neons com ictio


Nleitao

Recommended Posts

Escrevo pela primeira vez, e infelizmente para saber se é normal o ictio manifestar-se apenas numas especie, ou subespecie que tenho no aquario. tenho dois tipo de tetras e só os neons é que manifestaram ictio, pelo menos visivel, ja morreram dois, depois do inicio do tratamento. tenho 20 litros uteis e administrei 2ml de punktol da jbl, passado duas horas morreu um peixe, hoje demanha tinha morrido outro e estou a prever a morte de mais um dentro de horas. sou inesperiente, e nao vejo a origem do mal, sei que podem ser os mais variados, as duas coridoras um gupi e mais quatro tetras estao optimos. terá sido da fragilidade que dizem estes peixes ter?

 

ajuda ja nao posso pedir, a nao ser para manter os restantes peixes vivos, estou nisto ha 15 dias, adoro os peixes, mas sinto me bastante triste e impotente quanto á minha possivel ajuda no bem estar dos peixes.

 

 

 

obrigado (tambem pelo desabafo)

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Tem calma que tudo se resolve... Para já acho que tu tens peixes a mais para o aquário que tens. Coloca o setup completo do aquário (tamanho, litragem, temperatura, p.h., plantas, peixes, etc). Que remédio estás a usar? Para já como medida de prevenção podes aumentar gradualmente a temperatura até aos 28 - 30ºC, por exemplo hoje dois graus, amanha mais dois graus e assim até chegar aos 30ºC.

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua tem 30x30x20, na loja dizia ter 30 litros, a factura tambem diz ter 30 litros, mas so agora percebi que talvez, houvesse qualquer erro, nao sei se fui enganado, ja que a loja nao tem grande qualidade tecnica. tenho um filtro externo aqua clear 20, para 18-78 litros. aquecedor de 25w, que esta nos 32º, embora o meu termometro marque 26º. nao consigo subir a agua para os 30º nao sei se o defice será normal . tenho duas plantas uma anubia e uma mazonense? vi agora uma fotografia num site. Quanto ao ph ainda n sei ver.

 

os tres peixes que apresentavam ictio ja morreram, mesmo com o medicamento. li em varios sites que era uma doenca facil de curar so pela subida de temp, nao sei porque morreram? os outros estao bem. nao entendo porque so uns foram fustigados pelo virus?

 

quanto ao numero de peixes, sei que sao muitos mas como sao muito pequenos, mais tarde estava a pensar lancar me para um de 60 litros quando estes crescessem, sei que é mais dificil manter um aquario pequeno, mas n tenho espaço para mais. comecei com este por brincadeira, agora ja nao me consigo livrar disto.

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Tem calma com a temperatura porque apesar de marcar 32ºC no termostato demora a aquecer e cuidado não ponhas logo nos 32ºC baixa agora para os 27ºC e deixa estar assim até amanha e depois sobe mais um pouco. Quando comprares o de 60 l aproveita esse filtro. Se calhar so os neons foram afectados porque eram os que estavam mais frágeis se calhar por causa do p.h. Devias comprar um teste de p.h. pois é o teste mais importante e deves ter sempre à mão.

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um termometro dos que se cola no vidro, sera fiavel? mesmo que o ictio nao se manifeste mais, devo continuar o tratamento? o medicamento diz que se o ictio desaparecer, para se parar... ja li muita coisa e tudo se contradiz, tou a comecar a achar que niguem sabe de nada ao certo e que as doencas dos peixes nao se limitam á compra de medicamentos das mais variadas marcas. nao vi resultados, secalhar se n lhes tivesse dado punktol ainda estavam vivos. comeco a desconfiar da industria, e da qualidade de alguns equipamentos. o termometro esta nos 32º ha 1 dia e nao passa dos 26º sera normal? ou deva troca-lo? *marca sera.

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que era ictio ? É que há uma doença específica dos néons provocada por um agente chamdo Plistophora que resulta em descoloração de partes do corpo e parece que é muit difícil de tratar com êxito. Chama-se "Doença dos Néons" e facilmente dizima o cardume inteiro. Se fosse ictio deveria ter passado para os outros peixes e seria mais fácil de responder ao tratamento normal, não acham ?

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Ha não tinha percebido que ja não tinhas neons (desculpa), mesmo assim fica atento para ver se nenhum outro peixe é afectado, podes voltar à temperatura normal, o estranho é o teu termostato não dar a temperatura certa, ele quando chega aos 26ºC desliga?

 

Abx

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[defacto nao ciclei a agua, mas ja estava com peixes ha 10 dias e nehum tinha adoecido ou morrido, tambem adicionei 2 ml de "bactery life" para acelarar o processo.

 

o meu aqucedor esta nos 32º , mas o termometro nao passa dos 26º, e a luz nunca se desliga, nao deve mesmo estar com capacidade para aquecer, 25w deveriam chegar para aquecer um aqua com 30x30x20, certo? devo troca lo na loja? (no livro eles ja referem um defice, no rtendimento do mesmo, que nao deve ser motivo de reclamaçao).

 

quanto á suspeita de icteo, defacto os outros estao bem e pelo que percebi deveria atacar todos os peixes, ou estou errado? os peixes defacto estavam cheio de pintas brancas e com as barbatanas retraidas. nao devo continuar o tratamento para dizimar por completo o virus?

 

quando posso meter o carvao activo?

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Se vires que ja não ha nenhum peixe com ictio podes parar com o tratamento e colocar o carvão activo.

Quanto ao termostato volta a po-lo na temperatura que estava, porque se a luz não se desliga significa que está a aquecer mas demora tempo e está a esforçar-se sem razão.

Não tem obrigatoriamente de atingir todos os peixe sporque alguns podem ja ter criado defesas.

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos, vou tentar agora estabilizar o meu aquario, e ganhar coragem para futuramente para adquirir mais peixes. parece ridiculo, porque ate parece ser uma coisa "normal", mas a mortes constante de peixes nao é aquarolfilia. vopu fazer agora o teste, para futuramente me lancar com mais rigor.

 

 

obrigado a todos pela ajuda. devia ter comprado um coelho.... :)

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais