chaos Publicado Janeiro 14, 2008 Share Publicado Janeiro 14, 2008 Boas, Tenho há cerca de 2 meses 4 piranhas de barriga vermelha (Serrasalmus Nattereri) Têm entre 10-15 cm Estavam mal tratadas, num aqua de 50 cm e a serem alimentadas com granulado para peixes de lagos... Como estavam confinadas a um espaço pequeno tinham as barbatanas todas mordidas, guelras, e inclusivamente uma delas tinha uma ferida no dorso. Desde que estão em minha posse pu-las num aqua plantado (sim, e continua plantado..) de 100cm iluminado propositamentente apenas numa das metades. Estão agora impecs, até a cor está diferente. Dou-lhes larvas de mosquito vermelhas, granulado para ciclideos e fruta (maçã e manga ... adoram) 2 delas começaram ontem uma espécie de dança em torno uma da outra. Não encontro nada sobre reprodução. Alguém sabe algo sobre esta espécie? cpts a todos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
golf 2.0 Publicado: Janeiro 15, 2008 Share Publicado: Janeiro 15, 2008 Boas, Tenho há cerca de 2 meses 4 piranhas de barriga vermelha (Serrasalmus Nattereri) Têm entre 10-15 cm Estavam mal tratadas, num aqua de 50 cm e a serem alimentadas com granulado para peixes de lagos... Como estavam confinadas a um espaço pequeno tinham as barbatanas todas mordidas, guelras, e inclusivamente uma delas tinha uma ferida no dorso. Desde que estão em minha posse pu-las num aqua plantado (sim, e continua plantado..) de 100cm iluminado propositamentente apenas numa das metades. Estão agora impecs, até a cor está diferente. Dou-lhes larvas de mosquito vermelhas, granulado para ciclideos e fruta (maçã e manga ... adoram) 2 delas começaram ontem uma espécie de dança em torno uma da outra. Não encontro nada sobre reprodução. Alguém sabe algo sobre esta espécie? cpts a todos boas eu tenho 5 e tb ja reparei nessas danças, inclinam a cabeça para baixocom a boca aberta e começam a abanar a cauda.Eu penso que é para marcar territorio. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Zé Martins Publicado: Fevereiro 1, 2008 Share Publicado: Fevereiro 1, 2008 Boas, Como já tenho piranhas há uns bons anos, aqui vai a minha modesta opinião. Reprodução não é de certeza por dois motivos, para já as piranhas que tens ainda não têm maturidade de crescimento para isso e além do mais, a não ser que tenhas por acaso acertado na lotaria, é preciso uma conjuntura complicada para que as piranhas se reproduzam em aquário. Questões territoriais também não são, as piranhas são peixes habituados a viver em cardumes compactos e como tal não definem territórios tal como fazem outros peixes, a prova disso é que, hás-de reparar, para onde vai uma vão as outras, tipo esquadrilha, é raro estar uma numa ponta do aquário e as outras do outro lado, ou até mesmo andarem dispersas. Isso, são desentendimentos naturais que por vezes ocorrem, ou quando estão a comer, ou quando se querem esconder duas no mesmo sítio etc. aconteceu agora e pode passar muito tempo que não volte a suceder, só tens que ter atenção se essa situação se verificar com muita regularidade, ou se essa "dança" evoluir para perseguições e tentativas de dentadas, isso pode ser por exemplo... falta de comida. Não estou a dizer que é esse o caso, essas escaramuças são normais, é preciso não esquecer que as piranhas têm um temperamento volátil e quando algo lhes desagrada resolvem tudo à dentada. Mas a falta de comida é um dos principais factores de comportamentos agressivos entre as piranhas, ou isso ou falta de espaço, mas não me parece que seja o teu caso, acho que tens espaço suficiente. Só refiro esta situação da alimentação porque, não sei se já tiveste piranhas antes, elas crescem depressa e precisam de incrementos súbitos na quantidade de comida que se lhes dá. Se as danças passarem a ser frequantes, desencadearem perseguições e hpuver barbatanas roídas, já sabes, aumenta-lhes a dose da comida. Espero ter ajudado. Abraço Zé Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
chaos Publicado: Março 24, 2008 Autor Share Publicado: Março 24, 2008 olá, obrigado pela ajuda. realmente noto que elas já comem muito mais quando as pus no aqua maior elas comiam um cubo de larvas de mosquito as 4 durante uns minutos e ficavam bem agora o cubo desaparece em coisa de 10 segundos e dá-me a sensação que lhes cabe na cova de um dente e por isso tenho dado 2 cubos. tenho pena de ficar com um aqua só para elas. queria ter mais uns bichos mas as opções são muito limitadas. estou a pensar num pleco já grande. há algum peixe que se aguente com elas? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Carvalho Publicado: Março 24, 2008 Share Publicado: Março 24, 2008 Penso que podes por um synodontis já grandito. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
diogo martins Publicado: Novembro 8, 2008 Share Publicado: Novembro 8, 2008 Eu nao tenho mas aqui vai: Podes por um synodontis gigante,ou um peco gigante,ou um oscar. Espero ter ajudado!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Abóbora Publicado: Novembro 9, 2008 Share Publicado: Novembro 9, 2008 Nesse aquário não metas mais nenhum peixe junto com elas. Se estão habituadas a viver sozinhas, tudo o que meteres lá vai ser alvo de curiosidade... Que geralmente se traduz em dentadas. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..." Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Monteiro Publicado: Novembro 10, 2008 Share Publicado: Novembro 10, 2008 (editado) Nesse aquário não metas mais nenhum peixe junto com elas.Se estão habituadas a viver sozinhas, tudo o que meteres lá vai ser alvo de curiosidade... Que geralmente se traduz em dentadas. Exactamente! E ainda por cima os synodontis, que adoram nadar de costas, com aquela barriguinha toda Um abraço, Editado Novembro 10, 2008 por Marco Monteiro Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts