"invertland" [actualizado- 09/04/08]


Carlos Couceiro

Recommended Posts

venho mostrar o meu ultimo aqua.... que a sua construçao data 3 semanas e podem ver aqui a construçao DIY do filtro, e que ha duas semanas que ja é habitado, claro esta que toda agua ja era ciclada....

 

filtragem- filtro DIY

iluminaçao- 15W

aquecimento-50W

substrato- brita preta fina

fauna- 30 red cherrys

9 ampularias juvenis

11 Caridina cf. breviata "new bee"

 

para breve irao para la 2 Atyopsis moluccensis(vulgo camaroes madeira)

 

agora aqui surge uma duvida, sera que quando tiver red´s e bee´s bebes, os madeira nao vao filtra-los?

 

 

Flora- apenas uma planta que nao sei o nome, mas para breve bastante musgo de java...

 

 

 

agora as fotos

 

 

peço imensa desculpa pelos riscos e pela sugidade que jaesta entranhada.... mas é apenas um aqua de reproduçao

 

 

P1020851.jpg

 

P1020852.jpg

 

P1020853.jpg

 

P1020854.jpg

 

P1020858.jpg

 

P1020860.jpg

 

P1020861.jpg

 

P1020862.jpg

 

P1020863.jpg

 

 

espero que gostem e digam tudo o que vos vier á cabeça quando virem o topico....

 

cumps

Carlos Couceiro

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não irás ter problemas com o cruzamento desses dois tipos de camarões, ou seja, em vez de conseguires manter os traços de um dos tipos, vais misturar-los.

 

Só aponto duas coisinhas: Tenta tapar a zona do filtro onde se vêm as matérias filtrantes. O aquecedor não o consegues disfarçar??? Sei que é um aquário de reprodução e o aspecto estético não é importante, mas...... é sempre bom vermos um aquário todo bem arranjado.

 

Tal como disse no teu outro post, gostei muito da ideia. A utilização dos vazos foi uma excelente ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos!

 

O que tu tens aí não são Caridina cf. cantonensis " Bee" mas sim Caridina cf. breviata " New Bee" que são uma espécie completamente diferente. Esta espécie costuma ser até confundida com os Caridina cf. Breviata " Bumblebee" e vem, normalmente, misturada nos lotes de Bumblebee.

 

 

Isto é um Caridina cf. cantonensis " Bee" apurado; a forma selvagem tem menos brancos, mais transparências, mais laranja na cauda e cabeça

 

Isto é um Caridina cf. breviata " New Bee", mais uma foto, fotos do Claudio Cabral; estes são completamente diferentes dos " Bee" pois não têm laranja na cauda, a segunda banda escura tem a forma de V, a cauda é transparente;

 

E isto é um Caridina cf. Breviata " Bumblebee"

 

As diferenças entre " New Bee" e " Bumblebee" são subtis mas estão lá. As diferenças entre " New Bee" e " Bee" são claras.

 

 

Quanto ao aquário, ainda está muito despido, principalmente para um aquário de invertebrados. Com essa luz, podes colocar mais fetos, algumas Cryptos mais fáceis, musgo já disseste, etc. Quanto mais refúgios conseguires colocar aí, melhor, pois torna-se uma necessidade aquando a altura da muda de casca.

 

 

agora aqui surge uma duvida, sera que quando tiver red´s e bee´s bebes, os madeira nao vao filtra-los?

 

Não, não há esse risco.

 

 

Não irás ter problemas com o cruzamento desses dois tipos de camarões, ou seja, em vez de conseguires manter os traços de um dos tipos, vais misturar-los.

 

Não percebo se isto é uma pergunta, se uma afirmação, se é uma afirmação contraditória... De qualquer modo, a mistura de espécies não vai ocorrer porque simplesmente são incompatíveis na reprodução.

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não irás ter problemas com o cruzamento desses dois tipos de camarões, ou seja, em vez de conseguires manter os traços de um dos tipos, vais misturar-los.

 

nao, nao vou ter esse problema pois os red´s, sao do genero neocaridina e os bee sao do genero caridina...

 

Só aponto duas coisinhas: Tenta tapar a zona do filtro onde se vêm as matérias filtrantes. O aquecedor não o consegues disfarçar??? Sei que é um aquário de reprodução e o aspecto estético não é importante, mas...... é sempre bom vermos um aquário todo bem arranjado.

 

Tal como disse no teu outro post, gostei muito da ideia. A utilização dos vazos foi uma excelente ideia.

 

 

bem, o filtro e o termostato sao para tapar com um tronco e plantas, mas para ja vai ficar assim meio despido so vou colocar o musgo, quero primeiro deixar o aqua estabilizar um pouco para depois por mais algumas plantas....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As diferenças entre " New Bee" e " Bumblebee" são subtis mas estão lá. As diferenças entre " New Bee" e " Bee" são claras.

 

 

sim, tens razao, bee, nao sao de certeza.... mas pelas fotos(e pode ser pelas fotos que escolheste) o que tenho serao bumblebee, pois nas fotos o camarao apresenta um mancha azulada na parte inferior da cabeça, coisa que todos os meus apresentam....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a explicação de quem realmente sabe do assunto (Andre Silvestre) fiquei na dúvida se tenho bumblebee ou new bee :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a explicação de quem realmente sabe do assunto (Andre Silvestre) fiquei na dúvida se tenho bumblebee ou new bee :s

 

 

pode ser que quando ele responder nos esclareça aos dois.... é que realmente gostava de ter a certeza do que tenho em casa...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo.

 

As fotos que foram colocadas neste tópico e no outro são de facto de Caridina cf. breviata " New Bee" e não de Bee ou Bumblebee.

 

A diferença entre Bee e New Bee já expliquei.

 

As diferenças entre New Bee e Bumblebee são:

 

- a cabeça dos Bumblebee é totalmente escura e a cabeça dos New Bee é parcialmente escura, sendo a zona frontal clara ( branco/bege).

 

- nos New Bee, as bandas escuras são mais curtas, dando lugar a banda claras mais extensas, em comparação com os Bumblebee.

 

- nos New Bee, a segunda banda escura tem, normalmente, uma terminação em " V", fruto de uma maior extensão das bandas claras, ao contrário dos Bumblebee em que essa mesma banda é uniforme e muitas vezes fundida com a terceira banda, perto da cauda.

 

- nos New Bee, as bandas escuras e claras são independentes e bem delineadas, comparativamente com os Bumblebee em que há fusão das bandas escuras e as bandas claras podem ter manchas escuras à mistura.

 

 

De notar que, dependendo do grau de apuramento dos camarões, estas variações que enumerei podem ser mais ou menos visíveis. Tendo em conta estas caracterísiticas, voltem a olhar para as imagens que coloquei atrás. Penso que será mais fácil agora constatar as diferenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

so umas novidades que eu nao tava a espera tao cedo....

 

vamos ver no que vai dar....

Vai dar em mariscada um destes dias :) . Juntam-se aos meus e fazemos uma festança ;) . A Maria trata de os cozinhar :) .

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vai dar em mariscada um destes dias #food . Juntam-se aos meus e fazemos uma festança :twisted: . A Maria trata de os cozinhar :silly: .

 

Cumps.

 

 

ui, ui. .... camarão do rio.... com uma bjecazita bem fresquiiiiiiiiiiinha......

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, como prometido, dois novos habitantes

 

fauna actual:

 

30 Neocaridina Heteropoda var. Red "Red Cherry"

9 Ampularias juvenis

11 Caridina cf. Breviata "New Bee"

2 Atyopsis Moluccensis(vulgo camaroes madeira)

 

 

 

P1030042.jpg

 

P1030039.jpg

 

P1030038.jpg

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja sao duas femeas red com ovos, queria mesmo saber o tempo que os ovos demoram a eclodir, ja fiz umas pesquizas e nao encontrei, mas como nao tenho tido muito tempo, pode ter passado ao lado...

 

se alguem me poder ajudar, agradecia...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No larvae stadium. Female carries eggs for 3 - 4 weeks. According to some sources eggs are orange, others say that they are greygreen, some say that they change colour from orange to dark green. Young shrimps born fully formed in number 30-50 and 2mm big. They become mature in age of 3 - 4 months. In the beginning they are transparent and hard to see in tank.

tirado de :

http://www.akwaria.pl/krewetki/neocaridina...oda_red-en.html

 

espero ter ajudado

tens ai um aquario interesante para reproduçao

mas quanto aos camaroes madeira nao te vao comer os mais pequenos principalmente recem nascidos???

desculpa la mas ja vi no site de cima que esses so comem coisas microscopias e mortas parecem as baleias sao tam grandes e comem coisas tao pequenas... banana rock

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No larvae stadium. Female carries eggs for 3 - 4 weeks. According to some sources eggs are orange, others say that they are greygreen, some say that they change colour from orange to dark green. Young shrimps born fully formed in number 30-50 and 2mm big. They become mature in age of 3 - 4 months. In the beginning they are transparent and hard to see in tank.

tirado de :

http://www.akwaria.pl/krewetki/neocaridina...oda_red-en.html

 

muito obrigado pela informaçao, pois quero saber daqui a quanto tempo é que vou começar a passar horas a fio a olhar pro aqua a procura dos mini red´s

 

espero ter ajudado

tens ai um aquario interesante para reproduçao

 

obrigado

 

mas quanto aos camaroes madeira nao te vao comer os mais pequenos principalmente recem nascidos???

desculpa la mas ja vi no site de cima que esses so comem coisas microscopias e mortas parecem as baleias sao tam grandes e comem coisas tao pequenas... :mrgreen:

 

pois, eu tambem tinha essa duvida, por serem filtradores ate se podia pensar que apanhassem os pequenos red´s por filtraçao, mas o andre silvestre ja disse que nao ha problema...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Vinha colocar uma questão ao André Silvestre, é um pouco offtopic mas pode ser útil ao autor do post.

 

Os new bee não constam da minha tabela de crossbreeding como tal fiquei um pouco às escuras, se poderes indicar onde poderei satisfazer a minha curiosidade ou dizeres tu quais os potenciais camarões que haja o perigo de cruzamento agradecia.

 

Cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Vinha colocar uma questão ao André Silvestre, é um pouco offtopic mas pode ser útil ao autor do post.

 

Os new bee não constam da minha tabela de crossbreeding como tal fiquei um pouco às escuras, se poderes indicar onde poderei satisfazer a minha curiosidade ou dizeres tu quais os potenciais camarões que haja o perigo de cruzamento agradecia.

 

Cumprimentos,

 

HRS

 

 

era uma curiosidade que tambem tinha, mas que ia guardar para quando adquirisse uma nova especie....mas assim fica ja esclarecido, neste tipo de off-topic, usa e abusa heheheh bigsmile

 

ja agora, tenho nobidades

 

 

tenho uma New bee carregadinha de ovos castanhos esverdiados e 3 red´s na mesma situaçao(era 4 mas uma largou os ovos)

 

a ver se logo a noite posto umas fotos novas ate porque vou trocar as bioballs por esponja, logo, vou tambem actualisar o post de montagem DIY

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era uma curiosidade que tambem tinha, mas que ia guardar para quando adquirisse uma nova especie....mas assim fica ja esclarecido, neste tipo de off-topic, usa e abusa heheheh :puppydogeyes:

 

ja agora, tenho nobidades

tenho uma New bee carregadinha de ovos castanhos esverdiados e 3 red´s na mesma situaçao(era 4 mas uma largou os ovos)

 

a ver se logo a noite posto umas fotos novas ate porque vou trocar as bioballs por esponja, logo, vou tambem actualisar o post de montagem DIY

 

 

Desde já os meus parabéns houve festa banana rock banana rock banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não posso dizer com certeza mas pertencendo ao grupo " Breviata", eu diria que pode cruzar com Crystal Red, Tigers e Bee.

 

Cruza, quase de certeza, com Bumblebee.

 

 

Parabéns pela nova mamã. Espero que venham muitas mais. Já agora, deixo aqui uma nota: os New Bee, como a maioria dos camarões, podem ser apurados no que toca à cor das bandas. Se fizeres criação selectiva dos camarões que apresentam cor mais compacta e mais bem delineada, poderás chegar a uma geração com cor e padrão mais sólidos.

 

Fica aqui um link daquilo que podem conseguir com New Bee. :x-mas:

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, ja sao 4 red´s com ovos e duas new bee´s

 

mas antes da fotos das mamãs new bee, vou mostrar fotos do primeiro susto que apanhei neste aqua, veijam, mas nao passou de um susto

 

CpiadeP1030207.jpg

 

CpiadeP1030237.jpg

 

 

 

agora as mamãs

 

 

 

CpiadeP1030220.jpg

 

CpiadeP1030219.jpg

 

 

 

 

CpiadeP1030212.jpg

 

 

 

 

será a mamã 1, um bom exemplar para reproduçao selectiva?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas antes da fotos das mamãs new bee, vou mostrar fotos do primeiro susto que apanhei neste aqua, veijam, mas nao passou de um susto

 

CpiadeP1030207.jpg

 

CpiadeP1030237.jpg

 

Oi Carlos!!

Este susto também já o apanhei!! Tinha-me esquecido que eles mudam de "roupa"! :rainbowafro:

Ah!! Tenho 2 fêmeas com ovitos!! A ver se arranjo um bocadito e coloco fotos do Red Cherry's Place, made by Davs!!

 

CpiadeP1030220.jpg

Acho que vou montar guarda à tua porta para ter um exemplar destes!! cabecadura

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou montar guarda à tua porta para ter um exemplar destes!! :mrgreen:

 

irao uns quantos para tua casa caso estas posturas forem ate ao fim, pois a primeira femea( mamã 2) tem poucos ovos como posdes ver na foto porque largou alguns....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas bem agora vais ter de estar atento as mamas para ver quando saiem os meninos.

eu tambem apanhava um suto depois de ver essa carapça toda. nao sabia que os camaroes mudavam de pele como as cobras....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais