Alevins de Betta


boozina

Recommended Posts

Olá, eu recentemente consegui fazer uma criaçao de bettas, e tenho alevins de 3 semanas com aproximadamente 4 mm de comprimento. gostaria de esclarecer algumas duvidas...

 

1- eu, como é indicado retirei a femea após a mesma desovar, deixando o macho a tratar dos ovos que eclodiram e passaram a alevins. por esta altura eu coloquei o macho no mm aqua em que estava previamente a femea. para meu espanto ele começou novamente a fazer ninho e ... a femea desovou ... mais um montão de ovos.... gostaria de saber ... quando é que temos noçao que a femea desovou totalmente os ovos que tem... pois a silhueta dela ... nao aparentava ter ovos.

 

 

2- uns dias depois a femea atacou o macho ... rasgoulhe as barbatanas e ele acabou por morrer.... alguem sabe o porque disto? é habitual?

 

 

3- quando fui a fazer a troca de agua ... reparei que existiam novos alevins no meu 2º aqua... e entao .. para nao morrerem à fome .... juntei-os com os irmaos mais velhos.... que os acharam um autentico piteu :s queria saber o que fazer nestas situaçoes .... eles comeram os irmaos...

 

4- e mais importante.... que esquema de alimentação devo seguir e como a preparar.... pois de momento continuo a dar-lhes gema de ovo cozida e desfeita em agua

 

 

 

 

obrigado

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Repara no site da APB.

http://bettaclub.com.sapo.pt/

na area de alimentação de certo que vais tirar a mairia das duvidas que tens.

 

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum, sim. mas eu tenho uma duvida.... será que posso alimentalos de artémia congelada? é que nao sei até que ponto a artémia congelada é pertinente para os alevins .. ou se é destinada para consumo especifico dos betta adultos. ja agora se pudesses responder às outras questoes agradecia. cumprimentos

 

 

p.s. precisava tambem de ajuda no que concerne à transiçao futura dos betta para os reservatorios individuais.... eu sei que as femeas ficam juntas sem problemas... e os machos? como se transferem para os seus compartimentos individuais? eles têm que ser adaptados a agua fria, como é que se faz esse processo? alguma ideia para construir esses reservatorios .. com pouco orçamento?

 

sou relativamente inexperiente na aquariofilia, à cerca de 3 meses que ando neste mundo e tive a sorte/capacidade de fazer esta criação ... nao queria cometer nenhum erro grosseiro que leve à morte dos peixes. obrigado pela disponibilidade.

Editado por boozina
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum, sim. mas eu tenho uma duvida.... será que posso alimentalos de artémia congelada? é que nao sei até que ponto a artémia congelada é pertinente para os alevins .. ou se é destinada para consumo especifico dos betta adultos. ja agora se pudesses responder às outras questoes agradecia. cumprimentos

p.s. precisava tambem de ajuda no que concerne à transiçao futura dos betta para os reservatorios individuais.... eu sei que as femeas ficam juntas sem problemas... e os machos? como se transferem para os seus compartimentos individuais? eles têm que ser adaptados a agua fria, como é que se faz esse processo? alguma ideia para construir esses reservatorios .. com pouco orçamento?

 

sou relativamente inexperiente na aquariofilia, à cerca de 3 meses que ando neste mundo e tive a sorte/capacidade de fazer esta criação ... nao queria cometer nenhum erro grosseiro que leve à morte dos peixes. obrigado pela disponibilidade.

 

 

 

Olá

 

 

Artemia congelada não é boa escolha, porque sem movimento os alevins nao se interessam. por isso qualquer comida viva e pequena serve perfeitamente, aconselho artemia recem eclodida ou mais facil manutenção microvermes.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais