Como proceder a uma limpeza total ?


Neon Tetra

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Podem dar-me alguns conselhos de como proceder para fazer uma lavagem geral ao aquário. 1) Como conservar os peixes e camarões?

2) Desmontar set up?

3) Remover areão para lavar ?

4) Lavagens dos vidros por dentro ?

5) O que fazer ao(s) filtro(s) e matérias filtrantes?

6) Quanto tempo poderá demorar tudo isto ?

 

Obrigado desde já pelas dicas !

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Podem dar-me alguns conselhos de como proceder para fazer uma lavagem geral ao aquário. 1) Como conservar os peixes e camarões?

2) Desmontar set up?

3) Remover areão para lavar ?

4) Lavagens dos vidros por dentro ?

5) O que fazer ao(s) filtro(s) e matérias filtrantes?

6) Quanto tempo poderá demorar tudo isto ?

 

Obrigado desde já pelas dicas !

Tens algum motivo especial para fazer uma limpeza tão "radical"?

 

É que assim de repente, parece que estás a querer lavar demais...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olá a todos.

 

Podem dar-me alguns conselhos de como proceder para fazer uma lavagem geral ao aquário. 1) Como conservar os peixes e camarões?

2) Desmontar set up?

3) Remover areão para lavar ?

4) Lavagens dos vidros por dentro ?

5) O que fazer ao(s) filtro(s) e matérias filtrantes?

6) Quanto tempo poderá demorar tudo isto ?

 

Obrigado desde já pelas dicas !

 

Não sei em que estado tens o aquário, mas pelas perguntas, depreendo que tenhas mesmo de fazer uma lavagem a fundo. Cá vão as minhas "sugestões":

 

1) Num aquário à parte, ou em último caso, dentro de um alguidar tamanho "jumbo", com água proveniente do aquário. Termostato e filtro(s) a funcionar na casa "provisória".

 

2) Em relação ao setup, se é para ficar "igual", tira fotos antes de desmontar. Aconselho a refazer o layout. Assim parece um aquário novo.

 

3) Se o areão está mesmo sujo, substitui por novo. LAvar areão não é tarefa fácil.

 

4) Lavar os vidros por dentro só com água mesmo, nada de detergentes. Pegas no aquário, levas para a banheira, colocas ao alto, lavas com o chuveiro e "esfregas" com uma esponja. Repetes até ficar limpo. Claro está que se for um aquário maior que a banheira, das duas uma: ou lavas na varanda quintal ou garagem, ou compras uma banheira maior.

 

5) Sugestão incluída na resposta 1).

 

6) Depende do tamanho do aquário, da vontade de fazer as coisas, etc. Tanto pode demorar 3 horas com 10!

 

"Refizemos", eu e a Maria, um dos nossos aquários, de metro, aproveitámos para fazer layout novo, e começámos ontem. Os peixes estão num aquário de reserva, o "novo" aquário está a "assentar a poeira" e a sala parece que está em estado de sítio. Tempo? 3 horas ontem, outras 3 hoje e prevejo umas 4 para amanhã! Tudo isto foi feito "nas calmas", para não haver stress. A água onde estão os peixes de momento, vai ser resposta no aquário principal. Assim, é como de uma TPA se tratasse, os peixes não vão notar grande diferença, excepto na "disposição das divisões".

 

Acho que não esqueci de nada.

 

 

Cumps e boas limpezas!

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua plantado com plantas rasteiras (não sei se é o teu caso,Neon Tetra), não se deve andar a remexer muito o fundo,as plantas tratam de ''digerir'' tudo.Só mesmo quando quero mudar o layout é que tiro tudo e começo de novo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Subscrevo na integra as palavras do David Cabete, foi assim que fiz a minha última remodelação total do aquário. Apenas com uma diferença: as 10 horas dele repartidas por 3 dias, comigo foi quase uma semana e meia :) , pois só fazia alguma coisa cerca de 1 hora por dia à noite quando chegava do trabalho, mas como os peixes estavam bem "hospedados" noutro aquário, não tive pressas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aproveitando o tópico do Neon Tetra, daqui a uns dias também vou precisar de tirar a água do aquário, só fica mesmo o areão. Vou precisar que os peixes fiquem num aquário pequeno e/ou em alguidares durante umas horas. Termostato só tenho mesmo o do aquário que vou desmontar, não convinha metê-lo em volumes de água mais pequenos, pois não?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas. Já percebi que estava a ser radical de mais.

Não preciso mesmo de retirar tudo para lavar o aquário. Como devem saber tenho tido uma proliferação de algas pincel que se espalharam pelas rochas e areão e que são muito difíceis de eliminar.

 

Neste meu aqua de aprox. 100 L tenho dois tipos de areão. Por baixo tenho uma camada de 8 kg de substrato com fertilizante ( não me lembro a marca) que é quase branco. Por cima coloquei uma areão que é feito a partir de rocha vulcânica (acastanhado)....é nesse que se agarram as algas. Quando o pus não gostei muito de efeito e ficou tudo mais escuro. Entretanto ao aspirar os dois tipos de areão foram-se misturando parcialmente.

 

O objectivo da limpeza era justamente retirar o máximo de rochas vulcânicas com algas ( a camada escura) e deixar a camada branca. Estava a pensar cobri-la de akadama. Quantos quilos é que acham que precisarei?

 

Vou entretanto fazer uma grande TPA ( ou várias), retiro as rochas vulcânicas que faziam de cenário e que tem algas e deixo apenas o tronco que tem uns fetos de Java ( e só tem algas verdes...). Assim já não preciso de mudar os peixes. Espero que não stressem...

 

Que acham ?:crazyeyes:

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se queres "separar" os dois tipos de areão, vais ter uma trabalheira daquelas! Porque não optas mesmo por tirar tudo? Parece radical, mas por vezes é o melhor. Além disso como dizes que não gostaste da "cor" com que ficou o aquário!

Para saber a quantidade de Akadama a utilizar é fácil. Se o aquário tiver as medidas 60*40*40, tens 96lts brutos. Como dizes que o teu tem 100, não deves fugir muito destas medidas, ( digo eu! ). Multiplicas o comprimento pela largura, ( ou seja a base do aquário ), e multiplicas de novo pela altura que queres que fique a Akadama. Imaginemos que quers 7 cm de Akadama, num aqua que tem de base 60cm*40cm. Simples: 60*40*7. Resultado é 16800. Divides este valor por 1000, e obténs a quantidade de Akadama que necessitas: 16800/1000 = 16,8 litros de Akadama.

 

Com as referidas TPA's também lá vais, mas vai demorar um bom bocado a ficar resolvido o "problema".

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Boa noite.

Não queria estar a abrir tópico só para perguntar o seguinte:

Tenho no meu aqua areão branco e, como é de esperar, está a ficar amarelo. Tirei meia dúzia de pedras do areão e experimentei lavar mas sem sucesso.

Há maneira de voltar a ter a cor branca original?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lixivia?

Não estou a brincar... É a melhor coisinha para remover algas e gosma das pedras e acessórios... Uma mistura de 1:1 ou ligeiramente mais diluida limpa tudo, inclusive algas e lodo de dentro das mangueiras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boa tarde.

 

Tenho um aquario de 80lts onde so tinha guppys e um limpa fundos. ja cheguei a ter mais de 70 peixes onde fazia muita cria (que alojava num outro aquario ate serem grandes). So que de uns tempos para ca, tem morrido os peixes todos... ja so tenho 2 e mesmo femeas quase a ter... nunca chegam a ter... e acabam por morrer... siceramente o unico que meço é o PH que esta sempre normal... mas tem tendencias a subir. So tenho plantas verdadeiras (varias especies) tenho um filtro biobox interno e outro filtro no canto com esponja. As plantas crescem lindamente mas os peixes cada dia vai um...

 

Transferi os restantes peixes para outro aquario e vou lavar o grande na totalidade.

 

Concelhos?

 

depois vou deixar umas semanas a trabalhar sem peixes... que recomendam? cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.