Como inserir os fertilizantes?


André

Recommended Posts

Boas!

 

Eu já tenho o KNO3 e o KH2PO4 (para dissolver) para fertilizar e também sei que quantidades devo introduzir ( http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm )...

-só não sei como as preparo! Misturo com água normal? ou precisa de ser algo especifico???

 

Um abraço,

André

Editado por André

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Boas André

Água destilada

 

Mas água destilada comercial? eu ouvi rumores que essas tinham muito cobre e que era prejudicial para os peixes!

Não haverá uma marca de água destilada que não tenha cobre?

 

onde e que arranjas-te isso

 

horizonte aquático!

 

Um abraço,

André

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mas água destilada comercial? eu ouvi rumores que essas tinham muito cobre e que era prejudicial para os peixes!

Onde é que ouviste isso?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Onde é que ouviste isso?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas!

 

num tópico relacionado com macros também... e axo que foi você que referiu isso!

 

Um abraço,

André

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, trata-me por tu...

 

Segundo, eu já sabia que ias dizer isso. Mas lamento-te informar que tal nunca foi dito, pelo menos por mim.

 

Se leres com atenção o tópico, verás que eu alerto para o facto da água destilada comercial ser destilada usando serpentinas de cobre, e haver a possibilidade de ter cobre... nada a ver com 'água destilada comercial ter muito cobre'.

 

Já agora, o cobre é muito mais problemático para invertebrados do que propriamente para os peixes.

 

Quanto à água que podes/deves usar, depende sempre da concentração que queiras. Até podes usar água da torneira, dependendo das concentrações de NO3 e PO4. Caso contrário, podes sempre diluir em água de osmose.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, trata-me por tu...

 

Segundo, eu já sabia que ias dizer isso. Mas lamento-te informar que tal nunca foi dito, pelo menos por mim.

 

Se leres com atenção o tópico, verás que eu alerto para o facto da água destilada comercial ser destilada usando serpentinas de cobre, e haver a possibilidade de ter cobre... nada a ver com 'água destilada comercial ter muito cobre'.

 

Já agora, o cobre é muito mais problemático para invertebrados do que propriamente para os peixes.

 

Quanto à água que podes/deves usar, depende sempre da concentração que queiras. Até podes usar água da torneira, dependendo das concentrações de NO3 e PO4. Caso contrário, podes sempre diluir em água de osmose.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas!

 

O problema é que eu tenho invertebrados no aquário... mas queria diluir numa solução pequena para não gastar muito fertilizante... por acaso não sabes nenhum macra de agua destilada de confiança? que não prejudique os invertvertebrados?

 

Um abraço,

André

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O problema é que eu tenho invertebrados no aquário... mas queria diluir numa solução pequena para não gastar muito fertilizante... por acaso não sabes nenhum macra de agua destilada de confiança? que não prejudique os invertvertebrados?

 

Um abraço,

André

 

Bem, talvez se esteja a exagerar nas questões da água da torneira... os VMA´s para a água de consumo humano penso que andam na ordem dos 50 mg/L de nitratos (50 ppm, aprox.). Este valor, caso seja atingido, não é negligenciável. Para uma TPA de 25% de uma água de aquário sem nitratos pode corresponder a uns 12,5 ppm, valor a ter em conta no doseamento do NO3 a "introduzir", pois só isto já pode estar acima do nosso "target".

 

Mas... se fazemos a TPA com água da torneira (eu disse se) é significativo o acréscimo de nitratos, fosfatos, etc, por introdução de 20 mL (por exemplo) desta água juntamente com os fertilizantes? Penso que não.

 

A menos que essa água contribua para a destabilização do nosso fertilizante enquanto ele está armazenado, não vejo grande problema. Embora não me pareca que haja grande problema, (tenho ideia que os compostos são relativamente estáveis) também não vejo grande vantagem em "fazer" grandes quantidades de fertilizante de cada vez.

 

Quanto à tua pretenção de usar o mínimo de água possível... isso não é bem assim, pois estás condicionado pelo limíte de solubilidade de substância que queres dissolver (e não penses que consegues chegar lá, muito menos com água da torneira).

 

Para saberes os limítes de solubilidade a internet dá uma ajuda. (atenção - aponta para 20% menos...)

É claro que se tiveres acesso fácil a uma água de "qualidade", usa-a, mas caso contrário, e se usas água da torneira para as TPA´s... não vejo grande problema. (mesmo que a da torneira não sirva para as TPA´s estamos a falar de... 20 mL? para um aquário de 200 L dá uma diluição de 10000 x... assim de repente!)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais