Violeta genciana / azul metanol


Recommended Posts

Boas.

A tempos pedi ajuda, porque os ovos dos meus discus fungavam quase todos e alguem me falou em usar azul metanol.

Fui a várias farmacias e não arranjei, mas um farmaceutico disse que este produto "Violeta genciana" era equivalente.

Já alguem ouviu falar? Será que é seguro?

 

Cump.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas Vitor.

És de Corroios, a minha terra natal, como tal:.........

O azul de Metilene poderá ajudar em determinadas situações.

Os ovos dos discus, quando fungam, têm uma razão que, normalmente, o azul de metilene não soluciona.

Poderá ser: macho "pouco habilidoso", 2 fêmeas ou....e eu apostaria nesta ultima, má qualidade da àgua.

Criar discus não é fácil, ainda que pareça.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas Vitor.

És de Corroios, a minha terra natal, como tal:.........

O azul de Metilene poderá ajudar em determinadas situações.

Os ovos dos discus, quando fungam, têm uma razão que, normalmente, o azul de metilene não soluciona.

Poderá ser: macho "pouco habilidoso", 2 fêmeas ou....e eu apostaria nesta ultima, má qualidade da àgua.

Criar discus não é fácil, ainda que pareça.

Um abraço.

JPM

 

Boas João.

 

Tenho a certeza que é um casal visto jà ter crias com 2 meses e a crescer bem. Quanto à agua faço TPA de 30% diariamente.

 

Cump.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A tempos pedi ajuda, porque os ovos dos meus discus fungavam quase todos e alguem me falou em usar azul metanol.

Fui a várias farmacias e não arranjei, mas um farmaceutico disse que este produto "Violeta genciana" era equivalente.

Já alguem ouviu falar? Será que é seguro?

 

Cump.

 

Isso é para as aftas... Para os discus, só se tiverem aftas! LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

 

olha não faço ideia. Mas conheço o produto. Se serve para aqua... Não faço ideia.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb uso violeta genciana para tratar as aftas... e é muito bom para as aftas porquê ??

Porque QUEIMA-AS !!! :silly:

 

Eu axo q essa pessoa q te atendeu na farmácia, n tem muitos conhecimentos técnicos ! Estarei engando ?

A única semelhança q poderá haver entre o azul de metileno e a violeta genciana... é a côr !!!

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb uso violeta genciana para tratar as aftas... e é muito bom para as aftas porquê ??

Porque QUEIMA-AS !!! :silly:

 

Eu axo q essa pessoa q te atendeu na farmácia, n tem muitos conhecimentos técnicos ! Estarei engando ?

A única semelhança q poderá haver entre o azul de metileno e a violeta genciana... é a côr !!!

Boas.

 

A ideia que tenho é que as pessoas que nos atendem na farmácia têm uma licenciatura em ciências farmacêuticas, logo têm alguns conhecimentos técnicos (mesmo que sejam "maus", sempre serão mais do que os meus).

 

O facto de um produto "queimar" algo em determinadas concentrações, não quer dizer que também "queime" em concentrações mais baixas... (aliás, a ideia é mesmo essa, aproveitar a toxicidade de um produto para matar algo).

 

Por esemplo: o cloro é altamente tóxico, no entanto nós bebemos água com cloro e nadamos em água com cloro... é que nas concentrações certas a toxicidade é elevada para as bactérias (etc) que estão na água e não nos faz grande mossa...

 

Segundo o que li o produto em causa é um agente antimicótico e antiséptico.

 

Não quero com isto dizer que substitua o azul de metileno (não sei), mas que tem propriedades terapeuticas, lá isso tem. (resta saber se as dosagens são as mesmas).

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia que tenho é que as pessoas que nos atendem na farmácia têm uma licenciatura em ciências farmacêuticas, logo têm alguns conhecimentos técnicos (mesmo que sejam "maus", sempre serão mais do que os meus).

 

Não é verdade.

Existem Licenciados Farmacêuticos, e Técnicos Farmacêuticos. Coisas bem distintas

Dito com conhecimento de causa.

 

 

Quanto ao resto do teu post, tens toda a razão ! :silly:

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é verdade.

Existem Licenciados Farmacêuticos, e Técnicos Farmacêuticos. Coisas bem distintas

Dito com conhecimento de causa.

Quanto ao resto do teu post, tens toda a razão ! :silly:

 

Boas novamente.

 

No essencial, parece que quem atendeu o Vítor, deve conhecer algumas das propriedades do que aconselhou, o que não quer dizer que se apliquem à aquariofilia, claro.

 

Desconheço se existe legislação específica a regulamentar quem nos atende na farmácia (deve existir também para quem nos atende, não só para o Director). No entanto, pelo meu "senso comum", com tanto licenciado em farmácia a sair das universidades, dificilmente entraria (hoje) uma pessoa menos qualificada para uma farmácia, daí que a probabilidade de se encontrar alguém qualificado seja elevada.

 

Já agora, só para esclarecer uma dúvida, quando referes "técnico farmacêutico", não corresponde a nível de formação superior?

 

Cumps.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, só para esclarecer uma dúvida, quando referes "técnico farmacêutico", não corresponde a nível de formação superior?

 

Não. Um técnico farmaceutico n é (ou pode n ser... n sei) um licenciado.

Eu conheço quem atenda em farmácias e n seja licenciado. Agora, é óbvio q tem q ter uma formação adequada para a função q desenpanha... daí ser um técnico farmaceutico e nao um farmaceutico.

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bocado fora do topico mas tem a ver com o que se esta a debater.

 

Um tecnico de farmacia realmente não é uma pessoa licenciada, pelo menos no metodo antigo (ate 2000 +-), é um elemento que para ter essa categoria esteve a "estagiar" 5 anos em farmácia registado essa mesma pratica anualmente no INFARMED, apos os 5 anos é sujeito a um exame que vai desde tecnicas de manipulação, farmacologia, e uns outos quantos parametros. Apos 2000 para se ter a carteira de tecnico de farmacia é necessario 0 12º ano e depois bacharelato com a actual lei e com a supressão dos bacharelatos são todos "Dr" embora não reconhecidos como tal na ANF (associação nacional de Farmacias) ou pelo Sindicato dos farmaceuticos.

 

No entanto e se estivermos a falar de tecnicos mais antigos posso afiançar que em termos de utilização de quimicos (devido as manipulações(produção de farmacos)) têm muitas vezes mais conhecimento que os farmaceuticos, pois estes acima de tudo têm a teoria.

 

Quanto a violeta de genciana é um conhecido agente antisséptico e antimicótico e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele. A disignação de Violeta Metil é tambem conhecida por Violeta de Genciana.

 

Se alguem precisar posso disponibilizar mediante encomenda por MP quer a violeta, quer o azul de metileno

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bocado fora do topico mas tem a ver com o que se esta a debater.

 

Um tecnico de farmacia realmente não é uma pessoa licenciada, pelo menos no metodo antigo (ate 2000 +-), é um elemento que para ter essa categoria esteve a "estagiar" 5 anos em farmácia registado essa mesma pratica anualmente no INFARMED, apos os 5 anos é sujeito a um exame que vai desde tecnicas de manipulação, farmacologia, e uns outos quantos parametros. Apos 2000 para se ter a carteira de tecnico de farmacia é necessario 0 12º ano e depois bacharelato com a actual lei e com a supressão dos bacharelatos são todos "Dr" embora não reconhecidos como tal na ANF (associação nacional de Farmacias) ou pelo Sindicato dos farmaceuticos.

 

No entanto e se estivermos a falar de tecnicos mais antigos posso afiançar que em termos de utilização de quimicos (devido as manipulações(produção de farmacos)) têm muitas vezes mais conhecimento que os farmaceuticos, pois estes acima de tudo têm a teoria.

 

Quanto a violeta de genciana é um conhecido agente antisséptico e antimicótico e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele. A disignação de Violeta Metil é tambem conhecida por Violeta de Genciana.

 

Se alguem precisar posso disponibilizar mediante encomenda por MP quer a violeta, quer o azul de metileno

Pois essa era mais ou menos a ideia que eu tinha, que com a legislação actual seria necessário um curso superior (não necessariamente licenciatura - antes de Bolonha).

 

No entanto não me apeteceu estar a prolongar o tópico, até porque não tinha conhecimentos concretos sobre o assunto. Fizeste bem em clarificar.

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas tardes a todos!!!

 

Entro um bocado tarde neste tópico e nesta discussão.

Contudo posso adiantar que quer a violeta de genciana, quer o azul de metileno são 2 desinfectantes.

Em humanos geralmente a violeta de genciana é muito utilizada para os "sapinhos na língua".

Podem ser utilizados nos aquarios desde que sejam respeitadas as concentrações e dosagens adequadas. Se na embalagem estiver mencionado que a concentração do produto seja a 2%, usem a regra de 5 gotas por litro (mesmo procedimento que os produtos á venda nas lojas).

Podem ser utilizados no tratamento de fungos e ictio.

 

Espero de alguma forma, ter contribuido para o esclarecimento dos produtos em questão!!!!!

 

Ah, não sou técnico de farmácia nem farmaceutico, lol.......

 

 

Cumprimentos

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.