Duplo-Vodafone


Recommended Posts

Desde a primeira vez que vi uma imagem de um aquário numa caixa Vodafone, eu gostei do conceito. No entanto sempre me pareceu ser muito pouco espaço para os peixes. Assim decidi juntar dois cubos Vodafone e fazer um paralelepipedo Vodafone. A minha ideia é usá-lo como maternidade de peixes pequenos (guppys, red-cherrys, ...). Quando arranjar um tico-tico vou fazer um triplo ou quadrúplo para maternidade de colisas e peixes maiores.

Então aqui vai.


1º Ingredientes:
2 cubos vodafone
1 x-ato (seria melhor um tico-tico ou uma serra circular pequena)
1 tubo de silicone próprio para vidros de aquário
1 marcador
1 régua

Custo total: 2,5€ do tubo de silicone.

Aqui estão os cubos:
gallery_17485_251_18941.jpg


2º Marcar os sitios de corte
Se repararem marquei um quadrado no centro da parede do cubo deixando margens para colar. As margens que usei foram:
- 1 cm nas laterais
- 2 cm junto à base
- 1,5 cm junto ao topo (abertura) - podia ter aberto até cima mas como não confio na espessura do cubo, optei por deixar esta tira que servirá como "travessa francesa" :lol:

gallery_17485_251_33594.jpg


3º Cortar
Aqui é que foi doloroso. Sem tico-tico ou qualquer outra serra em condições para este serviço, usei um simples x-ato. A técnica consiste em passar a lámina com força sobre a marcação umas 90 vezes. Usei um bocado de madeira como régua para que a lámina não se desviasse.

gallery_17485_251_12612.jpg


4º Cortar desesperado
No segundo cubo já me doia o pulso. Desesperado peguei num parafuso com cabeça mais ou menos afiada e coloquei-o no berbequim. Eis uma serra de corte improvisada.
Aviso: a velocidade derrete o acrílico do cubo por isso a técnica deve ser usada com cuidado para não estragar. Também não "serrei" até ao fim, apenas fiz um sulco que auxiliou no corte final com o x-ato.

gallery_17485_251_57294.jpg


5º Lixar
O pior já está, a partir daqui é fácil. Primeiro lixei bem a zona dos cortes para que nenhum peixe se magoe ao raspar lá. Depois lixei bem a superficie onde será feita a colagem. Apesar de esta ficar opaca após lixada, esta operação é necessária pois não usei cola própria para acrílico mas silicone (apropriado para vidro).

gallery_17485_251_20191.jpg


6º Colagem
Não mostro aqui foto da aplicação do silicone porque só tenho duas mãos e elas estavam ocupadas. Mas é simples. O único cuidado é manter uma pressão e deslocamento constantes para aplicar um fio de silicone também constante (caso contrário ficarão secções mais grossas, outras mais estreitas depois há a tentação de voltar atrás e colocar mais por cima... e no fim fica uma bodegada).
No final coloquei umas molas para fixar entre si as "travessas francesas".

med_gallery_17485_251_32482.jpg


7º Teste
Ao fim de vários dias de secagem (3 creio), enchi com água para testar. Sucesso.

gallery_17485_251_24726.jpg


8º Extra: separador
Como tinha tambem aquela placa em S onde o telemóvel vem colado, bastou-me cortar fora a ponta mais comprida e fiquei com um óptimo separador para encostar à "travessa" e assim isolar os projenitores dos alevins ou dos ovos, se necessário.

med_gallery_17485_251_38498.jpg






Agora só me falta arranjar um tico-tico para conseguir juntar cada vez mais cubos. O principio é sempre o mesmo.
Boa sorte para quem quiser fazer o mesmo. E se tiverem ideias novas não se esqueçam de colocar aqui no fórum ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas!

Tive a ver o teu projecto e estou interesado tambem em fazer algo similar.

Tou é com algumas duvidas, pois tenho 2 cubos como tu e queria usalos cm maternidade mas se depois la dentro coloco o filtro e o termostato nao deve ficar mt agradavel a vista...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

Tive a ver o teu projecto e estou interesado tambem em fazer algo similar.

Tou é com algumas duvidas, pois tenho 2 cubos como tu e queria usalos cm maternidade mas se depois la dentro coloco o filtro e o termostato nao deve ficar mt agradavel a vista...

 

 

Logo à partida, não é o aquário mais bonito do mundo. Mas se tiveres um termostato daqueles pequenos e aplicares um filtro por bomba de ar - o que para maternidade é apropriado - daqueles que é um simples tubo com uma esponja na ponta e a bomba de ar é que provoca a circulação da água... então não fica assim tão mal como isso. Mas é sempre uma maternidade e não o aquário principal :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ideia que já tinha tido, mas seguramente vou fazer do mesmo género. Talvez sem as tais "travessas" ( pelo menos em cima ser de 2cm ) a espessura do acrílico\plástico aguente na mesma, mas assim é mais seguro.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ideia que já tinha tido, mas seguramente vou fazer do mesmo género. Talvez sem as tais "travessas" ( pelo menos em cima ser de 2cm ) a espessura do acrílico\plástico aguente na mesma, mas assim é mais seguro.

 

 

Eu preferi não arriscar, o acrílico da caixa é mesmo fininho e faz uma curvatura jeitosa mesmo numa caixa isolada, quanto mais na dupla. Além disso necessito das abas laterais para a colagem por isso não achei que a travessa piorasse muito.

Só tive o cuidado de lixar as abas e a travessa tanto para colar melhor como para os peixes não andarem às cabeçadas eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, penso que seja melhor assim. O melhor, é que dá para juntar mais cubos em série, e dá para colocar separadores ( opacos ou transparentes ) para certos tipos de peixes.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, penso que seja melhor assim. O melhor, é que dá para juntar mais cubos em série, e dá para colocar separadores ( opacos ou transparentes ) para certos tipos de peixes.

 

Exacto!

Eu até tinha a ideia de criar vários cubos-duplos e depois colocar um tubo de 10cm raio, com torneira e uma rosca. Assim podia juntá-los e separá-los à medida das necessidades, mesmo que estivessem cheios - assim tipo as torneiras duplas dos filtros externos.

... mas cheguei à conclusão que as torneiras e roscas ficavam demasiado caras para a brincadeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As caixas ate estao fixes!!!! MAs seclahar como se faz um aqua de 60 cm com vidro de 5mm por 10 euros o trabalho de estar a juntar caixas vodafone que aind apor cima sao frageis:........?

 

O projecvto ta fix !

 

CUmps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As caixas ate estao fixes!!!! MAs seclahar como se faz um aqua de 60 cm com vidro de 5mm por 10 euros o trabalho de estar a juntar caixas vodafone que aind apor cima sao frageis:........?

 

O projecvto ta fix !

 

CUmps

 

Eheh, não sei se o vidro é assim tão barato. De qualquer modo as caixas estavam lá, de borla, desenrascam bem para o efeito pretendido e arruma-se facilmente em qualquer lugar... mesmo dentro do aqua comunitário se necessário :)

 

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei agora uns vidros com 40*20*20 e ficaram-me em 10.30€

 

Nunca andei a ver, mas pensei que ficasse mais caro. Tanto melhor para nós que gostamos de DIY. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Que cola usas-te??

 

Silicone. Mas tens que ter cuidado porque há silicones com anti-fungos ou outros componentes que são prejudiciais aos peixes. Normalmente dizem no rótulo que é próprio para aquários.

O meu custou cerca de 3€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Silicone. Mas tens que ter cuidado porque há silicones com anti-fungos ou outros componentes que são prejudiciais aos peixes. Normalmente dizem no rótulo que é próprio para aquários.

O meu custou cerca de 3€

 

 

ficou bem vedado?

Estou mesmo com ideias para fazer uma para os alevins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas têm de ter cuidado devido a resistência dos cubos, arranjei vários e tive vários acidentes, um partiu-se porque bati com o joelho nele, outro de um dia pa outro apareceu com umas rachas, não durou mais que 2 dias pa começar a verter e ter que despejar! E os restantes já lhes falta uns bocados, por isso, é economico mas tenham cuidado com os cubos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas.

Ja colocaste peixes na tua maternidade?

Coloca ai umas fotos das actualizações para o pessoal ver,

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ja colocaste peixes na tua maternidade?

Coloca ai umas fotos das actualizações para o pessoal ver,

cumps.

 

Este Diy foi colocado aqui há um ano. Desde essa altura tenho-o em funcionamento sem qualquer problema. A função de maternidade é que foi trocada, pois os meus guppies parecem coelhos e cheguei à conclusão que não precisam da minha ajuda, basta um bocado de musgo para os alevins se esconderem.

 

Neste momento está com Red cherries, em água fria mesmo, mas não tenho fotos. Quando tiver coloco.

 

 

Muito bom!!

 

E tudo bem documentado. thumbup3.gif

 

Continua. animal_fish.gif

 

Obrigado :angelic008:

Estou a continuar.... estou neste momento a construir Triplo-Vodafones para os meus killies :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os red`s aguentam agua fria?

 

A experiência era mesmo essa. Tinha lido sobre pessoal que tinha reds no lago de jardim, por isso coloquei alguns em água fria para ver como se aguentavam.

De inicio coloquei 11 (sem substrato nem nada) e notei que eles não se davam mal, mas andavam um bocado sem cor. Depois coloquei musgo de Java e eles ficaram melhor. Mas uns meses mais tarde lembrei-me de colocar pedras no fundo e então eles têm andado vermelhinhos e todos contentes, mesmo com os 13º a que estava a água na semana passada. Neste momento tenho 7. Os que morreram ao longo destes meses poderão ter morrido por picos de frio ou por morte natural. Não notei que nascesse nenhum, mas também, não se esperam milagres no Inverno. Talvez no Verão apareçam alguns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante a tua ideia,eu até já tinha ouvido dizer que eles aguentavam aguas mais frias,mas não sabia que davam-se bem assim nessas temperaturas!!

obrigado,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,eu tambem fiz uma maternidade com 3 caixas vodafone e demorei uns tres dias,o que demora mais tempo é a cola a secar!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais