Aquas Int. V Ext


Recommended Posts

Esta discussão porquê?

 

A informação que me passaram, informa que os filtros externos são um tanto ao quanto melhores que as BioBox.

 

Aproveito e exibo umas fotos minhas, com filtros BioBox:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0..._280_217226.jpg

 

Será que poderia ter um melhor habitat com os externos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o melhor filtro é o externo, no meu caso tenho um interno e outro externo.

A fantagem do interno é que semanalmente mudo a lã de vidro que tenho logo em cima, assim não tenho muito trabalho com limpezas.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que há aqui um dado importante, a questão em si não é a biobox, porque se tivermos uma biobox, não quer dizer que a filtragem seja boa, isso depende da bomba e materiais filtrantes que lá pomos, ou seja, a questão está entre a filtragem interna (que pode estar na bio box), ou externa.

 

E esta discussão foi "debatida" à pouco tempo, julgo que no sub forum - equipamentos técnicas e manutenção.

 

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que há aqui um dado importante, a questão em si não é a biobox, porque se tivermos uma biobox, não quer dizer que a filtragem seja boa, isso depende da bomba e materiais filtrantes que lá pomos, ou seja, a questão está entre a filtragem interna (que pode estar na bio box), ou externa.

 

E esta discussão foi "debatida" à pouco tempo, julgo que no sub forum - equipamentos técnicas e manutenção.

Abraço

esta agora não precebi...

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para alem da minha BioBox, o restante descreve-se por:

 

Bomba 700L/h alt 40cm

Jager 150W dentro e um externo de 50W, na outra ponta

 

 

Matérias filtrantes:

 

2 camadas Bio-filtrante SERA Siporax, também usado nos externos,

2 camadas Lã vidro

2 camadas Esponjas 15ppi e 35ppi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu não podes dizer se uma biobox é boa ou má, porque o importante é o material que a compõe.

 

Se não me engano, bio box é apenas a "caixa" onde pomos o termostato, bomba e materias filtrantes certo?

 

Ou seja, dizer que uma biobox é boa ou má, depende desse material que lá está dentro. Se tiver uma biobox com uma bomba fraca, de certeza que qualquer filtro é melhor desde que mais forte (se o aqua precisar de mais potencia).

 

O que eu quero dizer é que só podemos comparar equipamentos iguais, porque se falarmos de um filtro aquael interno 40l/h e de um eheim 2213 não há comparação possivel, porém o filtro interno 40l/h é melhor para um NANO AQUA que o eheim 2213, por outro lado num aquário de 120L o filtro interno aquael 40l/h não dará muito jeito, isto é, para comparar, temos que comparar um filtro interno e externo, mas utilizados nas mesmas condições

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perfeitamente, estamos de acordo, simplesmente e repito, que até hoje não tive AZARES, e possuo 3 Aquas:

 

200L

120L

16L Hospital

 

Mas nos grandes, utilizo box, sim a Box é uma caixa com 3 divisões.

 

Mais um exemplo, mas não quero dizer com isto que é o melhor, mas no de 120L, tenho alujados +-50 "bebés" entre espadas, mollys, platys e guppies e estes em maioria, tem um comportamento execepcional...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A biobox é nada mais que uma sump interna, ou para se perceber melhor, um filtro interno grande.

Em termos de filtragem regem-se todos pela mesma regra. Quanto mais capacidade para materias filtrantes e mais água passar por elas melhor.

Se falarmos de outros factores como manutenção, estética, aproveitamento de espaço... Aí os filtros externos saiem sempre a ganhar. É por isso é que são os mais recomendados :crazyeyes:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A biobox é nada mais que uma sump interna, ou para se perceber melhor, um filtro interno grande.

Em termos de filtragem regem-se todos pela mesma regra. Quanto mais capacidade para materias filtrantes e mais água passar por elas melhor.

Se falarmos de outros factores como manutenção, estética, aproveitamento de espaço... Aí os filtros externos saiem sempre a ganhar. É por isso é que são os mais recomendados :wink:

 

 

Para alem do que, normalmente tem maior litragem e maior capacidade para materias filtrantes, logo melhor desempenho. (não é regra mas a maioria)

 

 

 

PS: Tens um "peixe-gato" fora do aqua :rainbowafro::rainbowafro:

 

 

banana rock :rainbowafro::rainbowafro:

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única vantagem que vejo numa biobox é o acesso às massas filtrantes.

 

Tenho dois filtros, uma biobox (decantação) e um externo.

 

Tenho o externo com esponjas, lã de vidro e cerâmica de modo a não interferir com os tratamento ou fertilizações.

 

A biobox tem esponjas, lã de vidro, bolas, carvão activado e zeolite. Quando faço tratamentos ou fertilizações apenas preciso de "meter o braço" e retirar a carvão e a zeolite. Por períodos de tempo muitos curtos apenas desligo este filtro.

 

Realmente concordo que o principal factor a ter em conta é a capacidade para massas filtrantes e a estética/espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única vantagem que vejo numa biobox é o acesso às massas filtrantes.

 

Tenho dois filtros, uma biobox (decantação) e um externo.

 

Tenho o externo com esponjas, lã de vidro e cerâmica de modo a não interferir com os tratamento ou fertilizações.

 

A biobox tem esponjas, lã de vidro, bolas, carvão activado e zeolite. Quando faço tratamentos ou fertilizações apenas preciso de "meter o braço" e retirar a carvão e a zeolite. Por períodos de tempo muitos curtos apenas desligo este filtro.

 

Realmente concordo que o principal factor a ter em conta é a capacidade para massas filtrantes e a estética/espaço.

 

É mais facil, mas com filtro com torneiras como o eheim 2213 é so desliga las, tirar o filtro e esta feito:)

 

Acho que é tudo uma questão de utilidade, funcionalidade e eficácia, isso varia de filtro para filtro e de aquario para aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, resumindo, poderá tratar-se de uma questão de gosto pessoal.

 

Denominado pelo trabalho e eficácia, porém esta ultima... pode ser semelhante.

 

Pamivelmo, referes que os externos são mais caros, provávelmente será aqueles que tu conheces, ontem fiz pesquisas de Int. e Ext, e fiquei surpreendido até onde podem ir as carteiras, ex: vi uma box a rondar 300€.

 

em relação ao espaço, tudo depende se temos espaço apropriado para colocar uma filtragem externa, se for em cima de um móvel normal, esquece, dentro das gavetas não funciona e aí VOILÁ uma Box, se tivermos um mobél proprio, ok.

 

Para concluir, ainda estou para ver qual o Melhor.

 

Vossa opinião: para manter +- o meu aqua 200l que matérias filtrantes me recomendais?

E que tal também colocar um filtro ou simplesmente a peça UV?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, resumindo, poderá tratar-se de uma questão de gosto pessoal.

 

Denominado pelo trabalho e eficácia, porém esta ultima... pode ser semelhante.

 

Pamivelmo, referes que os externos são mais caros, provávelmente será aqueles que tu conheces, ontem fiz pesquisas de Int. e Ext, e fiquei surpreendido até onde podem ir as carteiras, ex: vi uma box a rondar 300€.

 

em relação ao espaço, tudo depende se temos espaço apropriado para colocar uma filtragem externa, se for em cima de um móvel normal, esquece, dentro das gavetas não funciona e aí VOILÁ uma Box, se tivermos um mobél proprio, ok.

 

Para concluir, ainda estou para ver qual o Melhor.

 

Vossa opinião: para manter +- o meu aqua 200l que matérias filtrantes me recomendais?

E que tal também colocar um filtro ou simplesmente a peça UV?

 

Vis te que as box podem chegar aos 300€ e viste quanto pode chegar um filtro externo?banana rock

 

São mais caros, quando falamos de filtros com filtragem identica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A biobox proporciona sempre um acesso mais fácil às massas filtrantes. Atenção que não estou a defender este tipo de filtro. Como já disse, tenho os dois, portanto estou apenas a transmitir as facilidades que tenho com a sua utilização. Digamos que considero o exterior a base da minha filtragem e a biobox o filtro que se adapta às necessidades.

 

eheh as massas filtrantes é outra aventura e espero que apareçam os entendidos para opinarem.

 

Tenho falado com quem usa massas filtrantes para o ajudar a ter certos parâmetros da água, outros só utilizam esponjas e lã de vidro, etc.

 

Tenho um de 200 litros, os dois filtros com as massas que falei anteriormente e uma UV. Tenho bons parâmetros e uma água muito cristalina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.