substrato\àgua


covaacs

Recommended Posts

Boas aqui venho eu pedir a vossa opinião

na montagem do meu novo projecto num aqua de 100x40x40, vou meter agua de um furo, que tem os seguintes valores:

(produto de medição sera)

 

Gh - 4

ph - 6

NH3\nh4 - 0,0

kh - 3

NO3 - 10mg\l

FE - 0

NO2 -0

CU - 0,1

PO4 - 10,0

 

tendo em consideração que quero um aqua com algumas plantas, que tipo de substrato aconselham?

Editado por covaacs

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aqui venho eu pedir a vossa opinião

na montagem do meu novo projecto num aqua de 100x40x40, vou meter agua de um furo, que tem os seguintes valores:

(produto de medição sera)

 

Gh - 4

ph - 6

NH3\nh4 - 0,0

kh - 3

NO3 - 10mg\l

FE - 0

NO2 -0

CU - 0,1

PO4 - 10,0

 

tendo em consideração que quero um aqua com algumas plantas, que tipo de substrato aconselham?

Boas!

Pelo que tenho lido, akadama pode ser uma boa escolha. Agora vejo que a tua água tem alguns nitratos (pode não ser grave, depende da quantidade/qualidade de plantas e fauna) e muitos fosfatos, em valores que me parecem excessívos... mas espera por outras opiniões.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Akadama é um substrato não-fértil,com o tempo e maturação do aqua poderá libertar alguns Micros,mas usada só no aqua,este terá de ser fertilizado totalmente na coluna de água.

 

Aconselho um substrato fértil que compres no mercado,tens dos mais caros aos mais acessiveis, e por cima dele então uma camada de Akadama.Ou então arranja outra solução do tipo: um pouco de turfa no fundo,laterite, um granulado NPK,e por cima a Akadama ou areão de rio.

 

Lê isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33662

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Akadama é um substrato não-fértil,com o tempo e maturação do aqua poderá libertar alguns Micros,mas usada só no aqua,este terá de ser fertilizado totalmente na coluna de água.

 

Aconselho um substrato fértil que compres no mercado,tens dos mais caros aos mais acessiveis, e por cima dele então uma camada de Akadama.Ou então arranja outra solução do tipo: um pouco de turfa no fundo,laterite, um granulado NPK,e por cima a Akadama ou areão de rio.

o akadama é de facto a escolha que fiz para camada superior, quando a um granulado NPK isto não é adubo?? não fará mal aos peixes? porque à quem defenda a não utilização de NPK.

 

Levantada a questão da qualidade da agua, que dizem dos valores que obtive, será que devo utilizar esta agua no aquario?

Editado por covaacs

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o akadama é de facto a escolha que fiz para camada superior, quando a um granulado NPK isto não é adubo?? não fará mal aos peixes? porque à quem defenda a não utilização de NPK.

 

Levantada a questão da qualidade da agua, que dizem dos valores que obtive, será que devo utilizar esta agua no aquario?

É necessário ter cuidado com os NPK, pois o N está (pelo menos algumas vezes, não os conheço todos) na forma amoniacal. Para além disso, se a tua água já tem alguns macros, e em elevada quantidade, não me parece boa ideia estar a colocar macros dessa forma, mas sim depois dosear consoante as necessidades.

 

Mas olha que eu percebo pouco de plantas.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No que diz respeito à qualidade da água tenho dois valores que poderei pôr em dúvida: o pH e os fosfatos (PO4). O pH parece-me demasiado baixo, mas isso não é nada que não se consiga subir sem dificuldade.

 

Os fosfatos parecem-me exageradamente altos dado que a partir de cerca de 1 mg/l existe normalmente um crescimento explosivo de micro-algas que também se alimentam de PO4. Seria necessário as plantas consumirem esse excedente muito depressa para evitar o "verdete".

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os granulados NPK não são adubo,são próprios para plantas de aquário,previnem alguma carência de Macros no inicio de qualquer plantado,e não faz mal nenhum à fauna se aplicarmos a dose certa.O N não está na forma amoniacal,pois este é um produto para aquários,não para plantas de vaso.Turfa,Lateite e granulado NPK faz um substrato dos mais ricos que se pode achar.

 

Com este granulado só é preciso monitorar como estão os valores de NO3 e PO4,se estiverem altos faz-se uma t.p.a.,evita-se fazer fertilizações liquidas destes Macros.

 

É necessesário dizer que as plantas não vivem sem N nem P,nas formas de NO3 e PO4...Não pensem que por não haver estes Macros as algas simplesmente não aparecem.Faz mais algas haver 0 ppm destes 2 Macros num aquário,pois fragiliza as plantas e as algas atacam,do que haver a quantidade necessária,que é de NO3 5 a 10ppm e de PO4 0.5 a 1ppm.

 

Muitas vezes um aqua está desiquilibrado porque se pensa que pelo facto de a aqua produzir naturalmente NO3 e PO4,é desnecessário fertilizar com estes nutrientes e é falso. Sem testar se há ou não, não podemos saber,e às vezes falta mesmo e as algas atacam.A falta de um nutriente despoleta uma reacção em cadeia e impede as plantas de assimilarem outros nutrientes.

 

E Tilapia a maior parte das plantas querem um PH ligeiramente ácido.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os granulados NPK não são adubo,são próprios para plantas de aquário,previnem alguma carência de Macros no inicio de qualquer plantado,e não faz mal nenhum à fauna se aplicarmos a dose certa.O N não está na forma amoniacal,pois este é um produto para aquários,não para plantas de vaso.Turfa,Lateite e granulado NPK faz um substrato dos mais ricos que se pode achar.

 

Com este granulado só é preciso monitorar como estão os valores de NO3 e PO4,se estiverem altos faz-se uma t.p.a.,evita-se fazer fertilizações liquidas destes Macros.

 

É necessesário dizer que as plantas não vivem sem N nem P,nas formas de NO3 e PO4...Não pensem que por não haver estes Macros as algas simplesmente não aparecem.Faz mais algas haver 0 ppm destes 2 Macros num aquário,pois fragiliza as plantas e as algas atacam,do que haver a quantidade necessária,que é de NO3 5 a 10ppm e de PO4 0.5 a 1ppm.

 

Muitas vezes um aqua está desiquilibrado porque se pensa que pelo facto de a aqua produzir naturalmente NO3 e PO4,é desnecessário fertilizar com estes nutrientes e é falso. Sem testar se há ou não, não podemos saber,e às vezes falta mesmo e as algas atacam.A falta de um nutriente despoleta uma reacção em cadeia e impede as plantas de assimilarem outros nutrientes.

 

E Tilapia a maior parte das plantas querem um PH ligeiramente ácido.

Zogli, a minha indicação era apenas para ele ter em conta e não usar N na forma amoniacal . Já vi que não te referias a um adubo "qualquer" - percebi mal! :wink: . (ainda assim acho que fiz bem em alertar o user, pois assim ele não vai comprar simplesmente um granulado).

 

Ainda assim, não sei se reparaste que ele está a partir com 10 ppm de fosfatos na água... não seria melhor mudar para água da torneira? (caso tenha valores melhores).

 

A água do furo podia ser usada como fertilizante! :lol:

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma pergunta.

a turfa pode ser directamente usada no fundo do aqua com a respéctiva camada de areão ou akadama sem ser tratada?

 

é um bom fertilizante assim como o substracto fértil que vêmos nas lojas de aquariofilia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aqui venho eu pedir a vossa opinião

na montagem do meu novo projecto num aqua de 100x40x40, vou meter agua de um furo, que tem os seguintes valores:

(produto de medição sera)

 

Gh - 4

ph - 6

NH3\nh4 - 0,0

kh - 3

NO3 - 10mg\l

FE - 0

NO2 -0

CU - 0,1

PO4 - 10,0

 

Estes são os valores que tenho num aqua de 60 litros, usado a agua do tal furo:

 

Gh - 5

ph - 7

NH3\nh4 - 0,0

kh - 2

NO3 - 0mg\l

FE - 0,5

NO2 -0

CU - 0,0

PO4 - 4,0

 

temperatura 25º

 

substrato da SERA floredepot e areão do rio,

um tronco

 

Flora:

eleocharis vivipara

cabomba

anubia nada

micranthemum umbrosum

 

fauna:

3 guppys (1 m\ 2f)

2 espada ( 1 m\ 1f)

5 neons

2 corydoras paleatus

2 limpa vidros

 

adiciono de 5ml semana com SERA florena e na semana seguinte um comprimido de SERA florenette A

 

que analise fazem destes valores

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Akadama é um substrato não-fértil,com o tempo e maturação do aqua poderá libertar alguns Micros,mas usada só no aqua,este terá de ser fertilizado totalmente na coluna de água.

 

Aconselho um substrato fértil que compres no mercado,tens dos mais caros aos mais acessiveis, e por cima dele então uma camada de Akadama.Ou então arranja outra solução do tipo: um pouco de turfa no fundo,laterite, um granulado NPK,e por cima a Akadama ou areão de rio.

 

Lê isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33662

 

Como qualquer principiante como eu torna-se bastante dificil encontra\ decidir qual o produto que vamos comprar, porque até a data nunca erramos, por isso torna-se mais facil perguntar, aos que têm a experiencia de ter errado ou acertado no substrato. e apesar de ter passado os ultimos 3 a 4 meses a ler continuo com duvidas sobre o que comprar. ainda por cima porque por estes lados os locais espicializados nesta materia não abundam, pelo qual pergunto:

Existe alguma marca especifica que aconselham em relação a trufa e ao granulado NPK, ou mesmo a um outro tipo de substrato?

Editado por covaacs

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes são os valores que tenho num aqua de 60 litros, usado a agua do tal furo:

 

Gh - 5

ph - 7

NH3\nh4 - 0,0

kh - 2

NO3 - 0mg\l

FE - 0,5

NO2 -0

CU - 0,0

PO4 - 4,0

 

temperatura 25º

 

substrato da SERA floredepot e areão do rio,

um tronco

 

Flora:

eleocharis vivipara

cabomba

anubia nada

micranthemum umbrosum

 

fauna:

3 guppys (1 m\ 2f)

2 espada ( 1 m\ 1f)

5 neons

2 corydoras paleatus

2 limpa vidros

 

adiciono de 5ml semana com SERA florena e na semana seguinte um comprimido de SERA florenette A

 

que analise fazem destes valores

Esses parâmetros estão quase "perfeitos". Com um pH desses, se for estável (o kH=2 deixa-me dúvidas), estás numa zona que te dá conforto para muita coisa. (daí, aparentemente teres sucesso na mistura de espécies que tens - eu também tenho alguma no meu comunitário). Só os fosfatos é que estão elevados. (os do meu aquário idem... e eu tenho-me descuidado...)

Uma possível forma de descer esses fosfatos poderá ser adicionar alguns nitratos, potássio (e eventualmente alguns micronutrientes). Assim, se tiveres plantas de crescimento rápido pode ajudar a baixar os fosfatos. Mas se não estás com problemas de algas... se tudo está bem, deixa estar assim!

 

Já agora: os substratos férteis, passado algum tempo, vão diminuindo o seu efeito (claro, os adubos são consumidos/dissolvem-se) e assim é necessário ir aumentando a fertilização na coluna de água.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...(o kH=2 deixa-me dúvidas), estás numa zona que te dá conforto para muita coisa. ...

 

Mas se não estás com problemas de algas... se tudo está bem, deixa estar assim!

 

Já agora: os substratos férteis, passado algum tempo, vão diminuindo o seu efeito (claro, os adubos são consumidos/dissolvem-se) e assim é necessário ir aumentando a fertilização na coluna de água.

 

Cumps

 

Ultimamente tenho tido uma grande quantidade de algas pretas tipo fios, ja não sei o que fazer para as eliminar, ja tentei de tudo, desde luz desligada durante 3 dias... tpa de 2 em dois dias de 30 a 40 % , até a adicão de trufa em rama!!! no filtro. !! talvez o problema venha do filtro ser interno!! ou da agua que uso.

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma pergunta.

a turfa pode ser directamente usada no fundo do aqua com a respéctiva camada de areão ou akadama sem ser tratada?

é um bom fertilizante assim como o substracto fértil que vêmos nas lojas de aquariofilia?

A turfa tem Macros e Micros,mas penso que tem um melhor efeito se usada juntamente com Laterite.Atenção que a melhot turfa para aquários é a granulada,existe uma que pode turvar e espalhar-se pela água.Pode ser usada com cuidado,mas com uma boa camada de outros substratos.

 

Não será um pH de 6,0 demasiado ácido para os peixes, pelo menos a longo prazo?

6.0 é um PH muito ácido apenas para peixes que gostam de PH alcalino,como Guppy's,Molly's,etc. Para Escalares,Néons,Cardinais,Viuvas,etc é do melhor que há para eles,o contrário é que é mau.

 

Existe alguma marca especifica que aconselham em relação a trufa e ao granulado NPK, ou mesmo a um outro tipo de substrato?

Depende muito do dinheiro que queres gastar. Substratos como os da ADA e ELOS têm uma qualidade excelente,mas pagas essa qualidade. Depois tens outros mais em conta,como o SERA FloreDepot,ou um da TETRA que não me lembro o nome.São mais baratos mas cumprem o seu papel.

 

Ultimamente tenho tido uma grande quantidade de algas pretas tipo fios, ja não sei o que fazer para as eliminar, ja tentei de tudo, desde luz desligada durante 3 dias... tpa de 2 em dois dias de 30 a 40 % , até a adicão de trufa em rama!!! no filtro. !! talvez o problema venha do filtro ser interno!! ou da agua que uso.

Desligar a luz é a pior coisa que podes fazer. Só vais enfraquecer mais as plantas,quando a melhor arma que temos contra as algas é plantas saudáveis,fertilizadas correctamente.

Testa os Nitratos e Fosfatos,adicionas Potassio e tens CO2? Tens algum nutriente em falta ou em excesso?

Qualquer aquário passa por um periodo de algas.Está para vir alguém que diga que nunca as teve. Esse periodo é normal,e não adianta stressar.Se as algas forem mesmo muitas algo está mal,mas mesmo num aqua fertilizado correctamente esse periodo aparece sempre,só que a intensidade é menor,e a resolução mais fácil.

Os anti-algas tipicos não recomendo,enfraquecem as plantas,agora um Flourish Excel já ajuda bastante.Em vez de administrar logo para a água,com uma seringa,espalhar o liquido em cima das algas de uma zona durante um certo tempo,e depois passar para outra zona,ai por diante.Claro que ele se dispersa,mas só de tocar nelas faz efeitos visiveis.

Um filtro externo potente também ajuda a manter o aqua sempre limpo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.