Criação de discos...


Broa

Recommended Posts

Boas!!!

 

Sou novo por aqui mas à muito tempo que acompanho o fórum.

 

A minha questão é a seguinte...

 

À uns meses (+- 8 ) que tenho um casal de discos, por pura sorte. Já me tinha passado pela cabeça fazer criação mas pela dificuldade de conseguir encontrar um casal e pelo dinheiro que me pediam por um, desisti da ideia, mas pelos meus anos a minha mulher ofereceu-me um disco adulto, e qual o meu espanto quando passado algum tempo vejo umas coisinhas pequeninas no tubo da bomba de fundo.

Nunca me passou pela cabeça que fossem ovos dos discos, sempre pensei, serem dos outros peixes visto ter um aquário comunitário.

Mas no dia seguinte vejo o macho a passar por cima dos ovos, e para meu espanto a nascerem umas coisinhas muito pequeninas.

 

E aqui é que está o meu problema!!! ;)

Desde então que este processo se repete todas as semanas... Depositão os ovos, nascem, e depois sem mais nem menos desaparecem. Não me parece que sejam comidos pelos pais pois os pais quando os pequenitos se afastam metem-nos na boca mas depois voltam a mandá-los para o seu lugar.

 

Tenho feito de tudo...

 

- Comprei um aquário, para por os outros peixes.

- Como põem ovos todas as semanas, tento mexer o menos possível no aquário, faço só o essencial para manter o aquário.

- Depois de nascerem já tentei por os peixinhos numa maternidade.

- Já tentei dar mais comida ( granulado, artémia congelada)

- Já tentei dar menos comida.

- Comprei um cone.

- Aumentar a temperatura.

- Diminui a temperatura.

- Revesti o filtro com uma esponja.

- Desliguei o filtro por uns dias.

-...

 

O que devo fazer???

 

Devo retirá-los para a maternidade? Quando?

Posso tentar mais alguma coisa?

Passados alguns dias de nascerem, afastam-se dos pais e ainda duram mais um dia, mas depois foram-se...

 

Desde já obrigado pela ajuda..

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tentar criar discus sem ser em aquarios preparados para o efeito é pura perca de tempo.

Terás de ter um aqua só com vidro, filtro, aquecimento, ar e pouco mais.

Pesquisa que te aparece vária informação sobre o assunto.

Se vais avançar prepara-te para MUITO trabalho.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tentar criar discus sem ser em aquarios preparados para o efeito é pura perca de tempo.

Terás de ter um aqua só com vidro, filtro, aquecimento, ar e pouco mais.

Pesquisa que te aparece vária informação sobre o assunto.

Se vais avançar prepara-te para MUITO trabalho.

JPM

 

Alem do que descreves-te tenho umas plantas e o areão. Será que isso influencia?

É que eles nascem e duram uns dias, mas depois parece que os pais não os alimentam.

Nesta segunda-feira foi mais uma postura, e hoje só já restam meias dúzia e já sei que logo não resta nenhum.

 

Podes-me dar mais umas dicas?

 

Obrigado pela resposta...

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

não convêm pores os alevins numa maternidade porque nos primeiros dias é os pais que os alimentam

uma das causas do desaparecimento pode ser o filtro, por isso usa-se um aquário só para reprodução

com um filtro de esponja (trabalha com bomba de ar)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

não convêm pores os alevins numa maternidade porque nos primeiros dias é os pais que os alimentam

uma das causas do desaparecimento pode ser o filtro, por isso usa-se um aquário só para reprodução

com um filtro de esponja (trabalha com bomba de ar)

 

 

Boas o meu filtro é um Rena exterior e tambem me passou pela ideia :snipersmile: ser esse o problema como tal, utilizei um quadrado de esponja que vinha com o filtro e coloquei o á volta da "boca" do filtro para eles não passarem mas tenho reparado que eles antes de desaparecerem andam sempre junto a essa esponja já experimentei desligar o filtro para ver se era o filtro que os sugava mas não me pareceu pois eles continuavam no mesmo sitio, pensei que era para comerem, pois fica sempre os restos de comida agarrados á esponja.

 

 

Obrigado pela ajuda como devem calcular é difícil ver todas as semanas a nascerem uma carrada de pequenos discos e velos desaparecerem dum dia para o outro.

 

Aceito qualquer ajuda e se chegar á comclusão que não tenho outra hipotese se não mudá-los para outro aqua sem mais nada a não ser um filtro de esponja um aquecedor e pouco mais assim farei mas tenho medo que com a mudança deixem de por ovos.

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

o que realmente precisas é de um aquário de aproximadamente 50x50x50, esta é a medida que costumo aconselhar, precisas também de um filtro de esponja, sempre ligado mas que só vai ser útil após os Discus realizarem a postura, aí desligas o filtro exterior e deixas só o de esponja, depois de nascerem até terem boca para comer artémia recém eclodida, pouco podes fazer pois os alevins alimentam-se exclusivamente de um muco no corpo do pais, depois é fazer eclodir artémia com força e começar a dar comida desfeita e claro muitas trocas de água que têm de crescer em quantidade á medida que os alevins forem crescendo.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o tamanho do teu aquario?

 

O meu aquario tem C100xA60xL50 tem um filtro exterior rena xP3, um aquecedor rena e uma bomba de fundo com oxigenação.

O casal de discos está sozinho. Tenho no fundo um areão poroso que é muito leve (que não sei o nome) e algumas plantas que estou a pensar remover.

 

Tenho também outro aquario com 110cm, mas que leva menos água, e que tem filtro biológico interno onde tenho 1 disco e 5 peixes pequenos que comprei usado para separar do casal. Será que devo remover o areão e as plantas deste e passar o casal para este?

 

Obrigado pela ajuda...

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquario tem C100xA60xL50 tem um filtro exterior rena xP3, um aquecedor rena e uma bomba de fundo com oxigenação.

O casal de discos está sozinho. Tenho no fundo um areão poroso que é muito leve (que não sei o nome) e algumas plantas que estou a pensar remover.

Tenho também outro aquario com 110cm, mas que leva menos água, e que tem filtro biológico interno onde tenho 1 disco e 5 peixes pequenos que comprei usado para separar do casal. Será que devo remover o areão e as plantas deste e passar o casal para este?

 

Não é tipo de aquario recomendado para esse fim, não quer dizer que não consigas, mas que é muito dificil é.

Como o Nuno disse precisas é de um aquário de aproximadamente 50x50x50 ou um cubo parecido estas medidas, um filtro de esponja etc...

 

Para tu compreenderes um pouco daquilo que estamos a dizer, eu por vezes e principalmente em casais sem experiencia tenho que tiram o cone e até o filtro de esponja (fica só os discus a resistencia e uma pedra difusora de ar)pois como a esponja é escura engana-os e ele vão para a esponja e não para o flanco dos pais, já tive ocasiões que tive que baixar o nivel de agua para 15cm para facilitar os meninos de encontrar os pais.

Agora imagina estes problemas em duplicado e triplicado consuante as medidas do aqua e ainda agravante de eles se perderem no meio das plantas no fundo no meio da areia etc... enfim uma bola de neve muito, mas muito dificil de ultrupassar. :tongue:bigsmile:puppydogeyes:

 

Espero que tenhas entendido agora o porquê de esse aqua não ser viavel para esse fim. :sad2:

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Chateei-me com isto tudo. Custa muito ver todas as semanas os discus a por "ovos", a nascerem e a desaparecerem. Não que queira ganhar dinheiro ou outra quoisa qualquer com isto, mas chateia-me ver que um ciclo da vida não termina bem (para quem tem filhos, entende-me).

Como já disse tenho 2 aqua, e o que fiz foi mudar radicalmente os dois. No que tinha o casal, (C100xA60xL50 (+- 250lt)) meti todos os peixes, no outro outro (110cm (+- 100lt)) tirei tudo. Areão e plantas e coloquei o casal lá. Como não tenho grandes "tecnologias" troquei grande parte da água de um para outro para que nenhum dos peixes senti-se grande diferença, se isso é possível. Com tudo isso levei das 3 da manhã, pois perdi o sono com essa história, até quase ao meio dia.

Depois fui ás compras...

Como o aquário agora comunitário estava muito pobre, porque queria o menos possível para que os discos procriassem, comprei 3 troncos e duas plantas, e mais uma vez este fórum foi de estrema utilidade. Fervi os troncos e agora estão de molho até perderem toda a sujidade e não mandarem cor à agua.

Depois surgiram os problemas, e mais uma vez peço a vossa ajuda. Como tinha lido aqui no fórum comprei "ovos" de artémia, mas quando cheguei a casa li o folheto e não percebi bem. A embalagem diz que os ovos já não trazem casca, até aqui tudo bem, mas diz que temos que "fertiliza-los". É essa a ideia para dar de comer aos pequenos discos? Ou nessa faze eles comem mesmo os ovos como eles estão?

 

Outra duvida que tenho e que já se devem se ter apercebido que para mim o aqua é o recipiente, o filtro, a bomba de ar, o aquecedor e pouco mais... Não que me tenha dado mal até agora, não pois não me morrem peixes quase á um ano (talvez por sorte), mas o que queria perguntar é o que me faria mais falta para o aqua. O filtro de osmoze? A lâmpada de UV? E o que mais? (atenção que o orçamento é reduzido e o que mais me interessa é ter mais discus...)

 

 

Gostava de ter mais opiniões, força não se façam de tímidos, preciso da fossa ajuda...

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 12 anos depois...

Boa tarde, 

E se for um aquario mega plantado os Discus que nascem não se salvam?

Já andei aí a ler os tópicos sobre discus mas como seja.. vale mais perguntar que ficar na ignorância. 

Como tenho Lily Pipes os ovos não passam por lá (digo eu..) 

Forte abraço a todos. 

 

 

 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, PAFS disse:

Boa tarde, 

E se for um aquario mega plantado os Discus que nascem não se salvam?

Já andei aí a ler os tópicos sobre discus mas como seja.. vale mais perguntar que ficar na ignorância. 

Como tenho Lily Pipes os ovos não passam por lá (digo eu..) 

Forte abraço a todos. 

Este tópico tem 12 anos... já nenhum destes utilizadores deve andar por aqui... evita ressuscitar tópicos antigos.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais