Lorien II


Fernando Freire

Recommended Posts

Olá Boa noite.

 

Venho mostrar-vos um projecto recente meu. O Lorien deu o que tinha a dar e tive que partir para outro aquário onde pudesse explorar um pouco mais o hardscape e brincar menos com a flora. Até para experimentar pessoalmente 2 plantas muito bonitas que ainda não tinha experimentado.

 

Quero também deixar um agradecimento ao André Silvestre, ao Xico e ao Pedro :smilecolros:

 

Setup:

Dimensões exteriores: 60 x 45 x 30 (81L brutos)

 

Filtro: Interior

Iluminação: 2x 36W PL-L

CO2: pressurizado

 

Substrato: ADA PowerSand Special 2L + 15L ADA Aquasoil

Hardscape: Basaltos

Fertilização: Tropica Plant Nutrition, Tropica Plant Nutrition+, ELOS Ferro, ADA Brighty K

 

Fauna

 

* Apistogramma Viejita 'Farbform II'

* Ottocinclus sp.

* Crossocheilus Siamensis

* Neritina Natalensis

* Neritina 'Zebra Thorn'

* Caridina multidentata

* Neocaridina denticulata sinensis

 

 

Flora

 

* Blixa japónica

* Proserpinaca palustris 'Cuba'

* Utricularia graminifolia

 

As fotos seguintes foi no dia da montagem, o aquário já tem perto de 4 semanas, dentro de pouco tempo coloco uma foto recente e mais "compacta" a nível de plantas. Já juntei posteriormente Fissidens fontanus. Em stand-by continua o peixe de cardume que ainda não consegui decidir-me (aceitam-se ajudas).

 

Gerais:

 

IMGP1605.jpg

 

 

IMGP1598.jpg

 

 

Pseudo-Macros :D

 

IMGP1609.jpg

 

 

O animal que mais gosto no aquário, logo depois do Apistogramma :)

IMGP1615.jpg

 

Um abraço, amanhã vou tentar colocar uma foto mais recente :)

 

Fernando

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O hardscape está muito bom... mas acho que as pedras deviam ter maior volume.

 

A menos que apares bem a UG, as mais pequenas vão se perder um pouco quando esta crescer.

 

Em todo o caso, está aqui um aquário muito iwagumi-style... nice!!

 

Abraço.

Luís Fortunato

 

PS: Acho que podias ter escolhido outra solução em termos de iluminação... não em potência, mas em termos de lâmpadas, pois com T5 HO de 24W cobririas quase todo o comprimento do aquário... essas PLL ficam-se pelos 45 cm :smilecolros:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Está muito bem conseguido o layout a meu ver, vamos ver no que dá quando as plantas crescerem.

Quanto ao cardume na minha sincera opiniao e gosto, acho que um cardume de bebados dava um contraste engraçado.

 

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom arranjo de pedras.. mas oh Nando já tas a ver a blyxa a "Engolir" essas pedrinhas daqui a 2 meses as lá de tras.. o tapete de UG vai ficar lindo.. (tu e a UG hehe) A proserpinaca vai aparecer só as pontinhas lá atras da blyxa quando esta se unir de uma lado ao outro.. mas é essa a tua ideia não é?

 

Gosto.. vamos la ver se a UG não cresce para cima :)

 

Abraço

 

PS: essas natalensis são um espanto.. vê lá se arranjas disso.. :smilecolros:

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito agradável e harmonioso.

Se eu tivesse categoria para fazer um aqua assim, quando a U.G. apertasse, retirava as pedras mais pequenas, pois embora agora estejam muito bem, quando a "erva" crescer vai engoli-las.

Mas eu não consigo fazer nada nem parecido.

 

Está aí um belo aqua.

 

Duas perguntas:

- Como é que conseguiste arranjar essas belezas 'Zebra Thorn'? Bem, que maravilhas...

 

- Desculpa a ousadia, mas eu ainda me lembro do Lorien. Ainda tens as Bolbitis Heudeloti? Já me estou a passar para arranjar essa planta. Se tiveres algum corte de alguma raiz a mais eu estou disposto a comprar-ta.

 

Ah, eu como sou fã dos micro peixes punha aí um cardume de Borara Brigitae. São outras pequenas maravilhas, e era a cereja em cima do bolo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando,

 

O aqua promete... mete lá essas fotos actualizadas! Estou curioso para ver a evolução. :)

 

Em stand-by continua o peixe de cardume que ainda não consegui decidir-me (aceitam-se ajudas).

Queres sugestões, então aqui vai: Microrasbora sp. Galaxy! :smilecolros:

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, muito obrigado pelos comentários!

 

Acho a disposição das pedras muito boa mesmo, e diferente.

Esses basaltos são lindos, não queres enviar alguns para leiria?

 

Estes basaltos foram oferta de um amigo meu, penso que os apanhou numa praia (não são calcários)

Cumprimentos,

 

 

Olá.

 

O hardscape está muito bom... mas acho que as pedras deviam ter maior volume.

 

A menos que apares bem a UG, as mais pequenas vão se perder um pouco quando esta crescer.

 

Em todo o caso, está aqui um aquário muito iwagumi-style... nice!!

 

Abraço.

Luís Fortunato

 

PS: Acho que podias ter escolhido outra solução em termos de iluminação... não em potência, mas em termos de lâmpadas, pois com T5 HO de 24W cobririas quase todo o comprimento do aquário... essas PLL ficam-se pelos 45 cm

 

Olá Luís, muito obrigado pelo comentário.

 

Concordo, as pedras do lado direito deveriam ser um pouco mais volumosas, ou ter elevado um pouco mais o Hardscape naquela zona... Um erro que me arrependo...

 

De certa forma o objectivo é perder um pouco as pedras mais pequenas, gosto de ver só "pontinhas" meio perdidas no aquário. gosto de lhe chamar complemento e pormenor. Não queria um arranjo de pedras mas sim mais tarde perder a leitura deste arranjos ganhar o tal pormenor que gosto...

 

Claro que até eu preferia uma solução em T5... 3x ou 4x era muito bom especialmente no ganho de espectros... mas esta é uma calha Lifetech que se avariou e mudei-lhe os balastros (para 2 electrónicos de 36W). Foi a "oportunidade"... Mas também joguei com a calha antiga que tinha no Lorien... 3x14W que por acaso hoje pus lá em cima do aquário a dar mais luz para a Utricularia da frente.

 

Abraço,

 

 

Boas

Está muito bem conseguido o layout a meu ver, vamos ver no que dá quando as plantas crescerem.

Quanto ao cardume na minha sincera opiniao e gosto, acho que um cardume de bebados dava um contraste engraçado.

 

Abraços

 

Olá viva, muito obrigado pelo comentário! Pensei nos Bêbedos, mas são demasiado grandes para o aquário... só tem 60cm de frente!

 

Cumprimentos,

 

 

Bom arranjo de pedras.. mas oh Nando já tas a ver a blyxa a "Engolir" essas pedrinhas daqui a 2 meses as lá de tras.. o tapete de UG vai ficar lindo.. (tu e a UG hehe) A proserpinaca vai aparecer só as pontinhas lá atras da blyxa quando esta se unir de uma lado ao outro.. mas é essa a tua ideia não é?

 

Gosto.. vamos la ver se a UG não cresce para cima icon_wink.gif

 

Abraço

 

PS: essas natalensis são um espanto.. vê lá se arranjas disso..

 

Olá Ricardo, o importante aqui é ter mão nas plantas e deixa-las crescer ao seu ritmo e desejo. Não vale a pena retirar logo/cortar se elas ainda nem sequer tiveram oportunidade de se mostrar. Com as actualizações (espero eu) que mudes completamente a tua ideia e que fique a pensar "Escolha perfeita".

 

A Utricularia cresce na vertical até eu deixar ;) Hoje entrou a 2ª calha de 3x14W pa baixa-la :D

 

Estas neritinas qualquer um pôde compra-las :)

 

Um abraço,

 

 

 

Está muito agradável e harmonioso.

Se eu tivesse categoria para fazer um aqua assim, quando a U.G. apertasse, retirava as pedras mais pequenas, pois embora agora estejam muito bem, quando a "erva" crescer vai engoli-las.

Mas eu não consigo fazer nada nem parecido.

 

Está aí um belo aqua.

 

Duas perguntas:

- Como é que conseguiste arranjar essas belezas 'Zebra Thorn'? Bem, que maravilhas...

 

- Desculpa a ousadia, mas eu ainda me lembro do Lorien. Ainda tens as Bolbitis Heudeloti? Já me estou a passar para arranjar essa planta. Se tiveres algum corte de alguma raiz a mais eu estou disposto a comprar-ta.

 

Ah, eu como sou fã dos micro peixes punha aí um cardume de Borara Brigitae. São outras pequenas maravilhas, e era a cereja em cima do bolo.

 

Olá Luís, obrigado pelo comentário! O efeito que pretendo á frente foi explicado agora ao Fortunato, vou aparando em volta das pedras só para elas aparecerem. Nada de exagerado ou invisível. Elas vão estar lá, vão é ter um efeito de complemento e suavidade na composição de todo o aquário.

 

As 'Zebra Thorn' adquiri-as todas na Naturline, só as tiveram 1 vez, infelizmente não tiveram mais... gostava de mais uma bela quantidade aqui no aquário! Além disso sou um fã de invertebrados e crustáceos fora do vulgar :)

 

Se tivesse Bolbittis podia arranjar-te, mas entretanto vendi as 2 pedras que compunham o Lorien, e como tal já não tenho... Experimenta colocar no Procura, pode ser que haja alguém!

 

Já pensei em adquirir essas boraras... estive mesmo a encomendá-las mas voltei atrás. São um peixe sem dúvida de uma beleza extraordinária mas sou um amante de Ciclídeos Anões. Como tal, devido ao tamanho delas, muito provavelmente o meu Apistogramma ia chamar-lhe uma bela refeição... Já o vi comer Boraras maculatus... Hehe :D

 

Olá Fernando,

 

O aqua promete... mete lá essas fotos actualizadas! Estou curioso para ver a evolução. jcb_:sad2:.gif

 

Queres sugestões, então aqui vai: Microrasbora sp. Galaxy!

 

Olá Jorge, muito obrigado pelo comentário!

 

Vou tentar colocar umas fotos mais recentes dentro de poucos dias!

 

Quanto à sua sugestão, vou aproveitar para responder ao José:

boas, Fernando!

 

muito giro, sim senhor!!! icon_smile.gif

 

Queres sugestões, então aqui vai: Microrasbora sp. Galaxy!

 

pois!... onde estão? noutro aquário?

 

abraço

 

Muito obrigado José,

 

Como sabe tenho 10 exemplares das "Microrasboras Galaxy", mas são um peixe que se escondem muito, apesar de LINDAS e com um comportamento espectacular.

Preciso de um peixe que me dê movimento e puxe por cores do aquário. Com a Proserpinaca estou mesmo inclinado para os "normais" Cardinais. Não deixam de ser lindos. Pensei nos Narizes de Bêbedo, mas são muito grandes...

 

Mais uma vez obrigado a todos,

Abraço,

 

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando,

 

Como já te foi dito atrás o Hardscape está muito, mesmo com pouco volume, mas controlando nas podas não haverá crise.

 

Para o peixe de cardume, porque não os Tanichthys albonubes? Na minha opinião dão uma grande vida aos aquários. :D

Continua com o bom trabalho :sad2:

 

 

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Boa noite!

 

Já lá vai um bom tempo desde o início da montagem!

 

Como nunca esperei acontecer, a Utricularia cresceu em altura, mesmo depois de ter adicionado 32W só em cima da Proserpinaca palustris ''Cuba'' e ter mantido os 72W ''só'' em cima da Utricularia.

 

Futuramente vou retira-la toda e trocar por Hemianthus callitrichoides ''cuba''.

 

O Cardume está decidido, vou colocar perto de 50 Rásboras galaxy...

 

Aqui seguem as fotos, desculpem lá mas o fotógrafo não é muito bom.... (ou mesmo NADA, hehe)

 

Geral:

Geral.jpg

 

 

Vista Esquerda:

latesq.jpg

 

 

Vista Direita:

latdta.jpg

 

 

Momentos Aquáticos:

 

Crossocheilus siamensis Versus Cambrellus patzcuarensis

crsivscapa.jpg

 

Sra. Cambarellus (À Procura de Sr. Cambarellus...)

capa.jpg

 

 

E é tudo por agora...

O Aquário não está como o idealizei... Esperava um tapete muito mais rasteiro de UG, decerto iria dar-lhe outro "ar"...

 

Um abraço a todos.

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, perdi muito mas a foto não é a melhor.

 

Tenho de pensar seriamente retirar a UG

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nando,

 

Na realidade a utricularia é que está a estragar tudo.. mas para ela ter crescido assim é porque não tinhas 10000K em cima dela.. agora não sei.. pões 10000K e vês se ela baixa.. ou então HC cuba..

O teu problema passa por ai porque deixou de se ver o hardscape, agora atras está brutal gosto do efeito e a proserpinaca nao está toda vermelha porque a deves ter podado à pouco tempo certamente. (pelo menos é o que parece na foto).

 

Tou a imaginar esse tapete com as pedras a verem-se e ia ficar lindo.. pensas que tens urtricularia amestrada como a do André Silvestre pronto :puppydogeyes:

 

Se por acaso tirares a Utricularia..não temes que destabilize o aquário? Afinal é uma planta que está em alguma quantidade no aquário e a chupar-te micros em grande quantidade, ao tirá-la, é capaz de acontecer alguma coisa menos boa ou não?

 

Pessoalmente acho que passava pela HC cuba..

 

RR

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Fernando!

 

se esse aqúário fosse meu, a única coisa que lhe faria, era acrescentar mais pedras e/ou substituir as existentes por outras um pouco mais altas...

... e aguardava... :crazyeyes:

 

abraço!

JM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esse hardscape está bastante bom e as pedras sao magnificas mas como disse e bem o Luís Fortunato logo de inicio só é pena nao serem todas elas um pouco maiores de volume.

 

a tua unica ipotece é estar sempre atento as podas para as pedras estarem sempre a vista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.