ciclideos africanos em aqua de 60CM


Recommended Posts

Agora vejo bem o terror de ter um áqua pequeno... não se pode lá por o que se quer :)

Boas Darius,

Esse dilema vais ter sempre, quer tenhas um de 60 ou um de 600 lts, nunca vais ter o que queres...mas sim o que podes :)

Por experiência própria eu falo.... :)

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Só agora reparei neste tópico e gostava de deitar mais umas achas para a fogueira

 

Se vires no link abaixo, podes ver fotos de como estava o meu aquário de ciclídeos Tanganyika até há um tempo atrás

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=tanganika

 

De momento está completamente diferente e aloja um casal de ocellatus, um casal de similis e um par de paracyprichromis conforme podes ver em baixo

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ight=tanganyika

 

De resto tenho um casal de multifasciatus já com 2 posturas e respectivos alevins a conviverem num aquário de 40 cm e estou a montar outro de 40 para albergar alevins de ocellatus.

 

São peixes fantásticos que requerem alguma dedicação quando mantidos em espaços tão pequenos, mas se reproduzem certamente é porque se sentem bem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

shiva_skunk as pedras do teu aqua são muito porreiras com esses buracos todos.

Compraste ou como eu foste a uma praia procurar por elas?

 

Irei arranjar pedras assim mas talvez no meu prox projecto. Para já este já vai com muitas alterações e desvios do plano original devido às inumeras alterações que já tive que fazer.

 

Mas pronto... agora é um periodo de descanso, ver o comportamento da plantas (as elodeas estão a começar a apresentar pontinhas verdes... ainda há esperança) e esperar que o aqua atinja valores de nh3/nh4 melhores.

 

Pergunta acerca do filtro:

o meu tem espaço para 3 matérias filtrantes.Como tenho plantas não meti carvão activado mas estava a pensar meter uma segunda esponja.

Assim quando tiver que substituir uma delas tenho sempre outra e só perco 50% da população de bactérias.

Acham uma boa ideia?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

quando disseste que ias fazer um aquario maior? daqui a quanto tempo? :lol::lol: :D (lá para setembro aposto...maximo outubro....vai uma aposta? :D ). Mas é bom saber que te vais iniciar nesse projecto....força... e boa sorte para os peixinhos....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

quando disseste que ias fazer um aquario maior? daqui a quanto tempo? :lol:  :D  :D  (lá para setembro aposto...maximo outubro....vai uma aposta?  :wink: ). Mas é bom saber que te vais iniciar nesse projecto....força... e boa sorte para os peixinhos....

Não apostes... há outros projectos importantes na minha vida que estão para já à frente, tais como casar :lol:

 

Mas depois de me "enforcar" talvez me atire de cabeça num projecto de 1m.

Maior que 1m adorava mas não tenho casa para isso, alem disso a reacção da minha futura senhora quando mencionei o assunto foi logo:

"quando morarmos numa vivenda podes ter os aquários do tamanho que quizeres, mas no apartamento para já contenta-te com o pequeno e nada de altos voos"

 

Mas um áqua de 1m "home made" já vai dar muito trabalho e muita despesa também.

Depois só me atiro quando estiver à vontade com os CA's até porque provavelmente os CA's irão ganhar a casa maior ficando a menor entregue à minha cachopa para ela ter guppies, peixinho que ela gosta imenso devido às cores garridas das caudas.

 

Será algo a pensar... com tempo. :cry:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Algumas pedras foram colectadas em Sintra e no Alentejo outras são adquiridas (são vendidas a kilo mas são muito leves dado que são feitas de um material a marca salvo erro é Amtra). Depois se não gostares dos furos colecta bastantes e em casa com um martelo e um escopro vais tentando :lol: abrir uns buracos.

 

Quanto ao filtro se tens espaço para 3 matérias filtrantes podias por exemplo e para esse aquário de CA's meter uma espoja, cerâmicas ou bio balls, perlon ou então um saquinho com areia de coral esmagado para te ajudar na manutenção dos valores de pH e dureza elevados. Uma segunda espoja se não sobrepovoares o aquário e não sobrealimentares os peixes penso que pouco efeito teria.

 

Quanto ao eterno dilema com esposas e namoradas :roll: é fácil de resolveres com uma conversa do estilo epá são só mais 40 cm (deverás efectuar ao mesmo tempo uma abertura sincronizada com os braços e as mãos por forma a tentares ocupar no ar 40 cm :roll::lol: ) no final agradeces com :roll: e vais ver que corre tudo bem!

 

Bom continuação de boa sorte para o aquário e se puderes vai metendo umas fotografias.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas é só para dizer q penso q a ideia dada pelo motarsolitario é mesmo a melhor solucao.

eu tenho um aqua de 60L com um casalinho de kribensis e estou a adorar,

Para alem de se poder plantar a vontade eles ja me deram uma grande alegria.

Ja andam com uma ninhada atraz :roll: e é lindo de se ver os pais extremosos q eles sao, de algum modo faz-me lembrar as galinhas com os pintos atraz sempre a sombra da mae e a penicar tudo o q encontram.

É incrivel mas eu tenho feito feito eclodir artemia para eles por descargo de consciencia pois eles andam sempre de barriguinha cheia mesmo quando eu nao a dou por 3 ou 4 dias.

Penso q para iniciados é do melhor q há.

 

Penso q qualquer q seja a escolha será acertada pois estás no caminho certo, ou seja informar-te antes de fazer asneira.

O importante é nao desanimar.

 

Cumprimentos e boa sorte.

 

Ze

 

Ups nao tinha reparado q isto ja vai com 2 paginas :roll: e ja estas decidido pelos ca´s...

Quanto a namorada nao te preocupes.. a minha acedeu em por um de 180L na sala... ja consegui la meter +de 700.... elas depois entusiasmam-se

é pior q eu, agora ja a convenci q o q ela gosta mmo é de Ca´s e estou a fazer-me dificil :roll: (Só pq realmente isto esta a fikar apertado em termos de espaço)

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe... a esposa/namorada não é problema... ela já quer ficar com o de 60CM para ela para meter guppies...

 

Mas acho que a preocupa os $$$$ de um projecto de 1m... com casamento à porta andar a investir umas centenas em aquas não é boa ideia e por isso é que ela está a resfriar as minhas "ideias" um pouco.

 

mas depois da despesa do casamento... outro galo canta :twisted:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

junta um aquario de 1 metro à lista de casamento.... :twisted::oops::oops: ....quem sabe se nao tinhas sorte....imagina que em vez de uma batedeira ou uma picadora te davam um.... :lol::) :D

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveita e monta o aqua de 60 para gupis... (para ela :twisted: )

Junta uns quantos dos que tu gostas.... quando ela horrorizada ver o que ales fazem a cauda dos gupis ate te da dinheiro para montares o teu e tirares de la os "papa-rabos"

que achas?

Ze

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveita e monta o aqua de 60 para gupis... (para ela :oops: )  

Junta uns quantos dos que tu gostas.... quando ela horrorizada ver o que ales fazem a cauda dos gupis ate te da dinheiro para montares o teu e tirares de la os "papa-rabos"

que achas?

Ze

Sinceramente?

 

Acho que era um homem morto, tinha que aturar cara feia todos os dias e corria o risco de ser relegado para o sofá enquanto não resolvesse a situação :twisted:

 

É como eu digo... o aqua não é para me criar stress extra... é para mo retirar :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais