preciso de ajuda pessoal :( como desinfectar o meu aqua


pitboy

Recommended Posts

Preciso de ajuda :)

Tentei á poucos dias fazer criação com o meu casal de bettas mas não correu bem.

Mas quando tirei o macho do aquário para o meter no aquário pequeno vi que ele tem aquela doença dos pontos brancos. Já o estou a tratar mas agora acho que tenho de desinfectar o meu aquário com qualquer coisa não é? Daqui a pouco tempo vou tentar fazer nova criação e tenho de resolver isso.

O aquário já está vazio.

Agradecia a vossa preciosa ajuda.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não adiciones nada de quimicos ! essa doença chama se ictio basta subir a temperatura!!! penso eu !

mas vêm o que dizem os prós no assunto! Quanto ao aqua não precisas de fazer nada!

 

 

abraço e as melhoras

Editado por luisferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não adiciones nada de quimicos ! essa doença chama se ictio basta subir a temperatura!!! penso eu !

mas vêm o que dizem os prós no assunto! Quanto ao aqua não precisas de fazer nada!

abraço e as melhoras

 

 

Ola!

Precisa sim,rs.

Aumentar a temperatura nem sempre dá conta do recado.

O aconselhavel é manter o aqua em 30º e adicionar um produto adequado ao tratamento de protozoarios.

Para eliminar o parasita, são utilizados medicamentos a base de sulfato de cobre (CuSO4), permanganato de potássio (KmNO4). No entanto, esses também são tóxicos aos peixes e por isso deve se utiliza-los com cuidado. O sulfato de cobre principalmente, que é tóxico até para os humanos. O permanganato de potássio torna-se tóxico conforme o consumo de matéria orgânica. Por isso, fique atento, pois a mudança na cor (de vermelho/vinho para marrom/alaranjado) indica quando se torna tóxico. A quantidade mínima eficaz contra o ictio é de 2ppm.

Algo que falam tambem é adicionar sal grosso, mas nunca tentei.

Quando dissolvido na água, elimina a forma livre do parasita através da diferença de pressão osmótica que causa

A única observação é quanto à tolerância de sal por parte do peixe

3 gramas de sal por litro deve ser algo rasoavel.

A! E aumente a quantidade de TPAs. Aconselhavel 1 vez ao dia, até o termino do tratamento.

Boa sorte!!

 

 

A! E quanto ao aqua... eu acho bom ferver as pedras. Sempre faço isso quando dá algum problema. Agora, Os Theronts(forma livre do parasita) possuem até 48 horas para encontrar um hospedeiro, do contrário, morrem. Ou seja, o que estiver no aquario, em 48 horas morre.

Editado por maine_irving
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pessoal.

o macho ja está a ser tratado mas so amanha é que vou comprar o sulfato de cobre. ja está num pequeno aquario com agua a 31graus e pelo que li dizem para meter 1ml por litro de agua.

vamos la ver se o rapazinho se safa :P não é que mereça... lol comeu os ovos todos da criação surprised

ja agora mais uma coisa se possivel. onde tenho o aquario tem muitas janelas e apanha luz todo o dia. sol não deve apanhar mas é melhor meter num sitio mais escuro para criar? ou não faz mal a claridade do dia?

obrigado pela atenção.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui no Brasil, existe um produto pronto para o tratamento de Ictio, por isso não sei exatamente o quanto de sulfato de cobre deve-se usar.

Huheuhehueue Menino mal!!! rs

Ixi, quanto a criação, não sei muita coisa, pois a minha não deu muito certo.

O que sei é que eles devem ter o maximo de privacidade o possivel, sem pessoas passando a toda hora, muito barulho, etc.

A claridade ajuda ao aparecimento de algas, mas quanto a criação não sei dizer. O que não pode, realmente, é pegar sol.

É melhor esperar a ajuda de um veterano,rs.

Boa sorte!!

 

obrigado pessoal.

o macho ja está a ser tratado mas so amanha é que vou comprar o sulfato de cobre. ja está num pequeno aquario com agua a 31graus e pelo que li dizem para meter 1ml por litro de agua.

vamos la ver se o rapazinho se safa cabecadura não é que mereça... lol comeu os ovos todos da criação :D

ja agora mais uma coisa se possivel. onde tenho o aquario tem muitas janelas e apanha luz todo o dia. sol não deve apanhar mas é melhor meter num sitio mais escuro para criar? ou não faz mal a claridade do dia?

obrigado pela atenção.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobe a temperatura primeiro que tudo. Aliás, podes nem sequer ter de utilizar nenhum produto.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha Opinião deves primeiro subir a temperatura o que suponho que já fizeste.

So no caso de não resultar deves adicionar medicamento.

 

Em relação a colocação do aquário este não deve apanhar a luz directa do sol.

 

Para desinfectar o aquário podes utilizar uma solução fortemente salina e de seguida lava-lo com agua doce.

Se pretendes fazer criação.

 

Baixa a coluna de agua do aquário.

Aquário pode ou não ter substrato.

Coloca plantas para servir de refugio a fêmea.

Colocar plantas de superfície para servirem de suporte ao ninho.

Iluminação não deve ser muito forte ou deve estar filtrada pelas plantas de superfície.

Os parâmetros pra a agua na minha opinião devem ser temperatura (25º a 26º) Ph (6.8-7.0) Dureza total inferior a 12.

 

Te notar que a uma temperatura maior os Bettas nascem em menos tempo mas na minha opinião esta é a temperatura ideal, após a postura o nascimento ira acontecer entre 24 a 36 horas.

 

Boa sorte

com a criação

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Gente.

 

Não adiciones nada de quimicos ! essa doença chama se ictio basta subir a temperatura!!! penso eu !

mas vêm o que dizem os prós no assunto! Quanto ao aqua não precisas de fazer nada!

abraço e as melhoras

 

Luís, o aumento da temperatura é só para acelerar o processo reprodutivo da bactéria que da origem a doença, e que é de aproximadamente de três dias a uma temperatura media de 31º, por isso e em simultâneo colocamos um fungicida nos três dias do tratamento já que só é possível aniquilar a bactéria no momento em que sai do ovo e que encontra-se a nadar livremente pelo aquário, previamente libertado da pele do peixe devido ao aumento da temperatura.

 

 

Para desinfectar o aquário podes utilizar uma solução fortemente salina e de seguida lava-lo com agua doce.

 

Boa sorte

com a criação

 

 

Vedas, os bettas são dos peixes que não suportam qualquer tipo de resíduos de sal na agua.

 

Penso que o melhor a fazer para desinfectar o aquário será, utilizar uma mistura de formol com água que eu costumo fazer, na proporção de 5ML de formol para cada litro de água, logo de seguida lavar com abundante água para assim retirar algum vestígio de formol que tenha ficado.

Em outros casos lavar só com abundante água é suficiente, e nunca utilizando algum tipo de detergente, lixívia ou "sal".

 

Compr.

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vedas, os bettas são dos peixes que não suportam qualquer tipo de resíduos de sal na agua.

 

Penso que o melhor a fazer para desinfectar o aquário será, utilizar uma mistura de formol com água que eu costumo fazer, na proporção de 5ML de formol para cada litro de água, logo de seguida lavar com abundante água para assim retirar algum vestígio de formol que tenha ficado.

Em outros casos lavar só com abundante água é suficiente, e nunca utilizando algum tipo de detergente, lixívia ou "sal".

 

Compr.

Martinho.

 

Olá Martinho eu não disse para adicionar sal ao aqua dos Bettas, mas sim para lavar o aquario com uma solução salina e de seguida lavar o aquario com agua doce.

Em relação a tolerancia de sal por parte do Betta Splendens que é o caso, Esta especie de habita em valas de aqua é arrozais este facto faz com que a quantidade de sais disolvidos na agua onde habita sejá por vezes elevada.

Agora 100% de acordo contigo em um peixe de agua.

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pessoal.

o peixe ja está 5 estrelas ;)

so agora é que vou meter o sulfato pois estava complicado de arranjar e não consegui arranjar em liquido. este é em pó.

vamos la ver se não mato o peixe #musica vou meter o sulfato para matar a bicharada e depois troco de agua e lavo bem e baixo a temperatura.

a femea ja está cheia de pica e bem gordinha mais uns dias e tento novamente a criação.

vamos la ver se é desta.

não consegui comprar o JBL nobilfluid. comprei um da Hobby (um liquido verde) que dizem ser a mesma coisa.

la diz que é para alimentar artemias.

espero que sirva mas se alguem souber alguma coisa desse produto que me diga.

 

Abraços e mais uma vez obrigado por tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais