Meu betta macho nao ajuda a pegar os ovos e so abraca, por que?


Jucali

Recommended Posts

Por favor alguem que ja passou por uma situacao dessas, pode me ajudar, ou explicar por que?

 

Sera que eu mesma posso pegar os ovos do fundo do aquario, e colocar no ninho de bolhas?

 

Acho que no ninho de bolha tem no max. uns 25 ovos, que a femea coloco bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

nos primeiros "abraços" isso é normal porque a femea não desova logo.

Na continuação é que começa a desovar, e ai sim, o macho e a femea colocam os ovos no ninho (algumas também ajudam outras tenho impressão que "provam".... :D ).

 

"...Sera que eu mesma posso pegar os ovos do fundo do aquario, e colocar no ninho de bolhas?"

Não aconselho a mexer muito (acho que tb não adiantava nada) porque se o macho entra em stress é não escapa nenhum :wacko:

Durante o tempo anterior ao nascimento em que o macho cuida dos ovos é normal, e está sempre a acontecer, que alguns ovos soltem-se. Até porque o ninho está sempre a renovar-se.

O macho vai apanha-los ao fundo do aquario. É aconselhavel colocar um fundo escuro debaixo do aquario para facilitar esta tarefa..

 

"Acho que no ninho de bolha tem no max. uns 25 ovos, que a femea coloco ..."

Amigo, se fores como eu que vejo sempre muito poucos ovos....e depois muito poucos peixes....e passados uns dias vejo "nuvens" deles...Não te preocupes: se vês 25 ovos...há muitos mais. Não é nada fácil vê-los.

Uma etapa já conseguiste, agora tens que te preparar a seguinte...e não tens muito tempo já !

Ainda dizem que a aquariofilia combate o stress ! surprised

Boa sorte! :cool2:

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá. primeiro deverias descrever o setup do aqua. se o ninho é de esferovite ou nao... se tem areal no fundo .. ou se tem fundo vazio ... se tem luz ou nao .. cartolina preta no fundo da parte de fora.. para te pudermos ajudar sem perder tempo. isto sáo coisas que catalizam a possibilidade de sucesso na criaçao de bettas. a minha opiniao é a seguinte (apesar de nao ter cumprido todas no decorrer desta minha primeira criaçao de bettas):

 

1- o fundo do aqua nao deve ter areal nem nada parecido ... e a face exterior do fundo deve ser revestida a cartolina preta.. para realçar os ovos... e para que assim o macho consiga detectar maior numero de ovos. se houver areal ... os ovos caem nos espaços do mesmo.. e pronto... nao ha nada a fazer. o betta nao os alcança e sao inviaveis;

 

2- se porventura.. usares esferovite... é normal que nao vejas muitos ovos.. pois eles têm tendencia a ficarem entre a placa de esferovite e o espaço das bolhas. os que consegues ver .. nas bolhas nao representam de todo... a totalidade de ovos que lá estão. o esferovite é aconselhavel, uma vez que da suporte a uma estrutura que é instavel por natureza;

 

3- a iluminação é um factor crucial... o aqua deve estar sempre iluminado.. dia e noite para que o macho, sem dormir esteja sempre a zelar pelos ovos que caem;

 

4- a experiencia dos adultos. uma vez que, caso seja a primeira vez do macho.. é normal nao ter a noçao completa dos seus deveres enquanto progenitor dos futuros peixes;

 

 

bem.. ha muitos factores que podem influenciar no sucesso. se precisares de ajuda manda mensagem privada ou adicioname ao msn. tambem sou relativamente recente nestas andanças... mas assim é que se aprende.

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

E quando o macho não ajuda a fêmea a apanhar os ovos no fundo? Só a fêmea é que se preocupa em apanha-los? O meu betta macho só mexe nos que já estão nas bolhas, os do fundo do aquário, nem se preocupa. Só mesmo a fêmea ahaha.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais