Paracheirodon... Cardinais, neons e etc... A verdade...


PauloSR

Recommended Posts

Francamente desconhecia e desconheço o uso de qualquer Paracheirodon como comida viva...

Só não acredito que seja o Cardinal devido ao seu preço e beleza, seria um desperdicio. :?:P

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Sim, foi o tamanho que me levou a tais considerações. :evil:

 

Luís,

Apesar de a foto que mostras ser muito ao longe e não poder ver os ”Paracheirodon mais em pormenor, estes parecem-me Cardinais. O que te posso dizer quanto ao tamanho é o seguinte: os Cardinais, tal como a maioria dos animais, têm um período durante o início da sua vida em que é a única altura em que crescem (que dependente do animal pode ser de meses ou de anos) durante o qual os animais devem receber uma óptima alimentação e regularmente, tal como ter um ambiente o mais estabilizado possível. Após esse período nada mais há a fazer. :evil::wink:

Muitas vezes quando compramos peixes, estes já sofreram semanas de maus tratos, má alimentação (que só lhes é dada para se irem mantendo e a maioria dês vezes de má qualidade), stress, etc.. Quando chegam a muitos dos nossos “importadores/armazenistas” os “maus tratos” continuam, cuidados com o ambiente quase nulas; alimentar????!!!… Isso é despesa e os filtros não aguentam, etc…. Vender os animais!!! É o mais rápido possível, porque as condições que têm para os manter são péssimas e interessa vende-los antes que comecem a morrer (independentemente de irem ou não morrer nas instalações do cliente). :(:evil:

Chegam às lojas e muitas delas também já sabemos como os tratam… :evil: Quando por fim chegam às casas dos aquariofilistas para algumas destas espécies já passou um bom período da vida em que o crescimento delas foi retardado e por vezes devido a “lesões” várias, foi mesmo comprometido… Daí não poder haver milagres e por vezes não conseguirmos obter os tamanhos de que estamos à espera… :evil::evil:

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Entendí bem? o Neon da Venezuela é idêntico ao comum cardinal só que mais pequeno? ISSO É FANTÁSTICO! se assim for tem muitíssimo mais interesse do que o cardinal comum.

Na lota é que o peixe vale ao peso, um peixe de cardume, cuja beleza vem do cardume e não do individuo quere-se o mais peueno possível.

É uma raridade encontrar peixes interessantes que fiquem pequenos.

Por acaso já tinha lido o artigo do jornal da aqualog, mas não sabia que se encontravam neons venezuelanos em Portugal. Onde é que se podem arranjar?

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que parece só percebeste parte da informação...

É o tamanho, é em relação ao padrão e inclusivamente em relação à forma do corpo... Entre outras coisas que o tornam esses néons mais desinteressantes que o Cardinal...

De certeza que já viste um cardume de Cardinais verdadeiros, para poderes discutir a beleza destes peixes??? Achas que este é peixe mais vendido em todo o mundo por acaso???

E peixe de cardume dizes tu que se querem o mais pequenos possíveis!!! Então de certeza que nunca viste um verdadeiro cardume de Cardinais, caso contrario nunca dirias uma coisa dessas… Pois o Cardinal enfia qualquer outro peixe de cardume no chinelo…

Cumps,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois envia, de caras! principalmente se for de cardinais de no max 3cm.

Um cardume de 50 cardinais de 2cm bate em qualquer dia um cardume de 20 cardinais de 5cm embora o último até seja um cardume maior.

Como disse eu também recebí o jornal da aqualog, quais são as referidas diferenças em relação ao padrão e à forma do corpo?

Eu sei o que está lá escrito, mas não me leves a mal (nem a aqualog), mas sempre conhecí neons adultos MUITO maiores que cardinais. (pode ter a haver com a estória do periodo de crescimento que mencionaste anteriormente)

No entanto a minha crítica vai de encontro a:

alguns indivíduos com interesses económicos escusos chamam de Cardinal. Espécie esta que para alem de não ser tão interessante como o Cardinal, não atinge o tamanho deste em estado adulto. Característica esta que torna o Cardinal ainda mais interessante, pois obtém-se um peixe com umas cores muito bonitas e com um tamanho razoável…

Não posso deixar de concordar com o problema do interesse económico, mas este argumento, dentro da minha experiência está completamente ao contrário, só isso.

 

Governa, tens toda a razão... há o hábito de chamar Falso Neon ao Tanichthys albonubes em portugal ao nível dos importadores, e como os lojistas são os profissionais que sabemos, seguem a mesma onda :)

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um cardume de 50 cardinais de 2cm bate em qualquer dia um cardume de 20 cardinais de 5cm embora o último até seja um cardume maior.

 

Mais uma vez é o que eu pensava… Só quem não conhece muito bem os Cardinais faz uma afirmação destas…

Não é por qualquer motivo que um dos ambientes mais representados em aquariofilia de água-doce (revistas, posters, etc.) é o biótopo amazónico onde invariavelmente aparecem praticamente sempre os Cardinais de tamanhos grandes ou mesmo jumbos e nunca os mais minorcas (as pessoas por norma gostam de ver “manchas” de bonitas cores e não grupos de alfinetes ambulantes)…

 

Eu sei o que está lá escrito, mas não me leves a mal (nem a aqualog), mas sempre conhecí neons adultos MUITO maiores que cardinais. (pode ter a haver com a estória do periodo de crescimento que mencionaste anteriormente)

 

Não me vou pavonear aqui, nem te vou dizer aqui de onde vêm os meus conhecimentos no género Paracheirodon, mas… Realmente os teus conhecimentos neste género são muito poucos (o que infelizmente não me admira tendo em conta o que o mercado português em geral ainda tem para vos dar)…

Os tais néons adultos que tu dizes que viste e que são maiores que Cardinais… São na realidade néons vendidos no mercado com a designação de super e que são estimulados a crescer à custa de hormonas de crescimento, atingindo deste modo o tal tamanho que já viste… (faz um exercício de cabeça e imagina o tamanho que poderiam atingir os Cardinais se fossem tratados do mesmo modo, tendo em conta o seu maior potencial de crescimento (cuidado com o super)…)

É claro que para QUALQUER animal de crescimento limitado no tempo, se os tratas mal durante este período ou perdes a altura óptima de crescimento, nunca vais depois obter um animal com todo o seu potencial a nível de crescimento (a não ser com o auxilio de um possível “doping”)…

Posso te dizer que possuo uns Cardinais que uso de vez em quando para fazer umas “brincadeiras” a que me dediquei em tempos, só para me entreter… Cuidado com o tamanho do bichos, então as fêmeas nem te digo nada (caso contrario também não serviam para o que eu quero)…

 

Não posso deixar de concordar com o problema do interesse económico, mas este argumento, dentro da minha experiência está completamente ao contrário, só isso.

 

Não percebi este comentário!!!???…

Tendo em conta que como tu dizes que já tinhas lido o documento no Jornal da AquaLog, visto que também o recebes, estranho muito a maneira como entraste neste tópico (Entendí bem?… ISSO É FANTÁSTICO!…), para quem já conhecia o documento, fizeste-te muito surpreso… E isso realmente dá que pensar !!!…

 

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aceito que a realidade comercial seja diferente da realidade biológica.

No entanto (infelizmente) é a comercial que conhecemos e a verdade é que se quisermos um cardume de Paracheirodon grandes, o melhor é mesmo ir para os neons.

Aceito que isso seja um desvio da realidade morfológica dos peixes pelos motivos que já apresentaste, e é interessante saber isso, mas não é toda a gente que vai apanhar os seus Paracheirodon ao amazonas.

Quanto ao argumento do tamanho, gostos não se discutem, muito menos se afirmam como fizeste, até porque depende por exemplo do tamanho do aquário.

Lí o artigo da aqualog em Maio no aeroporto, foi de corrida e não tinha retido o facto dos cardinais venezuelanos serem mais pequenos.

Mais uma vez afirmo, a tua intervenção é excelente a todo o nível técnico, só fazes é uma suposição que é superior a ti, que é assumires o que é que o pessoal prefere. Muitos pensam como tu e preferem os grandes, mas posso assegurar-te que muita e muita gente prefere os mais pequenos. Quem se tenha sequer iniciado em paisagismo aquático prefere o cardume mais numeroso de cardinais pequenos ao cardume menor de cardinais grandes.

E isso não tem absolutamente nada a haver com

os meus conhecimentos no género Paracheirodon
:P
E isso realmente dá que pensar

Dá que pensar o quê pá?

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dizer-te que no mercado Nacional por acaso há alguns estabelecimentos que vendem Cardinais de bom tamanho... E não precisam de ir ao Amazonas para ter Cardinais de bom tamanho...

Posso informar-te que no mercado Nacional o Cardinal comercializado é o de tamanho médio-grande para cima em virtude das preferências do mercado de consumo (não é por acaso que aqui em Portugal quando uma empresa instala um aquário a a um cliente, este dê preferência a peixes adultos, que tornem o seu aquário mais vistoso). Já em Espanha, apenas a título de curiosidade, o Cardinal médio-pequeno a médio é um dos mais preferidos, por razões de longevidade (como é evidente, um peixe mais novo tem mais tempo de vida que um peixe mais velho).

Não te vou dizer aqui como é óbvio como é que tenho conhecimento desta informação…

Quanto a gostos por tamanhos não discuto…

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Senão se importarem, repondam sff.

 

Consideram estes como qual das espécies?

 

E como conseguem fazer a distinção de macho e femea, só por curiosidade.

Obrigada

 

Cardinais.jpg

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais