Quais os efeitos da exposicao solar num aquario??


Recommended Posts

Ola a todos.

 

Estou a pensar fazer umas remodelacoes na sala onde tenho o meu aquario comunitario. O local que escolhi para o aquario vai estar a cerca de 2 metros das portas de vidro recebendo exposicao solar directa. Isso sera muito prejudicial para o aquario? Sera melhor pensar noutra alternativa ou sera possivel controlar bem o aquario gerindo a luz artificial juntamente com a luz solar?

 

Agradeco a vossa ajuda neste assunto pois tenho que fazer a mudanca brevemente.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As consequências directas de uma exposição directa à luz solar não são muito benéficas.

 

Por um lado, nos períodos de mais calor e se a incidência for forte, vai contribuir ainda mais para o aquecimento da água, podendo ultrapassar facilmente os valores admissiveis.

 

Por outro lado, conta com uma infestação de algas pela certa, pois a exposição luminosa se não aumentar em duração, aumenta de certeza em "potência". A quantos Watts corresponderá a luz solar directa?!

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, o que te pode acontecer é que as plantas se virem bastante para a janela e crescam nessa direcção, se ouver plantas acho que não é assim tão grave, talvez umas green spot npo vidro. Não sei se é o teu caso Samufish se estás a falar de um aquário com plantas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu nao aconselho...

Já tive o meu aquario de 60cm na sala em que a frente é em vidro, e nao recebia a luz directa, mas mesmo assim ficou horrivel, imensos green spot e cresceram algas filamentosas nas plantas, mudei o aquario para o meu quarto para por 1 casal de nigros.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario em questao e este:

 

samaqua7.jpg

 

Penso retirar o papel de fundo tipo rocha e colocar o aquario de lado de modo a poder ser visto dos dois lados.

 

Quanto a green spot isso normalmente aparece nos vidros nao e? de vez em quando la tenho que limpar os vidros para retirar a mancha verde. O tronco estou a pensar coloca-lo a cobrir a lateral onde esta o filtro interno e tambem vou reforcar com mais umas plantinhas.

 

De momento o aquario tem uma lampada daylight de 18W e tenho um reflector com 2 lampadas de 15W daylight compactas que penso colocar neste aqua. Sera luz a mais? quanto tempo sera recomendado para o ciclo diario de luz artificial visto o aquario receber luz de dia?

 

Outro problema que tenho tido e o facto de colocar corydoras no aquario e elas morrerem... so consigo manter uma corydora que ja esta velhinha e nao limpa muito... sera que os Kribensis andam a fazer-lhes a folha?? quanto ao resto da limpeza vou deixar a cargo do plecostomus.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está muito bonito, coloca mais luz e verás as plantas a crescer muito bonitas.

 

Em relação ao tronco... deixava estar. Da um ar muito natural.

 

Em relação ás corydoras eu tive exactamente o mesmo problema mas sabes o que era?é que eu nuca as alimentava, quase n alimentava os peixes e por isso n restava nada para elas comerem. Assim só uma é que sobrevivia, as outras iam-se á vida... experimenta alimentar.

 

E por ultimo em relação ao vidro. O meu plantado esta a poucos metros de uma janela e todos os dias pela manha recebe imensa luz natural, tipo 1 ou 2 horas. O unico inconveniente é que as plantas viram-se para a freente do aqua até que a luz acenda, virando-se depois para cima. Além disso aparecem sempre green spots nos riscos do vidro principalmente e sõ muito dificeis de retirar ( mas eles aparecem mesmo que n haja luz natural )

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tenho um plantado junto a uma janela e não tenho sequer uma mancha de algas... graças às elodeas e às cabombas :D

 

Mas tenho também 2 plecos e camarões... o que ajuda ao combate às algas.

 

É claro que as plantas viram-se um pouco pa janela, mas resolvi isso com uma composição paisagistica. coloquei as Cabombas do lado da janela e elas não se viram para a janela e em compensação tampam a luz solar para as outras.

 

Espero ter ajudado.

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samufish esse aquário está simples mas muito bom, umas green spot no tronco vinham mesmo a calhar, dva um efeito mais natural.

 

Nem todas as algas são más ou feias, as green spot são bastante uteis, pois onde elas crescem, por cima não ira crescer mais nenhuma alga.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu acho que o maior problema de por um aquário junto à janela é que não podes controlar a temperatura...

quanto às algas nao é nada que não possa ser controlado :roll:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Obrigado pela ajuda.

Assim que conseguir arranjar um movel para o aquario vou começar a mudança.

 

Ainda me restam algumas duvidas:

 

O aquario agora tem 18W daylight e tenho um reflector com duas florescentes compactas de 15W daylight para juntar. Será luz a mais ou não?

 

Será que posso colocar camarões juntamente com os seguintes peixes:

1 escalar, 1 corydora, 2 plecostomus, 2 Ampolarias e 5 Kribensis.

Futuramente so penso colocar mais 1 ou 2 escalares e umas corydoras.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo,

 

No inverno, cerca da 50 % do meu aquário recebe luz do sol pela uma parte da manhã.

 

Acho que o sol no inverno da cidade em que moro (Salvador - Bahia - Brasil) equivale ao sol de verão de muitos lugares do mundo.

 

Não vejo nenhuma alteração na parte do aquário que fica submetida ao sol em relação a outra.

 

Luiz Arthur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A incidência de sol tem somente que ser compensada com uma boa plantação e injecção de CO2 e a coisa funciona sobre rodas,

Não há melhor luz que a do sol na minha opinião, claro está, que se não souberes o que estás a fazer, a luz solar transforma o teu aquário num manto verde de algas em três tempos.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.