Plantas fechadas,


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Tenho notado um comportamento nas minhas plantas que não sei a que se deve nem se será demonstrativo de algum problema.

 

as plantas com a luz apagada tem a fechar-se, quando acende a luz elas abrem-se e mostram todo o seu esplendor, ora isto penso que seja o normal, o que noto é que algum tempo (tipo 2 horas) antes de se apagarem as luzes as plantas voltam a fechar-se e aqui é que tenho dúvidas.

 

Alguém sabe o pq ou se é importante saber?

 

Com informação extra indico que coloquei recentemente (no natal) 2 x 80w T5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Tenho notado um comportamento nas minhas plantas que não sei a que se deve nem se será demonstrativo de algum problema.

 

as plantas com a luz apagada tem a fechar-se, quando acende a luz elas abrem-se e mostram todo o seu esplendor, ora isto penso que seja o normal, o que noto é que algum tempo (tipo 2 horas) antes de se apagarem as luzes as plantas voltam a fechar-se e aqui é que tenho dúvidas.

 

Alguém sabe o pq ou se é importante saber?

 

Com informação extra indico que coloquei recentemente (no natal) 2 x 80w T5.

 

 

Penso que seja normal, observo o mesmo nas minhas. Principalmente na sessiflora e na rotala rotundifolia, tendem a fechar se um bocado antes das luzes se apagarem! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Completamente normal, e de certeza que tens o fotoperiodo definido. Elas sabem e começam a fechar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas respostas, realmente parece ser isso, mas se só tenho 8 horas de luz, se fecham 2 horas mais cedo, só "utilizam" 6 horas de luz?

 

E já agora outra questão, se elas fecham mais cedo que a luz se desliga, o CO2 convem ficar ligado com as luzes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas respostas, realmente parece ser isso, mas se só tenho 8 horas de luz, se fecham 2 horas mais cedo, só "utilizam" 6 horas de luz?

 

E já agora outra questão, se elas fecham mais cedo que a luz se desliga, o CO2 convem ficar ligado com as luzes?

 

 

Como na natureza, essas horas é quando o sol esta posicionado de forma as plantas conseguirem tirar o maximo de luz possivel, depois comeca a existir menos luz e elas comecam a fechar, o que nos temos no aqua é a luz sempre de forma igual, nao sei se fará mal ou não.

 

Sim, penso que apesar de tarem a fechar continuam a fazer fotossintese enquanto houver luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as plantas fazem fotossintese mesmo depois da luz se apagar por mais meia hora. é o tempo que as clorofilas aguentam exitadas sem luz depois de esta se ter apagado.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A minha dúvida é mais no sentido se as plantas "fecham-se" duas horas antes das luzes apagarem se devo ajustar a luz para apagar quando eles se fecham ou deixo estar na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa estar acontece me com as higrophylas polyspermas. se tu apagares a luz 2 horas antes ( quando elas se fecham) elas no outro dia já se fecham 2 horas antes, isso é normal

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais