60L - Apuramentos de várias espécies


André Silvestre

Recommended Posts

Eu vi o "missionary style"

 

Quando o vi nem quis acreditar, pensei que fosse como os camarões! De facto foi uma curiosidade muito interessante!

 

Quanto ao aquário, como sabes prefiro aquários pequenos. Então com o conceito Nature... ainda mais!

Espectacular, como tudo o que tens desenvolvido na Aquariofilia!

 

Cmps

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

 

José, não retiro os exosqueletos exactamente pelo que disseste: é uma fonte adicional de cálcio e outros minerais. O exosqueleto que se vê na última foto é do macho e nos dois dias seguintes esteve sempre a alimentar-se dele até não restar nada. Quem diz nos CPO diz nos camarões.

 

Fernando, obrigado! ;) Ver se te levo os Bumblebee que tenho por cá. Entretanto, a malta vai falando.

 

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui.

 

Sim, há. Aqui vão mais umas fotos.

 

Com apenas 4 dias

PICT0002e-2.jpg

 

PICT0007e-3.jpg

 

 

Com 8 dias

PICT0009e-2.jpg

 

PICT0019e.jpg

 

Mais uma foto da fêmea

PICT0006e-3.jpg

 

 

Os pequenos estão-se a desenvolver bem e apresentam já pigmentação laranja. Andam por todo o aquário e na hora da alimentação aparecem em peso. Até ao momento contei 5 crias na hora da alimentação o que me faz crer que houve muitas que não se safaram. A fêmea quando estava grávida também não tinha muitos ovos por isso... De qualquer maneira, já considero bastante positiva a experiência com estes pequenotes e penso que ainda têm muito para dar. :D

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva!

 

A Fêmea tá a ficar com a cor quase final :drinking: mais um tempinho e vai estagnar!

 

E o macho, que tal anda?

 

Um abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva!

 

A Fêmea tá a ficar com a cor quase final :) mais um tempinho e vai estagnar!

 

E o macho, que tal anda?

 

Um abraço

 

 

O macho também anda porreiro. Anda tão bem que adivinha o que descobri hoje quando cheguei a casa?

 

Fêmea

PICT0008e-3.jpg

 

A foto foi tirada de longe mas penso que dá para perceber bem... :)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Bem agora é sempre a abrir nesse aquário, é bom ver estas coisas e é estas pequenas coisas que nos agarram a este hobbie!

 

Continua com o excelente aquário e vai dando actualizações :D

 

 

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá, isso é a fêmea novamente com ovos, ou estou a ver mal?

 

Já descobri um site que mostra como ver o sexo deles, deve ser o mesmo que tu que querias mostrar (http://wirbellose.de/arten.cgi?action=show&artNo=144)

 

E tenho uma fêmea.... A ver se mudo pó de 80L e introduzo um macho bigsmile

 

Um abraço!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindos bichos sim senhor,

 

Diz-me uma coisa, se este aquário é de apuramento de espécies, para onde vão os que não se enquadram no que pretendes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ricardo, obrigado. ;)

 

Fernando, ainda não é desta que precisas de óculos. A fêmea está realmente cheia de ovos.:) Em relação ao dimorfismo, são essas mesmas fotos que te queria mandar. Acho que estão excelentes para diferenciar os sexos.

 

Hugo, os que não se enquadram vão para um terceiro aquário que ainda não mostrei.

 

 

Deixo mais umas actualizações fotográficas:

 

Fêmea

PICT0018e-2.jpg

 

PICT0021e.jpg

 

Juvenil

PICT0013e-3.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe, fantástico, este tópico melhora de update para update!

 

A ver se é dai que sai um machão para a minha fêmea! ;)

 

Um abraço!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

 

Fernando, se houver machos, sai de certeza. :D

 

Trago mais umas actualizações: a 1ª geração está-se a desenvolver bem, apesar de só terem sobrevivido dois pequenos. Fazem hoje 1 mês e estão quase com 1.5cm, tendo vindo a desenvolver uma coloração cada vez mais sólida. O ritmo de crescimento é espantoso. :Fade-color

 

Entretanto, a fêmea deve ter dado à luz porque hoje já andava pelo espaço aberto do aquário, sem ovos.

 

Deixo então as fotos:

 

PICT0005e-3.jpg

 

PICT0014e-2.jpg

 

Juvenil

PICT0018e-3.jpg

 

PICT0001e-2.jpg

 

PICT0016e-1.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente, realmente parecem espantosamente prolíferos!

 

O ritmo de crescimento, pela data dos posts que efectuas é que parece-me igualmente espantoso! E vem aí nova "fornada"...

 

Os juvenis como são de apetite? Como os Pais?

 

Parabéns mais uma vez :Fade-color

 

Abraço,

Fernando

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello

 

Parabéns André (mais uma vez)

 

Ontem (ou no dia anterior) perdi a cabeça e comprei 2 CP0's tb, coloqueios no aquário dos white pearl e new bee, o que eu fu ifazer, em 3 horas comeram 2 white pearl e 1 new bee :D

 

Já foram parar ao aquário grande agora lutam com bótias palhaço e já os vi a tentar apanhar um SAE mais distraido mas que tem para aí uns 10 cms lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os juvenis como são de apetite? Como os Pais?

 

São meio tímidos quando os adultos estão por perto mas quando é com os camarões, a timidez vai-se embora. Até lhes roubam a comida mas não chegam a comer muito. Precisam de pouco de para se sentirem satisfeitos. Já os pais, são 2 pellets de Hikari Crab Cuisine por dia, cada um, ou meia pastilha de NovoCrabs da JBL. ;)

 

Hugo, isso é muito estranho. Eu também os tenho com camarões e não vejo essa agressividade toda. O que vejo são exibições de pinças quando os camarões chegam perto mas nada mais.

 

Atenção que, tal como já disse anteriormente, eu forneço bons esconderijos, território e alimentação para todos. Não há disputa destes 3 factores. Se formos a ver bem as coisas, o sítio de onde os trouxeste se calhar tinha mais CPOs num espaço apertado e eles já estavam habituados a rivalizar entre si pelo seu espaço e comida. Além disso, é possível que viessem esfomeados. :smile2:

 

Refúgios, espaço e alimento. Forneces estas três condicionantes e é tudo " amigo" dentro do aquário. :smilecolros:

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, isso é muito estranho. Eu também os tenho com camarões e não vejo essa agressividade toda. O que vejo são exibições de pinças quando os camarões chegam perto mas nada mais.

 

Atenção que, tal como já disse anteriormente, eu forneço bons esconderijos, território e alimentação para todos. Não há disputa destes 3 factores. Se formos a ver bem as coisas, o sítio de onde os trouxeste se calhar tinha mais CPOs num espaço apertado e eles já estavam habituados a rivalizar entre si pelo seu espaço e comida. Além disso, é possível que viessem esfomeados. :puppydogeyes:

 

Refúgios, espaço e alimento. Forneces estas três condicionantes e é tudo " amigo" dentro do aquário. banana rock

 

Bem, estavam no aquário que menos camarões tem e são 50l. Realmente tb é o que está mais despido e menos esconderijos tem, mas tb gosto de ver os animais sem estarem constantemente em stress dai nunca ter optado por juntar especies que se agridam.....

 

Quanto ao virem esfomeados é possível, pq um deles o outro nem tanto, quer comer tudo o que mexe e passa perto dele lol Vou ver se os consigo apanhar do aquário maior (vai ser um bela desafio lol) e coloca-lo no aquário de 60l que tem red cherrys.

 

Vou ver se compro mais alimento (variedade) para os gajos, não tenho é Hikari Crab Cuisinee deveria ter...

 

 

(A Maria já está a olhar de lado para mim pq está a ver que vai entrar mais um aquário cá em casa lolol)

 

 

 

Já agora, a melhor forma para distinguir os sexos é pelas últimas patas? ou existem mais referencias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A forma mais fácil é pelo tamanho, as fêmeas têm menos um centimetro que os machos :(

 

Quanto á agressividade para com os camarões o André já disse quase tudo, se eles tiverem as condições necessárias serão menos agressivos, no entanto é natural que uma vez por outra apanhem um camarão, é uma questão de oportunidade. Normalmente os camarões fogem pois são bem mais rápidos, mas é normal de vez em quando um ser apanhado.

 

Na alimentação os meus não pegam muito bem no JBL Novo Crab, gostam bem mais do Novo Prawn...

 

 

André, tens alguma ideia sobre o porquê da baixa taxa de natalidade dos primeiros nascimentos? Apenas duas crias parece-me muito pouco, deveria ser mais perto de 20.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A forma mais fácil é pelo tamanho, as fêmeas têm menos um centimetro que os machos :)

 

Isto não pode ser levado à letra, (digo eu) pq se forem jovens pode não ser visível, se forem de gerações diferentes não tem o mesmo tamanho para servir de comparação, se um comer mais e melhor que o outro tb pode crescer de forma diferente ou não?

 

Quanto á agressividade para com os camarões o André já disse quase tudo, se eles tiverem as condições necessárias serão menos agressivos, no entanto é natural que uma vez por outra apanhem um camarão, é uma questão de oportunidade. Normalmente os camarões fogem pois são bem mais rápidos, mas é normal de vez em quando um ser apanhado.

 

Na alimentação os meus não pegam muito bem no JBL Novo Crab, gostam bem mais do Novo Prawn...

André, tens alguma ideia sobre o porquê da baixa taxa de natalidade dos primeiros nascimentos? Apenas duas crias parece-me muito pouco, deveria ser mais perto de 20.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser levado á letra, as fêmeas são sempre maiores que os machos quando em adultos, mas é mais dificil de se notar quando são jovens e ainda mais complicado quando têm diferenças de idade significativas. No entanto os CPO's atingem o estado adulto bastante cedo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

pelas fotos parece-me que nesse aqua mantens utricullaria certo?

 

Sendo esta planta uma planta carnivora será que não pode ser prejudicial para as crias?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André André és a perdição dos amantes de invertebrados ;)

 

Diz-me lá uma coisa, sff é claro

 

como sabes que esta é uma fêmea?

 

PICT0006e-3.jpg

 

 

 

Já os tens marcados? :D

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André André és a perdição dos amantes de invertebrados ;)

 

Diz-me lá uma coisa, sff é claro

 

como sabes que esta é uma fêmea?

 

PICT0006e-3.jpg

Já os tens marcados? :D

 

vê no final desta página: http://wirbellose.de/arten.cgi?action=show&artNo=144 (mannchen é macho)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi e sei qual é a imagem do macho e qual é a imagem da fêmea, ainda não percebi é onde está a diferença lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Hugo, Hikari Crab Cuisine é bom mas tens mais alternativas, como o Novo Crabs ou Novo Prawn da JBL ( estes são mais acessíveis).

 

Quanto aos sexos, à primeira vista, pode-se ir pelo tamanho mas, é como tu dizes: senão forem animais da mesma ninhada ou se forem juvenis, é praticamente impossível de os distinguir. A maneira mais fiável de os distinguir quando ainda são jovens é de facto pelo último par de membros que na fêmea está ausente. Esse par de membros não é nada mais nada menos que o órgão reprodutor masculino.

 

A forma mais fácil é pelo tamanho, as fêmeas têm menos um centimetro que os machos

 

Alex, não quererás dizer antes: as fêmeas têm mais um centímetro que os machos? cabecadura

 

Alex, não sei do porquê da taxa de natalidade ser tão reduzida ou melhor, desconfio mas ainda não consegui comprovar. Penso que se deve ao facto de a fêmea comer os pequenos ou mesmo pelo facto de os recém-nascidos serem muito sensíveis ( já tenho lido isso em fontes estrangeiras, que mantêm CPOs à algum tempo). Provavelmente até são ambas as suspeitas verdadeiras. A verdade é que, da primeira geração, só sobreviveram dois que andam muito bem. Na segunda vez que a fêmea esteve ovada e, passado o tempo de gestação dos ovos e presumivel eclosão dos mesmos, até agora, não vi nenhum pequenote.

 

Francisco, não há qualquer problema em manter invertebrados com Utricularia. Isto porque as bolsas digestivas da planta, em aquário, são bem capazes de não exercerem qualquer função, uma vez que a fertilização líquida ou via substracto suprime as necessidades metabólicas da planta ( isto é uma suposição). Mesmo que isso não se verifique, posso-te garantir que as bolsas são demasiado reduzidas para apanhar qualquer recém-nascido de camarão ou CPO.

 

Hugo, neste momento posso afirmar que essa é a fêmea porque:

 

- ambos já chegaram à fase final do adulto e não devem crescer muito mais ( talvez mais uns milímetros) e, como tal, é perfeitamente notória a diferença de tamanho; a fêmea é a maior. Se pensarmos em termos de invertebrados no geral, as fêmeas são sempre maiores que os machos. E são maiores porque precisam de ter uma anatomia virada para a reprodução ou seja, para produção e armazenagem de ovos, quer férteis, quer não férteis. Além disso, as fêmeas ficam muito territoriais quando estão cheias e como são elas sozinhas que defendem o local por elas escolhido da desova ( a minha escavou dois grandes buracos na Akadama, por baixo dos troncos, onde permanece durante o período inteiro de gestação dos ovos, saíndo apenas para se alimentar), o tamanho e, sobretudo, tamanho das pinças, é suficiente para desencorajar qualquer intruso. :crazyeyes: Os machos têm apenas o papel de fertilizadores dos ovos, sendo escurraçados logo a seguir ao coitus ( desde que não seja interruptus) cabecadura

 

- a fêmea tem um tom laranja mais esbatido enquanto que o macho é muito mais exuberante no tom da cor. Esta diferença também faz todo o sentido já que as fêmeas na Natureza ( generalizando um pouco) copulam sempre com os machos dominantes, machos esses que se destacam dos outros por possuírem maior exuberância dentro das características de cada espécie

 

- pela razão que já referi acima mas que só se consegue verificar virando o animal de pernas para o ar ( último par de membros ausente na fêmea, presente no macho; órgão reprodutor deste)

 

 

O link que o Alexandre deu, tal como o Fernando já tinha dado no post #33, é muito bom para se ver essa diferença anatómica. ;)

 

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André Muito agradecido (mais uma vez lol) já vi como se distingue, obrigado :crazyeyes: Estava a olhar para outro lado lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais