Inicialização


Rujorome

Recommended Posts

Uptade da situação:

 

Hoje comprei um termoestato de 25w da tetra.. O HT25 - 22 euros (isto é preço normal, ou é o exagero por ser cá na Madeira?) e comprei também os testes para o pH... Fiz os testes e está a 7.2, e também fiz á água da torneira, e essa vem a 7.5 ou 7.6.

 

Quanto ao coral azul, estive mesmo a pensar tirá-lo, antes até de responderes NMCL, até porque um tronco ajuda a baixar um pouco mais o pH. Vou ver se encontro por cá um pequeno, que não tire muito espaço dentro do aquário.

 

É verdade, estive a ver escalares e são expectaculares (2,5€ cada). Depois também gostei muito dos guppys. Quanto a ottos, n tinha nenhum. Apenas uns limpa-fundos (4€ cada). Quanto a camarões não tem. Estou a pensar passar la amanha e trazer um peixinho, para ajudar no ciclo. Que me dizem??

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Uptade da situação:

 

Hoje comprei um termoestato de 25w da tetra.. O HT25 - 22 euros (isto é preço normal, ou é o exagero por ser cá na Madeira?) e comprei também os testes para o pH... Fiz os testes e está a 7.2, e também fiz á água da torneira, e essa vem a 7.5 ou 7.6.

 

Quanto ao coral azul, estive mesmo a pensar tirá-lo, antes até de responderes NMCL, até porque um tronco ajuda a baixar um pouco mais o pH. Vou ver se encontro por cá um pequeno, que não tire muito espaço dentro do aquário.

 

É verdade, estive a ver escalares e são expectaculares (2,5€ cada). Depois também gostei muito dos guppys. Quanto a ottos, n tinha nenhum. Apenas uns limpa-fundos (4€ cada). Quanto a camarões não tem. Estou a pensar passar la amanha e trazer um peixinho, para ajudar no ciclo. Que me dizem??

 

Cumprimentos

 

Os escalares crescem muito para um aquário desses...

Há quanto tempo está o aquário montado, deixa passar pello menos uma semana até pores os primeiros peixes.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não metas escalares. Se quiseres escalares, arranja um aquário para eles.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ok... E guppys? Que acham?

 

Já tirei aquele coral azul artificial e substituí por um ramo de árvore que encontrei para aqui. Á noite tiro foto e meto cá a verem o que acham. Já agora, tenho o termoestato ligado a 26ºC desde a manhã, e até agora ainda não notei diferença na água. É suposto notarmos pouco ou estará avariado? De qualquer forma vou ver se arranjo um termómetro para ver se está OK.

 

Agua_T: está em ciclo desde fins da semana passada. pH está a 7.2, amónia é que não sei (pensei que o teste de pH também dava para saber a amónia). Amanha faço novamente o teste para ver como está o pH e compro termómetro. Estava a pensar comprar algum peixinho ou algo do género porque o aquário está a ficar um pouco esverdeado...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ok... E guppys? Que acham?

 

Já tirei aquele coral azul artificial e substituí por um ramo de árvore que encontrei para aqui. Á noite tiro foto e meto cá a verem o que acham. Já agora, tenho o termoestato ligado a 26ºC desde a manhã, e até agora ainda não notei diferença na água. É suposto notarmos pouco ou estará avariado? De qualquer forma vou ver se arranjo um termómetro para ver se está OK.

 

Agua_T: está em ciclo desde fins da semana passada. pH está a 7.2, amónia é que não sei (pensei que o teste de pH também dava para saber a amónia). Amanha faço novamente o teste para ver como está o pH e compro termómetro. Estava a pensar comprar algum peixinho ou algo do género porque o aquário está a ficar um pouco esverdeado...

 

Cumprimentos

 

Guppys penso que não havera problema, exepto se calhar teres de dar peixes, porque eles reproduzem mesmo muito...

Visto que começas-te a ciclar apenas na sexta deixa esperar mais um tempo, ai para sabado se calhar podes colocar um peixinho, talvez um de limpeza, já que o aquário parece estar a ficar verde (algas)...

 

Cumps

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tas no bom caminho espera mais uma semanita, sei que é dificil resistir a colocar peixes.

guppys para esse ph e para o tamanho do aqua é o ideal, só vais ter de encontrar a quem dar depois de começarem a reproduzir.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa... preciso de começar já a fazer mudas de água? Se sim, em que quantidade e com que frequências?

 

Para ja não é preciso...

Quanto à frequencia depende principalmente do filtro, normalmente muda-se de semana a semana, nos aquários iguais ao teu. Mas tu é que ves, se ao fim de uma semana a água estiver muito suja tens de fazer com mais frequencia...

 

Cumps

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ja não é preciso...

Quanto à frequencia depende principalmente do filtro, normalmente muda-se de semana a semana, nos aquários iguais ao teu. Mas tu é que ves, se ao fim de uma semana a água estiver muito suja tens de fazer com mais frequencia...

 

Cumps

 

O meu filtro é de 300l/h, logo não me parece que precise de mudar mais do que uma vez por semana. Que acham?

 

Mais uma coisa, antes de trazer os peixes, acham que deveria fazer uma TPA?? E quanto trouxé-los, quanto tempo até a primeira TPA??

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu filtro é de 300l/h, logo não me parece que precise de mudar mais do que uma vez por semana. Que acham?

 

Mais uma coisa, antes de trazer os peixes, acham que deveria fazer uma TPA?? E quanto trouxé-los, quanto tempo até a primeira TPA??

 

Sim basta fazeres uma vez por semana, antes de trazeres os peixes podes fazer uma tpa, mas não é necessário. Quando os trousseres, faz uma tpa como se fosse uma altura normal, visto que vais fazer de semana a semana, suponhamos que trazes os peixes numa quinta ou sexta, sábado ou domingo fazes a tpa.

E depois vai fazendo tpas de semana a semana, não precisa de ser exactamente de semana a semana, podes deixar passar mais uns dias, ou até mesmo fazer mais cedo, se for necessário.

 

Cumps

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Hoje adicionei FINALMENTE, e ao fim de uma semana de sacrifício (resistir á tentação de meter os peixes sem o ciclo feito), os meus dois primeiros peixes, 2 anos depois da data que tive peixes cá em casa... Comprei dois limpa-vidros e tal como manda a "bíblia" da aquariofilia, deixei o saco a boiar por mais de 30 min, deitei um pouco de água do aquário dentro do saco para se ambientarem á água do mesmo, e após mais 15 minutos libertei-os no aquário. Até a hora, parecem bem felizes, e ainda não se cansaram de andar a limpar os vidros e as pedras do fundo. Mas mesmo assim, acham que lhes deva deitar comida, ou nem por isso? E já agora, o mais pequeno tem os olhos todos pretos (o maior tem apenas o ponto dos olhos preto), é mesmo assim, ou pode ter vindo doente?? Não estão salientes nem nada. Apenas são mesmo todos pretos. Serão mesmo assim?

 

 

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Agora sim seria ideal teres um teste de amónia, visto ser esta a primeira substância a aparecer no ciclo do azoto. Se os seus valores se mantiverem baixos (próximos do 0) então o ciclo está feito.

Se subirem demasiado, o ciclo (instalação de bactérias que consomem detritos e tóxicos libertados na água) não foi efectuado convenientemente e será preciso fazer TPAs frequentes durante algum tempo.

 

Os olhos pretos parecem-me ser características individuais de cada peixe e não sinal de doença.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois ainda me vou informar sobre isso e depois digo-vos algo. Mas penso que o pH deve andar pelos 7... Amanhã confirmo. Daqui a pouco posto aqui uma imagem do aquário a ver o que acham do meu pequeno 20 litros.

 

Edit:

 

Aquário: 40x25x20 = 20 litros nominais

Iluminação: 14w

Filtragem: StingRay 300l/h

 

Cá está a foto do aquário tirada agora mesmo:

 

aqua.jpg

 

Que acham?? Opiniões sf.f. =)))

 

(falta os peixinhos, eu sei... e os camarões, e o termoestato... e os limpa vidros... Mas após os testes de pH, eles vão aparecer..)

~

 

Boas!

 

Na minha opinião era capaz de ser mais vantajoso de puxasses o filtro um pouco mais para cima para fazer mais movimentação da agua à superficie :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era uma boa ideia, mas é que este filtro é de 300l/h, e mesmo regulado para o minimo, se ficar um pouco mais á superfície, levanta demasiada água.

 

Deixo aqui uma foto com os novos habitantes e com o ramo de uma árvore que encontrei aqui perto do ribeiro.

 

aqua2.jpg

 

Espero que gostem. (estou a pensar meter fundo preto e buscar umas rochas ao ribeiro para meter dentro do aquário.)

Editado por Rujorome
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Para ja esta a ir bem, esse ramo é que fica um bocado fora do contexto, não achas?

Mesmo tendo algas convinha deitares um pouco de comida para os limpa-vidros.

Experimenta arranjar um tronco em vez desse ramo.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Para ja esta a ir bem, esse ramo é que fica um bocado fora do contexto, não achas?

Mesmo tendo algas convinha deitares um pouco de comida para os limpa-vidros.

Experimenta arranjar um tronco em vez desse ramo.

 

Cumps

 

Realmente o ramo está fora do contexto da forma que está. Mas ja fui ao ribeiro buscar o que precisava, portanto daqui a pouco ja meto cá uma foto de como está depois do "upgrade".. =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, apesar da água ainda estar um pouco turva, e ainda não estar bem bem como eu quero, aqui meto a foto de como ficou de momento. Estive ainda á procura de um tronco, mas não encontrei nenhum de jeito, e ainda por cima o aquário é de 20 litros, o que dificulta um pouco mais as coisas, portanto, deixei ainda o ramo lá dentro, mas agora penso que está num contexto (um pouco) melhor. Meti umas rochas que encontrei nos terrenos aqui ao lado do meu pai (aquela pedra grande do lado direito, apesar de não vermos, tem que como uma gruta á frente e outra atrás. Os limpa vidros acharam graça e andam escondidos por lá por dentro.

 

Falta o fundo preto e trazer os guppys durante a semana.

 

Que acham?

 

aqua3.jpg

Editado por Rujorome
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As rochas ficam bem, ferveste-as antes de as meter não ferves-te?

 

Cumps

 

 

Ups... =X

 

Pensei k n era preciso, porque tirei-as mesmo do fundo do ribeiro (ao pe da minha casa passam dois ribeiros, e tirei as pedras que estavam submersas na água. E uma vez que a água na ribeira, cá onde vivo é bastante limpa e ás vezes em algumas partes ao longo do ribeiro até chegamos a ver alguns peixes pequenos(moro num cantinho do paraíso, longe da confusão da cidade e longe das poluições que normalmente existem em ribeiros), portanto pensei que não era necessário. Será necessário tirá-las e fervê-las?

Editado por Rujorome
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém sempre fazer isso, mas não quer dizer que vá acontecer algo de mau.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que não aconteça. Cheguei agora a casa e parece que está tudo ok. Eles estão os dois bem, se bem que o maior parece que anda a fazer ritual ao mais pequeno. Anda engraçado com o filtro e com a rocha que tem uma passagem por baixo. Entra num lado e sai no outro vezes sem conta. Estão bastante activos, o que acho que é bom sinal =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É melhor retirares as rochas e ferve-las, pode não acontecer nada mas nunca se sabe o que o lago tinha...

Imagina que alguem deitou para la água poluida ou cigarros por exemplo, as pedras que vieramm desse rio podem estar oluidas, por isso "é sempre melhor prevenir do que remediar".

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ao fim de cerca de 11, 12 dias a ciclar, penso que está na hora de trazer finalmente alguns guppys para fazer companhia aos limpa-vidros. Entretanto, fiz uma TPA de 40% (por causa do medo das rochas), e mudei o fundo para preto. Os limpa-vidros andam muito activos e muito divertidos com os vidros e pedras, embora acha que um limpa-vidros anda a fazer ritual de acasalamento ao outro.

 

Fica aqui uma foto do actual estado do aquário. Digam lá se gostam. Não se esqueçam que para 20 litros de água, não há muito que se possa fazer. Pelo menos aqui na Madeira é complicado arranjar aquários maiores a bom preço. Se houver aqui algum madeirense, que diga um bom local para comprar um bom aquário.

 

aqua4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.