Cichlasoma nigrofasciatum - Mito ou verdade ?


Recommended Posts

Boas,

 

gostaria de saber a vossa opinião sobre o Cichlasoma nigrofasciatum.

 

Eu sempre gostei muito deste peixe, embora nunca tenha tido nenhum.

 

Há uns dias numa loja especializada (e que prefiro não indicar o nome), fui recomendado a não ter estes peixes, e que até devia de ser proíbida a venda dos mesmos !!!

 

Sinceramente, fiquei um "pouquito" desapontado, porque a sensação com que fiquei é de que se tratam de uns peixes que são "uns autênticos terroristas"(passo a expressão) .

 

 

Será mesmo verdade, ou algum exagero na informação que me foi prestada? :(

 

Desde já o meu obrigado a todos,

 

 

Cumps,

 

Daniel L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

....quem referiu tal coisa de certeza que não sabe o que são CAs.

 

Comparados com os gupys ou com os neons, esses ciclideos são uns autenticos "monstros". Comparados com os CAs ou com a maior parte dos ciclideos sejam africanos ou americanos, são uns "anjinhos" muito bem comportados. Normalmente quem sofre mais são as plantas. :(

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente comparados com Ciclideos africanos dos lagos (não gosto de usar CA's...pois aplica-se a ciclideos americanos, asiáticos e africanos :() são uns anjinhos. O probelma é quando se lembram de ter filhos....isto é, 2 horas depois de comprares um casal :D :roll:

São realmente agressivos para os outros peixes, e aconselho a manteres apenas um casal no aquário, sem mais nenhum peixe.

Aviso-te é que se começam a procriar já não param!!!

É uma boa compra para quem quer um aquário sempre cheio de alevins, e para 1ª experiência com criação dos mesmos.

Vai em frente!

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- mantenho um casal isolado num aquário de 120 litros, e são uma visão única quando têem alevins (2 em 2 semanas, cerca de 200).

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

digo isto porque um amigo deu-me 2 Cichlasoma nigrofasciatum, bebes, ainda não sei se é ou não um casal.

se for já vi que mais rapidamente do que contava tenho de arranjar outro aqua, pois estes ficaram com outros ciclideos ( Kribensis, apisto, Ramirez)

pergunta é e se forem os dois da mesma especie, são pacificos?

:)(Y)

diz o tubarão para femea:

- tubaralhas-me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. cheers

 

Tenho agora uma outra duvida,

 

Nuno Reis

Ps- mantenho um casal isolado num aquário de 120 litros, e são uma visão única quando têem alevins (2 em 2 semanas, cerca de 200).

 

sendo eles tão prolíferos e tendo um caracter defensivo para com as suas crias, como é que conseguem "despachar" as criações (mesmo oferecendo-as deve ser um pouquito difícil, não?) ?

 

Obrigado,

 

Daniel L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

pergunta é e se forem os dois da mesma especie, são pacificos?
Deves querer dizer "se forem os dois do mesmo sexo"... :cry:

Se forem do mesmo sexo, o mais fraco vai morrer quase de certeza...Se forem duas fêmeas podem desovar as duas (claro que os ovos não estão fertilizados...) e darem-se bem. Quanto a juntares rams, apistos e krib's com nigros...não é nada bom... cheers

 

sendo eles tão prolíferos e tendo um caracter defensivo para com as suas crias, como é que conseguem "despachar" as criações

 

Pois...o problema é esse! Eu tenho a "sorte" do meu casal desovar de 2 em 2 semanas, e portanto largar as crias de ninhadas anteriores á sua sorte ao fim desse tempo, sendo que já tive 3 ninhadas sucessivas (com 2 semanas de diferença entre si) a conviverem no mesmo aquário. Por sorte, ou talvez não :cry: , os pais não toleram qualquer invasor perto das crias (seja peixe ou planta!!) e quando conseguem lá devoram um ou outro pequenote. Assim, muito raramente tenho mais que 4 ou 5 alevins de tamanho considerável a vaguear pelo aquário.

Em relação ao aquário, posso dizer que metade está coberto com uma espessa "bola" de elódeas...e que lá pelo meio devem andar alguns alevins.

Neste momento tenho também um híbrido (fruto do cruzamento entre um Pseudotropheus lombardoi e outro mbuna) a conviver com os nigros...mas que passa o dia escondido no tufo de elódeas.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. :lol:

 

Tenho agora uma outra duvida,  

 

sendo eles tão prolíferos e tendo um caracter defensivo para com as suas crias, como é que conseguem "despachar" as criações (mesmo oferecendo-as deve ser um pouquito difícil, não?) ?

 

Obrigado,

 

Daniel L.

 

Boas Daniel,

No meu caso fica resolvido por natureza...quando eles conseguem arranjar um cantinho para desovar, o que nem sempre acontece, nascem às centenas de alevins, mas no fim não sobram mais que 3 ou 4 ou nenhum.... já que os m'bunas se encarregam de os comer todos quando começam a sair da saia dos pais....selecção natural

Cumprimentos

João Magalhães

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao se se tas a falar dos nigros faschiatus, mas se tas a falar destes so te osso dizer q tive um casal e q sao uma grande praga, reproduzem-se q nem ratos........

 

 

 

 

ps: nao sei se o nome q tu colocas-te ai é o mesmo q os nigros, mas como nao me apeteceu ir pesquisar respondi , mas se nao for tambem nao faz mal , informaçao nunca e demais cheers

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

White, o nome não é bem esse cheers

 

Os tais terríveis e temidos peixes cheers :D que para mim não têm nada de terrível, levam no corpo como gente grande :D o seu nome é:

 

Cichlasoma Nigrofasciatum ou Archocentrus Nigrofasciatus mais conhecido por Nigro ou pelo ciclídeo convicto.

 

São terríveis ou não tudo depende onde como e com quem se mantêm.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do tamanho do aquário e dos companheiros que este contem.

 

O meu macho

Pic_57_12.jpg

 

e a minha femea

Pic_57_11.jpg

 

Estavam num aquário de 80x30x40 com 2 synodontis e vários kribensis.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O probelma é quando se lembram de ter filhos....isto é' date=' 2 horas depois de comprares um casal :shock::shock:

São realmente agressivos para os outros peixes, e aconselho a [u']manteres apenas um casal no aquário[/u], sem mais nenhum peixe.

Aviso-te é que se começam a procriar já não param!!!É uma boa compra para quem quer um aquário sempre cheio de alevins, e para 1ª experiência com criação dos mesmos.

Vai em frente!

quote]

 

 

Subscrevo tudo.

 

É de lamentar, os lojistas pedirem valores exorbitantes por esta espécie :shock:

 

RC

.

. ><)))º< ~

 

>()º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu acho que o mau feitio dos nigros é mais mito do que realidade, tenho um amigo que tem alguns, e inclusivé ja os teve num comunitario com mollys e 2 bettas, de vez em quando la apareciam mollys mortas, e ele culpou quem??????? Pois claro culpou os nigros, mas mais tarde veio a constatar que era o betta macho, que ate ja andava a largar nos nigros. Por isso acho que nao são assim tao terriveis!!!

Pa semana vou buscar uns 4, tou sempre adiando a chegada deles ca a casa, mas ja tenho o aquario pronto pra eles!!!!!!

So aproveitando o topico, um bom aquario pos nigros é sem plantas e com muitas rochas, certo?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos vossos comentários.

 

Na altura, acabei por mudar de ideias, e adquiri 3 Otopharynx lithobates e 2 Cyrtocara moorii (espero não ter feito asneira :shock: , segui os conselhos dados na altura ). :shock: Pelo menos, até agora está tudo bem, e são uns peixes muitos bonitos.

 

Quanto aos Otopharynx lithobates, penso tratarem-se de 2 fêmeas e um macho (mas está dificil de confirmar essa informação), tenho de acreditar em quem mos vendeu. Confesso que para tipo de peixes não me sinto muito à vontade neste aspecto de diferenciação sexual. Se já fossem Kribs ou outros mais populares.... :roll:

 

Mais tarde hei-de colocar fotos dos meus aquários (tenho de arranjar um tempinho para isso :shock: ).

 

Cmps,

 

Daniel L.[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

aqui vão algumas fotos dos peixes que referi. :shock:

 

Pic_1157_1.jpg

 

Pic_1157_2.jpg

 

Pic_1157_3.jpg

 

Pic_1157_4.jpg

 

Desculpem lá a má qualidade das mesmas, mas foram tiradas com o telemóvel (assim tb não ocupam muito :shock: ).

 

Cmps,

 

Daniel L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu discordo a 100% do que te foi dito na loja eu tenho dezenas de Nigrofasciatum e acho que são peixes fantásticos. Claro, que não devem estar num aquario com plantas nem na companhia de peixes timidos, devem sim, estar num tanque com muito areão e muitas pedras e rochas de modo a fazer muitos esconderijos para eles desovarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos.

eu não tenho dezenas...mas sim centenas!

é um peixe fantastico, é verdade, são agressivos...mas é como na vida, depende do tamanho e da agressividade do opositor.

os meus exemplares são uns mais bonitos ,outros menos... ,e tenho uma dezena de albinos ai com uns 1,5 cm. são espectaculares.poucas outras especies são tão devotadas a sua prol.

já tive nigros com kribensis, com ramiresis, com escalares,desde que se juntem ainda jovens não há crise.

saudações

Pedro Martins

AREIA SHOPPING ZOO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
Boas,

 

Tenho um macho e 4 femeas para dispensar.

 

Cumprimentos

 

 

Sei que já foi ha algum tempo, mas ainda tens alguma dessas femeas nigrofasciatum?

Andava a procura de uma...

 

Sou de perto do Porto.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá.

É um excelente peixe para fazer criação. É muito interessante ver a forma como os pais protegem as suas crias.

Eu tenho 6 adultos (1 Fêmea e 5 Machos), 1 Platydora, 1 Synodontis e 1 Plecostomus e dão-se todos lindamente... o problema é quando se lembram de criar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu acho que o mau feitio dos nigros é mais mito do que realidade, tenho um amigo que tem alguns, e inclusivé ja os teve num comunitario com mollys e 2 bettas, de vez em quando la apareciam mollys mortas, e ele culpou quem??????? Pois claro culpou os nigros, mas mais tarde veio a constatar que era o betta macho, que ate ja andava a largar nos nigros. Por isso acho que nao são assim tao terriveis!!!

Pa semana vou buscar uns 4, tou sempre adiando a chegada deles ca a casa, mas ja tenho o aquario pronto pra eles!!!!!!

So aproveitando o topico, um bom aquario pos nigros é sem plantas e com muitas rochas, certo?

 

 

 

 

 

 

 

»»pelo que andei a pesquisar um bom aquário para os nigros é um aqua com uma boa camada de areão (pois eles gostam muito de escavar. falo por experiencia própria) e algumas ceramicas e/ou troncos secos (para a desova)

espero ter sido util«««

cumps

gonçalo

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos.

eu não tenho dezenas...mas sim centenas!

é um peixe fantastico, é verdade, são agressivos...mas é como na vida, depende do tamanho e da agressividade do opositor.

os meus exemplares são uns mais bonitos ,outros menos... ,e tenho uma dezena de albinos ai com uns 1,5 cm. são espectaculares.poucas outras especies são tão devotadas a sua prol.

já tive nigros com kribensis, com ramiresis, com escalares,desde que se juntem ainda jovens não há crise.

saudações

 

 

 

»»uma pergunta, se juntar albinos com normais, eles procriam???«««

aguardo respostas..

cumps :shock:

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

»»uma pergunta, se juntar albinos com normais, eles procriam???«««

aguardo respostas..

cumps ;)

 

eh pá ! devem criar ,até porque são da mesma espécie ,mas nunca vi.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais