Raíz de videira


Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Um amigo meu arranjou-me umas raízes de videira (3), que segundo ele, vieram de videiras já mortas (perto de Ponte de Lima onde, segundo ele, faz umas geadas mesmo boas para queimar tudo o que plantas). Bem, fiz o procedimento habitual, descascar a parte mais externa, água e sal com elas (agua muito quente... 80+ ºC).

 

Já tão à uns dias submersos mas eu vou mudando a água (sempre muito quente) algumas vezes por dia. O que eu noto é que, as extremidades cortadas, já deixaram de "borbulhar" (deitar pequeníssimas bolinhas de gás) e já não deitam aquela substância gelatinosa (seiva?) transparente, que era muito frequente nos primeiros dias. A raíz mais pequena, que flutuava, já afunda. A água ja não turva quase nada.

 

No fundo, estao na água a apenas uns 3/4 dias (24h x 3/4)... mas as mudanças de agua kente e sal são muito frequentes.

 

A minha questão é:

 

Quando é que saberei que estão "aquarium-safe", para as colocar no meu aquário novo?

Existe alguns sinais visíveis ou é somente o "tempo" definido pelos tópicos que nós vamos encontrando por aqui e pela net?

 

Desde já um abraço à malta toda.

Ricardo Costa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu pessoalmente, acho que é só mesmo o tempo!!!

 

 

Eu tive os meus dentro do autoclismo +/- 1 até deixar de fazer (chá), mas mesmo assim aindo os deixei mais 1 mês para ter a certeza, qd fram para o aqua... impecável.

 

o meu conselho é: mesmo dp de terminares o que estás a fazer com os troncos, mete-os no autoclismo aí um mesito, vais ver passa num instante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu pessoalmente, acho que é só mesmo o tempo!!!

Eu tive os meus dentro do autoclismo +/- 1 até deixar de fazer (chá), mas mesmo assim aindo os deixei mais 1 mês para ter a certeza, qd fram para o aqua... impecável.

 

o meu conselho é: mesmo dp de terminares o que estás a fazer com os troncos, mete-os no autoclismo aí um mesito, vais ver passa num instante.

 

Essa do autoclismo é uma idéia porreira para troncos pequenos, a água está sempre a ser renovada lol

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu pessoalmente, acho que é só mesmo o tempo!!!

Eu tive os meus dentro do autoclismo +/- 1 até deixar de fazer (chá), mas mesmo assim aindo os deixei mais 1 mês para ter a certeza, qd fram para o aqua... impecável.

 

o meu conselho é: mesmo dp de terminares o que estás a fazer com os troncos, mete-os no autoclismo aí um mesito, vais ver passa num instante.

 

 

Essa do autoclismo está demais!...(poupa-se muito tempo...e água!)

Mas e como é que tornas o tronco utilizável no aquário sem colocares por exemplo sal?

 

Já agora, eu tratei 2 troncos durante quase 2 meses com sal e água quente, colocando sal com água quente e depois deixando estar 4 ou 5 dias, e só depois trocava tudo de novo, mas o resultado quando foram para o aquário foi água com a cor amarelada na mesma! E no entanto já não deixavam a água amarela cá fora, mas as tpa's resolvem qualquer coisita.

 

Cumprimentos,

Sérgio Cera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva pessoal!

 

a ideia do autoclismo é sem dúvida uma boa ideia... mas como já foi dito, só serve para troncos pequenos. Estas raízes têm alguns 50x40cm ou mais e por isso essa solução não dá. Por enquanto estão numa banheira, mas tenho que arranjar um bidão ou semelhante, para os colocar... Ontem, depois de ter colocado o post, ainda fui retirar mais um pouco de casca o que, penso eu, vai ajudar e acelerar um pouco o processo.

 

No aquahobby.com têm vários tipos de tratamento. Só com água, com água quente, água e sal, água e cloro activado, água quente+sal+cloro activado. Neste último procedimento, o tempo de tratamento é de 7 dias... mas agora fica a questão: Cloro activado? O que é isso? Solução de cloro para as piscinas? Cloreto de Hidrogénio (HCl)?

 

Um abraço e obrigado pelas respostas dadas até agora.

Ricardo Costa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Ja pensaram qual é o processo natural dos troncos na natureza?

 

São fervidos?Estão de molho num local qualquer antes de irem para os rios?

 

:D acho que não

Cumprimentos

 

J.M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

eu tenho 5 troncos de videiras XXL no meu aqua de 600lts e tiveram tipo 1 semana dentro agua, escovei-os para tirar a maior e assim que ja nao vinham a superficie coloquei-os logo no aqua. agora a minha ideia era ter a agua tipo blackwater para os altuns por isso nao tive problema com agua tipo cha..... os ancistrus e plecos gostam mt de andar a limpar os troncos......

 

abraços

 

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Só quero referir que o facto de um tronco deixar de fazer chá não é referência para nada no que respeita á segurança do tronco na água. Simplesmente o tronco largou os taninos que continha. E os taninos não fazem mal a ninguém pelo contrário. A idéia é matar fungos, bácterias e purgar o tronco das seivas que possam ser prejudiciais.

 

Abraço

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá chinomoreno

 

Se os troncos já estiverem secos, depois de limpos para remover sujidades e casca solta ou desagregada, podem ser tratados apenas deixando-os submersos em água e fazer mudas frequentes (quantas mais melhor), para remover os produtos químicos das caldas utilizadas nos tratamentos das vinhas e que são nocivos para os aquários.

 

Logo que não flutuem, o que poderá demorar algumas semanas, poderão ser colocados no aquário.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aqui deixar o que fiz ás minhas videiras antes de irem para dentro do aquário.

 

Deixei de molho dentro de uma das banheiras durante duas semanas onde trocava a agua uma vez por dia.

 

Dentro da banheira estavam com pesos para estarem sempre no fundo.

 

Estão muito pouco raspadas o que ainda se vêem a típica casca no tronco, depois de duas semanas pulas no aquário.

 

Nunca me tingiram a agua apenas durante as primeiras duas semanas ganhavam um tipo de algodão doce na madeira. No aquário dos Red Cherry penso que estes tenham dado conta do assunto, mas no comunitário o algodão doce desapareceu ao fim de duas semanas e não tenho qualquer tipo de peixe que pudesse comer aquilo.

 

Bom está dado a minha experiência com troncos de videira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.