2 metros em casa já com agua


mpimentel

Recommended Posts

Boas

 

Após uns dias de espera o meu aquario de 200X60X75 chegou. Tinha tirado todas as medidas (elevador, escadas, etc...) necessárias para ver se cabia. Fiquei com a certeza que não havia problema. Enganei-me.

Ficou na garagem 6 dias. A conselho de um membro do forum, parti para outra solução. Entra pela janela.

O filme passou-se hoje de manhã. Correu bem...

 

Os "técnicos" na análise da situação

fotos038.jpg

 

A chegada da grua

fotos039.jpg

 

O ensaio com o móvel

fotos040.jpg

 

Colocar o aqua no estrado da grua

fotos041.jpg

 

A subida do dito ( 5 andares )

fotos042.jpg

 

A entrada em casa, pela cozinha

fotos043.jpg

 

Finalmente no sitio reservado para ele

fotos044.jpg

 

O que não se faz para ter um aquário.

Felizmente tenho este espaço nas traseiras do prédio, senão tinha de parar o transito.

Para por o bicho no sitio foram precisos 6 homens! Ou antes, 5. Eu andava com a máquina...

 

Agora é só esperar que chegue a encomenda com o equipamento e dar vida aos 835 litros.

 

Abraços

mpimentel

Editado por mpimentel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheheh eu tive o mesmo problema, mas o meu foi mais facil de resolver. Bastou pedir aos vizinhos que tinham a porta de casa em frente ao elevador se podia lá entrar com meio aquário :crazyeyes:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EhEh!

 

Vamos ver se o meu me corre bem como te correu a ti!

 

Ainda bem que colocaste o post, assim pode ser que não me esqueça de fotografar.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EhEh!

 

Vamos ver se o meu me corre bem como te correu a ti!

 

Ainda bem que colocaste o post, assim pode ser que não me esqueça de fotografar.

 

Cumps

 

 

Boa sorte.

Atenção ao peso. Só o aquário marcou na grua 260Kg...

Arranja voluntários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte.

Atenção ao peso. Só o aquário marcou na grua 260Kg...

Arranja voluntários.

Pois... fazendo os cálculos ao volume de vidro e com a densidade do mesmo, foi mais ou menos a esse valor de massa que cheguei... vamos ver como se portam os homens que o vêm entregar! Acho que são 4...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá LOL nem me digam nada , que eu este fim de semana vou acabar de mudar último aquário da mudança de casa que fiz, ainda estou para ver o pincel de trazer o aquário e peixes, são só 300km.

Dasse!

 

Ainda bem que arranjaste a solução da grua lol

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... bom trabalho, sim sr.

 

Epá... mas ... e o chão aí do 5º andar, aguenta com o peso?

 

Eu moro num 4º andar e o meu visinho de baixo, quando viu entrar o meu aquário, (150X50X45)... veio logo todo preocupado...lol... está com medo de tomar banho...

 

Boa sorte com isso, vai metendo fotos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só de grua e mais nada, nem pensar em colocar isso de outra forma, experiência própria que aliás tinha dito ao amigo pimentel. Agora essa base para o aqua é que nem pensar, o peso desse bicho exige uma base que acompanhe qualquer irregularidade do chão que se transmita ao móvel, pois uma mera torção nesse vidro de fundo pode parti-lo, devido ao peso e cumprimento do mesmo.

 

Muita atenção a isso

 

RMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só de grua e mais nada, nem pensar em colocar isso de outra forma, experiência própria que aliás tinha dito ao amigo pimentel. Agora essa base para o aqua é que nem pensar, o peso desse bicho exige uma base que acompanhe qualquer irregularidade do chão que se transmita ao móvel, pois uma mera torção nesse vidro de fundo pode parti-lo, devido ao peso e cumprimento do mesmo.

 

Muita atenção a isso

 

RMM

 

Para a base estou a pensar em colocar uma borracha ou cortiça.

O meu problema é que tenho um desnivel de 5mm, de trás para a frente. Acho que vai ficar assim.

Abraços

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Atenção a esse desnível de 5 mm.

 

Pelas contas que fiz, tens uma inclinação que faz aproximadamente um ângulo de 1º. Isso não seria problemático para um aquário mais pequeno. Mas para um aquário de 900 litros, pode ser trágico esse desnível.

Repara que o vidro da frente, está inclinado 1º, ou seja, para além da normal pressão da água, esse vidro ainda vai ter que aguentar o peso da coluna de água por unidade de área. Repara que são duas dimensões diferentes. uma coisa é a pressão da água, outra é o seu peso. Estão relacionadas, mas nesse caso, com o vidro a fazer um ângulo de 1º, funciona como se fosse outra força a exercer no vidro. O momento de força aplicado na parte superior do vidro é muito grande. Mas já nem vou por aí, basta verificar o seguinte :

 

No limite (fiz assim para simplificar, porque senão teria que ser calculado em rigor o peso por unidade de área) tens uma força aplicada no vidro de 900 kg. Essa força tem duas componentes, uma horizontal e outra vertical (de cima para baixo).

 

A força horizontal é dada por : Fx = 900 x cos 1º = 899,86 Kg (a componente de força que "empurra" o vidro para a frente).

A força vertical é dada por : Fy = 900 x sen 1º = 15,71 Kg (a componente de força que "empurra" o vidro para baixo).

 

Isto são valores, por assim dizer, aproximados, mas que dá para ter uma ideia da força a que vai estar sujeito o vidro com uma inclinação de 1º

Eu já não me lembro muito bem disto, já fiz a Física do 12º há mais de 20 anos, mas tenho a impressão que não há-de andar muito longe disto. Alguém aqui, que domine melhor estes conceitos que me corrija se eu estiver errado.

 

cumprimentos,

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Atenção a esse desnível de 5 mm.

 

Pelas contas que fiz, tens uma inclinação que faz aproximadamente um ângulo de 1º. Isso não seria problemático para um aquário mais pequeno. Mas para um aquário de 900 litros, pode ser trágico esse desnível.

Repara que o vidro da frente, está inclinado 1º, ou seja, para além da normal pressão da água, esse vidro ainda vai ter que aguentar o peso da coluna de água por unidade de área. Repara que são duas dimensões diferentes. uma coisa é a pressão da água, outra é o seu peso. Estão relacionadas, mas nesse caso, com o vidro a fazer um ângulo de 1º, funciona como se fosse outra força a exercer no vidro. O momento de força aplicado na parte superior do vidro é muito grande. Mas já nem vou por aí, basta verificar o seguinte :

 

No limite (fiz assim para simplificar, porque senão teria que ser calculado em rigor o peso por unidade de área) tens uma força aplicada no vidro de 900 kg. Essa força tem duas componentes, uma horizontal e outra vertical (de cima para baixo).

 

A força horizontal é dada por : Fx = 900 x cos 1º = 899,86 Kg (a componente de força que "empurra" o vidro para a frente).

A força vertical é dada por : Fy = 900 x sen 1º = 15,71 Kg (a componente de força que "empurra" o vidro para baixo).

 

Isto são valores, por assim dizer, aproximados, mas que dá para ter uma ideia da força a que vai estar sujeito o vidro com uma inclinação de 1º

Eu já não me lembro muito bem disto, já fiz a Física do 12º há mais de 20 anos, mas tenho a impressão que não há-de andar muito longe disto. Alguém aqui, que domine melhor estes conceitos que me corrija se eu estiver errado.

 

cumprimentos,

Rui

 

Tens razão. Também já tinha feito essas contas.

Como ainda está vazio, para a semana vou tratar disso.

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Atenção a esse desnível de 5 mm.

 

Pelas contas que fiz, tens uma inclinação que faz aproximadamente um ângulo de 1º. Isso não seria problemático para um aquário mais pequeno. Mas para um aquário de 900 litros, pode ser trágico esse desnível.

Repara que o vidro da frente, está inclinado 1º, ou seja, para além da normal pressão da água, esse vidro ainda vai ter que aguentar o peso da coluna de água por unidade de área. Repara que são duas dimensões diferentes. uma coisa é a pressão da água, outra é o seu peso. Estão relacionadas, mas nesse caso, com o vidro a fazer um ângulo de 1º, funciona como se fosse outra força a exercer no vidro. O momento de força aplicado na parte superior do vidro é muito grande. Mas já nem vou por aí, basta verificar o seguinte :

 

No limite (fiz assim para simplificar, porque senão teria que ser calculado em rigor o peso por unidade de área) tens uma força aplicada no vidro de 900 kg. Essa força tem duas componentes, uma horizontal e outra vertical (de cima para baixo).

 

A força horizontal é dada por : Fx = 900 x cos 1º = 899,86 Kg (a componente de força que "empurra" o vidro para a frente).

A força vertical é dada por : Fy = 900 x sen 1º = 15,71 Kg (a componente de força que "empurra" o vidro para baixo).

 

Isto são valores, por assim dizer, aproximados, mas que dá para ter uma ideia da força a que vai estar sujeito o vidro com uma inclinação de 1º

Eu já não me lembro muito bem disto, já fiz a Física do 12º há mais de 20 anos, mas tenho a impressão que não há-de andar muito longe disto. Alguém aqui, que domine melhor estes conceitos que me corrija se eu estiver errado.

 

cumprimentos,

Rui

Não menosprezando o problema, e atendendo ao teu raciocínio, "acho" que faz muito mais sentido a força vertical ser os tais 899,86 do que a horizontal, não é? No fundo estamos a falar de 1º...

 

(a pressão da água é causada por forças, claro - a pressão é dada pela força que se exerce numa determinada área de superfície)

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, claro

 

Mas não são desprezáveis os 15,7 Kg na horizontal. Podem marcar toda a diferença.

Repara por exemplo: temos um plano inclinado com um grau (uma pequena descida em madeira, por exemplo). Se desprezarmos o atrito (supondo que não existe atrito) e colocarmos sobre ele uma massa de 900 Kg, ela deslizará sobre esse plano. A responsável por esse movimento, é justamente a componente horizonrtal da força, os tais 15,7 Kg.

 

cumprimentos,

Rui

 

(PS : Digo eu ... também não tenho bem a certeza se isto é válido para o aquário. Como disse, já fiz Física há mais de 20 anos, e já não tenho bem presentes os conceitos. Penso que há outros conceitos associados à mecânica dos fluidos que provavelmente me estão a escapar aqui)

Editado por ruibmw
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, claro

 

Mas não são desprezáveis os 15,7 Kg na horizontal. Podem marcar toda a diferença.

Repara por exemplo: temos um plano inclinado com um grau (uma pequena descida em madeira, por exemplo). Se desprezarmos o atrito (supondo que não existe atrito) e colocarmos sobre ele uma massa de 900 Kg, ela deslizará sobre esse plano. A responsável por esse movimento, é justamente a componente horizonrtal da força, os tais 15,7 Kg.

 

cumprimentos,

Rui

Está bem... se não existir atrito desliza, mas isso já é cinética. Eu só "corrigi" o valor de 899 na horizontal. :blush:

 

Os 150 N vão acrescentar um pouco às outras forças que estariam aplicadas caso não existisse inclinação, mas acho que o mais preocupante serão eventuais torções a que possa estar sujeito o vidro.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bem... se não existir atrito desliza, mas isso já é cinética. Eu só "corrigi" o valor de 899 na horizontal. :blush:

 

Os 150 N vão acrescentar um pouco às outras forças que estariam aplicadas caso não existisse inclinação, mas acho que o mais preocupante serão eventuais torções a que possa estar sujeito o vidro.

 

Cumps

 

Caros amigos

 

Para evitar problemas futuros, já falei com uma carpintaria que me coloca um estrado 200X60 por debaixo do móvel. Começa na frente com 1,5 cm e acaba atrás com 1cm. Como o móvel tem uns pés, nem se vai notar o estrado

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aqua!!!

 

Só para ter uma ideia, quanto custou o elevador??

 

Acho que vou ter o problema inverso, sair de um 4º andar...

 

Abraço e fotos da montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aqua!!!

 

Só para ter uma ideia, quanto custou o elevador??

 

Acho que vou ter o problema inverso, sair de um 4º andar...

 

Abraço e fotos da montagem.

 

 

Olá

 

Consegui fazer o trabalhinho com 100 euros. Procura que vais encontar vários preços. Escolhe o mais barato.

Antes deste valor pediram-me desde 230 a 350 euros.

O engraçado é que quem me levou 100 euros e colocou o aqua em casa, utilizou a grua de uma empresa que me tinha pedido 250 euros!!!

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola

 

O aquario já tem água. Coloquei dois troncos que já estavam de molho, com mudas de água, à cerca de mês e meio, mesmo assim levantaram um bocadinho. Tive de esvaziar o aqua e voltei a encher. Agora está tudo OK. A água está acastanhada será dos troncos ou do substrato? Devo fazer mudas ou espero que fique normal?

O equipamento que montei foi o seguinte :

 

01 Eheim Pof3 2080

01 Eheim Prof3 2078

01 Eheim 2215 (este só com esponjas, está ligado à UV)

01 UV Aqua-UV De Bary AN-25E

Os filtros já estão todos a funcionar, mas não tenho a UV ligada ligada à corrente. Devo liga-la já?

 

O substrato que coloquei por debaixo do areão foi Power Sand Special da ADA. Cerca de 18Kg.

 

Falta-me montar o sistema de CO2, que francamente já não me lembro bem como fazer. Explicaram-me tudo quando comprei, mas já foi no inicio de Dezembro...

Tem uma botija de CO2 JBL, controlador de ph Milwaukee, valvula anti-retorno, difusor e conta bolhas, estes dois ultimos em vidro. Devo só montar o CO2, quando colocar as plantas? Ou convém ligar já?

O aquecimento do aqua é feito por 2 resistencias Jager 300W.

 

Estava a pensar colocar as plantas no final da semana que vem e deixava-o só plantado durante 2 semanas. Eventualmente colocava umas coridoras, até fazer o cliclo completo. Só depois começava a mudar os discus para lá, espaçadamente.

 

Aguardo as vossas opiniões.

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais