Ajuda- Problemas água e plantas


Recommended Posts

Bom dia,

 

Sou nova neste mudo e como tal tenho um número infinito de dúvidas... Montei o aquário à 11 dias, inicialmente o ph estava a 7.0 e passado 3 dias subio bruscamente para os 7.4. Adicionei um tronco para tentar diminuir no entanto não surtiu efeito, estou e pensar recorrer a químicos para baixar o ph. Tenho a juntar mais dois problemas, á superficie da água circula uma espécie de pelicula oleosa, não sei a que se deve, já a retirei , contudo no dia seguinte voltou a aparecer. Agumas plantas aparentam estarem doentes, algumas parecem ter buracos nas folhas, outras as folhas tem um tom castanho...

 

 

 

Em baixo deixo as caracteristicas do meu aquário para ser mais fácil ajudarem-me.

 

 

Setup:

 

- aquario 57x30x36 cm

- filtro easy crystal filter pack 300

- termostato

- areão- areão biologico

- tronco

- 5 plantas

- 1 lâmpada 15w white (sei que é fraca tenciono comprar uma com mais Watt's)

- água 25,5º C

- ph=7.4

- 0 peixes

 

Anúbia doente

 

janeiro2008134df4.jpg

 

 

Planta doente- tem buracos ao longo das folhas e uma espécie de pó branco na superficie.

janeiro2008128gx1.jpg

 

 

Planta- flores castanhas

 

img4084bf0.jpg

 

 

Se alguém me poder ajudar, agradeço...

Editado por taniae

''Um aquário é um pedaço de Natureza em sintonia dentro do nosso lar''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Só precisas de te preocupar com o p.h. quando tiveres peixes e dependendo os peixes que queres por o p.h. deve ser mais alto ou mais baixo. Quanto às plantas pode ser falta de nutrientes, fazes fertilizações?

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não nunca fiz nenhuma fertilização, pensei que o areão biologico fosse suficiente para o inicio, posteriormente logo iria colocar fertilizantes liquidos na água..Mas pelos vistos as plantas sentiram e não gostaram do novo habitat :D o que é triste.

 

Em relação ao ph pelo que tenho lido habitualmente 7.4 é elevado para maioria das espécies a excepção dos guppies entre outros, tencionava que tivesse na casa dos 7.0 pois penso que deve ser melhor tolerado pelos peixes do que se for realmente tão básico (7.4). Sera que é favoravel adicionar um ou dois peixes, pois com as excreções vai tornar o ph da água mais baixo ou nem por isso?

 

E em relação ás fotos, se alguém me poder ajudar agradeço.

 

 

:D

''Um aquário é um pedaço de Natureza em sintonia dentro do nosso lar''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá taniae!

 

a introdução de peixes em nada vai resolver a questão do ph! o mais certo seria condená-los a uma morte prematura, uma vez que o ciclo do teu aquário ainda não foi terminado... pesquisa por ciclo do azoto para perceberes de que estou a falar. deixa o teu aqua estabilizar e logo vês o 'estado' do ph ao fim do primeiro mês.

a tua iluminação é muito fraca, mas as anúbias que tens deverão aguentar-se... retira as folhas velhas pela base, dá-lhes 10 horas diárias de luz e aguarda.

a película oleosa à superfície pode ter várias origens, a mais comum será excesso de nutrientes, mas como o teu aquario é novo e ainda não tens habitantes, não deverá ser o caso. podes ver qual a potência do teu filtro em termos de L/h?

este hobby requer muita calma e paciência... mas continua a expor as tuas duvidas, que serás sempre muito bem vinda neste forum.

no entanto começa já a pensar em comprar um kit de testes, porque vais ter que fazer varias analises à água, para ires controlando os parâmetros num futuro próximo, nomeadamente, durezas da água, amónia e nitritos, antes da introdução dos habitantes, nitratos e fosfatos numa segunda fase.

 

boa sorte! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Turfa é a melhor solução para baixar o PH, se puseres quimicos o ph acaba por voltar sempre para o normal.

 

Devemos escolher os nossos peixes consoante a qualidade de agua. Há milhentas opções para PH 7.4

 

Quanto às anubias, estas apodressem quando têm o rizoma enterrado.

 

É só uma dica:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às anubias, estas apodressem quando têm o rizoma enterrado.

sim! embora nem sempre aconteça, há que ter isso em atenção, mas penso que 11 dias não é o suficiente para que seja esse o caso... no entanto, haja alguem que me corrija se estiver a dizer uma grande 'bacorada'... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente as plantas estão com falta de co2... poderias começar pelo co2 caseiro... de qualquer forma, em princípio implicaria a necessidade de aumentar a potência de iluminação... portanto mais investimento... nesta fase o ideal seria ficar pelas plantas de mais fácil manutenção e que requeiram menos luz... as anúbias são óptimas... as egerias...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente as plantas estão com falta de co2... poderias começar pelo co2 caseiro... de qualquer forma, em princípio implicaria a necessidade de aumentar a potência de iluminação... portanto mais investimento... nesta fase o ideal seria ficar pelas plantas de mais fácil manutenção e que requeiram menos luz... as anúbias são óptimas... as egerias...

 

As egerias com luz crescem que é uma coisa doida.. :) , com baixa luz nao conheço..mas acredito que se aguentem.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não nunca fiz nenhuma fertilização, pensei que o areão biologico fosse suficiente para o inicio, posteriormente logo iria colocar fertilizantes liquidos na água..Mas pelos vistos as plantas sentiram e não gostaram do novo habitat :puppydogeyes: o que é triste.

 

Em relação ao ph pelo que tenho lido habitualmente 7.4 é elevado para maioria das espécies a excepção dos guppies entre outros, tencionava que tivesse na casa dos 7.0 pois penso que deve ser melhor tolerado pelos peixes do que se for realmente tão básico (7.4). Sera que é favoravel adicionar um ou dois peixes, pois com as excreções vai tornar o ph da água mais baixo ou nem por isso?

 

E em relação ás fotos, se alguém me poder ajudar agradeço.

banana rock

 

O que não faltam são espécies que adoram pH's de 7,5 e mais. Muito mais...

 

olá taniae!

 

a introdução de peixes em nada vai resolver a questão do ph! o mais certo seria condená-los a uma morte prematura, uma vez que o ciclo do teu aquário ainda não foi terminado... pesquisa por ciclo do azoto para perceberes de que estou a falar. deixa o teu aqua estabilizar e logo vês o 'estado' do ph ao fim do primeiro mês.

a tua iluminação é muito fraca, mas as anúbias que tens deverão aguentar-se... retira as folhas velhas pela base, dá-lhes 10 horas diárias de luz e aguarda.

a película oleosa à superfície pode ter várias origens, a mais comum será excesso de nutrientes, mas como o teu aquario é novo e ainda não tens habitantes, não deverá ser o caso. podes ver qual a potência do teu filtro em termos de L/h?

este hobby requer muita calma e paciência... mas continua a expor as tuas duvidas, que serás sempre muito bem vinda neste forum.

no entanto começa já a pensar em comprar um kit de testes, porque vais ter que fazer varias analises à água, para ires controlando os parâmetros num futuro próximo, nomeadamente, durezas da água, amónia e nitritos, antes da introdução dos habitantes, nitratos e fosfatos numa segunda fase.

 

boa sorte! :)

 

Eu sempre ciclei com peixe(s)... Senão, não há amónia para sequer iniciar o ciclo... Mas tanto tu como eu sabemos que isto já foi discutido vezes sem fim...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também sempre ciclei com peixes, mais pela falta de paciencia para esperar para ter lá um peixe (fase inicial), mas agora com o novo tudo foi mais calmo, tive 2 semanas sem peixes, deitava pouca comida e bacterias e só agora adicionei o primeiro peixe que irá ficar esta semana toda. Depois irei adicionar mais 1, isto porque estou a desmontar um dos 60x30x30 e não tenho grandes hipoteses, mas penso que não é por ai. Vou estar atento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

quanto ao PH, se no aqua não tiver nada calcario, ele acaba por estabilizar, como já foi dito paciencia

 

quanto ás plantas, se só passaram 11 dias elas ainda não se adaptaram, logo não faz falta começares com fertilizações (só favorecias as algas).

 

Eu acho que o melhor é teres mais um pouco de paciencia.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre ciclei com peixe(s)... Senão, não há amónia para sequer iniciar o ciclo... Mas tanto tu como eu sabemos que isto já foi discutido vezes sem fim...

sim! claro que isto já aqui foi discutido vezes sem conta, por isso me dirijo aos novos membros:

- eu continuo a afirmar que prefiro esperar 1 mês, colocando um monte de physas no aquário e alimentando-as (= amónia) durante esse tempo, antes da introdução dos peixes.*

como esses caracóis aguentam tudo e são facílimos de adquirir, não tenho razão para sacrificar peixe algum...

 

*claro que este período só tem a ver com a montagem do 1º. aquário, com os seguintes já é diferente, uma vez que se tranfere muita coisa dos aquas mais antigos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tbm montei um aqua ha cerca de 5 dias com 240L e lampdas T5 de 54wats cada, e tbm introduzi peixes(japoneses que sao resistentes) para acelerar o ciclo,e esta tudo a correr lindamente, e os peixes nc estiveram tao felizes, e as minhas anubias tbm tem esse pequeno problema, que nao pasa pela sua adptação, portanto com um pouco de paciencia em principio elas regeneram e voltam ao seu bom aspecto...

 

 

Luis Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.