Reprodução


José Garcia

Recommended Posts

Boas

 

Precisava da ajuda dos mais experientes no que toca a reprodução de bettas , é assim tenho um macho e duas femeas bettas as duas já apresentam o sinal que têm ovos (um ponto branco) ,as femas estão num aquário aparte do macho .

A minha duvida é a seguinte ,devo colocar as femeas junto do macho por quanto tempo?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS;

 

 

deves colocalas no mesmo aquario mas separados o macho e a femea( ha quem ponha 2 femeas eu consigo sempre com 1)o macho vai fazer um ninho (deve durar uma semana mas ha quem dure menos ) e depois podes solta la (vigia a sempre porque as vezes o macho rejeita a)se tudo correr bem da se o abraço nupcial e eles coloca os ovos no ninho e em 48hrs eles eclodem ....

 

espero ter ajudad(n sei se percebi mutio bem a pergunta)

 

boa sorte!!

 

 

cumps,,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Precisava da ajuda dos mais experientes no que toca a reprodução de bettas , é assim tenho um macho e duas femeas bettas as duas já apresentam o sinal que têm ovos (um ponto branco) ,as femas estão num aquário aparte do macho .

A minha duvida é a seguinte ,devo colocar as femeas junto do macho por quanto tempo?

Abraço

 

Olá

A 1º passo é escolher uma das duas depois é preparar o acasalamento. Se já tem o ovipositor visivel basta que eles se vejam por periodos de 15 minutos. No aquario do onde está o macho a temp: +-27 a 28º e a coluna de agua a 10 cm. Após o macho fazer o ninho +- 2 dias. Juntas a femea e vês o que acontece porque podes ter que intervir e retirar a femea. Numa primeira fase a femea passa sempre um mau bocado até que ela segue o macho para debaixo do ninho. Nesta fase (ou até antes qdo os dois observam-se) vais ver as riscas verticais em vez de as horijontais que são sinal de stress.

Isto é o que eu faço. Espero ter ajudado.

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS;

deves colocalas no mesmo aquario mas separados o macho e a femea( ha quem ponha 2 femeas eu consigo sempre com 1)o macho vai fazer um ninho (deve durar uma semana mas ha quem dure menos ) e depois podes solta la (vigia a sempre porque as vezes o macho rejeita a)se tudo correr bem da se o abraço nupcial e eles coloca os ovos no ninho e em 48hrs eles eclodem ....

 

espero ter ajudad(n sei se percebi mutio bem a pergunta)

 

boa sorte!!

cumps,,

Eu tenho o macho num aquario a parte das femeas ,mas com contacto visual , a minha duvida é quando é que posso colocar a femea no aquario do macho.

Devo colocar a femea junto com o macho mesmo que ele não tenha feito o ninho?

 

Olá

A 1º passo é escolher uma das duas depois é preparar o acasalamento. Se já tem o ovipositor visivel basta que eles se vejam por periodos de 15 minutos. No aquario do onde está o macho a temp: +-27 a 28º e a coluna de agua a 10 cm. Após o macho fazer o ninho +- 2 dias. Juntas a femea e vês o que acontece porque podes ter que intervir e retirar a femea. Numa primeira fase a femea passa sempre um mau bocado até que ela segue o macho para debaixo do ninho. Nesta fase (ou até antes qdo os dois observam-se) vais ver as riscas verticais em vez de as horijontais que são sinal de stress.

Isto é o que eu faço. Espero ter ajudado.

cumpr.

 

O macho faz o ninho durante dois dias ,mas a femea não pode estar junto ao macho? têm que estar só com contacto visual é isso?

Quanto tempo depois é que a femea têm que estar junto com o macho depois do ninho estar feito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... têm que estar só com contacto visual é isso?

Quanto tempo depois é que a femea têm que estar junto com o macho depois do ninho estar feito?

 

não sei se ainda tens dúvidas mas aqui vai:O contacto visual serve para estimular os dois e para ser mais fácil o acasalamento

Isto depende do tempo que a femea leva a se submeter ao macho depois disso a desova é +-2 horas como é logico isto depende de casal para casal.Depois de desovar é hora de retirares a femea.

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se ainda tens dúvidas mas aqui vai:O contacto visual serve para estimular os dois e para ser mais fácil o acasalamento

Isto depende do tempo que a femea leva a se submeter ao macho depois disso a desova é +-2 horas como é logico isto depende de casal para casal.Depois de desovar é hora de retirares a femea.

Cumpr.

 

Boas

 

Duvidas ainda tenho algumas :smile2: ,mas agora só com a experiência com os meus bettas é que posso ir tirando essas duvidas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem, mal coloquei um betta macho, 5 ou 6 horas depois já tinha um ninho construído, e sem ver a fêmea!

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem, mal coloquei um betta macho, 5 ou 6 horas depois já tinha um ninho construído, e sem ver a fêmea!

 

Olá os machos estão sempre a fazer "pseudo" ninhos desde que sejam motivados às vezes basta que haja uma TPA, uma alteração de temperatura, comida viva, etc. Mas é diferente qdo estão perante uma situação onde vejam realmente uma femea... o ninho chega atingir uma altura de 1 cm.

Cumpr. e boa sorte com o betta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

E mais o quê?

 

 

Sim, mas motivado ao ver a fêmea. Há 2 dias nova ninhada, agora é esperar.

 

Desde que o casal esteja bem cuidado, é sempre a andar.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais o quê?

Sim, mas motivado ao ver a fêmea. Há 2 dias nova ninhada, agora é esperar.

 

Desde que o casal esteja bem cuidado, é sempre a andar.

 

Boas Seal

 

como tens os teus bettas? tens com filtro? fazes tpa's de quanto em quanto tempo?

Utilizas a mesma técnica do Martinho na reprodução dos teus bettas?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Seal

 

como tens os teus bettas? tens com filtro? fazes tpa's de quanto em quanto tempo?

Utilizas a mesma técnica do Martinho na reprodução dos teus bettas?

 

Abraço

 

Boa Tarde amigo...

 

Pelos vistos não sou só eu andar as cabeçadas com a reprodução destes animais... algures aqui no fórum já existe o meu tópico sobre o assunto...

 

Os meus ja vao na 3ª moradia e nada... Mas com a orientação do membro antelou que tem tido uma paciência para me aturar penso chegar la... :mrgreen:

 

Femea colocada numa caixa vodafone (coisa que por aqui nao falta ) Termostato a 28G

 

Macho numa tartarugueira (40x22x30) termostato a 28G com agua a 10cm de altura e meio copo de plástico branco colado ao nível da agua para o macho construir o ninho...

 

Por baixo da tartarugueira fundo preto (para facilitar a visão dos ovos para o macho os recolher... recomendação do membro antlou)

 

Sem filtro mas recomenda-se filtro de esponja a baixas velocidades

faço TPA duas x por semana visto nao ter filtro... (macho /fêmea)

 

Alimentação...

 

Artemia

Flocos

mais uns bichos secos (agora nao sei o nome)

 

Técnica..

 

Caixa com a fêmea encostada ao vidro da tartarugueira mas com uma folha a tapar que é retirada so durante 15m para incentivar o macho...

 

Penso que não falta nada mas caso falte... os mais experientes que me corrijam... ;)

 

Por enquanto criação nada...

 

Mas desde ontem que o macho esta a construir o ninho(nao escolheu o copo) nyah

 

Vamos ver como corre....

 

Boa Sorte para si amigo... o importante é nao desistir...

 

Qualquer coisa disponha... ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais