pH alto não baixa


Recommended Posts

Boas,

 

Iniciei-me na aquariofilia há dois meses.

Tenho um aquário com as seguintes caractrísticas:

300 Litros

- Filtro EHEIM Professional II 2028 (com duas camadas de bio-rings e uma de carvao activo)

- Lâmpada X7383 - Aqua Biosun Light 36 W 120 cm

- Lâmpada Blue Moon 36 W 120 cm

- Areão quartz

- Plantado e com 20 Guppys, 20 molinésias, quatro platys, dois arco-íris, 4 gouramis, 17

 

cardinais, 6 Rásbora Arlequim, 2 Plecos, 2 peixes-gato, dois kuhli

 

Aparelho de osmose inversa para as mudanças de água.

 

Parâmetros da água:

ºC: 26ºC

pH: 7,8

gH: 7

kH: 5

Fe: 0,25 (estava a zero, mas adicionei aqua-plant)

 

Os peixes parecem estar bem, às vezes nervosos ou medrosos, as plantas algumas estão com manchas pretas grandes.

 

Problemas:

Embora o pH esteja momentâneamente a 7,8 tem estado a 8,2 e não consegui baixar com pH minus (só baixava no dia em que adicionava o produto).

Sei que a água que meti no aquário (do furo) tem muito calcário. Mas porque não aparece nos testes de dureza? No qual era para aparecer, no gH ou no kH?

Disseram-me que por ter o kH baixo, não faz o tamponamento do pH e este sobe, mas pensei que o kH, estava directamente relacionado com o pH?

 

A água que me sai do aparelho de osmose inversa tem um pH de 7,2 (igual ao da água de entrada). não era para sair com pH 7,0?

 

Que faço para baixar o pH? Neste momento estou a fazer mudas de água de cerca de 10L de dois em dois dias com água do aparelho de osmose inversa ao qual adiciono os sais "Remin-Discus".

 

Estou neste momento com a água turva, pensei que era porque tinha lavado mal um areão que adicionei recentemente, mas parece estar a aumentar e o areião é esbranquiçado enquanto que a turvez da água é amarela-esverdeada. Será um boom de algas ou bactérias? Se fosse bactérias ou algas que não fazem a fotossíntese, talvez fosse a explicação do pH ter baixado (menos oxigénio)?

Tenho muitas algas filamentosas a crescer nos vidros e algumas no fundo.

Será que preciso de Bio-bolas no filtro?

 

Algumas ajudas?

 

Obrigado. Abraços e boas entradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens algumas hipóteses, turfa (mas não é permanente pois o seu efeito vai-se degradando) ou então começas a injectar CO2 pressurizado. Com esta última hipótese é garantido que o pH vai baixar. a minha zona a água é muito dura (7,5 para cima) e com apenas 1 bolha/segundo e um reactor externo mantenho o pH nos 6,8-7.0 :D

 

abx

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se os cardinais são tetra cardinal possivelmente vão durar apenas dias com esse pH, pois são de pH ácido e muito sensíveis. de resto as outras espécies parece-me que não terás problemas.

 

a água de osmose inversa acho que poderia ser dispensável, pois é mais utilizada nos salgados para repor a água evaporada. de qualquer forma, se pretendes fazer fertilização controlada, será boa.

 

para baixar o pH podes colocar turfa no filtro externo ou um tronco grande no aqua, por exemplo. o co2 com botija também é uma hipótese mas mais dispendiosa. uso turfa no meu e resultou bem.

 

com 30 watts de iluminação dá para plantas que necessitem de iluminação fraca. se forem plantas mais necessitadas de luz, será melhor um upgrade da iluminação e consequentemente necessidade de injecção de co2 (pode ser mistura caseira mais barato ou com botija)

 

de resto, o setup parece-me bastante bom e essa litragem é muito boa para ter as mais diversas espécies de peixes

 

boa sorte

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo,como ja foi dito antes devias de testar as rochas q tens no aquario e o areão tambem.

a forma mais natural q tens é adicionar troncos a decoração do aquario e a turfa no filtro,é claro q os resultados nao aparecem de um dia para o outro,tens de deixar q todo o ecosistema estabilize e começe a funcionar por ele proprio.

vai lendo e pesquisando q rapido resolves isso

abraço fisher

AQUALAND

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e obrigado a todos pelas vossas respostas.

Tens algumas hipóteses, turfa (mas não é permanente pois o seu efeito vai-se degradando) ou então começas a injectar CO2 pressurizado. Com esta última hipótese é garantido que o pH vai baixar. a minha zona a água é muito dura (7,5 para cima) e com apenas 1 bolha/segundo e um reactor externo mantenho o pH nos 6,8-7.0 :rainbowafro:

 

abx

Não tenho rochas calcárias no aquário pois só tenho lá duas rochas vulcânicas.

Ola

 

Tens rochas calcárias? Pode ser isso que te causa esse p.h.

 

P.S. Para ver se uma rocha é calcária tira-a do aquário, deixa-a secar e deit-lhe umas gotas de p.h. minus, se começar a borbulhar é calcária.

Quanto ao testar o areão, como faço isso? Também com o pH minus?

se os cardinais são tetra cardinal possivelmente vão durar apenas dias com esse pH, pois são de pH ácido e muito sensíveis. de resto as outras espécies parece-me que não terás problemas.

 

a água de osmose inversa acho que poderia ser dispensável, pois é mais utilizada nos salgados para repor a água evaporada. de qualquer forma, se pretendes fazer fertilização controlada, será boa.

 

para baixar o pH podes colocar turfa no filtro externo ou um tronco grande no aqua, por exemplo. o co2 com botija também é uma hipótese mas mais dispendiosa. uso turfa no meu e resultou bem.

 

com 30 watts de iluminação dá para plantas que necessitem de iluminação fraca. se forem plantas mais necessitadas de luz, será melhor um upgrade da iluminação e consequentemente necessidade de injecção de co2 (pode ser mistura caseira mais barato ou com botija)

 

de resto, o setup parece-me bastante bom e essa litragem é muito boa para ter as mais diversas espécies de peixes

 

boa sorte

Sim, são Tetra Cardinais e já estão no aquário desde o dia 30 de Novembro, há um mês sem problemas e o pH esteve a 8,2 até ao dia 26 de Dezembro quando baixou para 7,8.

boas amigo,como ja foi dito antes devias de testar as rochas q tens no aquario e o areão tambem.

a forma mais natural q tens é adicionar troncos a decoração do aquario e a turfa no filtro,é claro q os resultados nao aparecem de um dia para o outro,tens de deixar q todo o ecosistema estabilize e começe a funcionar por ele proprio.

vai lendo e pesquisando q rapido resolves isso

abraço fisher

AQUALAND

Já adicionei um tronco grande há cerca de um mês mas não fez efeito. Se injectar CO2, os peixes não vão ficar com falta de O2 ou isso não muda os parâmteros do O2?

E quanto à turfa, como devo proceder?

E a água turva, alguma idéia do que possa ser? Está a piorar.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres muitas plantas elas consomem o CO2 e fornecem O2 à água. Também a circulação da superfície retira algum CO2 e oxigena a água.

Caso contrário niguem metia CO2.

 

A turfa costuma ser colocada no filtro ou no substrato.

Água turva... À quanto tempo tens o aqua montado? É que pode ser algumas coisas, desde impurezas, a bactérias do filtro que morreram e estão a acumular-se na água. Mede a amónia. Se estiver elevanda, faz TPA's. Podes comprar água engarrafada de marca que normalmente o ph é baixo. Segundo li do lidl é ph 7, do fastio 5.8 e do luso pelo mesmo valor.

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres muitas plantas elas consomem o CO2 e fornecem O2 à água. Também a circulação da superfície retira algum CO2 e oxigena a água.

Caso contrário niguem metia CO2.

 

A turfa costuma ser colocada no filtro ou no substrato.

Água turva... À quanto tempo tens o aqua montado? É que pode ser algumas coisas, desde impurezas, a bactérias do filtro que morreram e estão a acumular-se na água. Mede a amónia. Se estiver elevanda, faz TPA's. Podes comprar água engarrafada de marca que normalmente o ph é baixo. Segundo li do lidl é ph 7, do fastio 5.8 e do luso pelo mesmo valor.

 

Cumps

Sim, tenho bastante plantas.

A turfa no substrato, tipo debaixo do areão? E devo lavar primeiro para que não turve a água?

Amónia, ok vou comprar o teste da próxima vez que vá à civilização :rainbowafro: Mas porque morreriam as bactérias se não tenho limpo o filtro? Se adicionar Bio Bácter para repor as bactérias será que ajuda?

Sim já fiz isso de fazer TPA's com água de pH 5,8. o pH ficou a 7,0 no aquário durante um dia ou dois, depois voltou a disparar para os 8,2

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho bastante plantas.

A turfa no substrato, tipo debaixo do areão? E devo lavar primeiro para que não turve a água?

Amónia, ok vou comprar o teste da próxima vez que vá à civilização :rainbowafro: Mas porque morreriam as bactérias se não tenho limpo o filtro? Se adicionar Bio Bácter para repor as bactérias será que ajuda?

Sim já fiz isso de fazer TPA's com água de pH 5,8. o pH ficou a 7,0 no aquário durante um dia ou dois, depois voltou a disparar para os 8,2

 

Obrigado.

 

Sim acho que colocam debaixo do areão. Não sei como manusear a turfa antes de colocar uma vez que nunca usei.

Só falei nas bactérias, porque pode ser uma causa. Falha de luz e o filtro estar muitas horas desligado, alguma mudança brusca que desse cabo delas e ficarem na coluna d'água. Mas pode muito bem não ser o caso!!!

 

Esse ph... Como já te disseram, tem de se confimar o tipo de areão que tens, porque se é calcário ta sempre a colocar o ph nesses valores.

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou com o mesmo problema não consigo estabilizar o ph que anda sempre la por cima (8 ou +) ando a adicionar as soluções para baixar ph mas não baixa quase os valores, uma vez que so tenho cardinais mais a equipe de limpeza estou um bocado preocupado.

 

O Co2 baixa os valores tipo se eu fizer um Co2 caseiro ele estabiliza ou é necessario estar sempre com o Co2? É que estou a utilizar uns comprimidos SANOPLANTde Co2 1 x por semana e para ja não vejo grandes resultados, dai o facto de perguntar uma dose extra de Co2 durante uns dias seria suficiente para baixar o Ph e depois manter com os comprimidos.....

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida, uma rocha morta pequena em um aquario de 170 litros vai promover a alcalinização da água para niveis elevados ou depende da quantidade pode ajudar a manter a agua levemente alcalina ? é verdade que a tendencia natural da agua no aquario é ficar ácida ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida, uma rocha morta pequena em um aquario de 170 litros vai promover a alcalinização da água para niveis elevados ou depende da quantidade pode ajudar a manter a agua levemente alcalina ? é verdade que a tendencia natural da agua no aquario é ficar ácida ?

Acho que:

A água tem tendência a ficar mais ácida devido aos dejectos dos peixes, folhas de plantas em decomposição, etc. Mas com um bom filtro a água deveria estabilizar com um pH de cerca de 7.

Se essa rocha for calcária, vai fazer subir o pH pois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
se os cardinais são tetra cardinal possivelmente vão durar apenas dias com esse pH, pois são de pH ácido e muito sensíveis. de resto as outras espécies parece-me que não terás problemas.

 

a água de osmose inversa acho que poderia ser dispensável, pois é mais utilizada nos salgados para repor a água evaporada. de qualquer forma, se pretendes fazer fertilização controlada, será boa.

 

para baixar o pH podes colocar turfa no filtro externo ou um tronco grande no aqua, por exemplo. o co2 com botija também é uma hipótese mas mais dispendiosa. uso turfa no meu e resultou bem.

 

com 30 watts de iluminação dá para plantas que necessitem de iluminação fraca. se forem plantas mais necessitadas de luz, será melhor um upgrade da iluminação e consequentemente necessidade de injecção de co2 (pode ser mistura caseira mais barato ou com botija)

 

de resto, o setup parece-me bastante bom e essa litragem é muito boa para ter as mais diversas espécies de peixes

 

boa sorte

 

Pois estás enganado! Os cardinais se conseguirem passar a fase de adaptação são muito resistentes. Tenho 20 cardinais a 4 anos. Não ligava ao ph que mais tarde medi e tava a 7.5. Na minha opinião é quando mais mexerem no aqua pior estão a fazer. Deixem o "biotipo" funcionar sem o estragar. neste estão com 5 cm cada um. morreram 2 nestes 4 anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.