aqui o meu processo de construção. Pode ser que ajude outros membros como vários posts me ajudaram. Claro está, que sugestões serão de todo bem vindas.

 

Colocação do substracto JBL

gallery_17710_351_597203.jpg

 

Depois, a areia de silica bem lavada e fervida e a Akadama Especial também muito bem lavada. Acreditem que sai muita porcaria da akadama, mas fica muito bonita e não se desfaz.

gallery_17710_351_120844.jpg

 

Coloquei umas lascas de xisto para segurar a akadama e não haver mistura com a areia.

gallery_17710_351_136990.jpg

 

Troncos postos e pedras no lugar. Coloquei o difusor de ar em frente à pedra grande para fazer um efeito engraçado se a precisar de ligar.

gallery_17710_351_705324.jpg

 

Primeiro teste com água para ver como ficava. Ficou fixe, penso eu...

gallery_17710_351_122227.jpg

 

Depois, tirei a água e comecei o paciente trabalho de plantar. É moroso mas também gratificante. É como plantar um jardim.

gallery_17710_351_791493.jpg

 

O resultado final foi este. Coloquei também uma maternidade com musgo e camarões. São mesmo muito pequeninos, espero que cresçam.

gallery_17710_351_347252.jpg

 

Passado 1 mês, as plantas estava num estado que tive de ir ao barbeiro com ele. Como o musgo creceu, tirei um pouco e colquei no tronco para ver se agarra.

gallery_17710_351_652288.jpg

 

Aproveitei para lhe dar um toque de vermelho atrás do tronco e colocar mais musgo no tronco em arco. À data de hoje está assim. Vou começar a colocar mais peixitos pois penso ter terminado de ciclar.

gallery_17710_351_419752.jpg

 

Obrigado a todos os que escrevem aqui. Realmente é uma comunidade onde a partilha é constante.

 

Pedro Ramos (Bowlixeiro)

Editado por bowlixeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Pedro!

Para quem começou agora começas em grande!

Gosto muito da esolha de plantas. Sò não aprecio muito a pedra do lado direito, mas que é singular é!

Assim que esse musgo começar a agarrar ao tronco vai ficar excelente!

 

Vai mostrando a evolução disso!

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora até que enfim que mostras o aquário.

 

Bem... eu gosto... mas sou suspeito. :smilecolros:

 

Já sabes que alterações faria. Mas vamos ver o que os outros membros têm a dizer e que sujestões de melhorias apontam.

 

Um abraço e bem vindo a este mundo maravilhoso.

 

Inté,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar aí um caso sério. Sim senhor. Parabéns pelo aquário!!!

 

Realmente a única coisa que não aprecio muito é o rio aí no meio. Mas pelo trabalho que te deu tu deves gostar e isso conta mais do que o meu gosto pessoal.

 

Cumprimentos e boa sorte com o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ficou muito bonito!! com 1 Mês cresceu bastante!!! isso foi só com essa luz e os substratos? ou fertilizas?

 

Parabens :D

 

PS - só nao gosto muito dos riozinhos :microwave:

Boas

 

Obrigado aos que já deram opiniões e viram o post.

 

O crescimento deve-se, à luz, substrato e à qualidade das plantas que foram adquiridas aqui no forum :Fade-color Só recentemente comecei a fertilizar com Tropica Plant Nutrition Liquid + (N e P).

 

No que respeita ao rio, gosto para iniciar. Como sou principiante, tenho sempre a ideia que os peixes precisam de espaço para andarem à vontade. Daí ter criado "esse" espaço, e também para dar mais algum realce ao tronco em arco.

Antes da poda, a HZ quase tapava meio rio he he he.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Boas

 

É verdade, tenho tido bastante sorte com as plantas, têm crescido bastante. Só passado todo este tempo é que as Tenellus estão a espalhar-se por todo o lado e as Japónicas também estabilizaram.

 

Agora, tive foi um problema com a fauna. Comprei 4 Pit Bull na Naturline que vieram infectados com Ictio. Achei muita irresponsabilidade da parte deles, uma vez que os peixes já vinham assim da loja.

 

Como eu não conheço a espécie, pensei que seria normal. Acontece que em 3 dias fiquei com o aqua infectado. Os meus cardumes de 11 cardinais e 6 bêbados ficaram completametne às pintas.

 

Depois de pedir ajuda aqui ao ajvctrindade (o que agradeço), fiz o tratamento à água e apenas tive 2 baixas (1 bêbado e 1 otho). Por incrível que pareça os 11 cardinais continuam por lá sem problemas e o meu cardume de 6 Arlequins nunca chegou a ficar infectado.

 

Parece-me portanto que haverá espécies mais resistentes a esta doença. O tratamento azul já terminou e vou colocar uma foto nova para verem.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É verdade, tenho tido bastante sorte com as plantas, têm crescido bastante. Só passado todo este tempo é que as Tenellus estão a espalhar-se por todo o lado e as Japónicas também estabilizaram.

 

Agora, tive foi um problema com a fauna. Comprei 4 Pit Bull na Naturline que vieram infectados com Ictio. Achei muita irresponsabilidade da parte deles, uma vez que os peixes já vinham assim da loja.

 

Como eu não conheço a espécie, pensei que seria normal. Acontece que em 3 dias fiquei com o aqua infectado. Os meus cardumes de 11 cardinais e 6 bêbados ficaram completametne às pintas.

 

Depois de pedir ajuda aqui ao ajvctrindade (o que agradeço), fiz o tratamento à água e apenas tive 2 baixas (1 bêbado e 1 otho). Por incrível que pareça os 11 cardinais continuam por lá sem problemas e o meu cardume de 6 Arlequins nunca chegou a ficar infectado.

 

Parece-me portanto que haverá espécies mais resistentes a esta doença. O tratamento azul já terminou e vou colocar uma foto nova para verem.

 

Obrigado

 

 

Boas

 

Não sei se vou ajudar mas aqui vai...

Tambem ja tive ictio no meu aquario (certamente como muitos outros) e resolvi fazer aqui uma perquisa e encontrei a resolucao... pelo menos ate ver...e já la vai algum tempo...

Entao é assim...subi a temperatura ate aos 29º/30º durante cerca de 5 dias, voltando depois a descer, e foi remedio santo...

Pelo que percebi o ictio n sobrevive a temperaturas altas durante muito tempo...

 

:)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando abri pensei, mais um aquário de iniciado :)

 

Pois foi mas que surpresa, parabéns, adorei o tronco e as plantas demonstram uma enorme vida.

 

Quanto ao rio é daquelas coisas que se o dono gosta os outros não interessam :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Entao é assim...subi a temperatura ate aos 29º/30º durante cerca de 5 dias, voltando depois a descer, e foi remedio santo...

Pelo que percebi o ictio n sobrevive a temperaturas altas durante muito tempo...

 

:rainbowafro:

Cumps

Exacto, o virus ao sair do peixe a essa temperatura nao consegue sobreviver para passar a outros peixes, e assim vai morrendo!

 

Eu alem do aumento da temperatura tambem acompanho com Sal grosso, nunca usei quimicos para curar ictio nos peixes! ainda hoje tenho ictio no aqua, mas a temp ta sempre a 30º :) vai passar!

 

Mais uma vez parabens pelo aquario, mete mais umas fotos dessa evolução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que percebi o problema, subi logo a temperatura para os 30º e comecei a tratar com Punktol da JBL.

Retirei os 4 Pit Bull do aqua para não ser a desgraça geral. Como tenho muitas plantas, também não as queria fazer sopa, pelo que baixei para os 28º.

 

O problema aqui é a responsabilidade de uma loja que vende um produto, neste caso animais, doentes. O que aconteceria se eu por acaso tivesse peixes que custassem 100€ ou mais cada um? E acabassem por morrer devido a isso?

 

É que eu telefonei para a loja (Naturline) e o que obtive foi um "... desculpe lá ...". Eu acho que isto não funciona assim, mas vou tentar saber.

 

Felizmente hoje penso que está controlado e os cardinais estão lá todos. Com mazelas, mas todos vivos.

Editado por bowlixeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.