Green Spot


Ricardo B. Rosa

Recommended Posts

Boa noite,

 

Gostava de esclarecer um dúvida que surgiu a quando da leitura de um artigo,

 

A carência de Fosfato mostra-se fisicamente com o aparecimento de "Green Spots" ( Já agora, no meu entender, green spots são aqueles pontos verdes que aparecem no vidro, será?).

 

Outra questão já agora, para a prosepinaca palustris "cuba" ficar vermelhona qual o nível de Fe que devo manter no aquário? Não sei se a pergunta deve ser feita assim.

 

Ainda outra questão, tenho visto falar em akadama, ora bem, já estou todo baralhado, a "akadama" é substracto ou é areão? ou será as duas coias? Mas o substracto não deve ser sempre bem "selado" por um areão de modo a não libertar excesso de nutrientes?

 

E por fim,

 

Tenho no meu modesto aquario de 50l, substracto da tropica "aquacare", "selado" com areão que até foi bem carote, mas com uma granulagem média, a questão que coloco é: Quando plantei a glossostigma elatinoides com a minha pinça, vi que as raízes destas não chegam ao substracto, agora o que pergunto é se ela própria irá à procura do substracto, ou se o erro é meu e deveria na parte da frente do aquário ter um distância inferior entre as duas camadas, visto que neste momento a distância é de 1cm 1,5cm?

 

Obrigado

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A carência de Fosfato mostra-se fisicamente com o aparecimento de "Green Spots" ( Já agora, no meu entender, green spots são aqueles pontos verdes que aparecem no vidro, será?).

Eu não diria que aparece exclusivamente com uma carência de Fosfatos. Creio que está mais relacionado com um nível de inadequado de Fosfato, do que propriamente uma carência. Ou seja, tendo carências ou excessos de PO4, é fácil a alga proliferar. Outro factor que faz com que apareça facilmente, é um excesso de Ferro na coluna de água.

 

Outra questão já agora, para a prosepinaca palustris "cuba" ficar vermelhona qual o nível de Fe que devo manter no aquário? Não sei se a pergunta deve ser feita assim.

Eu não conheço a planta em questão, mas o que vou dizer, de certeza que está correcto... Para uma planta ficar 'vermelhona', não importa somente o Ferro disponível... há factores mais importantes, como a iluminação e níveis baixos de NO3.

 

Ainda outra questão, tenho visto falar em akadama, ora bem, já estou todo baralhado, a "akadama" é substracto ou é areão? ou será as duas coias? Mas o substracto não deve ser sempre bem "selado" por um areão de modo a não libertar excesso de nutrientes?

Uma coisa é substracto... outra é substracto fértil... outra é substracto inerte...

 

Substracto é onde se colocam as plantas... seja ele fértil ou não.

 

Se fôr fértil... sim, convém ter algo por cima, pois caso contrário, iria libertar rapidamente demais os nutrientes para a coluna de água, coisa que não queremos.

 

Areão normal... silicatos, é um substracto à mesma... não é, é fértil nem poroso.

 

Akadama... é um substracto poroso com micro-nutrientes na forma oxidada. Nutrientes esses, que por si só, não conseguem ser assimilados pelas plantas. É necessário haver micro-organismos que os tornem 'comestíveis' para as plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para uma planta ficar 'vermelhona', não importa somente o Ferro disponível... há factores mais importantes, como a iluminação e níveis baixos de NO3.

 

 

Entao os grandes mestres dos plantados, antes de tirarem uma ou varias fotos dignas de concursos, fazem com que as plantas tenham uma carencia de NO3, para que estas ganhem um tom rosado ou avermelhado. Isto corresponde a verdade ou nao?

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joe...

 

Se leres bem... verás que eu não escrevi carência de NO3... e sim níveis baixos.

 

Mas agora, só para vossa curiosidade (ou não) já tive Echinodorus tenellus bem vermelha, com Nitratos a 50 ppm.

 

Para mim, o factor mais importante é mesmo muita e boa iluminação. E obviamente, acertar os outros nutrientes. Ou seja, não é por termos mais um bocadinho de NO3, ou um bocadinho menos de Fe que elas não vão ganhar a côr avermelhada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joe...

 

Se leres bem... verás que eu não escrevi carência de NO3... e sim níveis baixos.

 

Mas agora, só para vossa curiosidade (ou não) já tive Echinodorus tenellus bem vermelha, com Nitratos a 50 ppm.

 

Para mim, o factor mais importante é mesmo muita e boa iluminação. E obviamente, acertar os outros nutrientes. Ou seja, não é por termos mais um bocadinho de NO3, ou um bocadinho menos de Fe que elas não vão ganhar a côr avermelhada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Luis,

 

Eu em termos de iluminação tenho uma calha com 3 t5 de 24w cada, mas tou enrrascado porque não sei quantos Kelvins tem cada lâmpada, as 2 de trás são de espectro Rosa compradas na avipeixe e a da frente é branca e já vinha com a calha, e o meu aquário é de 50l estou bem com a iluminação? Epah sinto-me perdido já não sei o que fazer.. só desejava saber tanto como vocês..

 

Eu tenho uma Aponogeton madagascariensis e tá bonita ja deu folhas novas e tudo, pelo que dizem ela é dificil de cuidar, isso poderá ser indicativo que as coisas por aqui em termos de agua e iluminação até vão bem, ou não?

 

Só a porcaria da dúvida de que se a Glossostigma por estar plantada em substracto inerte apesar de ter substraco fértil por baixo, vai pegar ou não.. é que as raízes da Glosso não estão assentes no substracto fértil, achas que as raízes vão escavar à procura da "paparoca"?

 

e depois esses termos que vocês usam ppm (parte por milhão) :) nunca sei interpretar nada :drinking: eu fertilizo com aquacare plant nutrition 1ml por dia para o meu 50l, mas sei lá quantos ppm isso equivale surprised

 

bahhh im lost :mrgreen:

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luis,

 

Eu tambem nao falei numa carencia de NO3 constante, pretendia saber se essa carencia seria efectuada alguns dias antes, da foto ser tirada, apenas para acentuar os vermelhos.

 

Isto tem alguma verdade ou nao?

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Eu em termos de iluminação tenho uma calha com 3 t5 de 24w cada, mas tou enrrascado porque não sei quantos Kelvins tem cada lâmpada, as 2 de trás são de espectro Rosa compradas na avipeixe e a da frente é branca e já vinha com a calha, e o meu aquário é de 50l estou bem com a iluminação? Epah sinto-me perdido já não sei o que fazer.. só desejava saber tanto como vocês..

Esses 50 litros... é um aquário de 60*30*30? Se calhar é luz a mais. Poderás ter alguns problemas com algas... nomeadamente com green-spot...

 

Ah... lembrei-me agora, este tópico é sobre green-spot :wink:

 

Experimenta ligar só 2 lâmpadas (48W) durante uns dias a ver se as green-spot reduzem em número, ou pelo menos não crescem ao mesmo ritmo.

 

Eu tenho uma Aponogeton madagascariensis e tá bonita ja deu folhas novas e tudo, pelo que dizem ela é dificil de cuidar, isso poderá ser indicativo que as coisas por aqui em termos de agua e iluminação até vão bem, ou não?

Em princípio sim... não conheço a planta em questão.

 

Só a porcaria da dúvida de que se a Glossostigma por estar plantada em substracto inerte apesar de ter substraco fértil por baixo, vai pegar ou não.. é que as raízes da Glosso não estão assentes no substracto fértil, achas que as raízes vão escavar à procura da "paparoca"?

Sim... não te preocupes que as raízes vão crescer no areão.

 

Eu tambem nao falei numa carencia de NO3 constante, pretendia saber se essa carencia seria efectuada alguns dias antes, da foto ser tirada, apenas para acentuar os vermelhos.

Que eu saiba não... além do mais, como eu já referi, não é imperativo teres uma carência de NO3, pontual ou prolongada para induzires as plantas a ficarem avermelhadas. A luz é bem mais importante...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais