Recommended Posts

Publicado

Boas!

Estou a povoar um aquário de Malawis e gostava de saber se é muito arriscado introduzir N. Venustus juvenis... já li algumas coisas sobre o bicho (que é mau, que é terrível, que nem por isso). Mas as descrições que encontro na internet podem/ devem ser complementadas pela experiência de membros do fórum, antes de tomar a decisão de o adquirir.

Qual é a vossa experiência?

Setup essencial do meu aquário:

200x60x70

Filtro Eheim 2080

Termofiltro seco-húmido Eheim 2329

75 kg de areia de sílica + pedaços de coral

Rocha calcárea da Serra da Arrábida

Valisnérias

Fauna:

Maioritariamente vão ser Haplochromideos e Aulonocaras, embora esteja a pensar misturar alguns Mbunas menos agressívos e com maior porte.

Obrigado, desde já, pelas respostas

Cumprimentos

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Olá Aníbal,

A minha experiência é com um parente próximo juvenil - o N.Livingstonii

O que posso dizer é que cresce muito depressa e que, não sendo um rufia, começa muito cedo a rondar os peixes juvenis com o seu estilo muito subtil...

Já agora, vejo que tens na assinatura, um sistema de injecção de CO2. É para manteres com malawi?!!

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado: (editado)
Olá Aníbal,

A minha experiência é com um parente próximo juvenil - o N.Livingstonii

O que posso dizer é que cresce muito depressa e que, não sendo um rufia, começa muito cedo a rondar os peixes juvenis com o seu estilo muito subtil...

Já agora, vejo que tens na assinatura, um sistema de injecção de CO2. É para manteres com malawi?!!

Boas!

Obrigado pelo esclarecimento. Dizes que não é rufia... (pelo que tenho lido é um pouco mais brando que o Livingstonii) mas é piscívoro. Eu tenho dúvidas sobre se o devo introduzir. Por um lado acho-o bonito, por outro acho que é um risco! Quando dizes que ronda os juvenis... chega a vias de facto ou nem por isso? (juvenis com que tamanhos?)

SE os adquirir são para ficar, como já referi, num aquário junto com Haps e Alunocaras, essencialmente. Adicionarei também alguns Mbunas menos agressivos e de maior porte. (Já lá esta um casal de P. Acei, que adquiri ao Marco Monteiro).

O aquário em questão não é o que tem o CO2 - o aquário da minha assinatura é um comunitário que tenho há mais de 5 anos, este para CA´s é um aquário novo.

Mais uma vez obrigado pela resposta, vou continuar a pensar no assunto

Cumps

Aníbal Alves

Editado por AGA

Publicado:

Olá Aníbal,

Quando digo que não é um rufia, é porque não faz as típicas perseguições para se impor. Esse Livingstonii, que já não tenho, era um bicho com uns 6 cm e já andava a rondar juvenis com mais de 2 cm. Nunca chegou a vias de facto mas também não lhe dei mais oportunidade para isso. É um bicho com uma boca enorme!

O teu aquário tem tamanho para albergar um Venestus mas, se queres ver reproduções e alevins a crescer, não o ponhas. Acabará por ter um tamanho desporpociondo em relação aos outros peixes e será um aquário com ele mais os outros...

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
Olá Aníbal,

Quando digo que não é um rufia, é porque não faz as típicas perseguições para se impor. Esse Livingstonii, que já não tenho, era um bicho com uns 6 cm e já andava a rondar juvenis com mais de 2 cm. Nunca chegou a vias de facto mas também não lhe dei mais oportunidade para isso. É um bicho com uma boca enorme!

O teu aquário tem tamanho para albergar um Venestus mas, se queres ver reproduções e alevins a crescer, não o ponhas. Acabará por ter um tamanho desporpociondo em relação aos outros peixes e será um aquário com ele mais os outros...

Ok! Obrigado. Por agora não vou arriscar, embora esteja a escolher espécies com algum porte.

O que me levou a considerar a hipótese de introduzir o bicho (para além de gostar do aspecto dele em primeira mão), foi um artigo que li aqui.

Cumps

Aníbal Alves