novo aquario 84L c/ algas! HELP!!


Recommended Posts

olá adquiri um aquario novo a +/- 1 semana e d 84L tou a "ciclar" o problema k eu por algumas plantas, poucas ... c/ o paxar dos dias tenho vindo a reparar k elas tao a fikar mais castanhas ... tenho duas lampadas d 15W uma power glo e outra sun-glo deixo agkilo ligado pra ai meio dia ou mais !filtraxao c resina!temp 27ºC! Tenho o areao fino e c akelas cenas d JBL e rocha vulcanica ... tipo as plantas tao a fikar c algas ! :) pah k k eu poxo faxer reduzir o tempo d expoxixao d luz? ate podia por peixes k comenxem algas mas o aquario ta a "ciclar" gostaria d ouvir opnioes esta cena ta m a por doido.. obrigado !

 

abraxos!

Thought Ain't Enough...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá não dá para perceber nada do que escreves ;)

 

Por favor, tenta escrever sem esse erros, já chegam aqueles que fazemos sem querer.

 

 

 

Olá, adquiri um aquário novo à +/- 1 semana, é de 84L, e estou a “ciclar”.

O problema que eu queria pôr algumas plantas, poucas.

Com o passar dos dias, tenho vindo a reparar que elas estão a ficar mais castanhas.

Tenho duas lâmpadas de 15W, uma power-glo e outra sun-glo.

Deixo-as ligadas meio-dia ou mais. Filtragem com resina. Temperatura a 27º C.

Tenho o areão fino e com aquelas “cenas” da JBL e rocha vulcânica

Tipo, as plantas estão a ficar com algas!

Pá, o que é que eu posso fazer? Reduzir o tempo de exposição da luz?

Até podia pôr peixes que comessem algas, mas o aquário está a "ciclar".

 

Gostaria de ouvir opiniões, esta cena está-me a pôr doido, obrigado.

 

 

 

Acredites ou não, só depois de rescrever o teu post é que o percebi. Muita gente se não entender não vai dar opiniões, não achas? Vá lá faz esse esforço para a próxima. :)

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tens apenas uma semana, não acredito que a causa seja troca de agua, por isso acho que o problema esta no básico de todos os principiante (assim como eu fiu um dia).

 

Alimentação excessiva ou de baixa qualidade.

 

Luiz Arthur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimentação excessiva ou de baixa qualidade.

O aquário ainda está a ciclar. Segundo disseram em cima não tem peixes, logo, não deve estar a colocar comida no aquário.

 

IceSublime:

Já mediste os valores de nitratos/fosfatos?

A água da torneira é livre de nitratos?

Que tipo de plantas tens? Convinha arranjares algumas plantas de crescimetno rápido para competir com as algas...

 

Até lá vai fazendo TPA's diariamente... já é um bom começo.

0

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No início de qualquer aquário é normal existir uma acumulação de nutrientes que não são usados, é sinal que a água da rede já inclui alguns nutrientes que as plantas (e as algas) precisam.

 

Acontece que as plantas não conseguem assimilar certos nutrientes por falta ou excesso de outros. Por exemplo, a falta de magnésio impede o processo de produção de clorofila e também a fotosintese, logo a planta não vai assimilar os outros nutrientes pois não necessita deles.

 

Isso acrescido do facto de estares a colocar fertelizante para manter apenas umas poucas plantas vai causar um excesso de nutrientes que as poucas plantas não vão assimilar e alguém vai-se aproveitar deles (as algas claro está).

 

Por outro lado ainda o nível de iluminação é demais para as plantas que tens, deves ter menos de 12 horas de iluminação diária e não 12 horas ou mais. Além disso a iluminação é daqueles casos onde é mais importante a quantidade do que a qualidade. Ou seja, tens pouca luz para plantas o que vai igualmente dar-lhes menos energia e com isso menos necessidade de consumir nutrientes, logo estes vão estar em excesso e aparecem as algas.

 

Solução? É complicada, como o aqua está no ínicio deves tentar efectuar maior número de trocas e esperar que ele establize, no entanto não vais conseguir eliminar completamente as algas, apenas controlá-las. Experimenta colocar algumas plantas mais, que tenham baixa necessidade de iluminação e que se alimentem directamente da coluna de água e não do substrato. As Elódeas podem ser boas para isso, embora o seu aspecto não seja famoso com fraca iluminação.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá obrigado pela ajuda!Estas algas estao me a por em doido! :wink: eu ja tenho algumas Elódeas!Ha pouco tempo deram me 3 anubia anãs ... e tb pos pra la , teve que ser !

Já reduzi o tempo de iluminação pra 8horas!O aquario ja ta mais que uma semana : agora vou trocando a agua pra ver o que acontece .. sera que a lampada sun glo não influencia mais o crescimento das algas ... aqulo deixa uma luz bastante intensa . nao sei .. bem obrigado na mesma ! abraços []

Thought Ain't Enough...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ups... só mais uma coisinha esqueci de perguntar ! Entao meto mais plantas para combater as algas ?? quanto mais melhor ou deixo estar como esta? (no momento 3anubias anãs e +/- 6/7 Elódeas ) é que tenho medo que fique tudo cheio de algas, e depois acabe por morrer as plantinhas todas :twisted::wink: !! abroços []

Thought Ain't Enough...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é que quanto mais plantas a consumirem nutrientes, menos ficam para as algas, mas a luz que tens no aquário é fraquita.

 

Porque n consideras colocar peixes que se alimentem de algas? Existem vários que podes usar.

 

Combater algas é sempre complicado, e é algo que leva o seu tempo, tens de tentar conseguir um equilibrio nas condições de iluminação e nutrientes. Além de que podes nunca conseguir controlá-las totalmente.

 

Isto vai ser um questão de tentativa e falhanço. Tens de ver o que resulta no teu aquário.

 

Já agora, as algas apenas aparecem nas plantas? Eu tenho um aqua de 2 metros montado à cerca de 2 ou 3 semanas e as algas que estão a aparecer são no vidro e porque estão junto a uma janela. Ele para jã tem muito pouca iluminação (para metade do que estás a usar por litro e até agora não tenho tido muito azar.

 

Não uso nenhum peixe comedor de algas (ainda) e não está muito mau apesar disso, e porquê? Porque eu sei que o aqua não tem condições para um desenvolvimento luxuriante de plantas e portanto ainda n coloquei uma gota de fertelizante. As plantas estão a viver do que a água da torneira trás e até agora tem sido suficiente. Além disso não ponho muita comida o que ajuda muita a evitar algas.

 

Esta questão das algas é sempre difícil responder, porque cada caso é um caso.

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo!mais uma vez obrigado é sempre bom ouvir neste caso ler, alguém que perceba de aquariofilia!Como eu ja referi eu tenho o aquario a ciclar logo não convem por peixes comedores de algas (se n ja la estavam)

As algas apareceram nas plantas e muito muito pouco no vidro do aquario!Tenho vindo a reparar qua as plantas tao a ficar com pontinhos castanhos como fosse pó :?

Hoje mudei um pouco de agua ... sinceramente esteve pior ha uns dias pra cá!Eu penso que a causa disto tudo foi porque eu fui todo acelarado por umas "pinguinhas" de plant gro ! lolol epah paciencia ... :cry:

Em relação a iluminação , eu comprei daqueles aquarios kit da hagen vinha ja o filtro plus2 (interno); aquecedor fluval tronic 50W; 2lampadas sun-glo e power glo de 15W !Disseram me que a iluminação era boazinha ...

abraços []

Thought Ain't Enough...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá obrigado pela ajuda!

Em relação ao português, so descuidei um pouco na primeira mensagem :D epah é o costume devido ao telemovel e messenger .. :cry: caga nisso ! sorry vou tentar escrever normalmente! [] abraços

Thought Ain't Enough...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos ontem pos novas plantas no meu novo aquario, ficou muito mais bonito hehe :arrow: é verdade as plantas velhas que estavam la ja com algumas algas devo retirar ou deixo as tar ?? :arrow:

 

Ah mais uma coisinha desculpem a ignorancia se por acaso um dia eu comprar um sistema d CO2 ajudaria o problema das algas ou alastrava ainda mais ?

 

obrigado pela atenção! abraços []

Thought Ain't Enough...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Se forem algas filamentosas, exprimenta a tecnica da escova de dentes, pentei-as as algas. Se for uma camada que esteja por cima delas, pegas num pano/trapo da toalha da casa de banho e cuidadosamente removes-as.

 

Quanto ao Co2, os aquários têm um baixo nivel de Co2, então as plantas precisam do mesmo (na altura de luz ligada) para obsorver e libertar O2, para que isto funcione mais eficientemente utiliza-se as garrafas de Co2. Não precisas de estar a comprar, fazes uma caseira que fica por 5 euros +/-. Acho que algas e Co2 não têm nada a ver, mas digam-me se estiverem enganado. :arrow:

 

HAsta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto algas como plantas precisam de CO2, uma vez que ambas fazem fotossíntese.

No entanto a ideia de exterminar algas é matando-as à fome ou seja, aumentar o metabolismo vegetal (fotossíntese) com muita luz e respectivo aumento de CO2, esse elevado metabolismo irá "sugar" nutrientes da água. Numa água pobre em nutrientes, as plantas com a sua capacidade de armazenar e com o acesso por raizes ao substrato ganham clara vantagem. O resultado: plantas viçosas e algas = 0.

Para iso é necessário muita luz, CO2 e muito crescimento vegetal, ou seja muitas plantas e/ou de crescimento rápido.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Xê!! tas lá Pedro ! Obrigado por responderes a minha pergunta ! Neste momento tou com o meu aquario com bastantes plantinhas, mas ainda tou a pensar em comprar mais !Por enquanto parece estar tudo bem...

 

Em relação ao sistema de CO2 sinceramente nem acho muito caro .. por isso estou a ponderar se compro ou não será o Hagen nutrafin CO2 bom?? ou é fracote?? estive a investigar , este pareceu me o mais barato!

 

Obrigado pela atenção! abraços []

Thought Ain't Enough...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.