"Pó" Algas Verdes


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Alguns tempos tenho vindo a ter um problema com um "pó" verde que não é mais que um tipo de algas, não são as green spots pois na pesquisa que efectuei penso ter sido o JUST_ME a referir isso mesmo, acontece que o problema era residual e agora está com muito mais força. dois em dois dias tenho os vidros e as plantas completamente verdes.

 

O aquário é este Aqua 500l Comunitário, - The Small One a alteração recente foi o aumento de luz, tinha 2x 150 HQI 1000k e acrescentei + 2 x 80w T5 6500k, além disto alterei a forma de introdução de CO2, tinha o difusor pequeno e passei a utilizar um reactor externo DIY retirado aqui do fórum.

 

PO4: 2 e 4

NO3: 5

 

Pelo que o FAAO indicou num tópico dele, terá a ver com a relação PO4 vs CO2, mas tenho o PO4 alto não consigo perceber.

 

Alguém tb já me tinha dado a indicação que poderia ser excesso de Micros+ mas nem tenho fertilizado com tal coisa.

 

Fertilizantes que utilizo são: PO4, NO3 (nem uso), Micros+ da HA, Ferro da Seachem, KCL feito em casa.

 

Quem poder dar umas dicas agradecia.

 

 

PO4 e NO3, estão nesses valores pq ando a "brincar" com as plantas vermelhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Alguns tempos tenho vindo a ter um problema com um "pó" verde que não é mais que um tipo de algas, não são as green spots pois na pesquisa que efectuei penso ter sido o JUST_ME a referir isso mesmo, acontece que o problema era residual e agora está com muito mais força. dois em dois dias tenho os vidros e as plantas completamente verdes.

 

O aquário é este Aqua 500l Comunitário, - The Small One a alteração recente foi o aumento de luz, tinha 2x 150 HQI 1000k e acrescentei + 2 x 80w T5 6500k, além disto alterei a forma de introdução de CO2, tinha o difusor pequeno e passei a utilizar um reactor externo DIY retirado aqui do fórum.

 

PO4: 2 e 4

NO3: 5

 

Pelo que o FAAO indicou num tópico dele, terá a ver com a relação PO4 vs CO2, mas tenho o PO4 alto não consigo perceber.

 

Alguém tb já me tinha dado a indicação que poderia ser excesso de Micros+ mas nem tenho fertilizado com tal coisa.

 

Fertilizantes que utilizo são: PO4, NO3 (nem uso), Micros+ da HA, Ferro da Seachem, KCL feito em casa.

 

Quem poder dar umas dicas agradecia.

PO4 e NO3, estão nesses valores pq ando a "brincar" com as plantas vermelhas.

 

 

Boas,

 

Eu tenho tido mais ou menos o mesmo problema com o meu aquario, ao inicio parecia uma pequena nuvem de pó (principalmente quando parava o filtro por uns minutos) mas agora está mesmo grave, tenho o aquario todo verde, só não noto que seja no vidro, é mesmo so a agua, parece k n se estão a agarrar a nada, so mesmo a agua é que está completamente verde. De tal modo que se certos peixes passarem na parte de tras do aquario mal os consigo ver...

 

Já passei na loja onde costumo fazer as compras pro aquario e disseram-me que seriam os valores de silica na agua que estariam muito altos pois já lhe apareceram mais clientes com o mesmo problema... :)

 

Fiz uma TPA com agua engarrafada e tenho deixado a luz acessa dia e noite a ver se as elemina, foi o conselho que ele me deu, mas que não sabia se resultaria...

 

Alguem me sabe indicar alguma coisa que possa fazer???

 

Eu não tenho plantas naturais no aquario, o que acho k ajudaria nestas coisas... bang

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que vocês falam é tipo isto ? :

 

 

gwater.jpg

 

 

Se sim isso é "green water" e são algas em suspensão na coluna de àgua !

 

Muito chato de tratar. O ideal é ter um filtro UV.

 

Mais info por ex. aqui -> http://www.otocinclus.com/articles/greenwater.html

 

Vejam na net por "green water".

 

Cumps.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e obrigado pela ajuda.

 

O meu problema não é na água, pelo menos não noto que seja, os vidros e as plantas é que ficam verdes..... aquilo agarra-se às coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadão pela ajuda, o meu problema é mesmo esse... E pelos vistos estou a fazer exactamente o contrário do que devia, parece k tenho de deixar o aquario o mais escuro possivel e o que me recomendaram foi exactamente deixar a luz sempre ligada... cabecadura

 

Vou tentar agora com a luz desligada e a fazer TPA's mais x...

 

Alguem tem um aclarador de agua ou controlador de algas que aconselhe??

 

 

Cumps e mais uma vez obrigado pela ajuda...

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ninguem tem ideias?

 

Já tentei desligar as HQI e nada, tudo igual.

 

 

Agora estou a aumentar a dose de KCL

 

faz-me alguma confusão este fertilizante pq se tenho 1ml = 1ppm para aquário com 100l e se deve adicionar 10 ppm de K por cada 1ppm de PO4 (não fertilizo com NO3) então se eu adiciono 1 ppm de PO4 devo adicionar 10ppm de K ou 10ppm X a litragem do meu aquário ??? teria que ser 10 ppm k X 6 (de 600 litros) = 60 ppm :s

 

8) me ....

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ninguem tem ideias?

 

Já tentei desligar as HQI e nada, tudo igual.

Agora estou a aumentar a dose de KCL

 

faz-me alguma confusão este fertilizante pq se tenho 1ml = 1ppm para aquário com 100l e se deve adicionar 10 ppm de K por cada 1ppm de PO4 (não fertilizo com NO3) então se eu adiciono 1 ppm de PO4 devo adicionar 10ppm de K ou 10ppm X a litragem do meu aquário ??? teria que ser 10 ppm k X 6 (de 600 litros) = 60 ppm :s

 

8) me ....

 

HRS

Boas.

 

mL e ppm são coisas diferentes. mL é uma unidade de volume, ppm é uma unidade de concentração (para a água pode considerar-se que é o mesmo que mg/L).

 

Quando dizes que 1 mL = 1 ppm, para aquário de 100 L, parto do princípio que os cálculos foram feitos de forma a que se adicionares 1 mL de fertilizante, aumentas a concentração em 1 ppm, nesse aquário de 100 L. Se estiveres a adicionar a um de 600 L, tens que adicionar 6 x mais, ou seja, 6 mL para te aumentarem a concentração em 1 ppm. (60 mL para aumentar em 10 ppm)

 

Espero ter ajudado

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado AGA era mesmo isso que pensava e pelos vistos estava a pensar bem.

 

Agora só falta a dúvida do "Pó" verde, penso que já esteja melhor, pois noto nas plantas que tem menos verde, vou continuar a ver se isto é mesmo assim e acaba por voltar ao lugar ou se piora :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá trocado..penso que situações drásticas exigem medidas drásticas..se já experimentaste de tudo..resta fazer uma das medidas de desespero.o problema vai aliviar bastante e dp fazes Tpas frequentes.desliga a luz do aqua durante 3 dias..as algas vão começar a perder a força..e quanto ás plantas ,não te preocupes, pois elas recuperam rápido...Caso estejas disposto a experimentar...é uma solução..Eu tive em tempos esse problema( talvez com outro tipo de algas) , apliquei esta medida e desapareceram..

 

PS:se tiveres plantas muitissimo exigentes, não aconselho este método.

abraço

Editado por fishiado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e obrigado pela participação fishiado.

 

Tenho algumas plantas exigentes mas vou montar um filtro UV pelo menos vai servir para aliviar por agora a coisa e dar-me tempo para descobrir o que se passa.

 

(espero eu).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Trocado!

 

Seu problema de algas verdes em suspensão é característica de aquário não estabilizado (aquário novo). Qual a idade da montagem?

O fato de colocar iluminação de 6500k favorece o aumento de algas em relação a iluminação de 10.000k, porém não é só isso. Outros fatores como excesso de nutrientes com base em fosfatos podem provocar surto de algas. Se você utiliza tamponador, recomendo fortemente parar de utilizar, pois são a base de fosfatos.

Você pode tomar duas medidas básicas (uma ou outra):

- dar um apagão no aquário por 3 dias consecutivos, tampando todos os vidros do aquário e deixando as lâmpadas desligadas;

- ou utilizar o filtro UV 24h.

 

Eu recomendo você utilizar o UV 24h e intensificar as TPAs, e juntamente não utilizar substâncias que contenham fosfatos. Além disso, estabelecer um fotoperíodo de 8,0 a 8,5h, caso o seu seja maior que esse.

 

Meça a concentração da amônia e pH e post aqui. Caso a amônia esteja elevada reduza com TPAs mais frequentes e mantenha o pH no máximo a 6,8.

 

Abraço

Altino Sales

Editado por AC Sales

Altino Sales

Quanto mais busco conhecer a natureza das coisas, menos certeza tenho da verdade e mais certeza tenho de Deus. (AS)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e olá bowdown

 

Olá Trocado!

 

Seu problema de algas verdes em suspensão é característica de aquário não estabilizado (aquário novo). Qual a idade da montagem?

 

Tem quase 7 meses.

O fato de colocar iluminação de 6500k favorece o aumento de algas em relação a iluminação de 10.000k, porém não é só isso. Outros fatores como excesso de nutrientes com base em fosfatos podem provocar surto de algas. Se você utiliza tamponador, recomendo fortemente parar de utilizar, pois são a base de fosfatos.

Você pode tomar duas medidas básicas (uma ou outra):

- dar um apagão no aquário por 3 dias consecutivos, tampando todos os vidros do aquário e deixando as lâmpadas desligadas;

- ou utilizar o filtro UV 24h.

 

Eu recomendo você utilizar o UV 24h e intensificar as TPAs, e juntamente não utilizar substâncias que contenham fosfatos. Além disso, estabelecer um fotoperíodo de 8,0 a 8,5h, caso o seu seja maior que esse.

 

Já tenho o filtro uv a funcionar desde ontem às 12:00 e está 24h, o fotoperiodo é de 8horas.

 

Meça a concentração da amônia e pH e post aqui. Caso a amônia esteja elevada reduza com TPAs mais frequentes e mantenha o pH no máximo a 6,8.

Amónia: 0

pH: 6.8

Abraço

Altino Sales

 

A fertilização de macros é individual, Nitratos raramente fertilizo pq tenho quase sempre a <5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua T,

 

Acredito que em breve terá sucesso na eliminação dessas algas, e seu aquário, mais estabilizado estará com o passar do tempo. Lembre-se de limpar as mídias de filtragem do filtro.

 

Abraço

Altino Sales

Altino Sales

Quanto mais busco conhecer a natureza das coisas, menos certeza tenho da verdade e mais certeza tenho de Deus. (AS)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim do 4 dia a utilizar o filtro UV-C, tenho menos verdete nos vidros mas volta e meia ainda aparece e o UV tá ligado desde o inicio 24h.

 

Que mais posso fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Depois deste tempo todo o problema mantem-se, o filtro UV teve ligado uns 4 a 5 dias 24h, fui fertilizando sempre na mesma, depois passou a estar ligado das 01.00 às 7:00 hora em que geralmente faço os testes e fertilizo.

 

Tenho controlado os macros, fertilizo diariamente conforme é consumido com testes todas as manhãs antes de fertilizar.

 

Fertilizo com Micros + da HA 6ml para 550 litros diários.

 

O ferro é que tem estado em falta espero pela chegada do fertilizante.

 

Hoje quando cheguei tinha os vidros novamente verdes.

 

No3: 5

Po4: 1

 

Algumas fotos para quem poder ajudar.

 

hpim0587gn2.jpg

 

hpim0591ar7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Reparei que a certa altura mencionou ter o PO4 (fosfatos ) muito alto. E também que fertilizava com PO4. É preciso não esquecer que os fosfatos são um dos alimentos predilectos das micro-algas.

Conviria fertilizar as plantas com produtos isentos de PO4. O uso dos UV-Cs é muito importante para destruir as que flutuam na água (apesar de invisíseis) e que mais tarde ou mais cedo se depositarão nos vidros. Mas não chega para fazer frente ao crescimento explosivo provocado por excesso de fosfatos (PO4). Seria interessante saber os valores de fosfatos no aquário, sendo que o máximo aconselhado (para evitar crescimento desenfreado de micro-algas) é de 1 mg/l.

Existem resinas para retirar os fosfatos ou simplesmente TPAs.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Reparei que a certa altura mencionou ter o PO4 (fosfatos ) muito alto. E também que fertilizava com PO4. É preciso não esquecer que os fosfatos são um dos alimentos predilectos das micro-algas.

Conviria fertilizar as plantas com produtos isentos de PO4. O uso dos UV-Cs é muito importante para destruir as que flutuam na água (apesar de invisíseis) e que mais tarde ou mais cedo se depositarão nos vidros. Mas não chega para fazer frente ao crescimento explosivo provocado por excesso de fosfatos (PO4). Seria interessante saber os valores de fosfatos no aquário, sendo que o máximo aconselhado (para evitar crescimento desenfreado de micro-algas) é de 1 mg/l.

Existem resinas para retirar os fosfatos ou simplesmente TPAs.

Cumps.

 

Boas,

 

Na altura da criação do tópico tive o PO4 entre 2 a 4 que foi prontamente regularizado para ficar entre 1 e 2.

 

Actualmente como indiquei no último tópico do ponto de situação está normalizado à mais de uma semana em 1.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Peço desculpa, não reparei nos valores já indicados de 1.

De qualquer forma, costumo ter problemas a partir do 1 inclusivé. Eu costumo apontar para os 0,25 a 05 mg/l. As plantas têm outros alientos à disposição.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho andado a pesquisar em sites/fóruns internacionais e o que falam muitas vezes é nos valores LIMITADOS de NO3, e K em especial.

 

Eu tenho quase sempre o meu NO3 menor que 5, se é usado deve chegar a 0 ou perto disso, não será uma das causas? Claro que eu quando faço o teste de manhã e vejo que tá menos que 5 volto a fertilizar mas pode ter havido algum dia que não tenha feito ou bastará algum tempo da noite sem NO3 para aparecem logo as algas verdes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Também já tinha lido vagamente qualquer coisa a esse respeito, mas a verdade é que tudo o que consigo encontrar é que as micro-algas são plantas, só que unicelulares. Sendo assim, os seus nutrientes são os mesmos e muitas vezes é dado o conselho de por plantas no aquário para ajudar a combater infestações de algas microscópicas. Quer isto dizer, a meu ver, que os nitratos são também um importante nutriente das micro-algas e a sua ausência ser-lhes-á tão prejudicial como às plantas em si e não um factor de desenvolvimento.

Vou continuar a pesquisar mas sinceramente vai contra tudo o que sabia até agora.

 

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Também já tinha lido vagamente qualquer coisa a esse respeito, mas a verdade é que tudo o que consigo encontrar é que as micro-algas são plantas, só que unicelulares. Sendo assim, os seus nutrientes são os mesmos e muitas vezes é dado o conselho de por plantas no aquário para ajudar a combater infestações de algas microscópicas. Quer isto dizer, a meu ver, que os nitratos são também um importante nutriente das micro-algas e a sua ausência ser-lhes-á tão prejudicial como às plantas em si e não um factor de desenvolvimento.

Vou continuar a pesquisar mas sinceramente vai contra tudo o que sabia até agora.

 

Cumps.

 

Sim mas não podemos esquecer que para as plantas absorverem nitratos ou outro elemento qualquer, precisam de ter todos eles à disposição o que não acontece com as algas, que lhes basta ter algum deles para se desenvolverem.

 

Por isso se faltarem nitratos, as plantas param de absorver o quer que seja (se faltar Ferro tb param??????) mas as algas continuam a crescer e absorver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais