Ajuda com Plantas


chivas

Recommended Posts

Boas pessoal ando aqui com umas duvidas para fazer a fertilização do meu aqua que é este :http://www.ciclideos.com/forum/alguns-dos-meus-discus-t3119.html.

 

Agora queria fazer fertilização mas não sei como, pois tenho as plantas a irem-se...

Tenho aqui em casa que me arranjaram PO4/KNO3 e NITRATOS DE POTASSIO em pó mas não sei utilizar nem as quantidades que deva colocar para cada litro e como utilizar depois (dose e de quanto em quanto tempo colocar no aqua) será que alguém me da uma ajuda.

 

Cpts,

Jorge

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal ando aqui com umas duvidas para fazer a fertilização do meu aqua que é este :http://www.ciclideos.com/forum/alguns-dos-meus-discus-t3119.html.

 

Agora queria fazer fertilização mas não sei como, pois tenho as plantas a irem-se...

Tenho aqui em casa que me arranjaram PO4/KNO3 e NITRATOS DE POTASSIO em pó mas não sei utilizar nem as quantidades que deva colocar para cada litro e como utilizar depois (dose e de quanto em quanto tempo colocar no aqua) será que alguém me da uma ajuda.

 

Cpts,

Jorge

 

 

Tens aqui uma tabela para ver as quantidades e para fazeres diversos fertilizantes http://aquariofilia.do.sapo.pt

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo assim nao sei se nao vou fazer asneira...

 

O mundo da aquariofilia é mesmo assim, teste e erro, embora muitos erros sejam minimizados com a ajuda de todos aqui nos forums.

 

Experimenta e depois se não estiver a funcionar bem através de teste verifica as deficiências e parte para novas concentrações !!

 

Tens aqui mais um site para te ajudar:

 

Calculadora de Chuck

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mundo da aquariofilia é mesmo assim, teste e erro, embora muitos erros sejam minimizados com a ajuda de todos aqui nos forums.

 

Experimenta e depois se não estiver a funcionar bem através de teste verifica as deficiências e parte para novas concentrações !!

 

Tens aqui mais um site para te ajudar:

 

Calculadora de Chuck

 

Boa sorte

 

Obrigado, vamos ver no que isto da ja agora que tipo de agua destilada devo usar da que se compra nos ipermercados dá??

 

Cpts,

Jorge

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, vamos ver no que isto da ja agora que tipo de agua destilada devo usar da que se compra nos ipermercados dá??

 

Cpts,

Jorge

 

Nos hipermercados nunca !! Compra na farmácia

 

Isto tem uma razão, a água destilada dos hipermercados vem com metais (normalmente cobre) que é fatal para a fauna!

 

Na farmácia encontras água destilada (tipica água de osmose) e é barata!!

 

Ou então perguntas a algum membro se já investiu num aparelho de osmose :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos hipermercados nunca !! Compra na farmácia

 

Isto tem uma razão, a água destilada dos hipermercados vem com metais (normalmente cobre) que é fatal para a fauna!

 

Na farmácia encontras água destilada (tipica água de osmose) e é barata!!

 

Ou então perguntas a algum membro se já investiu num aparelho de osmose bang

 

 

Já vi que percebes disto, bem podias me ajudar a fazer o fertilizante lol e qual as cquantidades a aplicar :rainbowafro: banana rock

 

Cpts,

Jorge

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Nos hipermercados nunca !! Compra na farmácia

 

Isto tem uma razão, a água destilada dos hipermercados vem com metais (normalmente cobre) que é fatal para a fauna!

Quem te disse isso?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Todas as águas destiladas dos supermercados têm metais dissolvidos?

 

Já agora, água destilada, de osmose ou desionizada não são a mesma coisa. Cada uma é diferente entre si.

 

E ainda mais... dizes que os metais são fatais para a fauna do aquário... será? Todos?

Se calhar, muitos deles até são essenciais. Daí que não consigamos/devamos fazer TPA's com água destilada... mesmo da pura.

 

Sabias que o Cobre é essencial para os invertebrados? Sem ele, esses animais não conseguiriam sobreviver? E quem diz invertebrados, diz a maior parte dos seres vivos, inclusivé nós humanos.

 

Mas de resto, concordo absolutamente contigo. A utilizar, usem água bidestilada, ou à falta de melhor, água de osmose.

Mas dependendo da concentração que queiram o fertilizante, até poderão usar água da torneira. Desde que esta não seja muito dura, nem contenha muitos PO4 e/ou NO3.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis Fortunato

 

Como sempre agradeço a correcção e a contribuição com conhecimentos mais vastos que os meus não só nesta área como em todas as referentes a aquariofilia e em relação a química olho para si como a referência nestes forums.

 

Agradecia um esclarecimento sobre a água destilada dos hipermercados vs farmácias (bidestilada?).

 

Segundo informações que a minha sogra me transmitiu, a água destilada dos hipermercados podem possuir concentrações mais elevadas de metais (eventualmente prejudiciais à fauna) ao contrário da que se compra nas farmácias que é considerada pura.

 

Ora tendo em vista a complexidade quimica que envolve plantados e o conhecimento cientifico que rodeia nos presentes dias a manutenção de um aquário e suas fertilizações em caso de plantados, esta informação estará correcta ou será por si de todo exagerada ?

 

Agradeço antecipadamente a sua opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Segundo informações que a minha sogra me transmitiu, a água destilada dos hipermercados podem possuir concentrações mais elevadas de metais (eventualmente prejudiciais à fauna) ao contrário da que se compra nas farmácias que é considerada pura.

 

Ora tendo em vista a complexidade quimica que envolve plantados e o conhecimento cientifico que rodeia nos presentes dias a manutenção de um aquário e suas fertilizações em caso de plantados, esta informação estará correcta ou será por si de todo exagerada ?

Está correcta... mas se reparares, uma coisa é 'podem', outra é 'todas têm'.

 

Eu alertar para este facto pode parecer apenas ser picuínhas... mas não é. É que assim é que nascem os mitos... por se deixar as coisas sub-entendidas, de modo a que qualquer pessoa possa interpretar livremente.

 

Um exemplo muito clássico, é o de que os 'limpa-vidros' não se podem ter no mesmo aquário com discos, pois agarram-se a eles, de forma a alimentarem-se do muco do dorso deles...

 

Antes de tudo, o que é um 'limpa-vidros'? Eu, infelizmente, conheço dezenas de peixes com esta designação... desde SAE's, CAE's, Beaufortia's, Loricarídeos, etc...

 

Vem alguém e diz: 'Ah e tal, o meu 'limpa-vidros' agarrou-se ao meu discu... tirei-os logo do aquário'. Vem outro... 'Ina pá... vou ter que tirar todos os meus LDA-25 que eu nem nunca vi a tocar nos meus discus do meu aquário... só porque são 'limpa-vidros'...'

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo tem a ver com as concentrações de certos metais.O cobre por ex. é essencial para os camarões,porém em doses elevadas é fatal.

 

Em relação à pergunta do Chivas,o KNO3 é o Nitrato de Potassio,portanto quando estás a fertilizar com KNO3 estás a colocar 61.3% de NO3 e 38.7% de K.Se quiseres fertilizar com K apenas (sem NO3) deves utilizar o KCl (cloreto de Potassio)

 

Em relação à água eu dissolvo em água mineral.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal pela ajuda, já foi tomar um cefezinho co o amigo Jota e já me deu umas dicas .... quanto a agua comprei ma farmacia 5 litros por 1€ e pouco por isso acho que também não é preciso o pessoal se chatear....

 

Cpts,

Jorge

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos hipermercados nunca !! Compra na farmácia

 

Isto tem uma razão, a água destilada dos hipermercados vem com metais (normalmente cobre) que é fatal para a fauna!

 

Na farmácia encontras água destilada (tipica água de osmose) e é barata!!

 

Ou então perguntas a algum membro se já investiu num aparelho de osmose :rainbowafro:

 

Isso até água "del cano" dá... (se podem meter 30% de água da torneira dentro do aquário não vão poder colocar uns mL dessa "terrível" água da torneira que dilui uns sais?)

 

É claro que podem existir pequenas precipitações, etc... mas nada que não aconteça também no aquário.

 

Não se esqueçam que não estamos a manipular um medicamento que vai ser injectado no corpo... estamos a dosear sais, que também têm impurezas e que vão para um aquário que tem "de tudo"... para além disso, o factor de diluição para o que "está" nessa água é brutal! (não dramatizem!)

 

(Não quero com isto dizer que não é "melhor" usar uma água mais purificada, só que não é necessário fazer disso "a regra nº 1 da fertilização")

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(se podem meter 30% de água da torneira dentro do aquário não vão poder colocar uns mL dessa "terrível" água da torneira que dilui uns sais?)

30%? Os meus aquas têm 100% de água da torneira...Tratada com AquaPlus da Nutrafin.Essa agora deixaste-me curioso. :D

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30%? Os meus aquas têm 100% de água da torneira...Tratada com AquaPlus da Nutrafin.Essa agora deixaste-me curioso. ;)

Eh! Eh! Visto assim... :lol: (isto quando se escreve é sempre difícil de perceber o estamos a fazer da melhor forma)

 

Quando me referi aos 30% estava a pensar numa só adição - "consideramos" seguro fazer uma TPA a 30% (até mais... mas isso é outra conversa), logo o meu raciocínio foi: se posso fazer adição de 30% e não estou preocupado com isso, vou-me preocupar com uns mL?

 

Eu também só uso da torneira no aquário. Mas para quem "tempera" com osmose, também não deve ser preocupante...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais