Separar os filhotes dos pais ??


Recommended Posts

eu acho que nao e necessario separares as crias dos pais a nao ser que tenhas mais adultos no aquario sem ser os pais, pois os pais tratam bem dos seus filhos mas os outros adultos e que ja nao prometo nada.

 

abraços !!!!

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho tido kribencis de a 2 anos para ca claro que nunca foi objectivo a criaçao maciça mas se o aqua for relativamente grande 100cm

que era o meu caso cheguei a ter 4 ninhadas juntas com algums adultos

nunca os separei pois os pais tomam conta e defendennos o perigo e se ouver peixes rapidos tipo zebras e viuvas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A minha kribensa pôs cerca de 40/50 ovos colados na parte de tras dum vaso de ceramica, ficava constantemente de guarda aos ovos e a "limpa-los", acho eu, com a boca. Agora, passados sensivelmente dois dias já la não estão os ovos e a femea anda um bocado escondida dentro do vaso. Mas o que me preocupa mais é que os filhotes... nem sombra deles!! não os vejo!! Será que ela os comeu? Isso não seria normal... ou anda com eles dentro da boca o tempo todo?

 

Isto de fazer desaparecer os filhos é um procedimento normal??

 

Obrigado.

 

 

Um abraço,

David Belo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te preocupes com isso

eles poem posturas de uma media de 100 ovos

os pais tomam conta deles

e nao estranhes se vires os pais com eles na boca

os pais nao os comem

o que pode ser e teres algum predador dentro do aqua as vezes vem nas raizes ovos de libelinha e esses quando eclodem sim podem comelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aqua só tenho os pais kribs e mais nada, mudei os restantes habitantes para outro aqua antes da eclosão dos ovos.. só por precaução.

Pois mas costuma ser normal os alevins saírem logo a nadar pelo aquario ou pelo menos passado um dia fazerem isso? tipo a quererem explorar mais, ou é comum eles ficarem dentro duma toca sem que ninguem os consiga ver? Tou a achar isto mto estranho. Não há sinal deles mesmo!! :cry:

 

Quer dizer, se são assim tantos tem que aparecer algum.

 

 

Um abraço,

David Belo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa obrigado pelas dicas entao. vou ficar tranquilo em relação a isso e deixar correr naturalmente.

De qq forma fico a espera de amanha já os conseguir ver!! :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, já tinha andado a ver esse site, é provavelmente o mais completo. Obrigado.

Hoje também ainda não deram sinal de vida, mas ainda não perdi esperança pois o vaso faz uma cova e há uma parte que não consigo ver la para dentro e, como a femea tá sempre lá... também não ponho de parte a hipótese de eles estarem para lá todos escondidinhos!

Enfim, logo que desvende mais este mistério dos filhotes desaparecidos coloco aqui uma mensagem de boas novas! (espero!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David!!

 

Não sei se referi ontem um aspecto importante ( acho que me esqueci ). Normalmente os Kribensis mudam a ninhada de um local para outro completamente distinto. Este comportamento não é só tipico dos Kribensis, mas sim de muitas especies de ciclideos.. questões de segurança :?:.

 

Imagina que eles desovaram dentro de um vaso.. vão deixar os ovos eclodir.. e depois .. já quando os alevins estão a reabsorver o saco vitelino e a dar a cauda vão transporta-los para outro local ( por exemplo uma gruta formada com pedras vulcanicas ). Neste segundo local permanecem até reabsorverem por completo o saco vitelindo e começarem a nadar.. fazendo aqui as primeiras explorações pelo aquario ( nesta altura entra a artemia recem nascida como alimento base ).

 

Outro aspecto importante:

 

Quanto mais mexeres no aquario pior.. deixa a natureza tratar do assunto :?:

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Ya, boa dica Miguel, aconteceu isso mesmo!

 

ELES APARECERAM!! :wink: hehe.. estavam mesmo dentro do vaso. São pelo menos uns 20 e hoje depois de os ter visto, de repente voltaram a desaparecer, isto porque a mãe levou-os para outro esconderijo... entre uma pedra e o musgo. Agora já estão de volta à toca inicial.

 

Tenho uma dúvida em relação às trocas de água de devem ser agora feitas com maior frequencia. Como não quero estar a espera muito tempo para mudar a água, será que a água que tiro da torneira pode ser colocada logo no aquario apenas juntando aquasafe? ou terá que ficar em repouso na mesma durante uns dias independentemente do uso de aquasafe?

 

Agora, ou mais tardar amanha, vou sacar o filtro interno e substituir por ujma bomba de ar com uma pedra porosa pois tenho receio que quando os alevins começarem a nadar sejam sugados com muita facilidade ao passarem perto das aberturas do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero ques isto num seja mexer demasiado no aquario, é só tirar uma bomba e substituir por outra... até agora não tenho feito praticamente nada... os pais tão a tratar de tudo! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA

 

Cuidado com o filtro interno :wink:

Comigo aconteceu, eles serem sugados pelo filtro,é ke eu estava de férias.

Maas kuando eu voltei reparei ke estavam avelins dentro do filtro.

Ou retiras o filtro ou reduzes ao minimo a a velocidade do filtro.

UM ABRAÇO

RUI FERNANDES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya Migas obrigado pela dica. O que fiz foi colocar uma rede muito fina em volta do filtro, principalmente das aberturas que podiam suga-los e talvez assim evite alguma catástrofe.. também diminui a potencia do filtro.

E já amanha os pequenotes deverão começar as suas aulas de natação livre! hehe :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

 

Em relação a filtragem podes colocar um filtro de esponja ( daqueles que se ligam ao difusor de ar ou bomba de ar conforme quiseres chamar :wink: ).

É um filtro que não vai chupar ou sugar os bébes e faz todo o trabalho biologico que o aquario necessita.

 

Em relação a agua podes cambiar cerca de 20% a 30% do volume do aquario, mas espera pelo menos mais uma semana até os alevins estarem um pouco mais resistentes.

 

A agua da nossa rede de Oeiras é muito boa... não será necessario qualquer tipo de gastos em produtos... arranjas meia duzia de garrafoes de 5 litros e tens o problema resolvido. Apenas será necessario deixar repousar a agua durante um dia ( garrafoes abertos ) para o cloro e outros residuos evaporarem.

 

 

Um abraço e boa sorte

 

 

p.s. É natural que mudar de filtro não é mexer muito 8) .. eles não gostam é que nós andemos lá com lanternas e redes nas grutas e recantos do aquario a procura dos bebes. Existem diversas especies de ciclideos que se assustam e ao entrar em panico comem as ninhadas por inteiro ( não é o genero do Kribensis, mas nunca se sabe... ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA

 

MotarSolitario:

os avelins não morreram, simplesmente foram sugados pelo filtro e estavam vivos dentro do filtro e eu retirei-os do filtro vivos.

 

Dave:

penso que essa ideia deve resultar ou então a ideia do meu amigo Miguel.Vai mandando noticias dos teus avelins.

UM ABRAÇO

RUI FERNANDES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se isso pode acontecer o melhor talvez seja meter uma meia de mulher esticada a tapar a entrada de agua para o filtro assim ja nao passam de certeza.

so perguntei porque custumo ter alevins e nunca notei que isso me acontecesse talvez dependa do modelo do filtro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Os meus alevins já nadam!! são um cardume de cerca de 40 e tão sempre juntos... é altamente vê-los colados aos pais e alguns mais irrequietos já dão uma escapadela para fora do grupo e não deixam que os pais os vão recolher com a boca.. continuam a fugir.. hehe!

 

É, a nossa água deve ser mesmo boa pq acabei por fazer a muda sem colocar nenhum produto e acho que não se sentem incomodados com nada.

 

Quanto à alimentação, estou com umas certas dúvidas. Arranjei umas artemias recem nascidas ou ovos de artemia (n tenho a certeza do que é aquilo), sei que são uns pontinhos muito minusculos dentro dágua, mas não tenho a certeza da quantidade que deve ser aplicada, aquilo está numa garrafa misturado com água salgada e o que eu tenho feito é retirar através dum tubo e soprar para dentro do aquario (mais ou menos no local das crias).

Agora: quantas vezes ao dia devem eles comer? e em que quantidade? Isto pq nunca sei se estou a pôr muita ou pouca comida pois para mim aquilo quase n se vê e o pior é que como está em água salgada, quanto mais quantidade puser mais estou a alterar as condições da água do aquario. será problematico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Recolhe as artémias para um pano e lava-as em água da torneira mesmo antes de as colocar no aquário. Atenção as cascas e ovos não eclodidos.

 

Dificilmente poderás exagerar na quantidade... quer dizer... pelo menos com um bocado de bom-senso. As artémias conseguem sobreviver temporáriamente em água doce e por isso não puluem a agua.

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola DAVID.

Entao os teus alvelins ?Ja estas aalimenta-los?na tua mensagem fiquei com a sensaçao que nunca criaste artemia salina.se è esse o caso pede para te explicarem numa loja as quantidades de sal e a temperatura de eclosao (Ja nao me recordo) mas basicamente tens de por uma quantidade de ovos em agua com sal e areja-los com uma pedra difusora e a uma tempªde 28º (acho eu ).24 h depois as larvas eclodem e formam uma massa vervelha frenetica que tens de recolher com uma rede propria e a seguir alimentas os teus "netos".podes por 2 frascos a criar com 1 dia de intervalo assim todos os dias teras larvas recem nascidas.Ja existem uns kits com isso tudo e se queres um conselho nao compres larvas que vem tipo comida liquida ,suja imenso e as crias nao crescem tao rapido, alem disso ,e´ 1 espetaculo ver os alvelins ficarem com a barriga vermelha a´ medida que vao comendo as larvas. Boa sorte

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tenho estado um pouco ausente da net e daí a demora na resposta.

Obrigado pelas vossas dicas!

Os pequenos são agora cerca de 25 e não os trinta e tal iniciais. :shock:

Parece que nesta altura é muito complicado de se aguentarem todos..

Tenho andado a dar-lhes, para alem da artemia, flocos bem esmigalhados por forma a que consigam "trincar" e tem funcionado, se bem que não me parece que seja a comida ideal para eles.. pelo menos se lhes der unicamente flocos.

Aquela amostra de artemia que tinha não me parece ter sobrevivido pois aquilo ali dentro da garrafa muito pouco mexe!! :shock:

De qualquer forma registei o método a utilizar na próxima colheita!

 

Já me disseram que, apesar dos pais tratarem bem dos filhotes, a opção de os separar nunca trará qualquer resultado negativo para ambas as partes, antes pelo contrário.. pois estando juntos, há sempre a hipotese dos pais actuarem um pouco como um "mecanismo de selecção natural", ou seja, acabam por dar prioridade aos mais fortes eliminando por vezes os mais fracos que normalmente se atrasam quando viajam em cardume. Por isto estou a pensar separá-los para conseguir uma maior quantidade de sobreviventes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais