dúvidas sobre a iluminação


Recommended Posts

Viva,

Estou neste momento a montar um aquário de àgua doce plantado com aproximadamente 50L, e como sistema de iluminação estou a utilizar um balastro de um dos meus aquários anteriores (um lifetech com 2 lâmpadas 36W, cada lâmpada tem 4 pinos).

O balastro está em óptimas condições, contudo, acho que as lâmpadas estão fora de prazo, e tenho tido uma tremenda dificuldade em encontrar novas lâmpadas. Já experimentei as maiores superfícies dedicadas à aquariofilia e nada por agora e se calhar até mesmo para sempre, visto que o fornecedor das ditas cujas não dá sinais de vida.

Gostaria de perguntar aqui aos mestres se por acaso sabem onde posso arranjar as malditas lâmpadas e se acham que seria uma boa ideia mudar de balastro visto que esta situação vai surgir mais tarde quando tiver que trocar novamente de lâmpadas.

E quanto ao prazo de validade das lâmpadas, será que uma lâmpada fora do prazo é assim tão ineficaz?

O aquário está despopulado e é desprovido de plantas portanto não é nenhuma urgência.

 

Obrigado a todos,

fish Returns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá fish, tens de ser mais especifico com as lampadas, mas de certeza que se arranja. Formato, inscrições na lampada, casquilhos ou encaixes, etc Um abraço

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá fish, tens de ser mais especifico com as lampadas, mas de certeza que se arranja. Formato, inscrições na lampada, casquilhos ou encaixes, etc Um abraço

 

Viva,

Desde já, obrigado pela resposta tão pronta :smile2:

 

então é assim, o formato da lâmpada tem um formato de U, a lâmpada é uma PHILIPS master PL-L 36W/865/4P, o casquilho tem quatro pontos de contacto/encaixes com o balastro.

O balastro é um LifeTech e leva duas destas lâmpadas produzindo um total de 72W para um aquário plantado de 60x30x30.

É toda a informação que sei sobre o balastro e as lâmpadas, sei que já vi muitos destes balastros à venda, nunca pensei que fossem acabar com eles.

 

Mais uma vez obrigado pela resposta,

Cumps,

fish in a blender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estás a fazer confusão entre balastro e calha :smile2:

 

Se não encontrares numa loja de aquáriofilia vai a uma de eletricidade/lampadas que encontras de certeza.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estás a fazer confusão entre balastro e calha banana rock

 

Se não encontrares numa loja de aquáriofilia vai a uma de eletricidade/lampadas que encontras de certeza.

 

Viva,

Tudo aquilo que referi no post anterior é o que está escrito na lâmpada, não pus nada do balastro, só a marca (LifeTech).

E será que servem as lâmpadas compradas numa loja dessas? As lâmpadas não têm que ser específicas para o crescimento das plantas?

E quanto ao prazo de validade das lâmpadas que tenho? Será que mesmo fora de prazo não dão para fazer crescer as plantas?

 

Mto obrigado pelas atenções,

Cumps.

fisH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Desde já, obrigado pela resposta tão pronta banana rock

 

então é assim, o formato da lâmpada tem um formato de U, a lâmpada é uma PHILIPS master PL-L 36W/865/4P, o casquilho tem quatro pontos de contacto/encaixes com o balastro.

O balastro é um LifeTech e leva duas destas lâmpadas produzindo um total de 72W para um aquário plantado de 60x30x30.

É toda a informação que sei sobre o balastro e as lâmpadas, sei que já vi muitos destes balastros à venda, nunca pensei que fossem acabar com eles.

 

Mais uma vez obrigado pela resposta,

Cumps,

fish in a blender

Boas, as lâmpadas que procuras, podes encontrar na 5 de outubro (hermann bienner ou algo similar lol) ou na casa as lâmpadas na estados unidos da américa.

 

São lâmpadas PLL 36w 6500K.

 

Por norma essas lâmpadas devem ser trocadas no prazo de 9 meses a um ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.