Aquário de esponjas de água doce


Egnom

Recommended Posts

Na sequência do seguinte tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=40261

 

Recentemente, numa ida a um determinado riacho, andei a recolher animais para montar um aquário de água fria alusivo aos rios portugueses.

Entre a fauna que recolhi, encontrei uma espécie que já procurava há imenso tempo. Uma esponja de água doce. nyah

Assim, o aquário passou a destinar-se principalmente a observar este ser.

Penso que é a espécie Spongilla fluviatilis.

É muito parecida com a esponja desta foto:

PRPPVG378539-02.jpg

 

De resto, tenho a seguinte fauna e flora no mesmo aquário:

 

-Ancylus fluviatilis

AF_40002_D_Ancylus_fluviatilis_b.jpg

 

-(G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

gambusia.jpg

 

-Lagostim ainda juvenil (penso que é o Austropotamobius pallipes ou o Astacus astacus)

1035551.JPG

FlodkraftaStor.jpg

 

-Hidras

Hidra.jpg

 

-Ranunculus aquatilis (a planta é igual à que aparece atrás do lagostim na foto de cima)

r_aquatilis1.jpg

 

-Pélia

Pellia_epiphylla.jpg

 

-Fontinalis antipyretica

dscf1534wt5.jpg

 

 

Espero conseguir manter e reproduzir esta esponja, e depois se for possivel, adaptá-la a água a 25 graus.

Neste momento o aqua está montado há cerca de uma semana, encontra-se a uma temperatura de 12-15cº e a esponja parece estar a crescer. :?

Vou pondo aqui as actualizações e as minhas observações.

 

Cumps

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe,mesmo! Mas estão todos no mesmo aqua? E como se estão a dar? Já tens fotos? :)

 

Estão todos no mesmo aqua. Até agora estão todos a dar-se bem.

Provavelmente quando o lagostim crescer vou ter que o tirar deste aqua para não causar estragos, mas para já ele só têm uns 3 centimetros.

Fotos ainda não tenho.... Quando arranjar eu ponho aqui. :D

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Que tipo de alimentação estás a dar à esponja?

Quanto aos lagostins deves estar enganado quase de certeza que é um Procambarus clarkii que foi introduzido nos anos 50’s originário da Louisiana/Florida, o Austropotamobius pallipes “Lagostim-de-patas-brancas”, o verdadeiro lagostins Ibérico, praticamente já só existe em pequenos riachos junto à fronteira Norte do nosso país…

 

Um abraço e boa sorte com esse aqua

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Egnom!

 

muito interessante este teu projecto! foi para mim uma surpresa constatar a existência de esponjas nos rios portugueses!!!

vai-nos dando os updates, ok? :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Egnom!

 

muito interessante este teu projecto! foi para mim uma surpresa constatar a existência de esponjas nos rios portugueses!!!

vai-nos dando os updates, ok? cabecadura

 

 

foi muito interessante saber que existem esponjas de agua doce ..... (tirando as do banho) :crazyeyes:

 

e essas plantas onde as arranjaste?!?!

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de alimentação estás a dar à esponja?

Quanto aos lagostins deves estar enganado quase de certeza que é um Procambarus clarkii que foi introduzido nos anos 50’s originário da Louisiana/Florida, o Austropotamobius pallipes “Lagostim-de-patas-brancas”, o verdadeiro lagostins Ibérico, praticamente já só existe em pequenos riachos junto à fronteira Norte do nosso país…

 

Já tinha pensado na questão da alimentação da esponja. De momento não lhe estou a dar nenhuma alimentação especifica, pois não sei exactamente o que lhe poderia dar.

Sei que quem mantém esponjas nos reefs por vezes as alimenta com comida especifica, mas estas esponjas são de água doce...

Penso que ela se limitará a absorver os nutrientes resultantes dos desperdicios da alimentação das (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e do lagostim (artémias e comida em flocos).

Quanto ao lagostim, talvez tenhas razão. Vou ficar atento e ver se ele desenvolve as caracteristicas do clarkii. Por enquanto ainda é muito pequeno.

 

E ameijoas, vais ter, ou querer?

 

No ano passado mantive ameijoas num aquário.

Também as havia no rio de onde trouxe o resto da fauna, mas a minha experiência diz que as ameijoas são uma espécie de tractor:

arrastam-se pelo areão, desenraizando as plantas e deixando o aquário numa confusão.

 

e essas plantas onde as arranjaste?!?!

 

Estas plantas provêem de dois ribeiros do alentejo, perto da zona de Serpa.

 

Essa Pélia dá-se bem submersa ou só na margem?

 

Não faço ideia. Esta recolhia da margem de um ribeiro. Estou a ver se também cresce submersa.

 

 

Observações:

A esponja no local onde a recolhi estava agarrada a uma pedra e tinha aproximadamente uns 10 centimetros de diâmetro e pouco mais de meio centimetro de espessura.

Para o meu aquário, trouxe apenas um pedacinho com cerca de 3 centimetros.

A esponja foi então amarrada a uma pedra. Neste momento, a massa da esponja já cobriu/envolveu os fios com que a amarrei à pedra. Penso que é um bom indicador de crescimento. :arrow:

Vou tentar arranjar algumas fotos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Cá ficam finalmente algumas fotos, que já são um pouco antigas.... São da altura em que montei o aquário. A ver se tiro mais algumas:

 

Esponja:

Pic_14635_1.jpg

Pic_14635_2.jpg

Pic_14635_5.jpg

 

Uma planta que não consigo identificar. É a que parece relva:

Pic_14635_3.jpg

Pic_14635_4.jpg

 

 

Actualmente a esponja já cresceu mais um pouco e continua a envolver a pedra onde a coloquei.

Entretanto, notei que crescem umas estruturas minusculas em forma de tubo agarradas à esponja. Na extremidade do tubo aparecem uns tentáculos. Parece ser uma forma de colónias de Sabella. São as estruturas assinaladas com um circulo vermelho na ultima foto de esponjas.

Não consigo perceber se parasitam a esponja, se vivem em simbiose com ela ou se não lhe fazem diferença nenhuma.

 

As plantas cresceram todas e estão a ficar enormes.

Tenho 3 lagostins a crescerem muito rapidamente. Comem comida em flocos.

 

Cumps banana rock

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está algo que desconhecia, existirem esponjas para água doce, eu de todos os riachos que vejo o unico ser vivo é musgo no fundo e mais nada...

 

Nem gambuzias, nem crustáceos, nem esponjas nem nada...

 

Bom projecto. Vai metendo fotos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tens a certeza que essa esponja é de água doce? Podia estar lá por ter sido arrastada do mar ou coisa do género..

 

Eu no mar (Buarcos - Figueira da Foz) vejo muitas, agora de água doce também não fazia a minima ideia mesmo..pensava que era um ser tipicamente dos "salgados".

 

Muito interessante o projecto, parabens:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tens a certeza que essa esponja é de água doce? Podia estar lá por ter sido arrastada do mar ou coisa do género..

 

Eu no mar (Buarcos - Figueira da Foz) vejo muitas, agora de água doce também não fazia a minima ideia mesmo..pensava que era um ser tipicamente dos "salgados".

 

Muito interessante o projecto, parabens:)

 

 

Olá

 

Não há qualquer hipótese de esta esponja ser arrastada do mar. Nem a mais remota, porque o riacho onde a recolhi não têm qualquer influência das marés e situa-se bastante longe do mar.

Além disso, ela encontrava-se agarrada à parte inferior de um calhau, numa zona tipo "mini cascata" de águas correntes rápidas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não há qualquer hipótese de esta esponja ser arrastada do mar. Nem a mais remota, porque o riacho onde a recolhi não têm qualquer influência das marés e situa-se bastante longe do mar.

Além disso, ela encontrava-se agarrada à parte inferior de um calhau, numa zona tipo "mini cascata" de águas correntes rápidas.

 

Cumps

 

Excelente..:)

 

Não tinha mesmo ideia nenhuma disso..

 

Agora tenho uma dúvida, será que as que vejo no mar também se dão em água doce?

 

Se for o caso, arranjo algumas com facilidade..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente..:)

 

Não tinha mesmo ideia nenhuma disso..

 

Agora tenho uma dúvida, será que as que vejo no mar também se dão em água doce?

 

Se for o caso, arranjo algumas com facilidade..

 

 

As do mar duvido muito mesmo...

Talvez as esponjas de estuário ou de água salobra se aguentem.

Mas não há nada como experimentar. :)

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de colocar mais um update.

 

O Ranunculus aquatilis já deu o segundo tipo de folha (parecem trevos) e hoje apareceu a primeira flôr!

Sem duvida que deve ser devido ao tempo quente que se têm feito sentir. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Mais um update (sem fotos infelizmente):

 

Já verifiquei que a esponja cresce no meu nano plantado com água a 25-26 graus. Na verdade parece que a esponja cresce mais rápido neste aquário do que no de água fria.

Entretanto separei alguns bocados da esponja-mãe e tenho já várias colónias a crescerem. É pena é que o crescimento seja um pouco lento...

 

O próximo update que colocar aqui prometo que já vai ter fotos.

 

Cumps! :D

 

 

Edit:

Alguns links:

http://www.aquariacentral.com/forums/printthread.php?t=52326

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exelente topico

 

O Ranunculus aquatilis já deu o segundo tipo de folha (parecem trevos) e hoje apareceu a primeira flôr!

 

já tive esta planta em tempos num aqua mas no meu caso mesmo com luz forte e co2 começou a ficar amarela, não sei o que correu mal....

 

pode ser encontrada no rio tejo no meu caso na zona da golegã.

 

na foto onde mostras a pelia é impreção minha ou está lá um musgo com um aspecto muito interessante?

 

recolhes-te desse musgo?

está a dar-se bem?

 

e a Fontinalis antipyretica está a dar-se bem?

 

 

se queres manter as plantas aconçelho-te a retirares os lagostins, assim que estiverem maiorzitos vão te seifar as plantas!! experiencia propria!!

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Fiquei interessaod neste tópico, tenho um tremendo interesse na fauna portuguesa, riachos etc. e nunca me deparo com coisas maravilhosas como vocês! Onde colectas-te isso tudo? (zona..)

 

Põe mais fotos! Estou bastante curioso :rainbowafro:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é mt porreiro... nunca tinha ouvido ninguem falar de tentar ter Poriferas de agua doce num aqua

 

já agora tu disseste que para as "reproduzir" as separas? como é que fazes isso? retiras mesmo partes da esponja ou só as gemulas? eu aconselharia apenas as gémulas se conseguires... provavelmente vais precisar de uma lupa ahah

quanto à alimentação... tambem nao faço ideia mas penso que nao será preciso nada de especial, eles "retiram" o que necessitam da coluna de água e o aqua parece-me suficientmente completo para ter o necessario

 

boa sorte! quero continuar a seguir este projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu apanhei umas plantas que estão no topico plantados com fotos são iguaus as que estão port raz do lagostim e outras ( tambem estão la as fotos. Achas que suportam 26 graus ou tu tens em agua fria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais